Viver no Uruguai - Parte 2: Trabalhar em Montevidéu

Há tempos venho pensando em fazer a continuação desse post e vou adiando porque acho sempre um tema delicado e tenho que estar inspirada rs! ;)

Esse é o post com mais visualizações e que gera mais comentários e e-mails, tento responder a todos, mas muitas perguntas infelizmente não tenho condições de responder: as vezes porque não tenho o conhecimento necessário, outras vezes porque são de caráter pessoal e não tenho como mensurar.

Muitas dúvidas se repetem e giram basicamente em torno do custo de vida, oportunidades de trabalho, acesso a saúde e educação pública lá no paisito

Ainda fico surpresa, pensava que a maioria dos acessos viriam de turistas buscando informações para as férias e não de pessoas querendo mudar de país.

Observo que falta informação sobre o panorama sócio-econômico da região e há até uma certa ingenuidade. Não poucas vezes me perguntaram “tem desigualdade social aí?”, “dá para viver com o salário mínimo?”, ou afirmaram “os uruguaios são liberais”, “a vida é mais fácil e melhor aí”.

Com base em um estudo da ONU, o país apresenta os menores índices de desigualdade na região da América Latina e Caribe, mas isso não quer dizer necessariamente que está  próximo das condições políticas e sociais ideais. 

O Uruguay apesar de ter muitos aspectos culturais destacáveis, ainda é um "país latino em desenvolvimento" com todas as vantagens e desvantagens que essa definição questionável possa carregar. 

Acredito que a repercussão que o Pepe Mujica teve no Brasil fez as pessoas enxergarem o Uruguay sob a óptica do presidente, e que maravilhoso seria se a maioria das pessoas do mundo tivessem a lucidez e o desprendimento desse senhor para com a vida, mas não é assim que funciona. 

Nas palavras do próprio Mujica: "Yo no puedo convencer a los que están alrededor mío. Yo no les puedo imponer nada. ¿Por qué? Porque la presión de la sociedad en la que vivimos es más fuerte. Una revolución es una cultura. La gente dice que el Pepe tiene razón respecto al consumo, me aplauden, pero no me dan ni pelota”. 

Já me disseram em algumas respostas que eu estava tratando de desanimar uma pessoa com o sonho de buscar algo melhor e mudar de vida, já me disseram também que eu pintava o país como o paraíso: nem uma coisa nem outra, esse blog reflete minha visão - não o que é certo ou errado, outra pessoa vivendo aqui pode enxergar tudo de outra forma, e com o devido respeito podemos construir ótimas discussões nesse espaço. 

Paraíso não existe – ainda bem! – viver sem lamúrias pese certas dificuldades é minha opção, não dá para ficar postando todas as frustrações da minha vida aqui, né? Além de não me ajudar, seria no minimo pouco interessante para os demais! :P

Também não tenho porquê dizer o que cada um quer escutar, se chegam a pedir minha opinião, é natural que eu diga o que realmente penso. Não posso, por exemplo, concordar quando me dizem que Montevideo é um lugar barato para viver quando sei das contas que pagava rs. 

Para terminar esse ponto, bato na tecla de que toda mudança requer muita força de vontade, adaptar-se ao novo é mais complicado do que a gente costumar imaginar, e para tornar esse processo mais ameno é importante migrar com consciência da realidade, e afirmar isso não é questão de incentivar ou deixar de incentivar ninguém.

Voltando as dúvidas... talvez a pergunta mais recorrente seja sobre o custo de vida, é muito difícil avaliar o que seria razoável para cada pessoa, então recomendo que verifiquem os sites de mercados, alugueis, etc, para ter uma noção dos preços e tirar as próprias conclusões. 

É subjetivo definir quanto uma pessoa gastaria num mês, se avalio com base nas minhas necessidades chego a X, se avalio com base nas necessidades de outra pessoa chego a Y.

Imaginem se eu perguntasse "quanto é o aluguel aí na sua cidade?" ou "quanto se gasta com comida?", você teria como dizer exatamente um valor? Acredito que não. Em Montevideo não é diferente! 

O preço do aluguel vai depender do bairro, das comodidades e tamanho do imóvel, e ainda da sorte de quem está buscando.

Como exemplo dessa tal sorte que me refiro, tenho meu apartamento: todas as unidades nas mesmas condições (mesma planta, mesmos armários projetados, mesma vista) eram alugadas por 13 mil pesos. Se você chegasse no edifício e perguntasse ao porteiro ele te daria esse valor. 

Pois bem, conseguimos alugar por 11.500! Por que? Não saberia dizer, talvez porque fechamos o contrato em janeiro, época em que Montevideo fica quase às moscas e todo mundo só quer saber de curtir o verão na costa, ou capaz o dono estava desesperado precisando do dinheiro, ou era rico e não se importava... 

Me parece mais lógico cada um abrir a página do classificados e procurar opções que se encaixem no orçamento e gosto particular, e a partir disso tirar uma média. Se conseguir encontrar algo com um valor menor, será um plus.

E sobre trabalho, não soube precisar nem quando eu conseguiria um emprego, estava segura que conseguiria em 3 meses e no final não foi bem assim. A inserção laboral não é fácil, mas não é impossível, é preciso um bom CV, paciência e  de novo, sorte. 

Para citar alguns casos, já vi advogada com 10 anos de experiência e mestrado na UM (Universidad de Montevideo) trabalhando como professora de português por falta de opção na área de formação ou ainda uma psicóloga com pós-graduação em uma universidade conceituada no Brasil trabalhando em loja de shopping. Em contrapartida já vi casos de brasileiros empreendedores que conseguiram se manter no mercado uruguaio, depois de muito trabalho e investimentos, óbvio. 

Nesse ponto também acho mais lógico cada um buscar as ofertas da área em que atua, já disponibilizei alguns links de sites para busca. 

Eu não tenho como avaliar corretamente as oportunidades existentes para dentistas ou nutricionistas, por exemplo. O máximo que posso fazer é dar pitacos fundamentados em "achismo", já que minha área de trabalho é a jurídica e administrativa.

A exceção é a área de IT, não tenho formação nem trabalho nesse mercado, mas posso afirmar que há boas oportunidades. Meu namorado é engenheiro de sistemas e vejo as ofertas que chegam para ele, e na empresa que trabalhava a busca por profissionais no departamento de IT era constante e mobilizava até os outros departamentos.

Sobre salários o que posso dizer é que poucas vezes vi anúncios oferecendo grandes valores. A maioria dos cargos de gerência e direção não divulgam o salário, a informação quase sempre é "acorde a las responsabilidades". 

Um salário de 50 mil pesos é considerado uma excelente remuneração, e recordo que 50 mil pesos seria mais ou menos 5 mil reais. Dificilmente alguém receberá esse salário sem formação superior e especialização, inglês fluente e pelo menos 5 anos de experiência relevante.

Para trabalho a questão do inglês tem um peso mais forte do que no Brasil. Aqui as pessoas efetivamente sabem o idioma quando colocam essa informação no currículo e o recrutador avalia esse conhecimento (com prova, conversa ou solicitando certificados). 

Parece obvio comentar isso, mas quem realmente está pensando em se aventurar por terras charruas deve saber o idioma local ou estar disposto a estudá-lo.

Temos a ideia que espanhol é fácil, se compararmos com outros idiomas como o alemão, seguramente temos uma facilidade maior de compreensão com o espanhol, porém é essencial levar a língua a sério para ser levado a sério em oportunidades laborais. 

Já se imaginou defendendo um projeto em espanhol numa mesa de reunião com a gerência? Explicando sua experiência profissional numa entrevista? São situações que precisamos persuadir e sem o domínio da língua fica difícil.

Ah, e não se enganem com os comentários positivos dos uruguaios porque eles são muito queridos nesse sentido rs, você pode estar arrasando no portunhol que ainda assim alguém irá encher seu ego com um "você fala muito bem".  

Acontecia direto quando cheguei e tenho consciência que apesar de ter estudado (sim, fiz cursinho de espanhol), falava muita coisa errada. Ainda cometo erros, e tenho muito sotaque (baiana, fazer o que?), mas me esforço para melhorar a pronúncia e escrita.

Recebi um comentário (Oi Cristina!) que me incentivou a tocar novamente nesses assuntos. Não sei se tudo isso serviu para esclarecer algo ou continuou tudo muito vago, mas pelo menos tentei.

Por fim, queria que ficasse claro que a experiência no Uruguay vale muito a pena. Nos últimos 2 anos cresci muito vivendo no paisito e hoje posso dizer que me sinto uma charrua mais, mesmo morando agora do outro lado do mundo. 

Espero que cada um de vocês com planos de migrar, possa também crescer e viver com essa sensação de que valeu a pena... e que volte aqui um dia para contar essa experiência rs!

P.S. vou tentar atualizar os comentários atrasados do blog em breve! Ando sem tempo de respondê-los, sorry! 

Muita sorte! ;)


Brasileiros Uruguai

271 comentários

  1. Oieee Mile, você está de parabéns! assino abaixo o que vc disse, isso pq cada pessoa é diferente e o que aconteceu com você nesses 2 anos no Uruguay, com outras pessoas pode ser diferente. Estoy partindo em maio, para viver com meu noivo e sei o que eu posso passar por lá... voy viver em Paysandú, uma cidadezinha super pequena no interior, mas isso é o que quero,estoy deixando pessoas que amo, minha familia, amigos, para uma mudança não tão radical, como as pessoas pensam... mas estarei sozinha, mas isso é o que eu quero e o que iremos passar, irá fazer parte da vida. Entendi o que vc quis dizer... gostei muito.
    Desejo q vc seja muito feliz onde vc está agora, sucesso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mila! Muito obrigada pela atenção de sempre e pelos votos de felicidade! :)

      Já está pertinho da mudança, né? Que bom, espero que seja muito feliz também!

      Beijão!

      Excluir
    2. Olá Mile tudo bem?
      Sou Guilherme, 28 anos, casado, sem filhos. Sou formado em Arquitetura e Designer de Interiores, conheço o país (Chuy, San Jose, San Ramon, Montevideo, Maldonado) tenho alguns amigos , gosto muito do país. Tenho interesse em morar ai e trabalhar, ganhar experiencia transcultural, na minha area é muito dificil?
      Anote meu email g.arquitetura.interiores@gmail.com
      Obrigado

      Excluir
    3. Oi Guilherme! Tudo bem e você?

      Toda mudança é difícil, em maior ou menor grau a depender das circunstâncias.

      Adaptar-se leva tempo, revalidar o diploma também. O Uruguay não é um país com grandes ofertas laborais, grandes salários, em outras palavras não é o melhor lugar para 'fazer dinheiro', mas se a busca é por experiência pessoal acho um destino maravilhoso.

      Acredito que há uma demanda para profissionais de arquitetura, mas isso é palpitometro meu porque não é minha área de formação/atuação e não acompanho de perto.

      Boa sorte! ;)

      Abraço!

      Excluir
  2. margarete 02 de abril 2013 11:592 de abril de 2013 11:59

    Olá Mile, já faz alguns dias tenho visualizado o seu blog e concordo com vc de que não existe um lugar perfeito .
    pretendo mudar para o uruguay qdo meu marido se aposentar,pois acredito que com aposentadoria e aluguéis dá para viver de forma mais confortável no paisito,certo !!! qual a sua opinião!!
    Estive por 2 vezes em Montevideo e fizemos algumas observações e pesquisas sobre a cidade e o país e ,assim como vc achei o custo de vida um pouco salgado(alimentação ,vestuário,eletroeletrônicos etc)
    Mas em contrapartida me apaixonei pela cidade em vários aspectos e sente-se a diferença em relação ao Brasil e em São paulo,como por exemplo educação da população,violência urbana e outros .

    Suas dicas e observações são muito ùteis para se conhecer a realidade de um país através de alguém que já morou lá.
    Um abraço ,Margarete .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Margarete!

      Acho o paisito - ou qualquer outro lugar com um ritmo de vida menos frenético - uma ótima opção para desfrutar a aposentadoria.

      O custo de vida realmente é caro, mas há muitos pontos positivos que equilibram a balança.

      Muito obrigada pela visita! Espero seguir contribuindo com informações desse lugar que se tornou meu segundo lar! ;)

      Abraço.

      Excluir
  3. Olá, estou muito interessado em viver em outro país, não aguento mais o Brasil.. Tenho algumas dúvidas sobre o Uruguai, qual o salario minimo daí? Vejo em sites de classificados (gallito), ótimos apartamentos p/ aluguel com preços mto baixos, seriam msm verdade? É muito complicado conseguir um emprego (como de garçom por ex)? Uma pessoa gastando o mínimo, seria aconselhavel +- quantos reais para começar (sei q vc n gosta de passar valores, pois varia mto, mas se puder me fale pelo menos aproximadamente).. se souber de algum brasileiro que esteja procurando alguem pra dividir um ap por ai, entre em contato cmg se possivel (felipe-on@hotmail.com). Muito obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe!

      O salário minimo está em torno de 7.920 pesos, e particularmente acho esse valor muito baixo para viver no país.

      Não sei em qual bairro você anda pesquisando ou o que seria um valor barato, mas como regra os apartamentos não são baratos (menos de 8000 pesos acho bem difícil alugar algo em qualquer lugar da cidade. Uma opção econômica é residência estudantil. E os empregos de call center ou assistente pagam em média 12 mil pesos, claro que há empresas que pagam mais e outras que pagam menos).

      E somado ao aluguel tem um imposto - similar ao nosso IPTU, luz e quase sempre o condomínio.

      Não sei informar se é complicado conseguir um emprego de garçom, dá uma olhada nas vagas de trabalho nos sites também (dica: os anúncios com a informação "sueldo nominal" é preciso descontar aproximadamente 20% referente a impostos).

      Não tenho como chutar um valor, sorry! O que considero essencial, pode ser supérfluo pra você e vice-versa! ;)

      Abraço!

