O que fazer em Colonia do Sacramento

Colonia del Sacramento poderia ter o título de cidadezinha mais charmosa do Uruguai.

Dicas Colonia do Sacramento

Dicas Colonia do Sacramento

Dicas Colonia do Sacramento

E dizer que um passeio pelo centrinho histórico revela um toque poético não deve ser exagero dessa minha cabeça de pisciana com ascendente em escorpião, basta olhar para as casinhas com flores emoldurando as portas, janelas e sacadas, as ruas de pedras e casarões coloniais cercadas de verde, a constante companhia do Rio de la Plata, os farolitos amarelos iluminando as noites ou ainda os detalhes fofos espalhados pela cidade, como um carro antigo ou uma bicicleta transformados em lojinha de mates ou jardim, para sentir essa poesia também.

Dicas Colonia do Sacramento

O que fazer em Colonia do Sacramento

O que fazer em Colonia do Sacramento

Essa tranquilidade vivida atualmente é o oposto da história da cidade: Colonia guarda a peculiaridade de haver sido fundada pelos portugueses no século XVII. 

A ocupação dessa região foi uma estratégia da Coroa Portuguesa de estender suas fronteiras visando facilitar os já rentáveis negócios com a América Espanhola. Claro que os espanhóis lutaram pelo dinheiro território e os anos de disputa ficaram marcados também na estrutura arquitetônica da cidade que mistura traços de estilo português (presença mais marcante) e espanhol.  O bairro histórico é declarado Patrimônio da Humanidade.


O desenho urbano de Colônia, derivado da época portuguesa, é único na região por não obedecer o rígido padrão de "tabuleiro de xadrez" das fundações espanholas no Novo Mundo. Assim, o traçado das ruas está adaptado à topografia e também a estruturas já não existentes, como a antiga cidadela. O casario inclui bons exemplares dos séculos XVII, XVIII e XIX; as casas da época portuguesa caracterizam-se pelas paredes de pedra maciça e pelos telhados de duas ou quatro águas, enquanto que as do período espanhol são de tijolos e tem tetos planos.                   Fonte: Wikipedia.
Essa parte de Colonia é ótima para se deixar levar pela ruas, andar sem direção, seguramente você encontrará algo bacana pelo caminho escolhido.

E nesse passeio é bem provável que você passe pela misteriosa Calle de los Suspiros, originalmente chamada de Ansina, há vários contos que justificam o novo nome adotado - adoro essas histórias rs! - e o mais popular é que nesse lugar haviam muitos prostíbulos, refúgios de marinheiros e soldados em busca de diversão, que passavam e suspiravam pelas chicas

Outras pessoas dizem que os condenados a morte eram levados até essa rua e quando a maré subia, morriam afogados, dando o último suspiro.  

O que fazer em Colonia do Sacramento

O que fazer em Colonia do Sacramento

                                   No meu conto há amor na Calle de los Suspiros! ;)

Eu suspirei mesmo foi provando os queijos e vinhos da região, aí nessa rua há um lugar diferente (não sei definir se é um bar, casa de doce, sei que o nome é Buen Suspiro Artesanías Gastronomicas rs) que aposta nos produtos típicos, é bem simples, mas se você gosta de queijos, vinhos ou doces caseiros (quem não?) é uma ótima opção! 

Não é um lugar para jantar ou almoçar, não servem pratos quentes, e sim entradas ou picadas como dizem aqui. As porções são grandes, pedimos vinhos (há opções de degustações) e uma tábua para 2 pessoas (incluía molho agridoce, queijo colonia comum e saborizado, queijo tipo sbrinz, parmesão e azul, salames, trufas de ricota e nozes por 390 pesos), e não demos conta. 

Muita gente pergunta se vale a pena dormir em Colonia ou é melhor fazer o day trip,  na verdade acho que o tempo em Colonia - ainda que seja pouco - dá sempre para ser bem aproveitado.

O centro histórico onde estão as principais atrações é realmente pequeno, em apenas 1 dia dá para andar e ver a maioria dessas atrações. E aí ficar ou não ficar na cidade vai depender do que cada um está buscando e do tempo que tem disponível (no meu caso, mesmo querendo ficar mais tempo, só podia dormir uma noite).

