Um shopping, uma história

Quem visita hoje o Punta Carretas Shopping pode não imaginar toda a história que envolve o lugar.

O bonito shopping que leva o nome do concorrido bairro onde está localizado, foi há alguns anos atrás a penitenciária de segurança máxima do Uruguay.


A penitenciária foi inaugurada em 1915 (encontrei alguns textos que afirmam que foi em 1910) e tem a história marcada por duas grandes fugas: a primeira na década de 30 e a segunda mais impactante e histórica para o país no ano de 1971.

Nessa fuga de 1971 escaparam mais de 100 presos do grupo guerrilheiro Tupamaro, até hoje é a maior fuga de presos políticos conhecida no mundo, tendo registro inclusive no Guinness Book.

      Jornais da época repercutindo o caso. Não se desconcentre, "boquete" em espanhol é um buraco na parede! :P

O planejamento de toda a fuga que ocorreu no dia 06 de setembro é digna de roteiro de cinema: quase 1 mês antes do grande dia os presos começaram a cavar um túnel de 45 metros desde a cela de número 73 ( a penitenciaria contava com 400 celas) que se conectava com uma casa que ficava em frente ao estabelecimento penitenciário.

Essa casa foi tomada apenas um dia antes da fuga, encontrei um relato com o depoimento da proprietária da casa contando como o grupo procedeu:

Nosotras estábamos en la casa, cuando apareció Billy con unos muchachos, que se ve, habían entrado antes por su apartamento, entre los cuales estaba Henry Engler, según nos enteramos muchísimos años después. 
Nos dijeron que eran tupamaros, y que tenían que hacer un trabajo; y bueno, es ahí que nos llevaron para atrás, con mi madre, con Billy, y nos quedamos ahí, sin saber que estaba pasando o que podía ocurrir. Todo esto se dio en forma muy correcta; no hubo ninguna escena de violencia, ni nada por el estilo. Jamás podíamos sospechar que pasaría algo así."


Nas horas decisivas da fuga, os Tupamaros organizaram motins em dois pontos da cidade buscando distrair as atenções das forças políticas e públicas para o movimento que se passava na penitenciária... e conseguiram.

O atual presidente da república, o querido Pepe Mujica, fazia parte do grupo Tupamaro e foi um dos presos que escaparam nesse fatídico dia. 

A penitenciária deixou de funcionar em 1986 e por alguns anos discutiu-se o que seria feito com o espaço, quando finalmente foi vendida a um consorcio imobiliário que decidiu transformar o lugar em centro comercial, então em 1991 começaram as obras de reciclagem das antigas instalações para darem lugar ao novo shopping.

Fazia parte do projeto de reciclagem o arquiteto uruguaio Casildo Rodríguez e o argentino Juan Carlos López, autor da Galerias Pacifico de Buenos Aires, quem já visitou a capital portenha é bem provável que tenha passado por lá!

Em 1994 a antiga penitenciária abriu as portas como um shopping center.

Observando as fotos antigas e as atuais vemos que realmente muito da estrutura original foi mantida.



Não sou de recomendar visitas a shoppings em viagens, mas diante de uma história assim acho que até vale uma passadinha rs, e o bairro é uma delícia, vários cafés para dar aquela paradinha básica depois de um dia batendo perna pela cidade! ;)


Abraços!

15 comentários

  1. É muito curioso um shopping na antiga penitenciária..
    quando visitei fiquei imaginando como era o lugar antes, com presos..

    demais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem curioso mesmo...

      Até ver as fotos antigas, não pensava que encontraria muito da estrutura original do prédio!

      Beijo.

      Excluir
  2. Estive lá há 02 dias e sabia que fora um presídio (o atendente do hotel contou, ao falar sobre pontos da cidade), mas só. Nem imaginava essa história toda! Bacana!
    Ah, mais uma vez, parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também quando visitei a primeira vez nem tinha ideia da "grande fuga" e dos Tupamaros!

      Muito obrigada, Henrique! ;)

      Excluir
  3. Boa tarde Mile.Parabéns pelo seu instrutivo e divertido blog.Sou matutão do interior pernambucano e se Deus quiser estarei viajando em abril com minha amada esposa pra sua atual cidade natal.Gostaria que vc me ajudasse com relação a um roteiro pra os 04 dias que irei passar nesta cidade.Seria do dia 19 ao 22 de abril.Adiantando que o ficarei no hotel América no centro.Grato e desculpe se estou sendo um pouco abusado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ailton!

      Muito obrigada pela visita e comentário!

      Vou tentar armar uns roteiros ainda esse mês e publicar como post, tá? Espero que aproveite muito sua viagem!

      Abraço.

      Excluir
    2. Valeu Mile.Que Jesus continue te protejendo mais e mais!

      Excluir
  4. Ola Mile;

    Seria possivel um post sobre a Universidad de La Republica e a Universidad Catolica do Uruguay? vc conhece alguem que estuda nessas Universidades? vale a pena investir em um mestrado ai?

    Ai desde ja agradeco, eu sei que eh chato, mas poxa nao conheco ninguem em Montevideo p/ me responder :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Obrigada pela sugestão de post, embora tendo estudado apenas na UDE e feito um curso técnico, estive pesquisando algumas pós e mestrados, vou escrever sobre as universidades em breve, se demorar muito me cobra porque ando com a cabeça cheia de coisa e esquecida...

      A maioria das pessoas que conheço estudam na universidade pública.

      Beijo.

      Excluir
  5. Olá, Mile. Desde que voltei do Uruguay em julho acompanho seu blog! Adoro as coisas que você posta sobre Montevideo e, a verdade é que só aumentam minha vontade de morar aí...
    Seria legal ter um post sobre cursos/programas de voluntariado no Uruguay. Tirando o Techo, que é uma ONG que eu participo, não conheço nenhuma outra ONG, ou forma de exercer alguma atividade por alguns meses aí...

    Obrigado desde já e parabéns pelo blog. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Muito obrigada pelo comentário! :)

      Vou pesquisar sobre outros programas de voluntariado interessantes e em breve escreverei um post, tá?

      Abraço!

      Excluir
  6. Bom dia
    vc recomenda algum outro lugar que fale sobre a historia de Mujica e seu governo?
    obg

    ResponderExcluir