Noche buena, o Natal no Uruguai!

Ah, o Natal... época do ano em que todo mundo enlouquece um pouco e desfruta da companhia de pessoas queridas! ;)


Os festejos natalinos na vida de expatriado não é uma tarefa tão fácil, a distância e mil outros fatores nem sempre permitem que passemos as festas no nosso lugar de origem. 

Aqui em casa tratamos de equilibrar os momentos com ambas famílias, ano passado por exemplo passamos o natal lá na Bahia, já esse ano passamos em território charrua, e tem funcionado.

Sendo assim, chegamos das férias em Salvador e logo no dia seguinte pegamos novamente a estrada com destino a Salto, cidade onde vive a família do meu namorado.

Foi meu primeiro natal no Uruguay e a dinâmica da festa é bem similar ao que vivia no Brasil: família reunida, "causos" do passado, presentes e muita comida com frutas secas, colorida e com toque agridoce fazendo a alegria da ceia.

Não, não tem farofa nem rabanada na ceia, mas as comidas são bem gostosas e parecidas com as nossas. Tradicionalmente o prato principal mais festejado é o leitão com salada russa.

Mas na mesa também há lugar para o peru, frango assado ou cordeiro, a escolha vai depender do costume de cada família.

Para citar alguns dos quitutes que encontrei e gostei: vitel thoné e pionono! ;)

O vitel toné tem origem italiana e é composto por pedaços finos de carne cobertos com um molho de atum, creme de leite, mostarda e alcaparras. Já o que eles chamam de pionono é uma massa tipo de rocambole e pode ter o recheio doce ou salgado.


Deixando as comidas de lado rs, o período que antecede a festa é aquela mesma correria de shoppings cheios, descontos, decoração natalina nas casas, ruas e comércio, reuniões de despedidas do pessoal do trabalho/academia/faculdade/etc. Até amigo oculto rolou lá na empresa.

Não sei como é o Natal em Montevideo, mas no interior as famílias se reúnem para a ceia e a meia noite tem queima de fogos como se fosse réveillon! Foi o que achei mais diferente na celebração.

Desde que chegamos em Salto, percebi que haviam várias barraquinhas de fogos de artificio, quase em toda esquina encontramos alguém vendendo (como ocorre na época de São João no nordeste), mas eu achava que era só para o ano novo. 

Daí que a meia noite eles começaram a queimar muitos fogos, todo mundo se abraçando e desejando feliz natal! ;)

Nessa hora as comidas desaparecem da mesa e entram os pães doces (se soubesse antes teria comido mais haha), é tradição comer os doces à meia noite. 

Além do panetone, o turrón - um doce feito com caramelo, clara de ovo e amendoim - tem destaque na mesa, é um item que não pode faltar. Não existe ceia sem turrón



O brinde é feito também com cidra ou espumante e em seguida tem a troca de presentes.

Outro ponto que me chamou a atenção foi que depois da ceia com a família todos os jovens saíram para as festas que estavam acontecendo em todas as boates da cidade.

Lá pelas 2h/3h da manhã começaram os bailes, era pura festa na área onde ficam os bares em frente ao rio, quase uma micareta natalina rs!

Muitos carros, muita música, chicas e chicos produzidos para balada e a festa como de costume virando o dia (termina por volta das 6h/7h, mas as pessoas seguem pela rambla até 9h: haja disposição!).

Nunca tinha ido para uma festa depois da ceia. Festa depois da comilança pra mim era só no ano novo! :P

Vou ficar devendo fotos porque não levei máquina nem celular para registrar a ceia, os fogos e a festa.

Abraço! 

9 comentários

  1. olá Mile tudo bem?
    Estou programando uma viajem de carro com o marido até o Uruguai agora em janeiro. Iremos sair de Santa Catarina. Buscando dicas na net achei seu blog, muito bacana por sinal, o que vc me indicaria de lugar bacana pra ficar e conhecer. Nunca saimos do país!!rsrs. Bjos e grata em nos ajudar :) Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla! Tudo bem e você?

      Obrigada pela visita e comentário!

      Recomendo tanta coisa rs, tento ir escrevendo tudo que acho interessante, e nunca dou conta... vai dando uma olhadinha no blog e guardando as coisas que te parecem legais para conhecer!

      Sobre lugares fora de Montevideo, gosto muito de Piriapolis, Colonia, Fortaleza de Santa Teresa, Cabo Polonio...

      Abraço!

      Excluir
  2. Mile, passo aqui para desejar-lhe felicidades... Muita saúde, amor, realizações para todos nós!
    Como foi aqui em Salvador? O calor continua o mesmo...
    Aqui tb aconteciam essas festinhas, não sei se acontecem mais! Mas, nos meus 19, 20 aninhos eu costumava ir!
    Obrigada pelo blog, pelas indicações e pela respectividade.
    Vai comer lentejas no año nuevo? Vale a pena, viu! Dizem que traz sorte e prosperidade. Mesmo que seja verão e possa estar quente, aí, rs

    Beijões e SORTE A TODOS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Re! Obrigada, desejo tudo em dobro pra você! ;)

      Foi tudo lindo em Salvador, já ando saudosa...

      hahaha não comi lenteja no ano novo, mas gostei tanto da danada que já adaptamos as receitas com lentejas para o verão!

      Beijão!

      Excluir
  3. Oi Mile, legal uma bahiana no paisito,ensina a os uruguaios a fazer um vatapá, aqui um uruguaio morando a 44 anos no meio da gauchada.

    https://www.facebook.com/CHARLYPOA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlos! Muito obrigada pela visita!

      Olha que eu tento, mas as vezes encontro resistência rsrs!

      Beijo!

      Excluir
  4. ótimo seu blog. Parabéns..

    ResponderExcluir
  5. Olá Mile, adorei seu blog e está me ajudando bastante !!! :)
    Vou fazer uma viagem de carro com a família e gostaria de saber se passarmos o natal em CasaPueblo conseguiríamos jantar lá? E sobre os fogos que acontece depois da ceia, conseguiríamos assistir por la também? Se souber de alguma baladinha especifica para me indicar eu ficaria feliz! Somos todos praieiros mas gostamos de festejar !!! :)
    Obrigada!!!
    Beijos.

    ResponderExcluir