Hoje é 29...

Dia de comer nhoques no Uruguay! 
                                                                           
aí uma tradição gostosa de seguir! Nos primeiros meses aqui não entendia todo o alvoroço na seção de massas dos supermercados, os cartazes nas casas de massas artesanais anunciando a estrela do dia, muito menos os menus dos restaurantes com destaque para o nhoque nos dias 29 de cada mês.

Achava até meio bobo comer nhoque porque era dia 29 rs, aquela coisa bem comercial como "dia dos pais/mães/namorados/avós/cachorros e papagaios", mas eu que sou boa de garfo, não pude resistir muito tempo a essa corrente suculenta de comer noques nos dias 29, e se consigo lembrar o dia, enfrento feliz a fila para garantir nosso 1/2 kg de nhoque no supermercado porque mal não faz e é bom além da conta! ;)

Daí que além de comer, resolvi dar uma 'googleada' na tradição e descobri que existem várias versões e lendas explicando a origem...

A mais difundida remonta ao século VIII quando um jovem médico de nome Pantaleón convertido ao cristianismo peregrinou pelo norte da Itália realizando muitos milagres, diz a lenda que sua profecia de um bom ano de pesca e colheita se cumpriu num dia 29 e em razão disso se comemora o dia com uma comida simples representada pelos nhoques. 

Outra versão diz que pessoas simples do campo dividiram seus pratos de nhoques com Pantaleón, o que lhes assegurou fartura no próximo ano.

Outra história mais real diz que imigrantes italianos se reuniam todo 29 de junho para celebrar os santos São Paulo e São Pedro e a comilança era a base de nhoques, dentre outros contos.

Nunca vi essa parte, mas segundo os textos que li,  a tradição está completa quando estão todos à mesa com os pratos cheios e antes de comer colocam dinheiro embaixo de cada prato para que haja abundância durante todo o mês seguinte, e terminado o almoço ou a janta, o dinheiro volta a carteira, rá! 

Também pode ser doado à pessoa mais necessitada da mesa, ou complementar a velha vaquinha para cobrir os gastos do anfitrião com a comida da galera. 

E você? Topa comer nhoques próximo dia 29? Ou amanhã, depois e depois? ;)

Quem estiver por aqui e quiser comprar boas massas artesanais e preparar em casa/hostel/hotel, recomendo a casa La Adriatica (Rua 26 de marzo, número 1231) ou a seção de massas da rede de supermercado Disco (tem no Shopping Punta Carretas, por exemplo) que vende os produtos da La Spezzia

Nesses lugares vendem ainda distintos molhos artesanais, como pesto, pomarola, caruso, etc. E os nhoques podem ser os tradicionais de batatas - em espanhol papas, ou ainda de pimentão - morrón, ou manjericão - albahaca

Sou fã das massas verdes de manjericão, geralmente compramos metade de batata e metade de manjericão, aí é festa aqui em casa rs.

Abraço! ;)

4 comentários

  1. Que pena Mile! Se tivesse postado esse texto um dia antes, faria nhoque e colocaria uma nota de cinqüenta paus embaixo do prato (e não doaria a grana para ninguém, já que o único necessitado na mesa seria eu mesmo). Mas adorei o hábito, além de achá-lo muito curioso.

    Quando disse que era “má” por postar assuntos relacionados à culinária (ainda mais para doentes que sofrem de gula como eu) fico contente que tenha levado na esportiva. Você não é má, viu! E nem pense que sou “vingativo” por te presentear com a imagem do link abaixo (rs)...

    http://2.bp.blogspot.com/-AmClcPGEql8/TbG6OSWhu8I/AAAAAAAAAD4/nIAtxkXFRu8/s1600/suco-maracuja-laranja-.jpg

    Ah, e obrigado pelas respostas que me deu nos outros posts... Elas estão me ajudando a esclarecer muitas dúvidas, assim como creio, para todos àqueles que visitam seu blog.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alex!
      Ah, fica para o próximo dia 29 então! Eu também vou me jogar nessa fezinha, vamos ver se funciona rs!

      hahaha claro, levei na esportiva! ;)

      De nada, fico feliz em poder ajudar!

      Abraço.

      Excluir
  2. Tem por aqui, principalmente pros lados de sampa, esse costume aí, o "Nhoque da Fortuna". Já i fiz, por uma temporada, há uns bons anos, mas mais pela farra de boa comida + amigos + vinho! Tái, boa idéia pra se realizar nesse 2013!

    ResponderExcluir