Castillo Pittamiglio

Um passeio diferente e bacana que não tinha despertado minha atenção nas outras vezes que estive em Montevideo: a visita ao Castillo Pittamiglio

Na verdade o castelo até chamou minha atenção, eu sou distraída, mas não tanto rs, é impossível não identificar essa construção que tanto destoa dos prédios bacaninhas da orla montevideana, mas a princípio minha ignorância fez pensar que era um lugar para crianças.

Na outra visita ao país, curiosa com essa casinha diferente, resolvi buscar informação sobre o que funcionava ali e fiquei sabendo que era um museu de um importante alquimista uruguaio, mas não rolou conhecer nessa oportunidade.

Então na semana que comemorava-se o bicentenário da independência aqui, a prefeitura disponibilizou uma extensa programação cultural que envolvia desde exposições e apresentações de artistas latinos em praça pública - Gilberto Gil nos representou lindamente, a entradas gratuitas a diversas instituições, como museus, prédios públicos, etc, foi a deixa para finalmente conhecer o Castillo.

Como chegamos depois do horário gratuito do dia, pagamos a visita guiada das 17h (60 pesos, +/- 6 reais) e se você não é um grande conhecedor do universo da alquimia não faz muito sentido entrar sem o acompanhamento da guia que explica toda a simbologia desse movimento - eu passaria com cara de paisagem sobre as flores de lis, "H", figuras octogonais,  etc - bem como uma síntese da vida desse homem visionário e as lendas que envolvem o lugar, para quem acredita, há indícios que o Santo Graal esteve lá, a história não vou contar para não perder a graça, só digo que lugar guarda um "quê" de mistério e magia rs... visitem! ;)

Interior do Castelo:

Exterior do Castelo:


Essa parte voltada para a rambla (orla), que na verdade é o fundo do Castelo, é onde está a réplica da famosa Victoria Alada de Samotracia do Museu do Louvre. Não dá pra passar "batido", né? :P

Visitas: terças, quintas, sábados e domingos. Mais informações aqui

2 comentários

  1. Mile, fiz a visita ao Castillo Pittamiglio em 2011 e fiquei encantada. Para os esotéricos é um passeio imperdível. Para os amantes da arte e da arquitetura também, pois é uma construção pra lá de pitoresca. Acho que não é possível percorrer a casa sem a guia (ou pelo menos foi isso que entendi quando estive lá). Mas mesmo que fosse, como você mesma disse, ficaria difícil entender a simbologia tão rica do lugar. Um passeio pra anotar na agenda de Montevideo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha, Thatiana! Pouca gente conhece!

      O Uruguay tem um lado mistico bem interessante, quem se interessa por essas histórias tem bons passeios para explorar.

      Lá no castelo acontecem vários eventos, então é possível ver parte da casa sem a guia acompanhando, mas acho que o mais legal é fazer a visita guiada mesmo.

      Abraço!

      Excluir