Carnaval uruguaio: murgas e candombe!

Se você vier a Montevideo entre janeiro, fevereiro e março seguramente irá ouvir falar dos espetáculos de murgas e candombe.


São estilos bem diferentes, a murga é mais teatralizada, é interpretada por um coro acompanhado de instrumentos musicais e é comum que as canções tenha como tema questionamentos políticos e sociais.

As apresentações acontecem em teatros ou arenas armadas em vários pontos da cidade.

Todo fim de semana de verão tem espetáculos no Teatro Verano próximo ao Parque Rodo.

São vários grupos que se apresentam ao longo dos 40 dias declarados de carnaval, sim queridos, são 40 dias de comemorações, diz-se que é o mais longo carnaval do mundo, apesar de não se perceber isso nas ruas por todo esse tempo.

Aliás, é uma ideia bem diferente de carnaval a qual estamos acostumados - sou baiana rs - mas é bem legal, lúdico e divertido! E todo ano elege-se um grupo campeão de murga e candombe.

Nesse link uma apresentação de um grupo de murga bastante conhecido aqui, o Agarrate Catalina (se quiserem pular a introdução do show, vejam o vídeo a partir de 7 minutos).

Já o candombe é um ritmo percussivo, uma batucada gostosa e contagiante!

É um estilo de origem africana trazido ao Uruguay através do escravos que aqui desembarcaram no século XVII, até hoje se mantém vivo, concentra-se especialmente nos Bairros Sur e Palermo, onde no mês de fevereiro se apresenta o Desfile de Llamadas, com cada grupo - comparsa - desfilando com seus músicos e bailarinos pelas ruas desses bairros.

Se vende como souvenir várias telas dessas representando o candombe!

E tem uma dancinha especial, olhando rápido parece fácil para quem sabe sambar, masss na prática não tive muita desenvoltura no ritmo, não! ;)

Ah, e acho ótimo que as passistas não têm que ser necessariamente saradas e siliconadas como no Brasil, tem que ter buenda onda e divertir o público.

Conheça um pouco do ritmo aqui.

Se puder ir a uma "cuerda de tambores", vá! É uma experiência bem divertida! 

8 comentários

  1. Oi, Mile. Queria dizer que gostei muito do seu blog. Sou do Rio e minha família é apaixonada pelo Uruguay (principalmente meu pai - que sonha em morar por aí quando se aposentar), eu particularmente gosto muito das murgas do Carnaval uruguayo: me lembram as peças de rua medievais. São musicais bem interpretados que levam reflexão e entretenimento à quem assiste. É fascinante! Já os candombes, ao meu ver, são mais parecidos com o nosso Carnaval carioca, claro que é menos produzido e muito menos comercial que o nosso, mas para mim não são tão interessantes quanto às murgas.
    Meu namorado, que é argentino, viveu em Montevideo por 6 meses devido ao trabalho (ele é ator e fez parte do elenco de Dance! La Fuerza del Corazón - primeira novela teen uruguaia que passava no Canal 10, não sei se você já escutou falar) e fez muitos amigos por aí. Ele costumava ir num bar boliche chamado Coyote, que eu acho que é novo na cidade. Além disso, ele adorava uma pequena cafeteria que ficava em frente (do outro lado da rua) do Punta Carretas Shopping, será que você conhece?
    Enfim, vou ficar de olho no seu blog. Parabéns pela iniciativa, gostei muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! ;)
      Que legal sua familia ter essa relação com o Uruguay, seu pai entende das coisas pq aqui ainda é um ótimo lugar para viver rs!

      Concordo com vc, as murgas sao espetaculos fascinantes, e na verdade ainda me surpreendo com as ricas manifestaçoes daqui, conhecia pouquissima coisa sobre a cultura uruguaia!
      Adoro o candombe também, sou apaixonada por percussao!

      Vc também é ligada as artes? Sei qual é a novela, não assistia, mas via algumas chamadas na tv!

      Esse boliche nunca fui, mas não é novo, saio pouco na noite...

      Ai, estou por fazer um post justo sobre essas cafeterias da regiao, tem várias por ali e eu adoro!
      Acho que é a Porto Vanila essa que vc pergunta...

      Volte sempre! Gosto muito quando as pessoas tem boas experiencias aqui ou têm interesse em conhecer mais, acho que foi por isso que comecei a escrever, e também por cansar de ouvir as pessoas dizendo equivocadamente que 'nao tem muito o que conhecer' por essas terras!

      Abraço! :)

      Excluir
    2. Mile te felicito por el blog yo naci en Montevideo y me crie en el barrio sur ahora vivo en Brasil pero tengo orgullo de mi pequeño pais gracias por hablar tan bien de nuestro carnaval . http://gargulasdark.blogspot.com.br

      Excluir
    3. Hola Diego! Muchas gracias por tu comentario!

      Espero que te vayas bien en Brasil.

      Saludos! ;)

      Excluir
  2. Puxa, só agora eu fui ler esse seu texto sobre o carnaval. Assisti o vídeo do link... Me apaixonei pela Murga. Maravilhosa! Como somos ignorantes sobre essas manifestações populares e artísticas em nosso belo continente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alex, que bom que gostou!
      Espero que possa assistir um espetáculo desse ao vivo! ;)

      Abraço!

      Excluir
  3. Oi, tudo bem? Estou planejando ir na semana antes do carnaval brasileiro para Montevideu e li que o carnaval uruguaio acaba no domingo anterior ao nosso é verdade? Teria de antecipar minha viagem para o domingo para participar? Ou durante a semana de 20 a 23 de fev ainda poderei ver alguma coisa? Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Oi,Mile!
    Sou brasileira porque nasci aqui,mas sou filha de Uruguayos,falo espanhol e desde pequena conviví com a cultura do Uruguay!
    Você me fez chorar por me fazer lembrar parte da minha infância maravilhosa que tive ao lado dos meus avós,tios e primos!!E tudo que falou é certo!!
    Outra curiosidade de carnaval:Quando vc sai fantasiada e te jogam "bombas" de agua é porque gostaram da sua fantasia!!
    Desde que minha mãe faleceu não fui mais visitar,mas tenho saudades e ainda me comunico com meus primos.Obrigada por seu blog!!

    ResponderExcluir