      Excluir
    2. Um casal de classe media no Brasil precisa de que valor para morar tranquilo aí no Uruguai ?

      Excluir
    3. É complicado mensurar valores porque são variáveis que dependem da realidade de cada um, o que para mim é supérfluo, para você pode ser essencial e vice-versa (inclusive dentro desse mesmo conceito de 'classe média').

      Em razão disso disponibilizo os sites para pesquisa, assim cada um pode averiguar o que corresponde ao seu estilo, gosto, padrão.

      Abraço!

      Excluir
  4. Nossa!!! Tu escreveste muito bem guria. Eu falava um "portunhol" bagaceiro e eles me diziam que eu estava "hablando" bem o espanhol. Mas ao menos comunicação eu sempre consegui manter.
    E quanto a residir no Uruguai... eu acho que é uma bela ideia.

    Abraços!

    Régis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs muito obrigada, Régis!

      Quando a gente está viajando o importante mesmo é conseguir se comunicar, e nesse caso vale até mimica: a verdadeira língua universal, sou fera nessa hehe!

      Concordo com você, é uma bela ideia mesmo!

      Abraço!

      Excluir
    2. rsrsrsr concordo... há palavras q realmente não sei... vale a mimica!

      Excluir
  5. Oi Mile, tudo bem com vc? gosto muito do seu blog. Estou me mudando para o Uruguay em julho e o seu blog tem me ajudado a entender o Uruguai. Tenho pesquisado muito e realmente cheguei a conclusao de que ai eh um pais muito caro. Eu moro no Canada e pretendo ficar ai por 3 anos. Ainda estou pesquisando os precos das casas e fico ate com dor de cabeca. Nos vamos morar em Carrasco porque fica perto da escola da minha filha. Nao estou encontrando nada que valhe a pena por menos de U$ 2.500! sei la...meu marido esta ai esta semana para abrir uma conta corrente e acertar as coisas. bem, tirando o extress da mudanca estou gostando da ideia de morar nas terras uruguaias. bjo Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana! Tudo bem e você?

      Fico feliz em saber que o blog está ajudando nesse processo de mudança.

      Entendo bem, levamos - na verdade meu companheiro porque eu ainda não havia chegado ao país rs - mais de 2 meses procurando um apartamento que valesse a pena. No final conseguimos um com o valor abaixo da média e com uma localização excelente em Pocitos, mas que dava uma aflição olhar mil anúncios, dava!

      Carrasco talvez seja o bairro mais caro de Montevideo, espero que vocês consigam encontrar algo que agrade e com um preço razoável.
      Como alternativa, Punta Gorda é um bairro próximo e que também tem ótimas casas.

      Ó, paciência com as coisas práticas da casa porque demora para instalar luz (quando um inquilino sai, a luz é cortada! Só pude achar graça quando um técnico visitou o apartamento "apenas" para checar se as instalações estavam aptas para ativar a luz, estavam e ele agendou outro dia para ir ativar), internet, gás, tv a cabo...

      Abraço!

      Excluir
    2. sou elizabete d goias gostaria d trabalhar ai como cabelereira , tenho 20 anos d experiençia aqui no brasil.

      Excluir
    3. Oi Elizabete!

      Recomendo que verifique as ofertas de trabalho nos jornais e sites especializados.

      Abraço!

      Excluir
    4. Mile,

      Partiste do paisito? Pra onde mudou?

      Quem sabe em breve, faça um Blog dai também

      Excluir
    5. Olá!

      Sim, estou passando uma temporada fora, mas voltarei ao Uruguay nos próximos meses.

      Escrevo um outro blog de viagens e acho que 2 já está de bom tamanho rs! ;)

      Abraço!

      Excluir
  6. Mile, antes de tudo, adoro seu blog e a forma como você escreve!

    Estive no Uruguai pela 1ª vez em julho do ano passado e a estadia que, a princípio duraria 2 dias, acabou durando 4. Simplesmente me apaixonei pelo lugar e não esperava ser tratado tão bem como fui tratado aí. Talvez eu tenha tido sorte, ou sei lá, mas conheci ótimas pessoas.
    Tenho 19 anos, faço cursinho e voltei da viagem disposto a largar tudo aqui e me mudar pra Montevideo. Por algumas semanas até comecei a botar a ideia em prática (visitei o consulado, procurei saber sobre valores de aluguel etc), mas percebi que mudar de país nessas condições seria uma experiência traumática, já que sem formação a gente não consegue nada, por isso, decidi cursar a faculdade aqui, nutrir meu amor pelo Uruguai visitando-o mais vezes e aí sim, me mudar.

    Parabéns pela tua coragem e obrigado por compartilhar tantas informações bacanas sobre esse lugar incrível que (felizmente) está bem perto de nós. Abraço! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, muito obrigada pela visita!

      Tão jovem e já tão sensato! ;)

      Se você tem a oportunidade de estudar em seu país e fazer as coisas depois com mais planejamento, mais conhecimento e maturidade, acho ótimo!

      Montevideo está logo ali e assim continuará, acredito que nesse tempo você irá construindo as condições adequadas para sua mudança e poderá desfrutar essa experiência muito melhor!

      Abraço!

      Excluir
  7. Olá Mile!
    Me chamo Ana Cláudia, eu também sou bahiana, sou de Valença-Ba. Conheci um uruguaio no Morro de São de Paulo e foi paixão a primeira vista rsrsrs. Depois de algumas idas e vindas de Montevideo à Valença, resolvemos morar juntos. Agora estou aqui no Uruguai com a "cara e a coragem" porque deixei meu emprego e muitas coisas para viver esse amor. Tenho 20 dias aqui em Montevideo, já peguei logo uma gripe horrível, acho que devido a mudança de clima, você bem sabe o calor retado que tem na Bahia rsrsrs. Mas, estou me recuperando.
    Estou matriculada no curso de espanhol para brasileiros do Instituto Brasileiro, um club que fica perto da Praça dos Entreveiros. Adorei seu blog e me senti muito confortável ao saber que tem muitos brasileiros aqui e, principalmente, uma bahiana como eu. Após a organização da documentação e a fluência do idioma pretendo trabalhar, e suas informações sobre o mercado são importantíssimas.
    Um abração minha linda!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Cláudia!

      Nossa, outra baiana em terras charruas rs!

      Obrigada pela visita e por contar sua história, espero que cheguem muitas coisas boas na sua vida e aproveite bastante a experiência! ;)

      Abraço!

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Ola, passei uns dias em montevideo e punta no começo do ano e me encantei com o país, ando desencantado no Brasil, nao com o país, mas algumas situações que tem me motivado e mudar, de casa, de cidade, de trabalho e o principal, de país. Sou design de produto aqui, trabalho com moveis, como e o area de trabalho ai? Desde ja agradeço.
    Diego

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diego!

      Como disse no post, o caminho para quem pensa em mudar é pesquisar bastante, acho mais lógico cada um buscar as ofertas da área em que atua, já disponibilizei alguns links de sites de emprego, por exemplo.
      Eu não tenho como avaliar corretamente as oportunidades existentes para outras áreas distintas das minhas.

      Boa sorte!

      Excluir
  10. Oi Mile,

    Vou ao Uruguai em agosto. pesquisei sobre chip pré pago para celular.
    No aeroporto de carrasco, pelo site, só tem uma loja da Antel.
    para utilizar internet qual a melhor operadora pré paga?
    o plano da antel é ilimitado para dados?
    quanto custa um chip em média?
    se puder responder essas duvidas eu agradeço.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diego!

      Eu usava Ancel, gostava! A menos recomendada é a Claro. A Movistar é uma boa opção também.

      Há diferentes tipos de planos, verifique no site da operadora o plano que atende melhor suas necessidades.

      Já usei o pré-pago da Ancel, carregava 100 pesos a parte para internet e durava alguns poucos dias. Dificilmente um plano pre-pago terá internet ilimitada.

      E o preço do chip na verdade nem lembro mais...

      Abraço!

      Excluir
  11. Ola Mile,
    Encontrei seu blog pesquisando sobre a vida no Uruguay. Sou carioca e Estou indo morar em Montevideo agora em maio para cursar um mestrado na universidade de Montevideo. Minha formacao e em Direito aqui no Brasil como voce. Que opina sobre minhas chances no mercado de trabalho uruguaio? Abracos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda!

      Olha, eu não tive absolutamente nenhuma oportunidade na área jurídica, nem como secretária de escritório ou assistente (que seria tipo estagiária), mas a sorte de cada um é a sorte de cada um, né?!
      Você pode - e eu ficaria muito feliz em ver que é possível - ter um caminho diferente!

      Apesar de termos doutrinas similares, nos falta o domínio da legislação uruguaia, e a questão do idioma nesse caso é fortíssima, pois redatar peças processuais com uma linguagem correta e técnica em espanhol requer prática e tempo, poucos escritórios estariam realmente abertos a realizar esse investimento.

      Engraçado que vejo muitos advogados argentinos atuando no Uruguay, há também uma lei que permite que advogados chilenos possam exercer a profissão no país, mas para brasileiros desconheço algo parecido.

      Acredito que teriamos chances apenas se houvesse um cargo especifico de consultoria sobre a legislação brasileira, alguma empresa com atividades em território brasileiro (e elas existem, já as ofertas...).

      Qual mestrado você irá fazer? Nos dois anos que morei lá estive a ponto de cursar a Maestría en Comercio Internacional, fiquei encantada com a universidade, com a estrutura do curso, com a clareza e respeito que sempre fui atendida e acredito que vale muito a pena. Ainda não descarto a ideia de voltar ao país e fazer esse mestrado na UM.

      Boa sorte! ;)

      Excluir
    2. Oi Mile,

      Obrigada pela resposta! Me deixa apreensiva essa realidade mas espero ter melhor sorte.
      É justamente essa Maestria que irei cursar: Comercio Internacional e Integracion na UM. Fico realmente muito feliz em saber que você também já se interessou e aprovou a estrutura do curso e da instituição. Já me falaram muito bem da UM mas saber de uma outra advogada brasileira que conhece as duas realidades que o curso vale a pena me dá mais tranquilidade.

      Você retornou ao Brasil? Achei que ainda estivesse no Uruguai. Que pena. Espero que pelo menos esteja de volta a Bahia essa terra maravilhosa.

      Agradeço de verdade a ajuda.

      Abraços!

      Excluir
    3. Imagina...

      Fique feliz mesmo rs, você irá fazer um curso maravilhoso, terá aulas com professores super competentes, terá contato com profissionais bem colocados no mercado de trabalho, um mundo cheio de oportunidades e desafios!

      Fui na UM em 2 oportunidades, na primeira vez uma advogada brasileira que estava cursando a maestria me acompanhou na primeira conversa com o coordenador, uma querida, nem me conhecia pessoalmente! Depois como ainda tinha dúvidas, me convidaram para ir lá de novo. Das 2 vezes passamos 1h conversando rs!

      Não, estou morando na Irlanda, voltarei para o Uruguay em um ano.

      Abraço!

      Excluir
    4. Poxa que legal!

      Prometo te manter informada sobre o curso e sobre como estou indo.

      Sera que voce tem como me passar o contato dessa brasileira que cursou a maestria para trocar ideias?
      Meu email e fernteix@hotmail.com, tb estou no facebook com esse mesmo email. Se nao der tudo bem.

      Agradeço novamente a ajuda e boa temporada ai na Irlanda!

      Abraços

      Excluir
    5. Mile, que legal que está na Irlanda, se puder fale um pouco da experiência ai também.

      Meu email: buryyan@yahoo.com.br

      Tenho pensado em ir pra ai, melhorar o Inglês, mas um tanto inseguro quanto a Escola, moradia, se Dublin, Galway, enfim.

      Grande abraço

      Álvaro

      Excluir
    6. Olá Álvaro,

      Escrevo outro blog de viagens (tá na barra lateral, chama-se Viajar é Preciso) e lá conto um pouco da experiência na Irlanda e demais países que vou conhecendo... como o Uruguay é diferente e tem um lugar destacado em meu coração, ele 'ganhou' um espaço exclusivo que é esse blog aqui rs.

      Abraço!

      Excluir
  12. Mille, voce tem um ideia mais ou menos dos empregos mais bem pagos, dai? As formacoes em cursos superior melhores valarizadas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Acredito que atualmente a área com melhor inserção laboral e bons salários é a de IT.

      O panorama é similar ao Brasil sobre a falta de profissionais em áreas técnicas e especializadas em engenharias, por exemplo.

      Os requisitos para altos cargos, logo altos salários, costumam ser maiores e não é uma oferta que se vê em abundância. Em regra os salários no Uy são mais modestos, o que não torna o custo de vida mais baixo que o nosso, por exemplo.

      Abraço!

      Excluir
  13. Olá Mile,
    Gostaria de pedir sua ajuda para tirar algumas dúvidas. Faço doutorado em Campos-RJ e minha orientadora gostaria que eu fosse fazer um curso de 3 a 4 meses com um prof. Da universidad de la república em Montevideo.
    Você tem informações se essa universidade tem acomodações para estudantes ou na cidade tem republicas de estudantes? Vi um site que aluga apartamento e achei muito caro, girando em torno de 600 a 800 dólares. Além disso, onde você sugeriria que eu ficasse vi que a universidade fica na Av. Eugenio Garzón 780, Montevideo.
    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mauricio!

      Há muitas residências estudantis no Centro, não saberia informar se a Udelar oferece acomodação ou tem convênio com alguma instituição, mas esse tipo de acomodação é fácil encontrar.

      Fiz um curso na Udelar e via alguns quadros com avisos de residências estudantis.

      Alugar um apto sozinho realmente fica caro, ainda mais algo temporário e mobiliado.

      Pesquise no Google "residencias/alojamiento estudantiles/para estudiantes en Montevideo". O custo fica em média 200, 250 dólares, muito mais em conta.

