Pomelo, membrillo e arándanos

Talvez para o pessoal do sul do Brasil essas frutinhas sejam familiares, mas pra mim elas são novidade, nunca tinha provado antes de viajar ao Uruguay e Argentina.


O pomelo rosado é como uma laranja, mas o gosto é diferente e está para eles como nosso guaraná, pois o refrigerante de pomelo faz o maior sucesso aqui, vocês vão encontrar em t-o-d-o-s lugares.

Fanta pomelo e Paso de los Toros são as marcas mais consumidas de refrigerante, tem ainda outras marcas de águas saborizadas de pomelo. 


Ah, o pomelo também é ingrediente certo em dietas de baixa caloria.

O membrillo é muito utilizado para recheio de doces, de medialunas e tortas por exemplo. Acho o gosto parecido a goiabada, só que mais suave, menos doce. 

tradicional sobremesa "Martin Fierro" é doce de membrillo com queijo, como nosso "Romeu e Julieta".


Já o arándano é uma frutinha pequenina, escura que lembra o acaí (o aspecto, não o gosto), outro dia estavam promocionando o acaí aqui no mercadinho da esquina e uma guria cismava que era arándano, até provar e se convencer que eram coisas distintas. 

Os arándanos também se usam para recheio de doces, geleias - são minhas preferidas! - e sorvetes. São os famosos blue berries que via só processado em geleia, a frutinha mesmo nunca via nos mercados na Bahia. Em algumas outras cidades do Brasil são conhecidas também como mirtilo.


Dessas três a que é mais comum para fazer suco é o pomelo, mas suco batido na hora da fruta é uma raridade aqui, quando se encontra é de laranja e o precinho não é nada bom. 

E vocês, já conheciam essas frutas aí no Brasil?

12 comentários

  1. Para ajudar:

    O pomelo que é engarrafado é o que tem a polpa amarela por dentro (imagine uma lima)
    Membrillo nada mais é que doce de marmelo (marmelada)
    E arandanos (que não é originárioa da América do Sul) é a fruta que no Brasil recebe o nome de mirtilo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Membrillo é fruta, não é doce. Em português é marmelo.
      O doce é "dulce de membrillo" (marmelada). Mas a marmelada deles (argentinos/urug) é mais gostosa que a nossa.
      2) Pois é, aqui no sul tem mirtilo, mas não é tão popular.
      3) Pomelo na Am. do Sul é toranja em Portugal e no México. Aqui alguns metidos chamam de grapefruit. Às vezes acha no Wallmart. É popular no mundo inteiro, exceto no Brasil (sabe lá por quê). Antes tinha suquinho Clight aqui, minha mãe mandou uma carta à empresa reclamando que tiraram do mercado. Sempre que vou ao Parag/Urug/Argentina trago um monte de Clight pra ela.

      Excluir
  2. Olá! ;)

    Queria mostrar as frutas que são populares e que são pouco conhecidas - ou talvez desconhecidas - no Brasil...

    Como disse no post pelo menos lá pelas bandas de Salvador nunca tinha visto refri de pomelo, apesar de termos a lima que é igualzinha em gosto ao pomelo branco.

    O membrillo tampoco conhecia a fruta, assim de ver arvore ou a fruta vendendo no mercado rs, a marmelada até que sim, mas poucas vezes comi, nosso romeu e julieta por exemplo é com goiabada e não marmelada. Aqui nem vende goiabada...

    E o arandano nunca tinha visto, comido nem escutado falar rs, sabia que não era originário do Uruguay, foi trazido e é produzido grande parte para exportar aos eua, mas é super consumido no país também.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só discordo que a lima seja igual em gosto que o pomelo branco.

      Excluir
  3. Mile, esse pomelo é mesmo gostosinho, não é? Eu ainda acho que é uma laranja que flertou com um pêssego no sabor... o membrillo é mesmo um "primo" do marmelo (é menorzinho), e o arándano é o bom e velho BLUEBERRY (Mirtilo, que ninguém dá bola, é o nome brasileiro).
    ADORO todos. E no Chile, então? Cereja branca, um damasco fresco de comer rezando.... ai, que saudade!
    Não vejo a hora de conhecer o Uruguai - e de descobrir onde raios vou comprar lãs fofas prá tricotar! (vou em 23 de março).

    Adorei seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! :)

      Hoje em dia já gosto muito, mas a principio achava meio amargo, e agora se vou tomar refrigerante, peço coca zero ou pomelo hehe.

      Sou a louca das geleias de arandanos, lá em Salvador não era comum.

      Que bom vem passear no Uruguai, espero que aproveite bastante!

      Tive uma fase artesã que forrava garrafas de vinho com lã rs, foi difícil achar material bom e bonito nos lugares comuns como mercado, shopping... mas deve haver um lugar especial para isso porque a lã uruguaia é famosa pela boa qualidade, tinha um casaco que comprei numa feirinha que durou uma vida e esquentava que era uma maravilha no inverno!

      Obrigada pela visita!

      Beijo.

      Excluir
    2. Acá en Brasil Arándanos son conocidos cómo "Mirtilo", por ejemplo: doce de Mirtilo en español Dulce de Arándano !! Tengo amigos uruguayos en Curitiba y pienso vivir en Buenos Aires o Montevideo algún día , además de la economía estar muy baja , la calidad de vida es increíble , me encanta !! Un Abrazo y gracias por el Blog !!

      Excluir
    3. Hola Mika!

      Gracias a ti! :)

      Si si, en Brasil se conocen como mirtilo, pero no es tan común. En Bahia por ejemplo, es más facil encontrarlo bajo la denominación en inglés (geleia de blue berries).

      Saludos!

      Excluir
    4. Membrillo não é primo do marmelo, é tradução. Membrillo = marmelo.
      Geralmente os marmelos produzidos em larga escala têm esse tamanho.

      Excluir
  4. Meu avô plantava e colhia marmelos no seu sítio. Lembro de comer doce fresquinho, fresquinho. Atualmente é mais fácil encontrar a goiabada aqui no Brasil, do que a marmelada. Creio que quase não se cultivam mais o marmelo. A vara de marmelo era famosa para surrar as crianças! Não quebra de jeito nenhum!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha ter uma arvore no fundo de casa! Meu sonho ter um pé de figo e laranja rs, quero fazer doce fresco também! ;)

      Excluir
  5. Comprei o Arándamo Mirtilo, e não sei como preparar. Alguma receita?

    ResponderExcluir