Museu do Futebol em Montevidéu - Estadio Centenário

Um post sobre o museu do futebol, times uruguaios e o estádio centenário! ;)

Os uruguaios são tão - ou até mais - apaixonados por futebol como nós brasileiros e as últimas conquistas da seleção uruguaia, carinhosamente chamada de la celeste, deixou o povo ainda mais eufórico e louco por futebol. Vivendo aqui há pouco mais de um ano posso dizer que é contagiante, sou fã da seleção e fico na torcida em todos os jogos.

Para os amantes desse esporte a visita ao museu e estádio vale muito a pena. 

Foi no Estadio Centenario que aconteceu a primeira copa do mundo em 1930, há um projeto para que a copa de 2030 seja no Uruguay em comemoração aos 100 anos do campeonato. 

E por tudo que este gigante representa, a Fifa o declarou como Monumento Histórico do Futebol Mundial: o único estádio do mundo que possui esse título.

O museu do futebol foi criado em 1975 e conta com exposições permanentes, coleções fotográficas e homenagem as glórias do futebol. 

O acervo conta ainda com bandeiras, chuteiras, camisas, troféus e medalhas da seleção uruguaia nos jogos olímpicos, os 14 títulos da Copa América - a seleção celeste é a maior campeã da Copa - e claro, as duas taças da copa do mundo, a de 1930 e aquela de 1950 que os charruas conquistaram jogando contra o Brasil em pleno Maracanã rs.

Também há registros das conquistas dos times Peñarol e Nacional na Copa Libertadores.

O museu fica embaixo da Tribuna Olímpica do Estadio Centenario e está aberto para visitas de segunda-feira a sexta-feira das 10h às 17h. 

A entrada custa 100 pesos - mais ou menos 10 reais - e dá direito a visita ao Estadio, à Tribuna Olimpica. Não permite acesso ao campo.

A visita é muito bacana, mas pode ficar melhor se você conseguir combinar o dia da visita com uma partida e aí ver o estádio em ação, vibrar junto com os torcedores uruguaios. Recomendo um jogo do Peñarol, claro rs! 

Os principais times daqui são o Peñarol, Nacional, Defensor e Danubio. As maiores torcidas são a do Peñarol e Nacional. 

E apesar de ser tricolor, Baêa Bahia de coração, no Uruguay torço para o Peñarol, talvez seja só influência do namorado, mas acho a torcida carbonera mais vibrante! :P

O setor da 'Barra Amsterdam' é lindo de ver e escutar, mas é brabo, se meter aí no miolinho me parece tenso. Os lugares mais tranquilos de ficar são nas tribunas 'Olimpica' e 'Colombes', a 'America' também, mas é a mais cara.




Museo del Fútbol - Estadio Centenario
Endereço: Avenida Ricaldoni, Parque Batle - super fácil chegar, bem central.
Tel.: 2480 - 1259

P.S.: vou ficar devendo fotos! 

2 comentários

  1. Olá Mile!
    Olha só, estamos indo pra Montevidéu em dezembro e uma informação no seu post me encheu de esperança: o Museu abre no final de semana!!!!!
    Que época vocês foram pra lá?
    Recentemente, enviei um e-mail para lá perguntando o horário de funcionamento e me responderam: "El Museo esta abierto de lunes a viernes de 10 a 17 horas."
    A minha preocupação é que eu chego em MVD às 13h10 (horário do vôo, fora a demora de sempre e tal) e eu quero conhecer o Centenário e também fazer a visita guiada do Palácio Legislativo, que começa 15h!!! Se o Museu não abrir no final de semana, eu terei que ir direto do aeroporto pra lá e fazer uma visita na velocidade da luz (pagando táxi, óbvio, senão não tem a mínima condição de dar tempo).
    Só confirma isso com eles pra que a informação não fique incorreta no post.
    Se realmente abrir no final de semana, vou soltar fogos!!!!
    Valeu!!

    ResponderExcluir
  2. Esse comentário ficou esquecido aqui sem resposta, mil desculpas!

    A informação que tinha era que funcionava no final de semana, agora fiquei com a dúvida! Não estou mais em Montevideo, mas vou tentar checar essa informação novamente.

    Obrigada pelo toque! ;)

    Abraço!

    ResponderExcluir