      Olhei rápido agora e achei essa interessante: http://www.valldemossa.com.uy/

      É a faculdade de Agronomia que você vai? O bairro é um pouco mais afastado e não acho um dos mais recomendados da cidade, acho melhor ficar pelo Centro mesmo e ir de bus a faculdade - nada é tão longe em Montevideo e o transporte público atende bem.

      Abraço!

      Excluir
  14. Mile,
    obrigado pela indicação, mas estava em busca de um apto para dividir com 3 e não suporto dividir quarto, acho demais para o meu humor aguentar.
    Sim pretendo ir para a faculdade de Agronomia, valeu informar que o melhor será o centro.
    Ah! sou bahiano tb, de Itabuna já ouviu falar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauricio,

      Há residências que oferecem quartos individuais também.

      Um apartamento o custo é esse mesmo que te pareceu alto.

      E para encontrar gente para dividir apartamento antes de chegar na cidade me parece difícil, digo porque passei por isso agora em Dublin e é aquela coisa de visitar apartamentos, sentir a energia das pessoas, etc, pela internet não dá.

      Se você já tiver amigos ou contatos para dividir já facilita esse processo.

      Que legal outro baiano! Nunca estive em Itabuna, mas é uma cidade bem conhecida! ;)

      Abraço!

      Excluir
  15. Olá Mile... Como vai ??
    Amei o que escreveu... E por esse motivo talvez possa me ajudar !!!
    Pois bem... Sou Larissa, tenho 27 anos, sou médica veterinária aqui no interior do Paraná...
    Devido a fatalidades da vida (perda de minha mãe, irmão e noivo) e um difícil relacionamento com meu pai, o qual tento a algum tempo o entendimento... Resolvi que não irei mais 'bater de frente' e optei por fazer aquilo que me dá prazer... Viajar !!!
    Sempre fui fascinada pela cultura dos países sul-americanos e muito deslumbrada pela natureza e exuberância das pessoas que aí vivem !!!
    Muito bem... Montei uma meta... E começarei pelo Uruguay... Destino final: Machu Picchu - Peru se tudo ocorrer como planejo !!!
    Esclarecendo... No meu plano não prazo de retorno... Não sairei do país enquanto não conhecer o que quero... Enquanto achar que ali devo permanecer !!!
    De início pensei em ir como estudante... Estudar espanhol para facilitar empregos e minha jornada até o Peru... E aí vem uma dúvida... Vc não sabe me indicar um bom lugar para tal ?? Achei escola chamada COINED aqui pelo Google porém não tenho referência alguma de tal escola !!!
    Li os posts acima e fiquei com um certo receio quando se comenta a dificuldade de emprego... Pois bem... Não estou indo como algumas pessoas pra mudar de vida e talz... Estou indo pra conhecer visceralmente... Conhecer lugares, pessoas, histórias... Vc acha que conseguirei algo ou está muito muito difícil emprego mesmo? Não me importo se terei que ser camareira ou lavar louças !!!
    Outro ponto é onde se morar... No mesmo site do tal curso tem opção de acomodações... Pensei no início pagar e ficar na casa de família... Como intercambiaria mesmo... Acho que dessa maneira conhecerei mais os costumes e também facilitar a adaptação da língua e tudo mais... Porém (mais uma vez) isso custa... E custa caro pelo que li no site haha !!! Pensei ficar apenas 1 mês dessa maneira e então achar algum outro lugar mais barato... Vc não saberia me dizer se existe comunidades de brasileiros por aí ? Ou pensões ou algo confiável que dê pra mim compartilhar com outro alguém ??
    Dúvidas:
    1- Vc não sabe me indicar um bom lugar para tal ?? Achei escola chamada COINED aqui pelo Google porém não tenho referência alguma de tal escola !!!
    2 - Vc acha que conseguirei algo ou está muito muito difícil emprego mesmo? Não me importo se terei que ser camareira ou lavar louças !!!
    3 - Vc não saberia me dizer se existe comunidades de brasileiros por aí ? Ou pensões ou algo confiável que dê pra mim compartilhar com outro alguém ??

    Gostaria muito caso quisesse me ajudar de fato... Se tem algum e-mail pra facilitar a nossa comunicação !!! Claro... se isso não for lhe incomodar !!!

    Obrigada desde já... E fico anciosa pela sua resposta !!!
    Abraços
    Att.
    Larissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa! Tudo bem?

      Vamos ver se consigo te ajudar rs:

      1- Nunca estudei espanhol no Uruguay, já tinha estudado em Salvador e em Buenos Aires.

      Lá em Buenos Aires tinha uma amiga que estudava na Coined e gostava muito, sobre a sede uruguaia dessa escola não tenho referências, mas acredito que deve manter o mesmo padrão de qualidade.

      Quando cheguei até pesquisei escolas, mas como já falava o idioma, queria algo mais personalizado e mais em conta e encontrei muito anúncio de professor particular.

      O preço compensa, porém você não tem a rotina de escola e o contato com outros estrangeiros na mesma situação que você (descobrindo uma cidade e cultura nova) que é uma experiência ótima, e geralmente as escolas promovem atividades para aproximar os estudantes à realidade local.

      Claro que você pode buscar isso por conta própria, te dou 2 exemplos: em Montevideo tem o instituto Inju que promove várias atividades para os jovens e o site couchsurfing tem uma proposta bem interessante, recomendo que pesquise e faça um perfil, há grupos bem organizados com programações fantásticas, acho a forma mais fácil para conhecer uma cidade sob a perspectiva de quem vive aí, como regra as pessoas que participam são super solicitas, só tome o cuidado de entrar em contato com pessoas sérias, com referências, etc.

      Ah, professores particulares você pode localizar pelo site gallito.com.uy (parte que diz "enseñanza"/idiomas), no meu caso entrei em contato com uma professora que participava do couchsurfing, mas já não tenho o contato dela.

      2- Isso de emprego depende, né? Posso te dizer que é bem difícil conseguir algo se você ainda não sabe quanto tempo ficará na cidade, acho complicado um empregador contratar alguém nessas circunstâncias, mas você pode chegar lá e conseguir, sambando na minha cara rs.

      3- Nunca vi muita organização da "comunidade brasileira", então não saberia dizer se há alguma coisa nesse sentido, mas há muitas residências estudantis no Centro, dá uma olhada no Google. Hostels seria outra opção.

      E sim, fechar acomodação com a escola fica caro caro em todo o mundo!

      Boa sorte com o planejamento! Sou dessas que amam viajar e fico aqui torcendo para que dê tudo certo e você se encontre! Uma coisa que aprendi é que viajar transforma e isso é lindo! ;)

      Abraço!

      Excluir
  16. Olá Mile! Prazer, Richard. Posso dizer que fiquei extremante feliz por ver que exista uma brasileira representando bem o Uruguay. Mile vou casar com um Uruguaio, o amor da minha vida. vou morar em Canelones, claro já coneci por cima e MVD também. mas nada melhor que uma brasileira nata para trocar experiência com um brasileiro. Mile coração estou assim, nossa, correndo apavorado. Gostaria de saber como me legalizar no Urguay, como você fez e quais foram os requisitos? Já fui no consulado aqui em SP e não entendi muito bem. Ah e outra coisa demorou mto para se adaptar ao ritmo uruguaio? Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Richard!

      Muito obrigada pela gentileza! ;)

      Ah, que maravilha! Desejo muita felicidade!

      Então, os requisitos são esses que mencionei no post e as informações dos procedimentos estão nos links. O processo demora um pouco, para ter a primeira cita leva aproximadamente 2 meses, mas isso para solicitar a residência, você irá casar e o procedimento é outro.

      Ainda não casei para poder te ajudar melhor rs.

      Eu me adaptei rápido, mas sou uma pessoa tranquila e gosto muito do clima mais devagar do Uruguay, então não estranhei tanto.

      Sentia falta de saber coisas práticas do tipo aonde ir quando precisava fazer uma bainha, quando tinha que comprar material de construção ou quando precisava de uma depiladora, me sentia limitada e dependente de outras pessoas para me indicarem, levarem e tal... coisas do cotidiano mesmo que só com o tempo passa, aquele click de deixar de ser turista e conhecer como a palma da mão, sabe?

      Boa sorte na mudança! Abraço!

      Excluir
  17. Oi Mile!!! encantado com vc e com o Uruguay. Parabéns!!! Estou pensando em Fazer Doutorado em Economia ou em Educação na verdade isso é um motivo para conhecer mais o País. Tive a oportunidade de ir de carro para a Colônia e depois para Punta, nossa que asfalto bom rsrs. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Magno!

      Ah, muito obrigada pelo comentário!

      Há muitas universidades com excelente qualidade no Uruguay, seguir seus estudos no país é um investimento que vale a pena.

      rsrs sim, as estradas são ótimas para dirigir! ;)

      Abraço!

      Excluir
    2. Mile parabéns pelo blog, visitei o Uruguay em 2012 e observei muitas coisas parecidas com as que você descreveu, como custo de vida por exemplo,mesmo assim me apaixonei por Montevidéu e especialmente por Colônia e principalmente pelo modo de vida e educação dos uruguaios. Minha dúvida é como exercer minha profissão aí, sou professor de História e falo razoavelmente espanhol, quero saber primeiramente sobre a validade de meu diploma e sobre o salário médio de um professor. Obrigado um abraço!

      Excluir
    3. Olá Noraldino!

      Muito obrigada pela visita.

      Em regra "Los estudios cursados sin reválidas no permitirán obtener título o certificado universitario ni habilitación para el ejercicio profesional en el territorio de la República"

      Esse processo de revalida demora facilmente 1 ano e cada caso é um caso a ser avaliado.

      As vezes é necessário cursar determinadas matérias, é necessário também que toda a documentação esteja traduzida por um tradutor juramentado, etc.

      Sobre o salário médio dos professores, infelizmente não sei informar.

      Abraço!

      Excluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Ola adorei a maneira como vc esclarece as coisas, digo isso porque eu e meu marido estamos pensando em nos mudarmos para ai, ele é Uruguaio, e temos um filhinho lindo, achei seu blog buscando justamente a opinião de quem já esta ai. Com certeza voltarei mais vezes, parabéns...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Muito obrigada pela visita e seja bem-vinda!

      Boa sorte nos planos! :)

      Abraço!

      Excluir
  20. Olá, li teu blog e te comento que sou paulistana e vivo aqui em Montevideo oficialmente há 1 e 2 meses, mas frequentava a cidade 1 semana por mês desde 2010. Motivo? Claro: namorado uruguaio rs O conheci em uma reunião de trabalho em Santiago do Chile e não nos desgrudamos mais. Trasnferi o escritório da empresa onde trabalho para cá, trabalho em home office, já morei num ape em Pocitos lindo frente ao mar e tive dor de cabeça com o estado de conservação..jáentraram no apê (ultimo andar ein) e roubaram meu notebook de trabalho e minha super e querida camera fotgrafica, ipod etc, já romperam o vidro do meu carro parado na porta da casa do namorado etc..ou seja, não falo isso para desmotivar a galera, mas os roubos estão por todos os lados. Em Sampa nunca passei por isso, veja só.
    Bem, dei entrada na residencia permanente, consegui um financiamento junto com meu namorado e estou comprando uma casa. Acontece que em geral os imoveis são mais baratos que no Brasil, mas a alta do dolar está complicando as coisas. Os carros estão ficando mais caros, tive que deixar o meu em Sampa. Preconceito? Olha, eu costumo dizer que há alguns tipos de uruguaio: o que gosta de argentino e o que gosta de brasileiro. Não se iludam com essa de que todos nos amam (aos brasileiros).
    A qualidade de vida é realmente muito boa em relação à média das capitais brasileiras. Montevideo é uma cidade muito linda, mas realmente é outro ritmo....um paulistano acostumado a viver a 120 por hora acha estranho a dificuldade com as demoras, a burocracia, até mesmo um ar antiquado em alguns casos. Mas como dizem muitos, é um país a escala humana...falando em detalhe smenores, achei engraçado qdo vi um posto sobre achar uma depiladora de confiança....creio que nós brasileiras estamos bem acostumadas com estes ótimos serviços no BR, e ainda que aqui tem mais cabeleireiro por m2 que em SP, fico meio "assim" de confiar unhas e cia...rs
    Emprego: eu trouxe meu emprego do Brasil para cá, mas MUITA GENTE preparada e jovem veio me pedir colocação....gente, economicamente falando, se no Brasil tá ruim, aqui está pior (para quem vem com uma mão na frente e outras atrás)...
    Não se iludem que ao não ter oportunidade no BR aqui será a solução dos seus problemas...a economia é pequena, há pouca escala etc..salvo TI, realmente. E mais uma vez, a burocracia....demoras....
    Mas ELES...os uruguaios....o que eles têm que atraem brasileiras, colombianas, venezuelas....comecei uma pós e boa parte das extrangeiras vieram por ELES...como eu....e olha que não faltava homem no Brasil, mas ELES são especiais mesmo...rsrsrsrs
    Boa sorte, ótimo conhecer pessoas que estão como eu aqui nestas bandas orientais...
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Adoro quando outras pessoas compartilham a experiência em terras charruas, acho que enriquece o conteúdo do blog.

      Concordo que os uruguaios têm alguma coisa diferente rs, 90% das estrangeiras que conheci, estavam aí por causa deles...

      Morava em Pocitos, perto do Montevideo Shopping, e comigo felizmente nunca passou nada, mas no bairro a cada tanto o porteiro comentava de carros com o vidro quebrado, e apesar do crescente índice de violência, ainda me sinto muito mais segura em Montevideo do que em Salvador.

      Carro usado é uma coisa que acho caríssima, nunca entendi como eles podem pagar 7 mil dólares num carro ano 95, por exemplo. Já carro novo acho o preço similar ao Brasil.