O que fazer em Colonia do Sacramento

Visitar Colonia do Sacramento

Eu já fui uma viajante mais frenética - dessas que andam com um mapa marcando os pontos visitados e procurando outros - e hoje tenho um ritmo bem mais lento, claro que continuo visitando pontos turísticos e busco otimizar meu tempo nas viagens, mas já ando mais devagar e busco/priorizo outras coisas, como ver gente, fazer nada e provar comidas rs! 

Então eu poderia passar alguns dias em Colonia fazendo nada sentada numa praça olhando as pessoas passarem ou assistindo o por do sol nas margens do rio de chamego com o namorado, mas tem gente que não vê muita graça nisso e prefere algo mais agitado, para essas pessoas o day trip seria mais recomendável.

Voltei tão encantada que cismei que deveriamos mudar pra lá, viver tranquilos desapegados da cidade grande e abrir algum negócio, quem sabe uma pousadinha, um wine bar ou um café, talvez até um restaurante rs, mas desisti assim que abri o site de vendas de imoveis e a casinha mais barata que encontrei dentro da parte histórica custava  uns 500 mil reais, rá! 

O post ficou enorme e cheios de fotos de novo.

Abraço! ;)

36 comentários

  1. A cidade realmente é o que voce descreve. A arquitetura é única para a região. As fotos estão ótimas.
    Saudações!
    Fernando Magalhães

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernando!

      Muito obrigada pelo comentário! Colonia é mesmo única em vários aspectos.

      Meu namorado curte fotografia, quando tem alguma foto bonita assim aqui no blog, pode ter certeza que tomei "emprestada" dele hehe.

      Abraço!

      Excluir
  2. Adorei o Blog!!!
    Será que seria demais pedir um pouco de informações em particular. Tenho vontade de ir estudar no Uruguai. Se for possível dar essa força, prometo não te chatear. Desde já grato!!

    Ps: me envia um email, para jefferson.kleber@gmail.com para nos comunicarmos por lã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jefferson!

      Obrigada pela visita.

      Então, pode mandar sua dúvida por aqui mesmo que se eu puder ajudar, não há problemas.

      Estou devendo um post sobre universidades, estudos, etc, faz tempo! Uma hora sai...

      Abraço.

      Excluir
  3. Lindoooooooooooo amei.... Romantico!!!!! com Certeza há muitas coisas para eu ver no Uruguay... e a descobrir com meu noivo. Amei Mile, lindas fotos... as casas lindas... ótimas histórias da cidade. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mila, é muito lindo mesmo! Tem que ir lá com seu noivo, vale super a pena rs! ;)

      Beijo!

      Excluir
  4. Oi Mile, seu blog está muito bom, parabéns.
    Pretendo ir para o Uruguai em novembro, como é o clima aí nesta época?
    Quero conhecer montevideo, colônia e punta.
    Sobre punta você disse que tem ônibus de montevideo constantemente e para colônia?
    Em montevideo pensei em ficar no gran hotel america proximo a avenida italia e o estadio centenário, o que você me diz dessa região?
    Sou mineira e meu marido baiano como você.
    Abraços. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Muito obrigada pela visita! ;)

      Novembro costuma ser lindo, anoitece tarde, não faz muito calor nem frio.

      Para Colonia também há ônibus em vários horários todos os dias.

      Essa região (da avenida italia e estadio centenário) não fica longe da rambla nem do Centro, mas olhei o endereço desse hotel no Google e diz que fica na Rio Negro que é no Centro rsrs fiquei confusa agora.

      Abraço pra você e meu conterrâneo!

      Excluir
  5. Mile, você é muito atenciosa. Quem me indicou seu site foi um amigo que viajou recentemente para o Uruguai e usou seu blog para fazer o roteiro. Tem me ajudado muito e aumentando minha vontade de conhecer o país.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela gentileza!

      Fico feliz em saber que estou ajudando com os planos da viagem! Espero que curta muito o Uruguay.

      Abraço! ;)

      Excluir
  6. Olá, achei seu blog e sua página, gostei bastante pois procurava informações sobre o Uruguai. Você sabe me informar ou sabe algum site que possua alguma informação sobre eventos que ocorrerão na segunda semana de outubro em colonia del sacramento? Quais cidades você indicaria visitar pra arquitetos e estudantes de arquitetura?
    Grata,
    Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula!

