Enoturismo no Uruguai

Sabiam que é possível fazer enoturismo também no Uruguai?

O país possui um grande potencial vitivinícola, a produção de vinhos contém rótulos de ótima qualidade – muitos já reconhecidos e premiados em eventos especializados - e somado às belas paisagens e hospitalidade do povo uruguaio, cada vez mais os amantes do mundo do vinho desembarcam aqui para conhecer as vinícolas da região.

Enoturismo no Uruguai

Vinícolas no Uruguai
Enoturismo no Uruguai

São aproximadamente 270 vinícolas espalhadas pelo país, a maioria pertence a pequenos produtores com tradições familiares, e claro, também existem grandes empreendimentos que produzem vinhos em larga escala. 

É possível encontrar bodegas bem próximas a capital uruguaia e ainda nos departamentos de Salto, Canelones, Maldonado, Colonia e Rivera.

O Caminho do Vinho é traçado pela Associação de Enoturismo do Uruguay e está formado pelas bodegas: Alto de la Ballena, Bouza Bodega Boutique, Bodega Marichal, Bodega De Lucca, Viñedos Santa Rosa, Bodegas Carrau, Bodegas Castillo Viejo, Antigua Bodega Stagnari, Bodega Varela Zarranz, Viñedo de los Vientos, Bodega Filgueira, Vinos Finos H. Stagnari, Establecimiento Juanicó e Bodega Spinoglio.

Mais informações no site da associação. 

O que acho bacana é que até nas vinícolas mais ‘famosas’ as visitas geralmente são acompanhadas pelos proprietários, que além de passar conhecimentos técnicos sobre as uvas, colheita, armazenamento e produção, também buscam passar o amor e dedicação à viticultura.

Para fazer as visitas você pode contratar uma agência de turismo ou entrar em contato diretamente com as bodegas, o turismo brasileiro está em alta aqui e é provável que te atendam em português, se não for o caso se jogue no velho portunhol que também será facilmente compreendido rs!

A Bodega Bouza, por exemplo, está aberta de segunda-feira a domingo e oferece a visita guiada aos vinhedos + degustação por 35 dólares. 

Há ainda no local um restaurante que abre para almoços toda a semana e fica distante apenas 12km do Porto de Montevideo ou 17km dos bairros Pocitos ou Punta Carretas. Dá para chegar lá de ônibus ou táxi, a corrida custa em torno de 40 reais.

Também são realizados vários eventos durante o ano, há muitos salões de vinhos finos que ocorrem geralmente em grandes hotéis e custam em média 50 dólares o ingresso, como o Salão Internacional em janeiro no concorrido Hotel Conrad em Punta del Este.

E ainda ocorrem eventos temáticos realizados nas próprias bodegas como o Festival da Vendimia (colheita) no mês de março, Festival do Cordeiro e Tannat no frio mês de junho, Festival da Poda no mês de agosto e Festival do Vinho e das Artes no mês de outubro.

Vendimia no Uruguai

Para quem tem interesse em estudar a carreira de enologia ou sommellerie, há ótimos cursos no Uruguai oferecidos pelo Colegio Gato Dumas, Escuela de Vitivinicultura e Universidad de la República.


Estando no Uruguai não percam a oportunidade de conhecer os vinhos locais.

Vamos brindar a vida, meu bem! :)

8 comentários

  1. Olá Mile
    Estive lendo seu blog direto, pois fui a Montevideo neste último feriado de 2/11. Sou do Rio de Janeiro.Eu já conhecia Buenos Aires, achei que ia ser parecido..rsrs..mas me encantei com a cidade,é linda, diferente a arquitetura, a rambla de pocitos no sábado à tardinha, e as pessoas são muito simpáticas! Estudo espanhol e foi uma ótima oportunidade para praticar o idioma.Visitei a Bodega Bouza, com desgustação e almoço: amei!Vale muito a pena conhecer as vinícolas.
    Abrazos!
    Janine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janine!

      Ah que maravilha que a cidade te surpreendeu positivamente fico feliz que o blog tenha ajudado na programação da viagem!

      Adorei saber que você visitou a Bodega Bouza e gostou, recomendo muito o turismo enológico nesse país, vale muito a pena mesmo! ;)

      Abraço!

      Excluir
  2. Olá Mile como vai?
    Meu nome é Jonathan e descobri seu blog por un acaso ao ler o site Mega Curioso falando sobre Montevideo. Nao se vc conhece esse site, pertence ao Tecmundo que fal de tecnologia. Bem eu estive em Montevideo alguns anos atras, em 2010. Foi a primeira vez e adorei! Nao canso de falar para td mundo desse lugar. Eu gosto mais de la do que buenos aires, acho mais facil de se locomover.
    Sou um conoisseur de vinho e pretendo voltar este ano e vou com uma missao: Descobrir bons rotulos uruguaios. Não sei se vc conhece bem sobre o assunto mas existe vinotecas/enotecas em Montevideo? Tambem gostaria de saber como posso visitar vinicolas em Montevideo e em Canelones. Tem algum tipo de onibus ou visitas feitas em hostels? Se tem Montevio, qual bairro seria bom para hospedar?

    Agradeço suas respostas

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jonathan! Tudo bem e você?

      Infelizmente não pude responder antes e não sei se você já viajou...

      Não conhecia esse site, vou dar uma olhada! ;)

      Mas sim, há pequenas vinotecas em Montevidéu, como a Cava Carmelo em Pocitos.

      Você pode ir usando transporte público mesmo, o único inconveniente será caminhar entre a parada do ônibus e a entrada da vinícola. Há também agências que oferecem tours.

      Você pode entrar em contato diretamente com as bodegas e agendar sua visita.

      O bairro depende do seu gosto pessoal porque em termos de praticidade é tranquilo - e barato - ir de um ponto a outro da cidade.

      Abraço!

      Excluir
  3. Olá Mile tudo bem ? Estou amando seu blog... :) perfeito! Parabens! Estou indo a Montevideo/Punta/Colonia/Buenos Aires agora em Novembro com isso estou naquela fase de montar todos os roteiros e todos os destinos \0/ rs Gosto muito de conhecer Vinicolas.. e gostaria que me ajuda-se informando como faço para chegar nelas.. atraves de transporte publico ou alguma empresa de turimos de confianca que possa me indicar que realizar passeios.... muito obrigada... bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá Mile, tudo bem?

    Estou indo para o Uruguay em outubro e fiquei curioso com esse Festival dos Vinhas e das Artes, sabe me dizer mais informações? Procurei no google mas não achei nenhum site oficial e nem nada a respeito.

    Parabéns pelo Blog!
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!

    Estou a procura de um guia para enoturismo, você faz esse serviço ou poderia me indicar algum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não trabalho com turismo, recomendo a agência Master Uruguai para tour.

      Excluir