      Essas coisas de mulherzinha sempre ficava desconfiada, cortar cabelo, depilar, era uma novela no inicio. Depiladora nunca achei, mas cabeleireira acabei encontrando hehe.

      O nível do mercado de trabalho em Montevideo é alto, os jovens tem acesso a educação superior, o ensino do inglês funciona, as pessoas trabalham mais cedo, logo tem experiência, e vários outros fatores.
      Tenho estudos e sofri para conseguir uma oportunidade que valesse a pena, se não tivesse estrutura emocional e financeira para bancar essa "aventura", talvez tivesse voltado no primeiro ano!

      Montevideo hoje é minha segunda casa, gosto do ritmo mais lento, gosto do jeitão dos uruguaios, tem coisas que não gosto também, é obvio, mas sou muito agradecida pelas coisas que vivi no paisito.

      Boa sorte! Abraço! :)

      Abraço!

      Excluir
    2. Flávia,

      Estou pensando em abrir um escritório aí...Vc tem empresa legalizasa? há mta burocracia? e os custos??? Grato

      Excluir
  21. Oi, como faço para ir estudar medicina no Uruguai e quais universidades você recomenda w

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi!

      Há duas faculdades de medicina no Uruguay, uma particular que fica em Punta del Este e a universidade pública - Udelar.

      A universidade pública tem mais prestigio e você pode encontrar informações sobre ingresso no site da faculdade.

      Abraço!

      Excluir
  22. Olá amiga, sou músico aqui em São Lourenço - Minas Gerais, trabalho com música de alta qualidade tanto brasileira como internacional, só coisa boa, gostaria de saber qual é o gosto musical dos uruguaios, espero que não seja essa porcaria que toca aqui no Brasil hoje, FUNK, SERTANOJO, PAGODE E MAIS TRANQUEIRAS, o mercado aqui está péssimo para boa música, estive pensando em pegar meu equipamento enfiar no carro e passar uns tempos aí, tocar em restaurantes, bares e casas noturnas, mas para isso teria que saber também se existem muitos lugares que fazem música ao vivo por aí, você teria uma idéia sobre isso? Conhece algum músico daí que pudesse me orientar sobre isso? Sei que responder a tantas perguntas de tanta gente interessada aí deve ser difícil, mas não tenho pressa e se der pra vc responder ficarei muito grato.Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Walmir, é difícil definir o gosto musical dos uruguaios, como em todo lugar há de tudo: música comercial, música de baixa e alta qualidade, etc.

      Em festa da molecada você escuta reggaeton, cumbia, inclusive muita música brasileira da modinha - axé e sertanejo. E claro que há pessoas com gostos mais refinados.

      Não conheço muitos lugares com música ao vivo, não vejo muito aquela coisa de voz e violão que tem em todo barzinho no Brasil.

      Infelizmente não tenho contato com músicos no Uruguay.

      Abraço!

      Excluir
    2. Obrigado pelas respostas, já imaginava que deveria ser assim, afinal a música ruim tomou conta do planeta. Abraços.

      Excluir
  23. Oi Mile, tudo bem?...Eu já li e relí umas três vezes seu blog, e acho o máximo, muito informativo mesmo!
    O que eu gostaria de saber, é o preço de imóveis para comprar, eu entrei no site que você falou, mas lá mostra somente imóveis caríssimos, e não uma casa simples de mais ou menos uns 60m2, se é que tem casas tão pequenas assim aí?...rs...
    Sou uma pessoa simples, sempre fui batalhadora, nada foi fácil para mim, então dificuldades não seriam empecilho para a mudança. Mas o que não da pra encarar, é a violência aqui no Brasil o descaso dos governantes a respeito disso.
    Então minha mudança seria principalmente por esse motivo.
    Uruguai me parece ser um país bom de se viver, e mais fácil no caso para mim, de chegar aí.
    Sou curitibana, então se o povo for mais conservador não vai fazer muita diferença, porque o curitibano tem fama de "fechadão" mesmo rs...
    Mas, estou bem animada com a idéia de me mudar, iria eu e minha filha caçula.
    Mas, eu queria é comprar alguma coisa para morar, se voce pudesse me ajudar?
    Você poderia me dar exemplos de preços de casas, ou então se pudesse me passar um site que tivesse casas pequenas para venda, ou mesmo um apartamento pequeno, na faixa de 50 a 70m2?.
    Obrigada Mile, tenha um ótimo dia....
    Tania.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tania! Muito obrigada pela visita!

      Sim, há casas menores e com melhor preço, talvez você tenha procurado em bairros como Pocitos, Carrasco e Punta Carretas, nesses lugares os imoveis são mais caros.

      Esse é o jornal mais popular e abrangente para anúncios de imoveis, logo quase todas as ofertas estão aí...

      Abraço!

      Excluir
  24. Olá Mile,

    Parabéns pelo blog. Além de esclarecer e bem escrito é de excelente serviço pra nós aqui do Brasil. Tenho apenas uma pergunta. Você mensionou no post que 50.000 pesos é um excelente slaário. É possivel viver bem com esse salário ? Digo pagando aluguel e todas as contas ? Na verdade tenho outro pergunta tb, vc sabe me dizer se o ensino infantil, fundamental e medio são pagos ? Abs e tudo de bom!, Debora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Debora!

      Muito obrigada pela visita e gentileza!

      Com esse salário dá para viver bem, sim. Difícil mesmo é encontrar um emprego que pague isso...

      Sobre educação, há escolas privadas e públicas.

      Abraço!

      Excluir
  25. Mile,

    Como todos, amei seu blog...E vc por ande andas???? escreva tb um blog...Como em qualquer, lugar do mundo, procurar apto para morar, é um saco....Qual a sua sugestão, para ficar, hotel para mensalista ou algo parecido...enquanto se procura apto? Não sou soteropolitano, mas moro em Salvador...E estou querendo abirir empresa de representação no Uruguai. Vc tem ideia de custo para abrir empresa??? grato e felicidades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi João!

      Muito obrigada pela gentileza! ;)

      Ando pela Irlanda, mas já voltarei ao paisito em alguns meses.

      Alugar apartamentos mobiliados e por períodos curtos tende a ser mais caro em qualquer cidade, talvez uma pensão seja a opção mais econômica, ou ainda hostels e hotéis simples.

      Infelizmente não tenho ideia do custo para abrir uma empresa.

      Abraço!

      Excluir
  26. Boa noite. parabéns pelo blog. Minha dúvida é com o sistema de saúde. Na verdade eu e meu marido somos aposentados e temos renda para viver no Uruguay. A dúvida é se o sistema de saúde é bom. Obrigada Débora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora! Muito obrigada pela visita!

      Eu nunca arrisquei ficar sem a assistência privada, então nunca precisei utilizar o sistema público de saúde.

      Nesse caso fico só com o 'ouvi dizer', já que não conheço realmente o atendimento, já me falaram que o hospital para crianças é bom, outras pessoas já me disseram que o atendimento para adultos é deficiente, etc...

      Abraço!

      Excluir
  27. Oi voce tem algum e-mail ou facebook?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Sim, o e-mail do blog é contato@viveruruguay.com e estamos no facebook também, na barra lateral tem o link da fanpage!

      Abraço! ;)

      Excluir
  28. Io Mile, procurando conhecer um pouco sobre o Uruguay encontrei o seu blog, meu marido e dentista, vc sabe como anda o mercado de trabalho para esta profissão? Qual a base de salário? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pela visita! ;)

      Infelizmente não tenho dados sobre o mercado de trabalho para dentistas, recomendo que pesquise junto aos órgãos de classe (inclusive sobre requisitos para exercício da profissão com titulo expedido em instituição estrangeira).

      Abraço!

      Excluir
  29. Oi Mile;
    Eu escrevi um email para o seu endereço do blog e gostaria de saber se vc o recebeu. Meu nome eh Josely Azaro (Fahrendorff).
    Obrigada! Ah! Seu blog eh muito legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josely! Recebi seu e-mail, já envei uma resposta, obrigada! ;)

      Excluir
  30. Olá Mile,

    Sou mais um, dos muitos que te procuram para saber mais sobre o Uruguay. Há alguns dias, eu e minha noiva ficamos animados com a ideia de largar tudo no Brasil e ir para o Uruguay ... Sou formado em Design, com especialização em comunicação e redes sociais, você sabe me dizer sobre este mercado? Apesar do que, minha pretensão inicial nem é trabalhar nessa área especifica, e sim um emprego que possa nos manter até adaptarmos.

    Obrigado, e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo!

      Muito obrigada pela visita!

      Recomendo que dê uma lida nos posts da categoria Viver no Uruguay e Curiosidades, aí conto sobre minha experiência e tem links para pesquisas de moradia, emprego, visto, etc.

      Como Design não é minha área de atuação, não sei dizer exatamente como está o mercado, você pode dar uma olhada também nas ofertas de empregos das consultoras de rrhh e páginas de anúncios como BuscoJobs e CompuTrabajo.

      Abraço!

      Excluir
  31. Oi Mile,

    Gostaria de saber como faco para validar meu diploma de psicologa aqui do Brasil, no Uruguay. Sou graduada pela PUC-Rio e em ultima ida a Montevideo, fui a um Centro de Desenvolvimento e me disseram que aceitam estrangeiros para trabalhar. Mas eu teria que validar meu diploma. Sabe como devo proceder.... Obrigada. abraco,
    Vanessa Augusta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa!

      Estou devendo um post sobre revalida tem bem uns 5 ou 6 meses, mas em regra "Los estudios cursados sin reválidas no permitirán obtener título o certificado universitario ni habilitación para el ejercicio profesional en el territorio de la República",

      Esse processo de revalida demora facilmente 1 ano e cada caso é um caso a ser avaliado. O plano de estudo da faculdade Y é diferente da faculdade X, que por sua vez pode ser diferente ao da Udelar.
      Em alguns casos é necessário ainda cursar determinadas matérias, além de ter todos os documentos com tradução juramentada.

      Logo, o mais recomendado é você pedir informação junto às universidades.

      Abraço!

      Excluir
  32. Hola Mile..
    gostaria de saber como faço para trabalhar como medica no Uruguai. atualmente estou terminando minha faculdade de medicina na Bolívia e me apaixonei pelo Uruguai. queria saber se um Medico ganha bem ai e se dá pra viver bem mediante o custo de vida que tem este País. desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Em regra "Los estudios cursados sin reválidas no permitirán obtener título o certificado universitario ni habilitación para el ejercicio profesional en el territorio de la República".

      Acredito que um médico recebe um salário digno para viver relativamente bem, sobre o custo de vida, recomendo que dê uma lida nos posts da categoria Viver no Uruguay e Curiosidades, aí conto sobre minha experiência e tem links para pesquisas de moradia, emprego, visto, etc.

      Abraço!

      Excluir
  33. Olá, Mile.
    Meu marido e eu estamos pensando em viver no Uruguai, em Montevideo ou Punta del Leste, sobretudo por causa da violência em São Paulo. Como são as coisas por aí, roubos, sequestros são frequentes? A polícia funciona? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Recomendo que dê uma lida nos posts da categoria Viver no Uruguay e Curiosidades, aí conto sobre minha experiência, como vejo o país e tem links para pesquisas de moradia, emprego, visto, etc.

      Sequestro não se pode dizer que é algo comum, mas há violência e problemas sociais também...

      Abraço!

      Excluir
  34. Mile!

    A TV Globo apresentou na última quinzena um especial sobre o Uruguai que surpreendeu muitos de nos, vizinhos, que tão pouco sabemos sobre nossos hermanos além da famosa Punta Del Este, do bom futebol e de deliciosa picanha!!! Assisti com muito interesse e me chamou atenção a boa qualidade de vida (que tanto nos falta no Brasil), a simplicidade e um
    perfil de paz e tranquilidade que comparados à nós retrata um verdadeiro paraíso. Sei que muitas pessoas te escrevem perguntando se vale a pena trocar de país! Como vc mesma já escreveu, no seu caso houve uma razão especial e mesmo assim a adaptação não foi tão facil. Quero te enviar os parabens e desejar muitas felicidades. Beth (uma cabeleireira doida prá mudar de vida!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth! Muito obrigada pelo comentário!

      Assisti o programa da Tv Globo, até escrevi um post depois contando o que achei, se puder dê uma olhadinha depois, espero que possa te ajudar um pouco.

      Muita felicidades! Abraço! ;)

      Excluir
  35. Olá:

    Acho interessante essa busca incensante por um lugar "perfeito". Eu já estive nessa busca, e por conta disso, conheci muitas cidades e países e morei por dois anos nos EUA, na Fórida.
    Sobre a pseudo segurança do Uruguai, tenho os meus questionamentos, pois há muitos anos atrás, em uma visita à Montevidéu e a Punta Del Este, a mala do meu filho foi arrombada em um Hotel em Montevidéu e furtaram tudo (até camisinhas).
    Como fiz a viagem de carro, desde Porto Alegre, pude conhecer bem o país. O que mais me impressionou, foi o contraste entre as mansões de milhares de dólares e os barracos da periferia de Punta (sim, lá também tem favela).
    No mais, adorei a carne saborosíssima, os cafés da cidade velha, a arquitetura espanhola e o jeito europeu do povo.
    Não viveria em Montevidéu, por causa do vento cortante. Apesar de viver em lugar frio (Curitiba), o vento gélido de Montevidéu é insuportável.
    Voltando à busca do lugar "perfeito", descobri, depois de gastar rios de dinheiro, viajando de um canto à outro do mundo, que lugar perfeito NÃO EXISTE. Aprendi, também, que existe violência em todos os lugares, porque ela faz parte da natureza do homem.
    Hoje, depois de tanto viajar, viveria feliz em "uma casa no campo, onde eu possa plantar meus amigos, meus livros, meus discos e nada mais."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia!

      Muito obrigada por dividir sua visão conosco!

