Curiosidades do cotidiano...

Uma das coisas que  mais gosto de viver fora é notar as pequenas "diferenças" do dia a dia comum mesmo... pequeno hábitos definitivamente chamam minha atenção!

Acho que já comentei que os uruguaios têm muitas curiosidades bacanas de observar: seja o jeito em geral mais pacato de ser, o apego ao mate, a forma que as pessoas se relacionam, etc. 
O que quero comentar hoje são três coisas simples do cotidiano que quando cheguei me pareciam hábitos um tanto quanto diferentes:

1- Os homens se cumprimentam com um beijinho no rosto

Ok, muita gente sabe que no Uruguay e Argentina os homens também dão beijinhos no rosto, mas a princípio ver isso todo dia era bem curioso.

É normal todo mundo se cumprimentar com um beijo no rosto: mulher com homem, mulher com mulher e homem com homem. 

Independente da idade não é nada difícil encontrar as pessoas se cumprimentando dessa forma nas ruas. Não rola essa bobagem das pessoas acharem que homem não pode beijar homem. Acho digno e fofo esse desprendimento! ;)

Ainda sobre esse tema de beijos e cumprimentos, paguei muito mico para acostumar a dar só um beijinho, sempre ficava "no ar" porque lá em Salvador cumprimentamos com dois beijos! E agora é ao contrário, já acostumei e toda vez que volto lá deixo meus amigos beijando o vento! :P

2- Buen provecho!

Está comendo? Certeza que alguém irá passar e dizer "buen provecho"! É um costume muito forte dizer isso, ninguém levanta da mesa sem falar essa frase!

Onde trabalho, por exemplo, somos umas 200 pessoas e todos os dias quando estou almoçando sempre que entra alguém na cozinha - para ir almoçar, beber água, pegar algo na geladeira, etc - deseja o famoso "buen provecho".

Confesso que as vezes me dá coisa parar a cada duas garfadas  para dizer "gracias" - muitas vezes de boca cheia porque mais deselegante que falar de boca cheia é não retribuir essa gentileza rs!

Outra coisa diferente na hora de comer é a tal cestinha de pães! É comum comer - principalmente comidas que tem caldo - acompanhando com pães. 

3- Farda dos estudantes

Não entendia quando via os guris com um tipo de jaleco saindo da escola, a princípio achava que era roupa para fazer aulas de artes ou algum evento na escolinha tipo "dia de alguma coisa", até perceber que os chiquelines usavam a túnica branca com um laço azul todos os dias!

Não há uniforme para os estudantes da escola pública, todos usam a túnica branca para ir estudar! Os pequeninos do pré-escolar usam a túnica xadrez.

                                       Niños saindo de uma escola com suas túnicas

Um dos fundamentos mais utilizados para o uso da túnica até os dias de hoje é interessante:

" El uso de la túnica oculta las deficiencias de las ropas en los niños procedentes de los hogares menos afortunados...

Dizem que o uso da túnica não iguala, mas esconde ou tapa as diferenças... um tema que rende boas reflexões e discussões, não?!


Bom finalzinho de domingo! ;)

Abraço!

29 comentários

  1. "El uso de la túnica oculta las deficiencias de las ropas en los niños procedentes de los hogares menos afortunados...” Princípio certíssimo e básico na formação de uma sociedade menos consumista e individualista.

    Assim como outros princípios básicos de cordialidade e carinho que devíamos expressar às pessoas, mas que tanto estão em falta. Sempre tive o hábito de beijar o rosto dos meus amigos (homens) mais íntimos, porém o que não falta é gente maliciosa pra debochar disso. Por outro lado não estamos no pior dos mundos, pois o brasileiro e os latinos em geral têm essa “pegada” de beijos e abraços que muitos outros povos dispensam ou acha estranho.

    Quanto ao “buen provecho”, se estivesse no Uruguai e diante de uma mesa eu diria: ”Ora, claro que eu PROVECHO!” – “PROVECHO e vou PROVECHANDO até ficar bem PROVECHADO!” – “E se não vai comer o que sobrou aí no seu prato, passa pra cá que eu PROVECHO o resto!” (sem culpa).

    Um abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Alex, não dá pra perder o bom humor, né? ;)

      Eu apoio o uso da túnica também e essa demonstração de afeto independente do sexo das pessoas!

