Rio de la Plata

Tenho especial fascinação pelo Rio de la Plata!

Uma das coisas que mais gosto aqui é ter as ramblas como opção de lazer, ainda que seja ir lá e não fazer nada, só sentar, curtir o dia, ver o movimento, o por do sol e tomar um mate ou cerveja, parece que todo mundo aqui faz isso, em especial nos domingos de sol ou temperaturas agradáveis! 

Adoro esse climão família que invade as ramblas, me faz bem, as famílias levam suas cadeirinhas, mate e fazem da orla da cidade a varanda de casa. 



Nesse clima "vamos a la rambla oh oh oh" vejo muita gente curtindo o rio velejando, pegando uma prainha no verão (os montevideanos se referem ao rio como praia) e pescando, sempre tem alguém fazendo isso com o inseparável mate do lado, já vi pescador sentadinho na rambla até de madrugada! 

Só nunca presenciei ninguém pegando um peixe de verdade rs, no máximo umas piabinhas minusculas depois de muitas tentativas. 



 A cor do rio depende do dia, se você tiver sorte vai ver o rio igualzinho ao mar, azul lindão, dando o toque final a paisagem da orla da cidade. 

Outros dias eles está lá com cor de chocolate caramelado que não me agrada muito! Costumo pensar que o rio tem personalidade própria e essa variação de cor é pura alteração de humor do danado rs! :P




                A única foto dele chocolate que achei, dá pra ver só esse pedacinho do rio aqui de casa.

E se hoje o Rio de la Plata é sinônimo de lazer, no passado foi sumamente importante no processo de exploração, expedições, disputas e desenvolvimento dessa região da America do Sul, um dia quem sabe ainda me animo a comentar algo da historia tão rica que pouco a pouco vou descobrindo desse continente que nosso Brasil - que curiosamente também faz parte dele -  insiste em não difundir como deveria. #desabafo!

Bom finalzinho de domingo, gente! :)

4 comentários

  1. Puxa, que vergonha! Moro a 30 minutos do mar (sou de Santo André, no ABC Paulista) e faz anos que eu não vou ao litoral. Tenho saudades e sempre sonho em viver numa cidade banhada pelo oceano. Mas uma coisa eu sempre tive dúvidas: se o que vocês têm aí ainda é rio ou água salgada.

    Realmente... Essa região ao sul do nosso continente tem muita história. Um dos meus livros preferidos na adolescência é “A Primeira Viagem ao Redor do Mundo”, de Antônio Pigafetta, e que narra a expedição de Fernão de Magalhães por essas bandas. Sempre fui fascinado pelas obras dos navegantes e naturalistas que exploraram o Brasil e o mundo, pois assim eu viajo com eles. Esta de Pigafetta é uma delícia de leitura e uma aventura fantástica que, imagino, deve ser algo obrigatório nas escolas uruguaias... Como ocorre aqui, com o nosso velho Caminha!

    Se vai sentar na cadeirinha coloca cobertor, hein! Um abraço, Mile!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu preciso do mar, ou do rio como é em Montevideo rs.

      Tem muita história e que bom você se interessar por isso também! ;)

      Abraço!

      Excluir
  2. Oi Mile,
    muito legal o teu blog... parabéns!
    Descobri por acaso. Venho lendo há um bom tempo o blog de um casal americano que mora em Marindia (Retired in Uruguay)... legal tbem, mas ter o ponto de vista de um brasileiro(a) é melhor!
    Eu moro na França há 8 anos e estou começando a preparar o meu retorno para o "Brasil"... soh que como temos filhos adolescentes, a gente tem pensando no Uruguai ao invés do Brasil... questão de segurança e de custo de vida.
    Você se importaria de me passar o seu email para que eu possa te explicar melhor os nossos planos? Segue o meu: glima@rdmeuro.com
    Muito obrigado,
    Geraldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Geraldo, muito obrigada!

      Esse fim de semana vou tentar postar algo sobre aluguel, preços, custo de vida, enfim minha visão da vida aqui...

      Você já é a terceira pessoa que busca esse tipo de informação aqui! ;)

      Pode me escrever sem problemas, meu e-mail é jamilecardoso_@hotmail.com, vejo com mais frequência que este cadastrado aqui no blog.

      Abraço!

      Excluir