      Hoje mesmo estava comentando que na verdade a mudança física nem sempre traz o que buscamos, mas isso é uma coisa que só a experiência nos ensina e essa 'busca' é um processo fantástico de aprendizado.

      Abraço! ;)

      Excluir
  36. Olá,tudo bem eu gostaria de saber como faço para estudar ai e se tem muita universidade privada de medicina aí e as formas de ingresso.
    Desde já agradeço
    Atenciosamente
    Marcio Monteiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcio!

      O Uruguay é um país com pouco mais de 3 milhões de habitantes, as faculdades privadas não estão em todas as esquinas como em algumas cidades do Brasil, por exemplo.

      É possível estudar medicina na faculdade pública - Udelar - em Montevideo ou na universidade privada de Punta del Este.

      Recomendo que verifique junto às universidades as formas de ingressos e demais requisitos.

      Abraço!

      Excluir
  37. Olá, moro no Rio Grande do Sul região metropolitana de Porto Alegre, trabalho na área de telecomunicações, mais precisamente com internet banda larga na GVT, gosto muito de onde moro, tenho casa propia, más gosto muito de lugares mais calmos, aqui o transito está a cada dia mais dificil, sou casado e tenho dois filhos 11, e 4 anos, ando pensado muito em ir morar em outro lugar, acho o uruguai um belo lugar, ainda mais depois que assisti no globo repórter, uma reportagem deste lugar, gostaria de saber como que é a area de telecom por aí?
    Desde já agradeço.
    Marcos Gomes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos!

      Como Telecomunicações não é minha área de atuação, não sei dizer exatamente como está o mercado, você pode dar uma olhada nas ofertas de empregos das consultoras de rrhh e páginas de anúncios como BuscoJobs e CompuTrabajo.

      Abraço!

      Excluir
  38. Olá, Mile:
    Em primeiro lugar quero te parabenizar por sua iniciativa. Sua página é ótima e tem me ajudado muito. Você sabe me dizer como está o mercado de trabalho para Nutricionista no Uruguai? Sou formada no Brasil e quero muito fazer uma pós e trabalhar aí.
    Obrigada
    Tania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tania! Muito obrigada, fico feliz em saber que a página está ajudando.

      Como Nutrição não é minha área de atuação, não sei dizer exatamente como está o mercado, você pode dar uma olhada também nas ofertas de empregos das consultoras de rrhh e páginas de anúncios como BuscoJobs e CompuTrabajo.

      Sobre cursos disponíveis, você pode pesquisar nos sites das universidades (Udelar, Ucudal, Ort, Ude, UM).

      Abraço!

      Excluir
  39. Ola Mile!
    Meus parabens pela sua iniciativa, ajuda muito esse seu blog viu! (:
    Eu estou cursando vestibular para o curso Medicina e como vc ja deve saber, o sistema para seleçao das faculdades aqui deixa MUITO a desejar... Estava pensando em fazer medicina na Argentina, mas nao esta dando muito certo! Queria saber como funciona a seleçao para faculdades por ai, na Argentina eh bem diferente e mais justo o sistema queria saber se por ai tbm é! E mais uma duvida minha é sobre o lazer, baladas, etc. Como é por ae? Afinal eu estou indo com um objetivo serio: me formar. Mas nao posso negar que me interesso tbm em como sao os lazeres para jovens por ai! Desde já obrigado.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  40. Por favor Mile, me responde! Necessito dessas informaçoes urgente, principalmente sobre o sistema pra entra em uma universidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo!

      Recomendo que verifique junto à Udelar os requisitos de ingresso, é a fonte mais segura que você terá.

      Sobre lazer, Montevideo é uma cidade relativamente pequena, se você comparar com Buenos Aires, a vida noturna é menos agitada, mas as opções sempre me agradaram, nunca ficava sem tem o que fazer, ao contrário, com 2 anos vivendo na cidade não consegui esgotar todas as possibilidades: há teatros, bares, restaurantes, espaços públicos, etc.

      Abraço!

      Excluir
  41. Ola mile tdo bem.? Mto legal seu blog parabens.

    Acabei de voltar ao Brasil depois de 1 ano na Australia. Tenho intensao de ficar mais proximo de casa. Qyeria o chile mas ouvi mto bem do uruguay alem de ser mais facil a obtencao de visto pelo mercosul. Tenho formacao e experiencia na area de hospitalidade o que tem me ajudado a viajar pois eh um ramo onde geralmente se tem mto emprego disponivel. Porem no brasil a remuneracao eh mto ruim. Sabe como eh essa areap
    por ae? sera q da pra ganhar o suficiente para viver? Digo mais em localizacoes turisticas como punta del este. Minha intensao seria atuar e viver por ali por Maldonado, por ter forte turismo e ser uma cidade pequena como gosto. Falo ingles fluente e estudei espanhol porem nao pratico ha 5 anos. Acredito que consigo pegar rapido estudando por conta e estando ai. Qualquer informacao vai me ajudar muito.
    Obrigado

    Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael!

      Muito obrigada!

      Não é minha área de atuação, então não posso afirmar com exatidão, mas acredito que a remuneração não é alta (salvo na temporada em Punta del Este onde é possível ganhar um bom dinheiro prestando serviços).

      Recomendo que leia a parte 3 desse post e veja a pesquisa que saiu sobre a média salarial no Uruguay, você também pode dar uma olhada nas ofertas de empregos das consultoras de rrhh e páginas de anúncios como BuscoJobs e CompuTrabajo.

      Abraço!

      Excluir
    2. Cara, como teve coragem de ir embora da Austrália? Dizem que aquilo sim é lugar para se viver e trabalhar.
      abraço

      Excluir
    3. Cada pessoa vive uma realidade de uma forma e tem prioridades diferentes...

      Infelizmente o blogger não tem um acompanhamento dos comentários tão eficiente e poucas pessoas seguem acompanhando o desenrolar dos comentários, acho difícil ele voltar para contar porque foi embora rs...

      Abraço!

      Excluir
  42. Olá Mile, meu nome é Fred Falcão, eu tenho 46 anos e estou para me aposentar na Policia Civil de MG, eu gostaria muito de morar em outro pais como o Uruguai ou Chile, pois a violência no Brasil esta fora de controle, gostaria de saber sobre a segurança de viver no Uruguai,alimentação,colégio, e se os imóveis( casas ) estão muito caras,quais as cidades que você conhece e que recomenda, fica com Deus e sucesso pra você, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fred!

      Recomendo que leia os posts da categoria Viver no Uruguay e Curiosidade, neles conto minha visão sobre a vida no país e toco nesses temas de custo de vida, segurança, saúde, etc.

      Sobre o preço das casas, acho caras! Vejo casas com pouca estrutura e preço nas nuvens! Você pode consultar os preços no site gallito.com.uy e ver as opções disponíveis para ter uma ideia.

      O Uruguay é um país relativamente pequeno, a maior cidade é Montevideo e metade da população vive aí. A segunda maior cidade do país tem jeitão de interior na minha opinião, mas vejo como um bom lugar para viver, se chama Salto.

      Abraço!

      Excluir
  43. Olá, Mile, tudo bom?
    Estou querendo fazer um curso de espanhol no Uruguai. Você tem alguma instituição para me recomendar? Além disso, você sabe me dizer se preciso tirar passaporte e ter visto para permanecer no país apenas pelo período de duração do curso? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriane! Tudo bem e você?

      Que bom, tenho programado um post sobre intercambio para daqui uns dias, fica de olho que capaz te ajuda! ;)

      Por acordos do Mercosul, podemos entrar em território uruguaio com o documento de identidade brasileiro (deve ter menos de 10 anos de expedido e estar em bom estado de conservação, tipo não estar rasgado ou amassado, por exemplo),

      Se sua ideia é só estudar e por um período curto, com o visto de turista você pode ficar 3 meses (pode estender esse período solicitando na imigração e pagando uma taxa).

      Se a duração do curso for coisa de 1 ano, recomendo tirar o visto de estudante ou a residência mercosul.

      Quanto as escolas, você pode pedir orçamento na Casa do Brasil, Academia Uruguay, International House, Eduland, Instituto London, ILE, Spanish Uruguay, etc.

      Abraço!

      Excluir
  44. Boa noite

    Mile, muito obrigado pelas informações sobre o Uruguai.

    Eu tbm estou pensando em migrar para o paisito provavelmente daqui a 2 anos, trabalho em uma plataforma de petroleo no Brasil e minha escala é de 14 dias de trabalho por 21 de folga, verifiquei as opções de aluguel nos bairros q vc sugeriu e achei um tanto salgado, uma vez que devo migrar com esposa e um filho hoje com 1 ano e 2 meses, eu necessito de um apartamento ou casa bem maior.

    Gostaria de algumas informações se possivel, o aeroporto de Montevideo fica na Ciudad de la Costa, vou procurar casa por lá para ver se é mais barato, e existe outra cidade no Uruguay com aeroporto que façam vôos para o Brasil?

    Estou tentando me programar para viajar para Montevideo ainda esse ano. Se conseguir mando outra mensagem para vc, que sabe eu e minha familia e vc e seu namorado tomamos uma cerveja juntos.

    Obrigado pela atenção, um forte abraço, fica com Deus.

    Diego

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diego!

      Muito obrigada pela visita!

      O bom é que em 2 anos dá para organizar a mudança direitinho.

      Os preços dos imoveis em Montevideo são caros mesmo. Você pode encontrar melhores preços em bairros como La Blanqueada, Parque Batlle, Tres Cruces, Cordón.

      Há outras cidades que tem aeroporto como Salto e Rivera, mas não sei se há voos diretos para o Brasil. Dá uma olhada nos sites das companhias (olhei agora no site da BQB Lineas Aereas e há voo de Rivera a Curitiba).

      Quando estiver com a viagem marcada, me avisa! Se estivermos na cidade e pudermos, encontramos vocês! :)

      Abraço!

      Excluir
  45. ola tenho vontade de trabalhar e estudar em outor pais e poder fazer faculdade que aqui no brasile muito caro sou formado em enfermagem e gostaria de fazer medicina tenho renda fixa de R$1,300,00 de pensão ,sera que daria pra começar ate achar algo na are de enfermagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Recomendo que leia a parte 3 desse post, lá comentei mais sobre custos.

      Depende como você pretende viver, para morar sozinha acho que é preciso ser muito organizada para dar conta de pagar tudo com esse valor, já para dividir apartamento ou uma vaga numa residência estudantil, esse valor é suficiente.

      Abraço!

      Excluir
  46. Sou de Fortaleza-CE, tenho 19 anos tambem estava pensando em morar no uruguay, pois conheci uma uruguaia aqui na cidade, era linda aliás é linda tive uma rápida conversa com ela me encantei com ela o idioma o sotaque em fim ,me apaixonei por ela mais não tenho mais o contato com ela, só sei que ela é de Montevideo! Espero um dia o destino nos encontrar de novo estou doido pra ir ao uruguay-montevideo, se eu há vê-la teriamos um bom relacionamento apesar de eu gostar de gringas

    ResponderExcluir
  47. Oi. Adorei seu post. Eu como voce me apaixonei por um uruguayo e sou nordestina(AL). Ja estamos juntos a dois anos e agora vamos ter nosso primeiro filho que optei por nascer no Brasil. Eu nunca pedi autorizacao para viver no uruguay porque vou muito para p Brasil e ai nunca precisei, porem agora com um baby vou ter que solicitar pq nao poderei viajar tanto. Gostaria de saber se o fato de ter um filho que tera cidadania uruguaya facilita alguma coisa? E tbm se tem algum lugar em montevideo que voce encontra algo parecido com nossa comidinha nordestina. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana! Muito obrigada pela visita! ;)

      Você tem que passar lá na Dirección de Migración e esclarecer tudo direitinho. Não sei dizer se efetivamente facilitam algo da documentação pelo fato de ter um filho uruguaio.

      E a melhor comidinha nordestina no Uruguay você encontra... em minha casa! hahaha brincadeira, nunca encontrei comida nordestina por aí!

      Feijão até tem no Club Brasileiro e no restaurante Gardenia também tem algo de comida brasileira, mas é uma cozinha chique, gourmet rs, acho o preço salgado, para ir uma vez a cada tanto...

      Abraço!

      Excluir
    2. Eu tambem me arrisco na cozinha nordestina kkkkkk . Mas muita coisa não encontro nos supermercados. Vou conhecer o la gardenia! Obrigada pelas dicas. E vou agilizar minha documentação. Obrigada.

      Excluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. Oi, Mile, como vai?
    Minha filha de 23 anos está indo morar com uma amiga por um ano no Uruguai para estudar espanhol e para "voar com suas próprias asas" (palavras dela). No entanto, tenho ficado muito preocupado com o que tenho lido, inclusive aqui no seu blog, a respeito do aumento da violência urbana no Uruguai. Mas nós brasileiros temos uma visão muito pesada da violência. Quando ouvimos esta palavra nós pensamos em assalto a mão armada, latrocínio, homicídio, assalto a residência, estupro, etc. Logo pensamos em um lugar onde não se pode sair á noite, com os vidros do carro abertos, etc. Confesso que estou a um passo de "cortar as asas" da minha filha. Por isso peço que você fale um pouco melhor para mim sobre este assunto, pois não quero acabar com o sonho da minha filha sem necessidade, entende? O que você quer dizer com aumento da violência? Que tipo de crimes e violência vocês têm sofrido aí no Uruguai?

    Agradeço de coração.
    Um grande abraço
    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiz! Tudo bem e você?

      Que bacana sua filha querer passar por essa experiência de morar fora, é um aprendizado valioso.

      Olha, Montevideo é a capital de um país, um país latino-americano! Não dá para garantir que estaremos imunes a violência!

      Encontramos desigualdade e problemas sociais, assim como inúmeros aspectos positivos que tanto já comentei por aqui e que me fizeram adotar o país como novo lar.

