Plantão meteorológico - O clima em Montevidéu

Já que sempre me perguntam sobre o clima, aí vai um plantão meteorológico.

Tá frio, gente! Frio pra cacete eu diria! :P

                                 Foto do site El Observador.


Ontem ligamos a calefação do apartamento, é um dia emblemático na minha vida rs, e de pouco humor, porque é quando chego no limite de suportar o frio de forma comoda. 


Tento postergar esse dia o máximo que dá porque com a calefação (losa radiante) a conta de luz triplica, mas não aguento muito, não entra em minha cabeça andar de meia, pantufa, casaco, toda montada em casa, ainda guardo essa coisa "eu nasci assim, eu cresci assim, e sou mesmo assim Gabrieeelaaa" e sofro não poder ficar descalça, por exemplo.

Por sorte não está ventando muito nem chovendo tanto, quando chove é rapidinho, e o céu ainda aparece celeste para nossa alegria.

Eu sou baiana, e isso afeta diretamente na minha percepção de frio, é claro. Na verdade sofro igual com 10 graus ou - 10. Passei um inverno na Europa e caminho para o segundo inverno aqui, uso praticamente a mesma quantidade de roupa que usava lá, e acho que pareço mais um saco de batatas amarrado que uma pessoa elegante, porque rola essa lenda que as pessoas ficam mais elegantes no frio, né? #balela 

Então quem está vindo nos próximos dias ou meses, recomendo trazer roupas quentinhas,  algo de lã, sapato fechado, cachecol, etc. 

Agora de noite por exemplo o termômetro da esquina marcava 6 graus e de manhã quando saí para trabalhar marcava 8 graus.


Link da matéria do jornal El Observador: alerta laranja para esse fim de semana, previsão de onda de frio, temperatura minima em Montevideo 0ºC e máxima de 15ºC, tremo - literalmente rs - quando escuto esses avisos de "ola de frío, ola polar"


Abraço! ;)

22 comentários

  1. Oi Mile... Imaginei que escreveria sobre isso uma hora ou outra. Pois é, o inverno ta chegando e, neste caso, temos divergências. EU ADORO O INVERNO! Quanto mais frio, melhor... E longe de fazer comparações com o Uruguai, mas o frio em São Paulo entrou rasgado e chuvoso esta semana. “Coitadinhos” dos paulistas que nem puderam aproveitar o feriadão de Corpus Christi em Santos, ou avermelhar a pele em Praia Grande. Porém o Dia dos Namorados, para quem namora, encontra no frio suas vantagens (fui claro?).
    Também não afirmo se a elegância no inverno é uma lenda, só sei que abri meu guarda-roupa, tirei o mofo e exclamei feliz: “Oi sobretudo! Oi cachecol! Vamos levar as malhas pra passear?!”... E assim saímos em exibição pela rua. Já vi muita neve e é pena que não neve por aqui, como eu li que ocorre, minguado e raramente, em Montevidéu. Esta afirmação é incorreta, ou verdadeira?
    Sobre a calefação, me parece que existem dois tipos básicos no Uruguai: elétrica e gás. Se for mesmo assim, qual a diferença do custo/benefício entre as duas? E ainda se podemos escolher a qual desejamos instalar em casa, desde que o imóvel seja próprio e não evidentemente alugado. Qualquer coisa eu roubo uns paus, junto com jornais e taco fogo!
    Um caloroso abraço, baiana... Não vá virar picolé de Gabriela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rs eu adoro a primavera e outono, aí sim tiro os casacos e acessórios do armário com gosto e saio feliz pelas ruas, sem a sensação incomoda do frio do inverno! :P

      Sobre nevar aqui, acredito que ocorreu apenas uma vez anos atras...

      É isso mesmo, a calefação aqui é elétrica ou a gás. Os apartamentos mais novos vem com o que chamam de losa radiante individual e eletrica, que é a calefação no piso, aqui em casa temos essa. Não sei se dá para escolher...
      Encontrei esse artigo falando sobre as vantagens e desvantagens de cada sistema: http://uruguaychicas.com/calefaccionar-un-hogar-cuesta-entre-620-y-2-800-mensuales/

      Pode deixar que estou me cuidando pra não virar picolé!
      Abraço! ;)

      Excluir
  2. Olá Mille...
    Gosto muito do blog e é a primeira vez que escrevo.E
    Eu e minha mulher gostamos muito de Montevidéu, ou Montevideo, como escrevem os nosso amigos uruguaios, ela é o nosso ideal de cidade. Montevidéu tem um ritmo mais tranquilo, mais vagaroso, mais lento. Parece que a cidade não se junta ao agito, ao stress, da geração de riquezas de outras grandes cidades. Tem também uma grande vantagem, ainda não é poluída. As sua observações são muito boas.
    Saudações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando! Seja bem-vindo! ;)

      Concordo com vc, apesar de algumas coisas estarem mudando não necessariamente para melhor, ainda acho aqui um ótimo lugar para viver, sinto essa nostalgia no ar, como se a cidade vivesse ao mesmo tempo 2 épocas distintas, uma antiga e outra moderna, é difícil de explicar rs!

      Muito obrigado e volte sempre!
      Abraço!

      Excluir
  3. Gostei do site, foi muito esclarecedor... Tem até CHICAS procurando por CHICOS. Êba (rs)! Se um dia não for te incomodar, me mande uns sites de imóveis na região de Montevidéu e distrito de Canelones. Claro que já encontrei muita coisa, mas pouco sobre imóveis “novos e pequenos” com preferência específica a casas. Não curto apartamento.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha nao tinha visto isso das chicas buscando chicos! :P

      Sim, estou por fazer um post com essas coisas práticas de aluguel, preços, etc que outra pessoa pediu também!

