Doce de Leite Uruguaio

Antes de mais nada preciso registrar aqui o meu amor pelo doce de leite feito nessas bandas: #AmorVerdadeiroAmorEterno!

Ainda não inventaram nada melhor que o doce de leite uruguaio ... e argentino! Destaco de ambos países para evitar polêmica em relação a origem desse produto, pois muito se questiona se algumas coisas são tipicamente uruguaias ou argentinas.


É evidente que os países possuem histórias e costumes similares, e essa polêmica ganhou força quando em 2003 a Argentina anunciou sua intenção de declarar o asado, a empanada e o doce de leite como patrimônio cultural argentino.

O Uruguay não gostou, claro! Entrou com um pedido para declarar esses produtos como integrantes do patrimônio gastronômico da região do Rio de la Plata e não exclusivo de um ou outro tamanha a incerteza nos dados que atestam suas origens e a forte presença cultural em ambos países, acho mais justo assim.


Dentre as marcas mais comuns aqui em Montevideo, está a Conaprole que eu sou fã pela qualidade e precinho mais camarada. Você encontra os produtos em qualquer mercadinho da capital, em qualquer esquina, e claro, nas grandes redes de supermercado - Tienda Inglesa, Disco,Tata, por exemplo - há mais opções de produtos.

Vale a pena provar também o doce de leite La Pataia, Los Nietitos, Principe Humberto que é uma fofura para levar de lembrancinha, a embalagem é uma miniatura de um galão de leite e descobrir qual seu preferido.

Experimentem! :)

2 comentários

  1. Minha cunhada uruguaia me perguntou porque os brasileiuros compram tanto doce de leite, se lá não temos. Eu disse que claro que sim, minha familia, que é mineira, sempre fez doce de leite com queijo minas e eu sinceramente prefiro o clarinho doce de leite mineiro, com mais leite e mais suave, que o doce de leite uruguaio e argentino, mas doce de leite é uma perdição em qualquer lugar né...então justiça seja feita, temos doce de elite brasileiro do bom sim, lá nas Minas Gerais.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia!

      Também já me perguntaram se não tinhamos doce de leite e alfajor, seguramente em razão do meu desespero com esses itens até hoje hehe.

      Eu acho o doce de leite uruguaio o mais gostoso de todos, a principio não via diferença entre o doce de leite uruguaio e argentino, mas agora já sinto.

      O namorado da minha mãe é mineiro, quase todo mês ele viaja e vem carregado de coisinhas da terra que eu amo e morando em Montevideo morria de saudade, mas o doce de leite não consigo ser muito fã.

      Prefiro a consistência, cor e sabor do doce uruguaio, mas isso é só questão de gosto, claro...

      Gosto mesmo do doce de leite brasileiro tipo ambrosia caseiro, ou doce de leite de bolinha como chamava na Bahia, o nosso ganha disparado hehe, mas não vejo muito prepararem assim no Uruguay.

      Abraço!

      Excluir