      Mais da metade da população nacional vive em Montevideo, é muita gente para o padrão do país. Aliás, levar em consideração o padrão do país é fundamental.

      Uma coisa que é normal acontecer logo quando chegamos (ou antes mesmo de chegarmos) é comparar, e se eu comparo qualquer problema social do Uruguay com o Brasil, os números que vou encontrar parecerão irrelevantes.

      Essa comparação é superficial, é preciso sentir a realidade para entender quando eles falam do aumento da criminalidade, por exemplo.

      Quando cheguei em Mvd há 2 anos e meio, lembro que trabalhava na Avenida 18 de Julio e no horário do almoço costumava deixar a bolsa e sair só com uma carteirinha a tiracolo para comprar comida.
      Em algumas oportunidades o segurança da empresa me alertava que era um perigo, que eu estava pedindo para ser assaltada e só pensava "ai que exagero" porque achava aquilo lá tranquilo demais.
      Depois de um tempo fui percebendo certas nuances, entendendo uma malandragem que a principio passava sem que eu captasse e vi que sim havia perigo lá também, um perigo a moda local, mas que no final das contas era um perigo.

      Nunca deixei de fazer absolutamente nada por conta do medo, não dirigia a noite olhando para os lados com medo de ficar parada no sinal, mas mantinha um estado de alerta de quem vive em centros urbanos! Exemplo: não deixava a bolsa no banco do carona nunca, o carro tinha seguro contra roubo, não andava sozinha a noite, no ônibus colocava a bolsa na frente, etc. E nunca passei por nenhum problema, nunca fui roubada ou furtada, nada. Mas conheço gente que sim.

      Se me permite o pitaco, não acho que seja uma razão para cortar as asas da sua filha, entendo que nossos pais querem nos proteger sempre e não sei se dá para dizer se corre mais ou menos perigo vivendo no Brasil ou Uruguay, sei que a experiência de conhecer outra cultura é fascinante.

      Abraço!

      Excluir
  50. Oi Mile!
    Estou muito pensando em ir pro Uruguai, pois me faz mal toda a corrupção do Brasil. Mas queria saber se aí é perceptível corrupção, se você se sente indignada durante o dia com coisas que ficam sem solução e abuso, tanto do governo como das empresas. E também caso você saiba, é fácil conseguir emprego na área de Engenharia Civil? E sabe os tramites para validação do diploma?
    Gostei muito do seu blog, sempre que procuro algo relacionado ao Uruguai caio nele e me anima.
    Muita sorte e força.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pela visita! ;)

      Problemas sociais existem, desigualdade, corrupção, violência, descontentamento da população com certas medidas do governos, etc.

      No meu ponto de vista a corrupção não é tão escancarada, mas há sim escândalos e desvios de verbas, por exemplo. O que ainda acho bacana é que as pessoas ficam de fato indignadas e a indignação não passa quando termina o jornal e começa a novela.

      Sobre trabalho, não é minha área de atuação, então não conheço. Recomendo que acompanhe as ofertas nos sites de vagas e consultoras de rrhh.

      Para exercer sua profissão, em regra terá que revalidar o título. Esse processo é longo e chato rs!

      Você precisa do histórico escolar/plano de estudos da faculdade e o diploma com as assinaturas reconhecidas em cartório, depois tem que legalizar esses documentos no consulado uruguaio da sua cidade (vão colocar um selo em cada documento e cobrarão por isso, claro).
      Logo, terá que encaminhar toda a papelada para um tradutor juramentado (que também cobrará por cada folha traduzida).
      Já no Uruguay você irá ao Ministerio registrar - e pagar - esse documento traduzido.
      O passo seguinte já é com a universidade, você faz o requerimento para revalida do curso, anexa todos os docs necessários e espera! Se o que você estudou corresponde a pelo menos X% do plano de estudos deles, voilà! Do contrário, é necessário cursar algumas matérias...

      O melhor é você entrar em contato com a faculdade de engenharia e pedir informações sobre o procedimento - mas geralmente inclui esses passos que citei.

      Abraço!


      Excluir
  51. Com todo respeito , nada como viver em meu proprio Pais. Para quem ja e dificil se adaptar com sua propria cultura e problemas normais em um Pais vasto como o Brasil...
    Ir se aventurar em um outro Pais, com outra lingua e cultura, um lugar onde somos vistos sempre como um estrangeiros, e frustrante, e com o passar do tempo, se torna deprimente.
    Vivi em outro Pais por 23 anos, e hoje, voltei e daqui nunca mais irei sair. Nada como estar em casa. Um lugar onde entendem a origem do meu pensamento, minhas raizes, onde existem pessoas que conhecem minha historia e me conhecem. Porque cresceram comigo.
    A nao ser que se misturem com os nativos do Pais, e se casem e tenham filhos nascidos no Pais para onde se mudaram, serao vistos sempre como estrangeiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, respeito sua opinião, mas discordo um pouco.

      Antes de ser vista como estrangeira, sou vista como mulher, amiga, companheira, vizinha, conhecida, uma pessoa. Sempre pensei assim, a condição de estrangeira não determina o que eu sou.

      Ter dificuldades para ingressar ao mercado laboral é outro tema, envolve outros fatores.

      Consegui separar isso e construí relações honestas e verdadeiras onde passei.

      E hoje me sinto uma cidadã do mundo, não daqui ou dali, obvio que sinto uma ligação muito forte com a terra onde nasci, mas sinto também uma necessidade muito grande de experimentar.

      Pode parecer presunçoso, mas sei que onde chego eu posso somar, agregar algo positivo e essa convicção me ajuda a enfrentar todas as barreiras e crescer como ser humano.

      No meu país há muitas ideias que não concordo e não aceito, a vida é plural, ter nascido em determinado lugar não me faz necessariamente igual aos outros. Aliás, dentro da minha própria casa temos visões distintas e de verdade sou das que acham as diferenças incríveis.

      Fico feliz que você tenha encontrado seu lugar e hoje viva aí junto aos seus.

      Abraço!

      Excluir
  52. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  53. Oi Mile, sei que vc ja falou sobre isso ai em cima, mas vou fazer uma perguntinha mais direta. Com uma renda de R$4.000,00 reais que recebo de aluguel no Brasil, daria pra viver tranquila ai? Tipo , morar bem, ter um bom carro, passear..ir a bons restaurantes. Eu moro no EUA, e se vc me perguntasse se daria pra viver bem aqui, e fazer todas essas coisas, eu diria que nao...com 4.000 daria apenas pra "viver" .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      É muito relativo e difícil afirmar alguma coisa nesse sentido porque tudo depende do que você entende como "bom".

      Acho os aluguéis em bairros considerados de classe média alta caros, claro que dá para encontrar opções mais em conta, mas aí entra esse critério do "bom".

      Serviços como energia, por exemplo, alimentação, valor da gasolina e automóveis (principalmente os usados) também são altos.

      Não sei se essa renda é para uma pessoa ou uma família, então não consigo avaliar direito.

      Recomendo que leia a parte 3 desse post e acesse os links de imobiliárias, supermercados, etc, para ter uma noção do que se encaixa dentro do que você entende satisfatório e quanto custa isso.

      Abraço!

      Excluir
  54. Bom dia Mile...
    Antes de tudo queria dizer que adorei seu blog. Tenho muita vontade de morar no Uruguai. Queria saber em quais áreas são mais fáceis de achar empregos ai no Uruguai?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Igor! Muito obrigada pela visita! ;)

      Atualmente acredito que a área com mais oportunidades seja relacionada ao mercado de TI.

      Abraço!

      Excluir
  55. Olá, Mile.
    Gostaria de saber sobre as taxas pagas além do aluguel.
    Por um apartamento de mais ou menos 11.000 pesos, qual seria o valor médio do condomínio? A luz, água e gás estão inclusas na taxa?
    Outra questão é o tempo de contrato. Aqui no Brasil o contrato é feito por no mínimo 3 anos. Caso haja quebra deste, é cobrado multa. Você saberia dizer o tempo mínimo do contrato no Uruguai?
    Obrigada pela ajuda. Li grande parte dos comentários e você é um amor.
    Bianca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bianca!

      Muito obrigada pela gentileza! ;)

      Recomendo que leia a parte 3 desse post. O valor do condomínio depende da estrutura oferecida, se há elevador, funcionários, piscina, salão de festas, etc.

      A luz e gás pagamos a parte. Há também um tributo semelhante ao nosso IPTU.

      Meu apartamento era por 1 ano com opção de 2 anos (se não fosse ficar o segundo ano, deveria informar com X meses de antecedência e tudo certo).

      No Uruguay geralmente pagamos uma garantia correspondente a 5 meses de aluguel (uma facada no bolso), esse dinheiro fica numa conta e é corrigido mensalmente, no final do contrato estando tudo ok, essa quantia é devolvida.

      Abraço!

      Excluir
  56. Olá, moro no sul do Brasil (SC), meus pais moram em Maldonado UY. Sou analista de sistemas e tenho vasta experiência em projetos web2.0, mysql, postgresql, php, html5 etc...
    Tenho muita vontade de morar no uruguay e procuro oportunidade para iniciar esta tragetória.
    Tenho portfólio de projetos no Brasil, principalmente nas áreas educacionais e de Ensino A Distância (LMS), também tenho experiência em lojas virtuais (magento opencart etc..) e CMS como Wordpress.
    Estou procurando pessoas que possam me ajudar a iniciar esta trajetória, li que seu namorado trabalha nesta área e que há procura por profissionais com meu currículo. Por gentileza poderia me colocar em contato com ele? Talvez possamos ajudar um ao ao outro.

    Muito obrigado por dedicar seu tempo a este blog, tbém sou blogueiro (goldengarden.com.br) e sei bem como ocupa tempo escrever artigos e responder emails e comentários, ainda que algumas pessoas não valorizem esse tipo de atitude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriano!

      Muito obrigada pela visita! ;)

      Olha, a area de TI é muito promissora no Uruguay, constantemente há vagas, você pode conseguir boas oportunidades.

      Atualmente estamos passando uma temporada fora do Uruguay, então não sei se há como ele te ajudar muito nesse processo. Mas se precisar de alguma informação, pode enviar comentário ou e-mail.

      rsrs ser blogueiro dá trabalho, mas é legal! ;)

      Abraço!

      Excluir
  57. Olá, Mile!!
    Parabéns pela iniciativa de colocar em prática o blog e mantê-lo "vivo"!!!

    As suas dicas são ótimas e respondem aos questionamentos de forma fácil e simples...

    Tenho planos para fazer um mestrado no Uruguai e vou aproveitar muito as suas informações...

    Tenho uma pergunta: você teria como informar ou obter informações sobre a qualidade dos curso de mestrado?

    Muitíssimo obrigado por seus comentários e todos aqueles que se dispuseram a enriquecer o blog com questionamentos formidáveis!

    Um abraço e felicidades!!!

    Edson Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Muito obrigada por tanta gentileza! ;)

      Eu acho a qualidade do ensino superior muito boa aqui, não encontramos ainda fábricas de diplomas em toda esquina, sabe?

      Não sei qual sua área de interesse, mas há determinadas áreas que tem um histórico de pesquisas, investimentos e ofertas de cursos maiores que outras.

      Abraço!

      Excluir
  58. Boa noite minha jovem. Sou brasileiro, carioca, 57 anos. Minha aposentadoria sairá até no máximo no mês de janeiro de 2014. Pretendo me fixar neste país em pelo menos uns seis meses no mínimo. Minhas dúvidas, conseguiria alugar um apartamento bem pequeno, só para mim, na capital em bairros próximos ao centro? Consegue-se viver com razoável tranquilidade com trinta mim pesos? Quanto a emprego, sou bacharel em direito e topógrafo.Poderia enviar sua resposta para o meu e-mail pessoal? Qual seja: ivaniltontristao@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivanilton!

      Essa questão é muito subjetiva, sempre depende do que cada um entende sobre "viver bem", das prioridades que seguem, etc.

      Se você perguntar a uma pessoa que vive com 15 mil se é possível viver com 15 mil, seguramente ela irá responder que sim porque é o que ela tem para viver e tenta se adequar.
      Se você perguntar a uma pessoa que vive com 30 mil se é possível viver com 15, é provável que a resposta seja não. As necessidades, objetivos mudam.

      Só com esse exemplo dá para ver como é difícil mensurar valores, por isso sempre recomendo que acessem os links que disponibilizo para busca de aluguel, trabalho, alimentação e faça uma média dentro do que se encaixa na sua realidade.

      Abraço!


      Excluir
  59. Olá Mile,td bem?
    Me chamo Cláudia e gostaria de saber o melhor bairro pra morar em Montevidéo bem pertinho da praia.Preciso de uma casa,pois possuo animais.Estive em Montevidéo há 2 anos e fiquei encantada com a delicadeza das pessoas.Também gostaria de obter informações sobre faculdades,pois tenho um filho que ingressará na faculdade em 2014 e dependendo aguardo o final do curso no Brasil para poder me mudar.Somos bem recebidos?Gostaria de viver a experiência de morar em outro país e tenho algumas opções,entre elas o Uruguai.Qual o custo médio de uma residência de 3 quartos em um bairro tranquilo e seguro?Algum problema em levar animais? Me indicaria algum site em que possa encontrar um imóvel? Desde já agradeço a atenção.
    Cláudia Marques.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cláudia! Tudo bem e você?

      O "melhor bairro" é difícil dizer porque vai ser aquele que atende melhor às expectativas/necessidades de cada um.
      Uma pessoa pode achar que o melhor é viver perto do trabalho, outra perto da praia, outra mais afastado do ruído da cidade, etc.

      Como regra, os bairros próximos a rambla são os mais caros. Custa achar um bom imóvel a um preço justo. Recomendo que acesse o site do Gallito (www.gallito.com.uy) e veja as opções disponíveis e preços.

      Bairros na rambla: Pocitos, Punta Carretas, Villa Biarritz, Punta Gorda, Carrasco.