      Vou ver se sai esse fim de semana, tenho chegado bem cansada em casa!

      Abraço

      Excluir
  4. Outra coisa: por que todo mundo aparece se protegendo ou triste nessas fotos de frio (como a do seu blog ou a do site)? Credo, parece até que estão em meio a um atentado terrorista. Tinham que colocar uma foto minha, pois sempre estou sorrido e de cabeça erguida no inverno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha porque a gente sofreeee, ué! Eu estou sempre com essa cara no inverno! :P

      Eu achava o máximo o frio, fixação mesmo, sonhava ver neve, usar bota, luva, cachecol, toda a parafernália de inverno que tivesse direito!

      Fui no verão a Patagônia e fazia entre 0 e 6 graus, 2 semanas e não me incomodou... depois passei 2 meses de inverno na Europa, os dois primeiros dias de neve surtei de felicidade, o terceiro dia já tinha terminado o encanto, juro!

      E hoje vivendo aqui eu tenho certeza que inverno só é bom mesmo nas férias, conviver com ele é dureza! :P

      Excluir
    2. Pode parar com esse negócio de ESTAR CANSADA! Por acaso fui eu quem inventou essa coisa de blog sobre o Uruguai???? Ânimo garota, eu não sou o único aqui que admira o seu trabalho!

      Excluir
    3. hahaha ok, ok!
      É que mais de 1 mês com 6h de sono por dia pra uma pessoa que ama dormir é devastador! :P

      Excluir
  5. Minha querida baianinha, vamos para o Uruguai no dia 16 de agosto. Será que estará muuuuuiiiiiitttttoooo friiiiiiiio ainda? Tenho 2 meninos. Pietro e Enzo que tb irão (10 e 5 anos). A propósito acho que vamos alugar um carro. Pq queremos ir em lugares distantes. O que vc acha? Bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea! Seja bem-vinda!
      Que delicia viagem em família! ;)

      Ah sim, metade de agosto ainda faz bastante frio.
      Acho ótimo a ideia de alugar um carro, tem muitos lugares legais para conhecer, as condições das estradas são boas...

      Abraço!

      Excluir
  6. Mile, acabei de ler o seu posto do dia 5 de agosto e estou passada!!! Meu Deus! Bem que meu marido tinha visto na televisão que o aeroporto de Montevideo estava fechado.Não acreditei, pensei que era só para me assustar...Devia ter desconfiado dessa promoção da Gol...kekekekekeke...Comprei as passagens de volta pelo valor de 39,00...se nós chegarmos aí, vai ser lucro...kekekeke. Já estou começando a ficar preocupada com esse frio e essa neblina.
    Bem, Mile, fico no aguardo de novos post seus. Bjks.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrea, para nossa alegria a neblina foi embora hahaha!

      Que promoção bacana, hein? Estou precisando achar uma dessas para visitar minha terrinha! ;)

      Abraço!

      Excluir
  7. Oie Mile, adorei seu blog!! Sou de Maceió e chego em Montevideo para 7 dias, com meu marido e pretendemos ir 1 dia a Punta. Como estará o tempo em novembro?? Ainda frio?? Já morei na Europa, e ano passado fomos conhecer as Cordilheiras Chilenas, e o frio agora só pretendo ver em cinema rsrrs bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Muito obrigada! ;)
      Em novembro o tempo fica lindo, sol até mais tarde, céu celeste tipico daqui, calorzinho.

      Ah eu também, já passou faz tempo minha fixação com a neve e com o frio, dispenso fácil rs!

      Beijo!

      Excluir
  8. Oi, vou pra Montevideo em outubro e gostaria de saber como é o clima nessa época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Outubro é inicio da primavera, já não está tããão frio, mas também não está calorzinho rs.

      Acaba sendo aquela coisa de colocar um pouco de tudo na mala, há chance do clima estar mais fresco ou mais primaveril e a gente tem que estar preparada (ainda não dá para usar shortinho, rasteirinha, etc... dá para usar um vestido com meia calça, por exemplo. Botas e sobretudos já vamos deixando de usar nessa época).

      Abraço!

      Excluir
  9. Oi Mile
    Estou adorando seu site!!!
    Vou para Uruguai entre os dias 20 e 28/09/14 e ja será inicio de primavera.
    Faz muito frio nesta epoca? Você acha que vale uma visita a Punta sem ser "levada" pelo vento?

    Gostaria também de uma dica de onde comer um Puchero em Montevideo.

    Abs,
    Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!

      Muito obrigada pelo comentário!
      Nessa época ainda costuma fazer um friozinho, é bom trazer algo abrigado porque dificilmente vai dar para passear de vestidinho e rasteira.
      Não precisa luva, cachecol de lã, mas um casaquinho e um suéter são necessários. Coloca meia calça na mala porque se o tempo ficar louco a meia por baixo do jeans ajuda bastante! Dá para usar botinhas também ou sapatilha se você aguentar bem o frio.

      Sobre o puchero vou ficar devendo, agora é verão e aqui é praticamente proibido comer essas comidas no calor hahaha. Quando comece a fazer frio, dou uma olhada onde vendem e te aviso! ;)

      Abraço!

      Excluir
  10. Olá, Mile!
    Vou a Montevideo agora no mês de maio.
    Queria saber de você se nesse período é frio por aí o bastante para que eu possa usar botas.
    Obrigada.
    Michele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michele!

      Maio eu já acho um mês frio, geralmente já dá para usar botas! ;)

      Abraço!

      Excluir