Bandas uruguaias

É provável que você já tenha escutado falar em Jorge Drexler, talvez só não sabia ainda que ele é uruguaio! ;)

Ele cantou no último Rock in Rio, teve uma música na novela Insensato Coração - Eco, já fez parcerias com músicos brasileiros como Paulinho Moska e ganhou o oscar de melhor canção pela música Al otro lado del río do filme Diários de Motocicleta.

Curto muito o som dele, acho relaxante e de bom gosto. Esse vídeo abaixo é do dvd gravado no incrível Teatro Solis em Montevidéu.



A banda No Te Va Gustar, ou simplesmente NTVG, já tem uma longa trajetória, foi formada em 1994 e é bastante conhecida no Uruguai e Argentina.

O que mais gosto é que é uma banda de rock que mescla outros estilos. 

Nesse vídeo por exemplo eles fizeram uma versão com o famoso grupo de murga Agarrate Catalina e essa música Cielo de un solo color é o tema de apoio a seleção uruguaia, ano passado durante toda a Copa América era possível escutá-la 300 vezes por dia e ficar eternamente cantarolando "ay celeste regaláme un sol..."! :P



E para terminar apresento La Vela Puerca, outra banda de rock charrua , esse grupo apesar de ser muito conhecido  por aqui, só fui 'descobrir' esses dias! 




*Update:

Como bem lembrado nos comentários, faltou mencionar El Cuarteto de Nos nessa lista. A banda uruguaia é super querida, faz um rock alternativo, lançou seu primeiro LP lá em 1987 e já ganhou prêmios no Grammy Latino.



Fico aqui pensando nas bandas e artistas uruguaios e não conheço nenhuma banda 'famosa' comandada por mulheres, que pena! 

Abraço! ;)

12 comentários

  1. Oi, Mile. Você conhece uma banda chamada 'El Cuarteto de Nos'? Para mim, é definitivamente a melhor banda uruguaia. Eles vieram ao Brasil no ano passado, tocaram em um festival de música latinoamericana em Niterói, uma cidade próxima do Rio de Janeiro.

    Deixo uma das melhores músicas da banda: http://www.youtube.com/watch?v=y9LlnLTH87U

    Ya no sé que hacer conmigo.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leo!
      Sim, e foi uma falta grave não incluir o Cuarteto de Nos no post hehehe! Fiquei de fazer uma nota sobre eles na época que ganharam o grammy, mas até hoje não fiz...

      Tenho um amigo fanááático que não cansa de repetir que é a melhor banda uruguaia, como trabalhavamos juntos terminei conhecendo um pouco mais!

      Eles fazem shows no Brasil, uma amiga do Pará que atualmente vive aqui, conhecia eles de um show que fizeram lá e também é super fã!

      Beijo!

      Excluir
  2. Tem uma banda que canta uma música que tem uma parte bem assim " RE tetetetetete" kkkkkk Ouvi no El Pony Pisador em Montevideo e nunca mais consegui achar o nome da música ou a banda que toca.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Você vê muitos músicos de rua?
    Como é a receptividade com a música em montevideo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo muitos músicos de rua nem bares no esquema voz e violão, mas existe um cenário de rock bem forte...

      Excluir
  5. Oi Jamile!
    Estava procurando por músicos e bandas do Uruguai no Google e logo cai aqui, o que foi uma grata surpresa. Na verdade já conhecia seu blog, e Jorge Drexler também, hehehe, mas não conhecia as outras bandas que mencionou e achei bem legal. Agora tenho que confessar que o que o comentário do Leonardo neste post foi demais! Adoreeeei El Cuarteto de Nos!!! (To escutando enquanto escrevo, rsrss)
    Como mencionei antes, já conhecia o site, e para mim ele é referência quando quero saber mais do Uruguai. Sou primo e afilhado da Luisa (do Blog da Lu) e apresentei o blog para ela em 2014, e estou certo que posso dizer que foi uma recomendação mais que acertada (como já deve saber ela curtiu bastante! ^^ rsrss)
    Estou com planos de visitar a Luisa no fim do ano, talvez ver os fogos de Natal em Montevidéu e enfim, foi por isso que estava pesquisando sobre artistas musicais do Uruguai, afinal de contas, ouvir músicas é sempre bom para se familiarizar com um idioma e, até mesmo, com uma cultura. Também comecei a estudar Espanhol com o Rosetta Stone para, se der tudo certo, e eu viajar mesmo para esse país que tanto me interessa sem nunca ter pisado, saber me comunicar melhor por lá.
    Gostaria de lhe parabenizar pelo blog! Fique certa de que assim que confirmar a viagem vou dar uma boa navegada por aqui, hehe.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leandro! Que bacana, acabei de fazer um update e incluir El Cuarteto na lista hehe, tinha esquecido de atualizar e vale a pena estar no post (nem todo mundo lê os comentários hehe).

      Foi você que apresentou o blog a Lu! <3 Dá cá um abraço, vai! A Lu é sensacional, amiga querida, minha madrinha de casamento haha!

      Pena não estar em Montevideo para te conhecer tb, mas boa viagem (vc vai estar com a melhor e mais animada guia da cidade!) e qualquer coisa estou por aqui!

      Excluir
  6. NTVG é simplesmente uma de minhas bandas favoritas. Em 2014, em uma viagem a El Calafate, ouvi algumas músicas da banda enquanto estava em uma pizzaria, perguntei à garçonete qual o nome da banda e ela escreveu num guardanapo o nome da banda e os últimos dois álbuns. Apaixonei!!!

    ResponderExcluir
  7. Algumas das bandas uruguaias que ouço: el Cuarteto de Nos, La vela Puerca, No Te Va Gustar, Hereford, Bufon, La Trampa, La Saga, Once Tiros, Chala Madre, 4 Pesos de Propina, Los Hermanos Laser, La Mujer Pajaro, Hermanos Brother, Socio, Sordromo, Sirillo, Senda 7, Ete y Los Problems, El resto de Nosotros, Triple Nelson, Snake, Boomerang, Trascartoon, Assimo.

    ResponderExcluir
  8. Já tem 3 anos que só escuto bandas uruguaias. Fui à um show do NTVG em Gualeguaychu/ARG e outro aqui em SP.
    Sou amigo dos locutores da Rádio Futura em MVD, 91,1 FM e eles sempre se assustam com o conhecimento/acompanhamento que tenho com as bandas de lá.
    Além das que vc já citou aqui tem muitas outras excelentes como:

    4 Pesos de Propina
    Sócio
    Ete y Los Problems
    Oce Tiros
    Hereford
    La Trampa
    Bufon
    Hermanos Laser (essa é demais)
    La Mujer Pajaro (são meus amigos)
    Crysler
    Boomerang
    Sordromo
    La Triple Nelson...

    Poderia passar uma vida escrevendo aqui, hehehe.

    ResponderExcluir