Curiosidades do cotidiano 2...

Dei uma sumidinha aqui do blog outra vez! :/
Correria enorme de fim de ano misturada com os preparativos das minhas férias: e agora já desacelerada, escrevo esse post direto da minha Salvador querida.

Como o coração a esta altura é dividido, cá estou pensando também em Montevideo rs!
Gostei de escrever o post com as pequenas curiosidades do cotidiano e resolvi listar mais 3 hábitos que chamam/chamavam minha atenção:

1- Palmas e criança perdida

A primeira vez que vi isso fiquei sem entender nada, uma confusão na feira do Parque Rodo: criança chorando, gente caminhando rápido e todo mundo batendo palmas!

Pensei que era assalto ou briga, logo depois fiquei sabendo que era porque uma criança de uns 3 ou 4 anos tinha se perdido da mãe, então as pessoas em volta batiam palmas para sinalizar onde a criança estava!

A criança, obviamente assustada, chorava bastante e quando a mãe a encontrou de novo, desmaiou e foi outro momento tenso.
No final deu tudo certo e encontrei a familia almoçando feliz na pizzaria do parque rs!

2 - Barraquinhas de acampar na praia

Não me canso de observar as diferenças do "ir a praia" entre os uruguaios e baianos rs!

Já comentei sobre a escassez de vendedores ambulantes nas areias, da paz com a falta de música alta, do kit praia que todo mundo tem que levar (cadeira, sombreiro e caixa térmica), das meninas que basicamente vão a praia fritar debaixo do sol e do inseparável mate mesmo no maior calorão de meu Deus!

E outra coisa que também chamou minha atenção foi ver muitas cabaninhas na praia, sempre tem pequenas barracas de camping na areia para proteger os bebês do forte sol do verão!
3 - Garrafa de água e carro a venda

Essa não é tão comum, na verdade a primeira vez que vi foi nessa última viagem a La Paloma.

Passamos por um lugar que tinha muitos carros com garrafas de água no teto, e sei lá, aqui na Bahia o povo coloca garrafa de água para afastar as moscas rs, e fiquei sem entender o porquê das garrafas nos tetos dos carros, daí me explicaram que é para as pessoas que passam pela estrada saberem que esses carros estão à venda!

Não entendi a lógica, mas ok, cumpre a funçao de chamar atenção, né?

Ah, lembrei também de uma "curiosidade" bem inútil: nosso pássaro conhecido como bem-te-vi, no Uruguay é conhecido como bicho-feo (pronuncia bitcho feo) e vou contar que ou o passarinho uruguaio canta diferente ou eu fiquei maluca porque agora não há forma de escutá-lo cantando "bem-te-vi", mas só de birra digo aos uruguaios que é muito mais perceptivel o som de bem-te-vi, é claro rs!
  

P.S.: o bichinho também é conhecido como bienteveo/benteveo.

Abraços! :)

12 comentários

  1. Que eficiente esse sistema das palmas, né? Em um lugar público onde não há sistema de áudio pra anunciar que uma criança foi encontrada, é uma forma de avisar aos pais.
    Guria, eu também achei muito engraçado ver os carros com uma garrafa de água em cima. Em Nueva Helvecia havia um quarteirão inteiro cheio deles, hehehehe.
    Mile, tem certeza que não é benteveo o nome do passarinho? Pobrezinho, porque de bicho-feo ele não tem nada, né!
    Saudades de tudo isso :/
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Greice! ;)

      Me assustei com as palmas - imagina a criança, mas depois que entendi, achei eficiente também!

      Sim, também chamam de bienteveo/benteveo, mas sempre escutei o povo chamando como bicho feo e fiquei com isso na cabeça, e agora só escuto ele "cantar" assim rs!

      Saudade é bom, torna as coisas mais intensas na volta, pensa nisso! ;)

      Beijão

      Excluir
  2. Mile, adoro suas observações sobre o cotidiano uruguaio, porque você toca em quase todas as minhas exclamações ao chegar aqui. Sabe outra forma diferente de ir à praia que me chama a atenção? No lugar de chapéu as uruguaias usam um pano amarrado no cabelo. Acho que deve ser pra não queimar o cabelo, mas nunca perguntei. Boas férias. Beijos.
    Vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Van! Tudo bom?;)

      Que bom continua visitando o blog mesmo vivendo tudo isso já aqui!
      Pois é, elas usam bastante, acho que é mais estilo que proteção mesmo rs, nunca perguntei também!

      Beijo!

      Excluir
  3. Vc está em Ssa...Cadê vc que ainda não a vi?rs..
    Já comeu moqueca? Coxinha?
    Coração dividido? Tem certeza?Vc já está ouvindo(bitcho feo) e tudo..rs
    Gostei muito das palmas e criança perdida..Ideia genial!!
    Seja bem vinda,de volta!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, eu chego em SSA e o tempo voaaaa, quando vejo já estou no aeroporto voltando! :(

      Comi quilos de moqueca, na verdade de tudo que via pela frente hahaha! Ai como nossa comida é maravilhosa, e a variedade de frutas a preços camaradas? Saudades! Chato só voltar gordinha para o verão uruguaio...

      Olha, é bem dividido mesmo, tanto que hoje em dia já não sei responder onde prefiro viver!

      Beijão!

      Excluir
  4. Oi, Mile!
    Simplesmente estou amandando seu blog! Pretendo passar um ou dois meses no Uruguai para estudar espanhol, e aqui foi um dos poucos lugares nos quais encontrei informações.
    Gostaria de dicas sobre moradia: consigo encontrar pessoas para dividir apto ou compensa passar esses dois meses num hostel?
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natália!

      Muito obrigada! Volte sempre! ;)

      Consegue sim, no Centro há muitas repúblicas estudantis, muitas apenas para meninas. Também há opção de dividir com outros estudantes, geralmente nos muros das universidades tem avisos.
      Não creio que encontre esses avisos em jornais de grande circulação...

      Quanto a viver esse tempo em hostel, depende do seu perfil, se você se adapta ou não, se o quarto é compartido ou privado, etc.

      Abraço!

      Excluir
  5. Não pude deixar de rir de seus comentários sobre a criança assustada e as pessoas batendo palmas... é um método bom apenas para a mãe... coitada da criança!!kkk Muito interessante! E também gostei de saber como são chamados os Bem-te-vis por lá, porque ontem publiquei uma foto de um, lindo, e uma amiga da Argentina comentou: "Bicho feo". Eu achei que ela estivesse dizendo que ele era feio... mas, imaginei e procurei saber pelo google, e li sua nota. Muito bom. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs é verdade!

      Que bom gostou do texto! Obrigada pela visita!

      Abraço! ;)

      Excluir
  6. Mile, parabéns pelo blog, sempre instrutivo! Queria comentar sobre as palmas: eles fazem isso no Paraná e Santa Catarina também! A primeira vez que vi foi na praia em Balneário Camboriu e fiquei tão chocada quanto vc! aí meu marido catarino (quase um ET com dialeto próprio que soa mega peculiar pra mim, que sou paulista) me explicou a lógica da coisa...aliás, acho que o pessoal do sul do Brasil tem muito em comum com os uruguaios!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana! Obrigada pela visita e gentileza!

      Pois é, eles têm muitas coisas parecidas, mas são bem diferentes também rs.

      Agora esse negócio das palmas é tão simples e eficiente, né? :)

      Abraço!

      Excluir