      Acho que te respondi pelo facebook, não?

      Abraço!

      Excluir
  7. Olá Mille!
    Estou cumprindo meu dever de casa direitinho! Com o objetivo de ler seu blog inteiro, todo dia entro aqui e anoto várias dicas. Suas fotos e textos, na maioria das vezes, me empolgam ainda mais, pois estou com a passagem comprada para o próximo mês. Mas devo confessar também que algumas me deixam apreensiva, o que é ótimo, pois meus pés voltam para o chão. É minha primeira vez no Uruguai, mas estou indo na intenção de avaliar a possibilidade de ficar por lá. Este foi um dos tópicos em que vc freiou minhas expectativas: trabalho! Mas tudo bem, aqui tb não está fácil... Estou partindo sem um plano definido, e por isso nem sei se a capital será minha escolha para começar a busca. Pensei em usar os primeiros dias, 15 talvez, para passear e conhecer. E aí vem minha pergunta: estou indo sozinha. Por tudo que já li, dizem ser um país tranquilo... Sei que devemos ter cuidado em qualquer lugar, e por mais tranquilo que seja, por aí não tem só santos. Mas vc diria que lugares como punta del diablo (fiquei louca para conhecer), indo fora de temporada, por ser um lugar menos movimentado, é tranquilo uma mulher de 25 anos, com cara de criança, perambular por lá sozinha? Tenho muitas outras dúvidas que adoraria poder contar com seu auxílio, mas talvez no face seja melhor. Vc se importaria? Um abraço, e obrigadão por facilitar a pesquisa nesse meu momento de tanta dúvida, ânimo, medo... tudo junto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Geysa!

      Obrigada pela gentileza!

      Não acho que tenha muito perigo ir a Punta del Diablo, só não fique em lugares afastados, tipo ir acampar sozinha ou alugar uma cabana afastada, mas ficando no centrinho não vejo problemas, mesmo estando bem vazio.

      Pode entrar em contato por mensagem privada lá na fanpage de facebook! ;)

      Abraço!

      Excluir
  8. ano passado fui a Buenos Aires e fiz um passeio de um dia em Colonia! Voltei tão encantada e apaixonada por tudo! Fiz um passeio calmo, sentei na beira do rio pra ver o dia passar... foi delicioso! Daqui duas semanas estarei lá novamente! Dessa vez vou dormir 2 noites. A cidade é pequena, dá pra ver a parte histórica em um dia, mas é muito charme! Quero curtir com calma novamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha, Letícia!

      Colonia é mesmo encantadora! Espero que aproveite muito a nova visita!

      Abraço! ;)

      Excluir
  9. Oi Mile. vou para montevideo em 18 de julho e fico até 27 de julho com minha esposa e mais um casal.gostaria de sugestões para programar visitas a Punta de leste, Colonia de sacramento e Buenos Aires ( de barco).Como temos bastante tempo sugere outros passeios? Quais os melhores dias para ir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colonia funciona bem para passeios durante toda a semana. Outras cidades vai depender sempre do perfil do viajante, vizinha a Colonia está Carmelo que é uma graça também! :)

      Excluir
  10. Mile, eu não tenho dúvidas que vou amar esse lugar.
    Pena que vou fazer o passeio de 01 dia.

    ResponderExcluir
  11. Olá!!! Adorei seu blog. Você acha necessário ser acompanhada de guia para visitar a cidade? Parece que há muitos passeios guiados saindo de Montevideo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Larissa! :)
      Dá para contratar guia lá em Colonia mesmo, há opções de walking tour de poucas horas. Querendo visitar por conta é super fácil também.

      Excluir
  12. Olá Mile,
    Você sabe me informar se é bem fácil chegar de ônibus em Colonia indo de Montevideo?
    Abs
    Gaby

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito fácil, só pegar o ônibus na rodoviária Tres Cruces e descer em Colonia.

      Excluir
  13. OLA MILE, GOSTARIA DE SABER SOBRE OS PREÇOS DOS IMOVEIS, GOSTARIA DE COMPRAR NA COLONIA . 2 DORMITORIOS SERA BOM PRA MIM..... VC TEM NOÇÃO DE PREÇOS EM REAIS???
    BEIJOS
    AMEI SEU BLOG...
    MARINA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina! Muito obrigada!
      Depende do tipo de imóvel e localização, dentro do centrinho histórico e turístico é muito mais caro.
      Os imóveis no Uruguai são vendidos em dólares, recomendo usar uma calculadora ou conversor de moedas online para checar o preço em reais.
      Abraço!