      Sobre universidades e ingresso de brasileiros, escrevi um post sobre isso, dá uma olhada depois.

      No geral somos bem recebidos no país, não tive problemas em relação a isso.

      É possível levar animais, mas verifique os requisitos necessários, vacinas que deve apresentar, etc.

      Abraço!

      Excluir
  60. Olá Mile, me chamo Alexandre e sou casado com uma médica pediatra. Pensamos em morar em Punta Del este. Vc saberia nos informar sobre o mercado médico do Uruguai? Quanto recebe em média mais ou menos uma pediatra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre!

      Não sei dizer a média de salário, mas antes de atuar como médica, acredito que sua esposa precisa revalidar o diploma no país, não é um processo rápido.
      Melhor se informar junto à Universidad de la Republica - há um post sobre revalida aqui no blog também - e Conselho de Medicina no Uruguai.

      Abraço!

      Excluir
  61. Olá
    Gostaria de saber, se você pode é claro, sobre a alimentação cotidiana do Uruguai, o que se come no dia a dia. :)

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Sim, claro! :)

      Depende da família, o asado (churrasco) tende a ser o prato preferido, mas não é lá muito barato para o dia a dia.

      No trabalho, por exemplo, o pessoal leva na marmita muita milanesa e arroz, massas.

      Em época de inverno aparece mais comida com caldo, eles chamam de guiso, tipo ensopado.
      Quem come mais verdura, come zapallito - que nunca vi na Bahia rs, mas amo - batata, abobora.

      Acho que basicamente isso!

      Abraço!

      Excluir
  62. Oi, Mile. Achei muito bacana o blog e estou me orientando por aqui pra ver se escolho o Uruguai como morada por alguns meses, até eu realmente aprender o espanhol.

    Viu, eu visitei o site de moradia estudantil valldemossa que você tinha encontrado. Só que achei a mensalidade de 10000 pesos (quase 4000 reais) salgada demais.

    Você acredita que posso encontrar uma morada mais em conta - sem um pouco de luxo, sem almoço, janta se segunda à sexta etc - pra eu poder ficar um pouco mais morando no país??

    To garimpando alguns sites aqui pra ver se encontro algo interessante, mas acredito que os lugares que procuro pra ficar (onde vivam muitos estudantes, uruguaios preferivelmente, para que eu possa aprender mais rápido) não devem estar disponíveis na internet.

    Tenho medo de ter de encontrar o lugar pra ficar por aí mesmo, e me dar mal. Estou com a pulga atrás da orelha pq não quero arriscar também...

    Obrigado desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juan!

      Muito obrigada! ;)

      Sim, você consegue encontrar algo mais em conta! Dá uma olhada nas opções no Mercado Libre procurando por 'residencias estudantiles ou pensiones' (http://listado.mercadolibre.com.uy/pensiones).

      Abraço!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  63. Olá, tudo bem? Adorei seu blog parabéns! Gostaria de uma ajuda, eu e meu marido estamos pensando em mudar para Colonia del Sacramento, estamos querendo comprar uma casa lá, como fariamos para ficar definitivamente na Cidade?
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Muito obrigada! :)

      Para viver legalmente é necessário iniciar os trâmites da residência, dá uma olhada nos posts da categoria Viver no Uruguay, na parte 1 por exemplo tem informações sobre a documentação para viver no país.

      Para comprar a casa é mais simples, basta escolher e pagar o preço. Você pode consultar as opções de imóveis a venda no site gallito.com.uy

      Abraço!

      Excluir
  64. ....MENINA seu blog é fantástico, mas não conseguir acessar a parte 3.
    Muito grato e.... como acesso a parte 3.
    Ze Luis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zé, muito obrigada pela gentileza! ;)

      Segue o link da Parte 3: http://www.viveruruguay.com/2013/07/viver-no-uruguay-parte-3.html

      Abraço!

      Excluir
  65. Olá!
    Parbén ao blog!
    Vc tem contatos de casas de show com música brasileira? Somos músicos e gostaríamos de tocar uns dias aí.
    Muito obrigada,
    Samandhi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samandhi!

      Muito obrigada! ;)

      Infelizmente não tenho contatos. Não conheço casas de show exclusivamente de música brasileira, mas em alguns estabelecimentos esporadicamente há apresentações de mpb, bossa nova, etc. Qual tipo de música vocês fazem?

      Abraço!

      Excluir
  66. Olá,

    seu
    blog é muito bacana, tira muitas dúvidas para quem anda pesquisando mudar de país, ou passar uma temporada fora, o Brasil esta complicado de morar, infelizmente esta virando uma terra de ninguém, políticos corruptos que nada fazem pela população, uma insegurança tremenda nas ruas, saúde precária, ensino fraco,dó quem tem posses que consegue algo pouco melhor porém paga-se muito caro por tudo, enfim, gostaria de saber como é o nicho de emprego na areá de mão de obra, faço projetos de iluminação, e executo, aqui no Brasil tenho empreiteira, ai não sei como é esse ramo, existe o crescimento imobiliário ??? será que tem campo pra meu ramo ????? e minha esposa e mestrada na área de Ed. Física, a área dela tem campo ????

    Desde ja muito obrigado

    Abraços

    Leandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leandro! Muito obrigada pela visita!

      Olha, no Uruguay há muitos problemas também. Se você falar com uma pessoa que sempre viveu a realidade do país seguramente ela irá reclamar do aumento da violência, dos impostos, corrupção, etc.

      O mercado imobiliário cresce à moda uruguaia, ou seja, com as limitações próprias. Não dá para comparar com a explosão do setor no Brasil.

      Sobre essa questão do emprego, é difícil avaliar a situação de áreas diferentes da minha área de atuação porque não acompanho...

      Boa sorte nos planos!

      Abraço!

      Excluir
  67. Hola Mille,
    nossa me sinto muito identificada vendo o seu blog deu ate vontade de fazer o meu, só que tem que ser o contrario viver no Brasil, pois sou
    Uruguaya, me emocione muito to escrevendo com vontade de chorar, pois mexeu muito nas minhas lembranças , DE FATO TUDO QUE VOCÊ FALO E VERDADE as dificuldades que eu passei os momentos gostosos ate das burocracias só que e ao contrario , eu moraba em malvin , a seis anos to no Brasil , moro em Sorocaba interior de Sp adorooo!! tenho duas Uruguayitas!! mais tambem se consideran Brasileiras pois vierom pequenininhas , en fim ficaria a tarde toda escrevendo para vc pois adorei o seu blog acho porque vc e uma brasileira no meu paisinho lindo, e falando bem e bom saber que apesar das dificuldades vc continua gostando de meu cantinho estou abrindo uma lanchonete uruguaia e este blog me despertou muitas ideias , bom seguimos em contato estou indo para o seu terceiro link quem sabe logo logo eu faça o meu blog


    obs: desculpa meus erros de portuguez rsrrsr

    beijos
    Lorena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lorena!

      Que satisfação ler seu comentário, obrigada pela gentileza e por compartilhar sua experiência.

      Escreve mesmo seu blog, é uma troca maravilhosa. Depois me passa o link.

      Todo o processo de mudança é difícil, né? Sair da nossa zona de conforto requer muita perseverança e paciência, com o tempo vamos colhendo os frutos, aprendendo, crescendo.

      Feliz em saber que te receberam bem no meu país. Muita boa sorte com a lanchonete uruguaia, faz bastante chivito e empanadas pra meu povo rs!

      Abraço!

      Excluir
  68. Olá Mile, tudo bem? Estou pensando em me mudar para o Uruguay, gostaria de saber como é o mercado de carros por ai, chove bastante granizo? Trabalho com oficinas de funilaria e pintura, como martelinho de ouro. Meu email é martelinhoguedes@hotmail.com, se puder entrar em contato comigo ficarei muito agradecido!
    Ananias Guedes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ananias! Tudo bem e você?

      Infelizmente não tenho informação sobre o mercado de carros no Uruguay e não é tão comum chover granizo.

      Abraço!

      Excluir
  69. Mile, por favor pode me dizer, quanto custa em média plano de saúde bom, para pessoas com 60 anos... Estou pensando em morar um pouco em Montevideo..... somos aposentados.... bjs
    meu email...ajurema@uol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana!

      No Uruguay o sistema privado de saúde é diferente do Brasil, os planos são chamados de mutualistas. Basicamente você paga uma cota mensal e para cada consulta ou exame que usar paga um valor X.

      Não sei quanto custa para pessoas maiores, eu tenho menos de 30 anos e pagava de cota mensal aproximadamente 190 reais (usava a Asociación Española).
      Você pode pedir um orçamento nos sites das mutualistas, que seriam Medica Uruguaya, MP, Asociación Española.

      Abraço!

      Excluir
  70. Mile, muito bom o seu blog!! Vivo aqui em Montevidéu e vc conseguiu sintetizar bem o paisito!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Barros!

      Muito obrigada pela gentileza! Fico feliz que tenha gostado!

      Me conte mais rs, de qual cidade do Brasil você é e há quanto tempo você vive em Montevideo? Vixe, agora me senti naquelas gravações de ligações interurbanas "diga o seu nome e a cidade de onde está falando"! ;)

      Abraço!

      Excluir
  71. Oi Mile, gostaria de deixar um enorme abraço pra vc e te parabenizar pelo blog. Vc transmite ser uma pessoa super do bem. Eu sou casada com um uruguaio maravilhoso, rsrs, como vc disse em um comentário: eles são mesmo especiais! :D Bom, então sempre estamos indo p esse país que eu tbm já amo tanto, até o meu casamento eu escolhi q fosse em Punta! Na verdade aqui em casa acontece ao contrário, a brasileira quer ir morar no Uruguay e o uruguaio não quer deixar o Brasil, rsrs, sou de Curitiba e ele adora minha cidade! Bom, mas ainda estou com 25 anos, mtaa coisa ainda tem p acontecer, rs, bjãoo e sucesso nos seus planos! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Que simpatia, muito obrigada pelo carinho! ;)

      Pois é, esses chicos têm alguma coisa especial rs.

      Engraçado ele não querer sair do Brasil e você sim! Mas como você mesma disse ainda tem muita coisa pela frente, quem sabe um dia, né? Enquanto isso vai aproveitando as visitas ao paisito!

      Abraço!

      Excluir
  72. Oi,
    Cara, achei seu post sensacional. Eu estou pensando, em um futuro breve, trocar de país parar morar. E, claro, escolhi o Uruguai. Fui aí ano passado e fiquei muito encantando com tudi, espero esse ano voltar rs. Mas gostaria de morar aí, eu me formo em jornalismo esse ano, sabe me dizer se há, um meio deu sobreviver aí? Como faço pra arrumar emprego, será qe consigo algo como garçon esse tipo de coisa.

    ResponderExcluir
  73. Olá (: Meu nome é Giulia,tenho 17 anos, curso o 3º ano do Ensino Médio. Moro em Aracaju- Sergipe e sou uruguaia! Moro no Brasil desde os 2 anos (por ai) e desde então nunca mais voltei para o Uruguay. Esse ano planejo voltar às minhas raízes e, pode até soar estranho, mas não tenho parentes lá (só fiz nascer mesmo :P -Minha mãe é gualtemaleca e meu pai brasileiro). A única pessoa que considero como a minha "familia uruguaya" é uma amiga da minha mãe que cuidou de mim enquanto eu estava por lá e eu tenho um super carinho por ela (conversamos pelo facebook). Enfim, vamos logo ao assunto. Eu até então não sabia para que curso fazer aqui no Brasil através do ENEM. Minha universidade teria que ser a UFS (Universidade Federal de Sergipe), mas não sabia qual área fazer (Minhas aulas no 3º ano começaram no dia 6 de Janeiro- Posso dizer que estudo na melhor escola de Aracaju) Os professores nos perguntavam qual curso pretendíamos fazer e eu respondia que ainda não sabia (ou então qualquer coisa, menos Medicina :v). Até que me veio duas ideias: A primeira era estudar em alguma faculdade no Uruguay, cursando Direito ou Administração ou algo do tipo. E a segunda: Juntar dinheiro aqui no Brasil e me mandar pro Uruguay. O problema da primeira opção é que não sei #comofas pra entrar na Universidade uruguaya. Não sei de nadica de nada! Tipo, é necessário eu ir para alguma universidade (que com certeza seria fora do meu estado) para ganhar uma bolsa e estudar lá? Ou eu posso fazer minha inscrição na própria faculdade e lá eu faria uma prova? Considero meu inglês bom, acho que melhor do que meu español xD. Creio que pelo fato de eu ter nascido no país, as coisas seriam mais fáceis pra mim do que para um estrangeiro (: E aqui vai a mensagem da uruguaya: Forlán is the best! :D kkkkkk

    ResponderExcluir
  74. OLA GOSTARIA DE SABER QUANTO ALGUMA CIDADE PRÓXIMA A CAPITAL, SE O CUSTO DE VIDA SOBE OU NÃO SOU DE MINAS E ESTOU ME APOSENTANDO, COM SALÁRIO RAZOÁVEL

    ResponderExcluir
  75. Oi Mile, tudo bem?? Adorei seu blog, é muito bom mesmo! Sou de Fortaleza e estou morando em Montevideo desde setembro, vim por causa do trabalho do meu marido. Sou farmacêutica especializada em cosméticos e estou nesse trabalho que é buscar trabalho. Outra coisa que estou tendo dificuldade é com amizades, vejo as pessoas um pouco "acanhadas"... Já morei na Inglaterra, Espanha, Nova Zelândia, estou acostumada com viver fora do Brasil, mas nunca tive essa dificuldade de fazer novas amizades como aqui. Você tem algum email que eu possa lhe escrever pra tirar outras dúvidas, você já está aqui no uruguay? Um abraço, Ingrid

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo encontrar uma colega farmacêutica que está morando ai, gostaria de tirar uma duvida, a profissão farmacêutica ai é bem regulamentada ? as drogarias e manipulações são obrigadas a ter farmacêutico, e se sim, qual a remuneração média ?