      Abraço! ;)

      Excluir
  2. Essas coisas que curti aí no Uruguay! É um jeitinho todo especial de ser e viver.. Por isso minha curiosidade de saber os empregos que necessitam -se de gente falando português..
    Penso, de verdade, em passar um tempo aí e tenho até uma economia, mas não consigo ficar parado!
    Além de gostar de trabalhar, uniria o útil com o agradável de não mexer na minha reserva tanto assim... Isso pensando no meu retorno!

    Obs: Soy soteropolitano, tb!
    Beijão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, também curto esse jeitão mais pacato de viver, de respeitar o outro e torço para que consigam manter essas características, o que não é fácil nesse mundão que vivemos!

      Também acho que ainda precisam abrir a cabeça pra muitas coisas, mas acredito que há espaço para novas discussões...

      Beijo!

      Excluir
  3. Oiee Mille, amei os temas, super interessantes e curiosos, sobre os cumprimentos y Buen Provecho não havia reparado, mas os uniformes... nossa, sim e muito... achei lindo os chicos com eles... ahh gracinha...mas até esqueci de perguntar para meu namorado o motivo. Gostei muito... tenha ótima semana...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila! Obrigada querida!

      Eles ficam super fofinhos com a túnica, né? Dá vontade de apertar!

      Ótima semana também! ;)

      Excluir
  4. Que legal isso Mille! esse costume do beijinho no rosto eu percebi quando visitei montevideo mas não tive a oportunidade de ver as crianças pois era periodo de "vacaciones" hehehe
    achei muito legal esse costume da tunica, sempre fui a favor de usar uniforme na escola justamente por isso..
    Beijão e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem legal mesmo, Paty!

      Gosto de prestar atenção nessas coisinhas do dia a dia! ;)

      Boa semana querida! ;)

      Excluir
  5. Boa tarde Mile...
    Eu simplesmente ameeeei seu blog! Além de bem explicativo, esse será o meu destino de lua de mel em Janeiro.
    Adorei todas as dicas....pode ter certeza que fará da nossa lua de mel ainda mais especial.
    Irei para Colonia também, você fará algum post sobre a cidade?
    Um beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fefa! Muito obrigada! ;)

      Ah que delicia viajar de lua de melll!
      Em breve irei escrever algo sobre Colonia, tem muito tempo que não vou, então queria escrever algo mais atualizado, sabe? Também quero falar da vizinha Carmelo que é uma gracinha...

      Volte sempre! ;)

      Excluir
  6. Hoje fui ao supermercado perto de casa e me lembrei de você e do seu blog. Lá tem um daqueles caras que sempre ficam anunciando produtos e promoções pelo alto-falante e, num dado momento, ele disse que havia cerveja Norteña pra vender: “importada direto do Uruguai”... (rs). Mas como não sou muito chegado em fermentados (acho que já comentei isso) não fui lá ver.

    Pô, é sacanagem! Essas coisas gostosas da culinária uruguaia que você posta no blog ninguém vende por aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que legal! Já eu sou chegada numa cervejinha e vinhos, acho que já deu para perceber rs! ;)

      Pena que não chega, mas tenta fazer alguma em casa, recomendo o guiso de lentejas, não é muito dificil!

      Beijo!

      Excluir
  7. Querida, passeando por aqui... Novo post, adorei! Eu vi los niños vestidinhos de túnicas, mas não sabia que era a farda de escolas públicas! Gostei do objetivo, achei muito condizente. Aliás, eu admiro o pensamento e a essência uruguaia.. Pelo pouco tempo que estive aí, deu p/ perceber!
    É muito diferente daqui,né?

    Abraços de Salvador :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata! Obrigada querida!

      Sim, também admiro isso... e essas pequenas coisinhas do cotidiano mesmo que pesam na minha decisão de viver aqui!

      É bem diferente, temos nossos encantos que morro de saudades, mas é bem diferente sim, aliás SSA é diferente de tudo que já conheci rs! ;)

      Abraço!

      Excluir
    2. Concordo em número, gênero e grau.. Eu fico pensando a causa de tanta maluquice e criatividade (lado positivo) que o povo baiano adquire no decorrer da vida!rs
      Será que é o calor "tostando" os miolos? rs

      Excluir
  8. ... Pra complementar: Estava pensando em ir em Fevereiro aí, mas não é certo ainda,mesmo assim, incluir uma pergunta em "lentejas"(quero me preparar e experimentar) e em Salto!
    Perdão por tantas perguntas e desde já, obrigada pela atenção!

    Abraços!

    Renata (a mesma aí de cima)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina Renata, pode perguntar quantas coisas quiser!
      Os comentários de vocês que fazem a graça do blog, senão juro que sinto que estou escrevendo um diário rs...