      Excluir
  14. Mile, parabéns pelo blog, estive em Montevideo em Janeiro desse ano e seu blog me ajudou muito (aliás amei Montevideo). Agora em Janeiro estou de volta, vou passar mais 1 dia em Montevideo e no seguinte parto para Colonia do Sacramento e, de lá,para B. Aires. Vou usar e abusar novamente das suas dicas, estou super ansiosa para conhecer Colônia. Um abraço e mais uma vez parabéns pelas ótimas dicas. Julia Pais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julia, muito obrigada <3
      Espero que tenha aproveitado ainda mais a nova viagem!

      Excluir
  15. Oi, Mile, tudo bem? Você acha que vale a pena comprar um pacote (Day trip)de Montevideo para Colonia del Sacramento? Ou é mais viável e com melhor custo comprar uma passagem diretamente na rodoviária Tres Cruces? Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Tudo bem e vc? Depende muito do conforto desejado, eu acho muito tranquilo ir por conta, diferente de Punta que tem um roteiro menos intuitivo e mais disperso...

      Excluir
  16. Olá Mile! Achei sua página por acaso...pesquisando sobre Uruguai. Viajarei pra Montevideo em setembro com meu esposo. A ideia era passar o dia em Colonia, mas depois de ler o que vc escreveu decidi posar ao menos uma noite por lá...a cidade realmente parece encantadora. Você teria outras sugestões de hotel/pousada? Nas duas q indicou La Posadita e Don Antonio não tem vagas no período q poderemos ir. Você saberia dizer se é melhor ir durante a semana ou final de semana. Todos os pontos turísticos legais pra visitar são abertos aos finais de semana também? Desde já agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samanta! Obrigada pelo comentário, infelizmente não consegui responder antes, espero que tenha gostado de passar a noite na cidade! :)

      Excluir
  17. Oi Mile, estou namorando Sacramento desde que vi uma matéria sobre a cidade na revista da gol.
    Por uma série de coisas a viagem que antes estava guardada virou realidade.
    Eu, meu marido e nossas filhas (3 e 5 anos) estamos indo no início de novembro.
    Teremos 7 dias no local.
    Gostamos muito dessa ideia de ficar curtindo o tempo, conhecer o lugar conversando com as pessoas...
    Quero dar uma esticada para Carmelo e aí gostaria de seu ajuda.
    Vc acha que vale a pena ir para Carmelo apenas num bate-volta ou dividir a viagem entre as duas cidades.
    No caso da divisão dos dias, quantos dias me sugere em cada cidade?
    Pergunto pq vc tb tem filha pequena e por tudo que li em seu site estamos numa mesma sintonia... Já fui dessas de correr de um lado para o outro e agora estou querendo fazer pouca coisa mas com muita intensidade...
    Um beijo e mais uma vez parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário! <3
      Sendo 7 dias eu dividiria a hospedagem, talvez em 3 e 4 dias (em qual cidade dependeria do interesse de vcs, Carmelo é mais campo, enoturismo, Colonia é mais cidadezinha colonial, passeios a pé e tal).

      Eu dispensaria a troca de hotel/cidade se fosse coisa de 3 ou 4 dias apenas, aí preferiria fazer bate e volta, mas 7 dias dá para organizar bem pq as distancias sao curtas (90km) e o ritmo das cidades lento, entao mesmo indo com crianças e essa dinamica de check-in/check-out (acho sempre cansativo), nao fica tão puxado...

      Abraço!

      Excluir
  18. Qual equipamento que usa pra fazer as fotos? São muito lindas e nítidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      A partir de 2015 passamos para uma fuji xt10 com a lente básica mesmo 18-55mm do kit, antes usavamos uma nikon D7100 e as lentes 35mm 1.8 e 55-200mm 3.5 (as fotos desse post foram feitas com a nikon) e a partir de 2019 adquirimos tb uma fuji xt3 e a lente 35mm f2...

      Excluir