      Excluir
  76. Oi Alisson!

    Obrigada pela gentileza!

    Não sei dizer como é o mercado de jornalismo, não é minha área de atuação. Recomendo que verifique os sites de ofertas laborais e acompanhe as publicações.

    Emprego como garçom - tendo um nível de espanhol bom para interagir e entender o cliente, claro - você pode conseguir, mas viver com o salário é outra história, pense se você viveria no Brasil nessas condições...

    Boa sorte com os planos!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  77. Oi Giulia!

    Obrigada pela gentileza!

    Olha, não quero parecer a tia velha, mas morar fora e sozinha é difícil! É necessário muita disposição e planejamento. Não sei se passaria por tudo que passei aqui tendo 18 anos.

    Você precisa saber o que quer, se realmente é essencial fazer faculdade em outro país ou se você pode fazer um intercambio - que é uma experiência que recomendo muito - e voltar para seguir a vida aí junto a sua família.

    Essa ideia que espanhol é fácil é uma bobagem, requer estudo. Se você pensa em fazer faculdade aqui comece estudando o idioma. Já pensou alguém fazer Direito na UFS sabendo 'mais ou menos' português? Complicado, né?

    No mais, se quiser saber sobre os tramites, dê uma olhadinha nos posts da categoria "Estudar no Uruguai" ou "Universidades".

    Boa sorte!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  78. Olá Julio!

    O custo de vida fora da capital tende a ser um pouco mais baixo.
    Recomendo que compare os preços das localidades que tem interesse nos links disponibilizados.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  79. Oi Ingrid! Tudo bem e você?

    Sim, já estou de volta! :)

    Acho que tive menos dificuldade para conhecer gente porque meu companheiro é uruguaio, então me inserir no meio deles foi relativamente mais fácil.

    Depois fiz um curso na UDE e meus colegas eram muito atenciosos. No trabalho também fiz amizades.

    Quando você começar a rotina de trabalho vai ver que eles são receptivos e logo terá sua rotina, seu grupo.

    Sei como é difícil essa sensação, já morei em outros lugares e sei como essas relações são importantes.

    Entre em contato comigo pelo e-mail (contato@viveruruguay.com) ou por mensagem privada na fan page do blog no facebook.

    Abraço! ;)

    ResponderExcluir
  80. Oi Mily,
    Me chamo Isabela e tenho 18 anos. Como acabei de terminar o ensino médio, gostaria de estar me mudando para Uruguay, pelo menos por um tempo. Para estudar. Meu pai é Uruguayo e diz que a Universidade pública de Uruguay é muito boa. A cultura é mais levado a sério. Já que sei o idioma e gosto bastante de conhecer coisas novas, viver novas experiências e principalmente estudar. Acredito que seria uma boa opção. Sei que as condições de trabalho não são muito boas. Entretanto, seria só por um tempo, até me formar e decidir o que farei. Gostei bastante da sua postagem. Fala exatamente numa forma clara e objetiva os contras e a favores do Uruguay. Se você pudesse dar a sua opinião, eu agradeceria muito. Bjs, e Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabela!

      Muito obrigada pelo comentário!

      É complicado opinar porque cada realidade é um mundo, mas como comentei com a Ingrid uns comentários acima, acho uma mudança de país algo muito duro para se fazer sozinha aos 18 anos.

      Um intercambio é uma experiência que recomendo bastante, mas fazer a faculdade aqui que dura no minimo 5, 6 anos (porque raros casos as pessoas terminam no tempo exato do curso, a grande maioria se tranca numa matéria ou outra e atrasa o curso) é uma decisão para pensar com cuidado.

      Se não há forma de cursar uma boa faculdade no Brasil, talvez seja uma opção. Mas vou ser sincera, uma boa faculdade no Brasil não deixa nada a desejar a uma boa universidade no Uruguay e digo isso com base na experiência trabalhando aqui, as pessoas não são mais ou menos competentes por terem estudado na faculdade X.

      Outra coisa é estudar e trabalhar no Uruguay, é muito difícil fazer as duas coisas. Os trabalhos para jovens são puxados, a rotina de 8h, não é como estágio no Brasil. Todos os meus amigos que trabalham e estudam atrasam bastante a faculdade.

      São muitos pontos a pensar e pesar, sente com seus pais e discutam o tema! ;)

      Abraço!

      Excluir
    2. Irei pensar mais um pouco.
      Obrigada pela atenção!

      Excluir
  81. Oi Mile,

    Que achado valioso foi esse seu site! Parabéns. Voltei recentemente de mais ou menos 10 dias de férias no Uruguay e coincido com muitos dos meus colegas acima: Quero MUITO passar uma temporada/morar no paisito. Também passei uma semana em Buenos Aires e, apesar de ser uma cidade linda também, Montevidéu me fisgou. Estou apaixonado pela cidade. Sou formado em Letras - Português/Espanhol pela Universidade Federal do Ceará e acredito que para minha área, no caso, dar aulas de português, não tenha muita saída de trabalho em Montevidéu =(. Pela sua estadia na cidade, você tem algum conhecimento nessa área que possa me ajudar? Queria muito poder realizar este sonho. Obrigado e, novamente, parabéns pelo site. Abraço.

    Att,

    Victor Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victor!

      Muito obrigada pela gentileza! :)

      Olha, tem saída! O salário não é aquela maravilha rs, mas vejo com certa frequência avisos buscando professores de português.

      Vejo também muita gente com formação questionável dando aulas em institutos de línguas, então acredito que você teria vantagem nesses processos de seleção.

      Eu, por exemplo, atualmente trabalho como tradutora/redatora de conteúdos em português e espanhol numa empresa e sou formada em Direito.

      Há também algumas poucas empresas que só trabalham com traduções, outra oportunidade.

      E claro, tem também os empregos em call center para o mercado brasileiro que não tem muito critério de seleção (em 95% dos casos), basicamente só falar português e já tá valendo.
      É uma experiência difícil - pelo menos foi comigo - mas quebra o galho quando o objetivo é fazer uma graninha, algo temporário para a vida.

      Boa sorte! Abraço!

      Excluir
  82. Olá, muito legal seu blog!! Parabéns!!
    Eu e meu esposo estamos indo para o Uruguai de agosto a novembro e gostaríamos de saber se você poderia nos indicar, dizer ou sugerir se há casas, quartos, kitinetes, ou afins mobiliados que poderíamos alugar entre 1000 e 1500 reais. Por que esses preços? Porque sabemos que os preços que encontramos na internet são de hotéis que já têm uma certa tradição, e às vezes recursos pra divulgação. Gostaríamos de saber se você pode nos ajudar.
    Fico muito, muito grata!

    Se puder passar seu e-mail, ou me responder no meu, eu ficaria muito satisfeita. Meu endereço de e-mail é juliedorrico@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Obrigada pela gentileza! :)

      Apartamentos mobiliados por temporada tendem a ser mais caros mesmo, acho difícil conseguir algo por menos de 12 mil pesos, por exemplo.

      Vocês podem procurar nos sites do Gallito (o classificados do país mais completo), OCasas, Mercado Libre Uy.

      Outra opção é tentar o Airbnb, usei bastante na Europa e funcionou direitinho. Já vi que há poucas, mas boas opções de imóveis no Uruguai.

      O e-mail do blog é contato@viveruruguay.com , mas acho que respondo mais rápido no facebook (você pode mandar mensagem privada na fanpage).

      Abraço!

      Excluir
  83. Ola sou ricardo 40 anos dentista especialista em ortodontia, tenho interesse em trabalhar como dentista ortodontista no Uruguai, voce pode me informar qual o melhor caminho a seguir qual a remuneração ai de um ortodontista e como faço para me inserir ai se eseria mais facil trabalhar com algum local ou abrir o meu proprio consultorio, falo ingles fluente.


    att.

    Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo!

      O primeiro passo é revalidar o seu diploma para poder exercer legalmente sua profissão, em tese não é possível simplesmente chegar e abrir um consultório.

      Veja mais informações sobre a revalida no post da categoria Estudar.

      Sobre salários, vai depender de cada profissional, não tenho como passar uma média.

      Você irá precisar mais do espanhol do que o inglês para atender as pessoas.

      Abraço!

      Excluir
  84. ola boa noite,estou indo morar em montevideo com minha filha de 14 anos ,bem oque eu gostaria de saber e sobre escolas ,aqui ela esta no primeiro ano do ensino medio .como seria ai em montevideo que ano ela teria que cursar ? obrigada beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thânia!

      Dá uma olhada nos posts da categoria Estudar, há uma tabela com essa informação.

      Abraço!

      Excluir
  85. Boa Noite...
    Pretendo ir ao Uruguai,com minha família para morar,sei que vou estranhar e ter algumas dificuldades,mas o Brasil anda muito violento,e tenho 2 filhas uma de 10 anos e outra de 12 anos,acho que a liberdade de ir e vir é a mais importante,o que vc tem a me dizer sobre escola,saúde e educação.Obrigada Vitória!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente. Tenho um filho de nove e uma menininha de três e não vejo melhoras nem a médio nem a longo prazo aqui no Brasil. Quem sabe poderemos ser vizinhos por la...

      Excluir
    2. Olá Vitória e André!

      O que eu posso dizer é que no Uruguay há criminalidade e mazelas também.

      O país tem milhares de coisas positivas a destacar e não é a toa que escolhi viver aqui, porém é preciso ter senso critico para entender que não dá para comprar essa ideia de lugar perfeito que a mídia internacional insiste em mostrar.

      Abraço!

      Excluir
  86. Oi, Mile! Tudo bem?

    Meu nome é Leonardo, tenho 32 anos.

    Trabalho área de petróleo, aqui no Brasil. Trabalho na escala 28x28 dias (Fico 28 dias embarcado e depois tenho 28 dias de folga).

    Estou amadurecendo a ideia de passar as minhas folgas (viver) no Uruguai durante 1 ano.

    Estive de passagem por Montevidéu, no ano passado, quando fiz um cruzeiro.

    Acredito que no meu caso, seria melhor alugar algo para passar o mês que estarei de folga, já que no outro mês estarei ausente.

    Será que nesse caso eu encontraria algo em conta? (a intenção seria de não ter que pagar aluguel no mês em que estiver trabalhando)

    Ah, e qual é o seu Facebook? Poderia te adicionar?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  87. oláaa .. Milee ...
    tem ideia de qual o valo do salario de um professor no Uruguai ??


    att.
    raphaela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raphaela!

      Infelizmente não tenho esse dado!

      Abraço!

      Excluir
  88. oi Mile, tudo bem? Moro no Brasil e sou farmacêutico! Pretendo ir morar aí, gostaria de saber se você sabe como é a profissão farmacêutica no Uruguai, salário, se é obrigatório ter farmacêutico nas farmácias, como é o reconhecimento do profissional perante a sociedade e como o farmacêutico é visto pelos moradores... Muuuuito obrigado! Att Thiago.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thiago! Tudo bem e você?

      Não é minha área de formação, é complicado avaliar todas essas perguntas.

      Abraço!

      Excluir
  89. Bom Dia e Parabéns belo blog!
    Só quero uma informação básica, quero começar a pesquisar onde morar, pois aposento-me e com outras rendas será possivel viver por ai, onde morar com qualidade de vida e mar perto Maldonado?ou alguma sugestão.?
    Já estão convidados para o jantar em minha casa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helio!

      Obrigada pela gentileza!

      Esse conceito de qualidade de vida é bem relativo, por outro lado há várias opções no departamento de Maldonado e Canelones, por exemplo Piriápolis e Atlântida.

      Abraço!

      Excluir
  90. Boa noite Mile. Gostaria por favor que me enviasse sites de emprego e imoveis. Sou dentista e penso em montar consultorio no Uruguai. Obrigada Michele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michele!

      Nos posts dessa categoria Viver no Uruguay esses links de sites foram disponibilizados (Gallito, CompuTrabajo, BuscoJobs, Mercado Libre UY, etc).

      Abraço!

      Excluir
  91. Olá Mile,tudo bem contigo? tenho 18 anos de idade e ainda não terminei meus estudos,estou quase terminando,queria que vc respondesse minhas perguntas se for possível (:
    Tem algum tipo de aula ae para terminar os estudos mais rápido ou algum tipo de curso? tipo o EJA.
    É fácil arrumar um emprego ae para quem não terminou os estudos assim como eu? por ex:garçom,atendente de restaurante ou lanchonete e etc..
    Qual o salário que geralmente eles pagam para esses tipos de serviço?
    com 5 mil reais da para sair daqui e pelo menos tentar começar a viver no Uruguai?
    Abrir um comércio como uma lanchonete ou etc..seria uma boa ideia? tem algum ap ou condomínio que custa 500 a 600 reais com sala,cozinha 1 quarto,banheiro que fica bem localizado,tipo no centro?

    Bom é isso (:
    Agradeço ao blogaguardo suas respostas
    abraços (:
    ass:pètryns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem e você?

      Acho bem difícil conseguir alugar um apartamento no Centro por 500 ou 600 reais, mas você pode pesquisar opções no classificados do Gallito.

      Não sei dizer se há esses cursos tipo supletivo por aqui.

      E empregos como os que você citou costumam pagar entre 8 e 12 mil pesos.

      Abrir um comércio pode ser uma boa ideia, mas tenha em mente os custos de instalação (garantias de aluguel, material, etc) e tramites legais (alvará, licença, etc).

      Abraço!

      Excluir
  92. Oi Mile, td bem?
    Parabéns pelo blog, muito bom!
    Estava pensando em fazer mestrado na UDE (universidad de la empresa). Vc saberia me informar se está universidade é conceituada e bem vista no Uruguai?
    Obrigado
    abraços,
    Bruno

    ResponderExcluir