Coleta seletiva em Montevidéu

Separar o lixo que produzimos em casa é muito simples, questão de hábito apenas. 

No inicio a gente se atrapalha um pouco, mas depois passa a ser parte da rotina e a gente começa a separar sem nem perceber. Hoje em dia me atrapalho mesmo quando vou na casa de outras pessoas e fico procurando onde jogar cada coisa e não encontro rs!

Comecei a separar de verdade depois que fui morar em Montevideo, confesso que inicialmente mais por um esforço do meu namorado que já separava o lixo doméstico há algum tempo do que por uma postura minha, tinha aquela ideia de "é bacana, não custa nada, o meio ambiente agradece, mas amanhã faço isso". E não fazia, ou então fazia e no dia seguinte já esquecia.

Nossa rotina é a seguinte: deixamos todos os materiais limpos, por exemplo se abrimos uma lata de atum para o almoço, na hora de lavar os pratos lavamos tudo (a lata e os pratos, assim não fica resíduos nem cheiros) e vamos juntando até chegar uma quantidade razoável para levar nos postos de coleta. 

Normalmente a cada 15 dias levavamos aos postos  de coleta como esses das fotos:




Há vários em Montevideo, só prestar um pouco de atenção nas ruas que você encontrará algum. Lá no bairro tinhamos um de alumínio na nossa esquina e outro de plásticos e vidros duas quadras depois.





A prefeitura disponibiliza esse mapa com os pontos sinalizados, facilita muito a busca.

Muitos edifícios também oferecem a coleta seletiva, no nosso prédio havia apenas de plásticos, caso onde você more não tenha, acho válido propor aos vizinhos. Não é  difícil encontrar cooperativas que se encarreguem de ir buscar esse material.

Outro hábito bacana de incluir no dia-a-dia é usar sacolas recicláveis, retornáveis, ecobags ou como queiram chamar, são baratinhas e agora já tem até variedades de modelos e cores rs. Deixavamos sempre uma no carro para ter disponível quando surgisse aquela ida de última hora ao supermercado.

Não quero bancar a ecochata com esse post rs, mas é aquela coisa do "cada um fazendo sua parte" ou "contribuindo com seu grão de areia" que a gente melhora esse mundão, pode parecer piegas, mas é fácil assim, com coisinhas simples assim!

Abraço! ;)

7 comentários

  1. Boa noite Mille.Gostaria de saber quanto custa um apartamento para um casal e uma criança.E se é muita burocracia para residir definitivamente aí,pois,estou aposentado e gostaria de passar o restante da minha vida nesta cidade.Muito grato pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pela visita!

      Recomendo que dê uma olhada nos posts Viver no Uruguay, aí conto um pouco sobre minha experiência vivendo no país (sobre vistos, educação, etc) e há bastante informação nos comentários também.

      Sobre o valor do apartamento, é difícil dizer assim! É igual a qualquer outra cidade, os preços variam de acordo ao bairro, tamanho, estrutura e comodidades do edifício, etc.

      Abraço!

      Excluir
  2. Respostas
    1. rsrs sabe que outro dia estava pensando em fazer um perfil do blog no facebook!?

      Excluir
  3. Oi Mile,
    estou morando há 1 mês em Montevideo e descobri seu blog hoje! Parabéns por ele!!! Com certeza há muita informação que será de grande utilidade!! Já tenho a 1a, reciclagem. Não tinha me atentado para estes postos de coleta e pelo site que passou já os identifiquei.
    Eles poderiam ter uma recompensa, com um desconto em contas de luz, por exemplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Que ótimo! E como está a vida aí, está gostando da mudança? ;)

      Obrigada pela visita!

      Abraço!

      Excluir