      Excluir
  9. Sensacional o seu blog. Nao é tao comum falar de Uruguay, pois não é o foco dos brasileiros, que preferem EUA e etc. Gostei por que você fala o que queremos saber, os detalhes, coisas que nao se encontra em wikipedia rs. Trabalho com TI aqui no Brasil a 5 anos, já visitei o Uruguay, fiquei por 2 semanas, fiz um tour por Punta Del Este, Casa Pueblo e etc, e me senti muito bem. Um país que passa tranquilidade.
    Fiquei preocupado com os relatos sobre preço de aluguel x salarios.
    R$1.100 num apto, aqui em SP da pra alugar um belo ap, mas se ganha R$3.000 facil. Minha preocupação é o aluguel caro com salario baixos.
    Nao encontrei uma "tabela" com preços medios para trabalhar com TI.
    E outra duvida, quando vamos ao EUA, sabemos que da pra viver (leia, comer e dormir) com sub-empregos. Temos facilidade neste tipo de emprego? Nao domino muito bem o espanhol, somente o ingles.

    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada! ;)

      Sabe que decidi escrever sobre o Uruguay depois de ver que havia tão pouca coisa publicada e encontrar muita gente falando que 1 dia bastava para conhecer a capital porque "não há muito o que ver" e isso de certa forma me incomodava...

      Eu acho o custo de vida alto comparado com a média de salários, mas essa média de preço de aluguel é para bairros de classe média/média alta.

      O mercado de TI é um dos que pagam melhor, para um engenheiro de sistema por exemplo, não é difícil encontrar um salário de R$3000 ou até mais por aqui.

      Sub-emprego aqui é como no Brasil, mal dá para comer.
      Muita gente se vira nos call centers, eu cheguei a trabalhar nisso, e a depender da empresa paga-se entre R$600 e R$1.800.

      Abraço.



      Excluir
  10. Uiiii! Estou preocupada com o emprego ahi também, dia 06 iriei viajar para Paysandu, ver meu noivo e até ver casas para nós e até começar a enviar currículo! Realmente não sei como as pessoas trabalham ahi, sou formada em Adm. de Empresas e pós em mercado financeiro (ainda não concluido) e espero ter sorte em trabalhar no Uruguay. Bem boa sorte neh! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mila! Ando atrasada com os comentários, você já veio, já voltou? Como foi tudo?

      Espero que tenha passado lindo e tido tempo de ver todas essas coisinhas da mudança!

      Boa sorte!

      Beijo

      Excluir
  11. Oi Mile!
    Acabei de descobrir seu blog, adorei! Estou me mudando para o Uruguay essa semana! Também, como você, tenho como meu estímulo meu namorado uruguayo e depois de tantos anos fazendo visitas curtas e longas, me apaixonei pela cidade (Montevideo) e pelo país. Também notei essas curiosidades que você comenta e são parte do que mais adoro! Acho lindas as crianças com as túnicas!!! Quando as pessoas me perguntam o que tem de legal no Uruguay sempre falo do jeito das pessoas e do cotidiano, que é o que sempre me atraiu no país. Você está de parabéns pelo seu blog! Já está na minha pasta de favoritos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Júlia!

      Muito obrigada pela visita e gentileza!

      Ah que ótimo, espero que a vida no paisito te dê muitas alegrias! Boa sorte na mudança! ;)

      Beijo!

      Excluir
    2. Veo muchas brasileras con novios uruguayos. Son mucho menos hombres que mujeres en todos lados, y a este paso, las uruguayas no van a encontrar pareja jajajaja.

      Excluir
    3. jajaja la verdad que ya somos unas cuantas brasileras casadas/de novia con uruguayos!

      Excluir
  12. COMO CONQUISTAR UM URUGUAIO?

    ResponderExcluir
  13. sou uruguaia, morando em minas gerais a 11 anos. adoro ler sites de estrangeiros que moram ou visitam meu país, aprendo muito com vocês! uma das coisas que mais sinto saudade é na época da escola vestir " la túnica blanca com moña azul", realmente é uma maneira de inclusão, evitando rejeições e preconceitos por causa da apariencia. também sinto muita saudade dos "bizcochos" no café da manha, e da grande variedade de alfajores! sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  14. Olá. Estou querendo conhecer o Uruguai em novembro deste ano. Poderiam me dar dicas de cidades e hospedagem econômicas. Obrigada demais

    ResponderExcluir