Casas com nomes

Viajando pelos balneários (acho tão phyna essa palavra rs) uma coisa sempre chamava minha atenção: as plaquinhas com os nomes das casas!



Já me falaram que no passado era um hábito mais forte entre os uruguaios e eu fico imaginando o momento que as famílias escolhiam as casas e discutiam como iriam chamá-la! Com o passar dos anos deve render boas histórias lembrar desses momentos, né?

Acho mais divertido as casas serem conhecidas pelo nome e não pelo número! ;)

Algumas pessoas usam a criatividade e as ruas ganham um toque de personalidade. 


Outra ponto curioso é que a estrutura de muitas casas de praia me faz lembrar uma oca de índio, por mais bonitinha que seja a casa! 
Ainda estou acostumando com esses telhados tão comuns por aqui.



Observo que quanto mais turística a cidadezinha litorânea, como Punta del Este por exemplo, menos "casas com nomes" ela tem.

Claro que viajei também na ideia e pensei em alguns nomes para uma futura casa... descobri que sou péssima nisso rs. 

E você, como chamaria seu cantinho de lazer? #curiosa!






Abraço!

12 comentários

  1. Olá Mile,tudo bom!Lembrei-me lendo aqui de qdo estive em Punta del Leste e tinha algumas casas com nome e sem portão !!!Como assim ,para alguem que mora em Sampa casa com nome e sem portão é muito bom pra ser verdade rssss
    Mas se tivesse uma casa aí eu colocaria o nome de Vida Nova ,pois é o que pretendo qdo sair do Brasil,espero que este desejo se torne una realidad !!!!
    um abraço pra vc !!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Margarete! Tudo bom e você?

      É uma tranquilidade que não dá vontade de voltar, né? Meu caso é com Piriápolis rs!

      Um nome forte e cheio de significado, gostei! Tomara que seja uma realidade próxima! ;)

      Abraço!

      Excluir
  2. Oi Mile, tudo bem? Desde que comecei a acompanhar seu blog venho me programando para ir ao Uruguai. Vou no Reveillon, passar 5 dias e pretendo ficar em Pocitos. Vc pode me passar algumas dicas? Obrigada! meu e-mail: dri.medeiros@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana! Obrigada pela visita!

      Tudo bem e você?

      Que tipo de dica você gostaria? Tem algumas dicas sobre restaurantes, lugares para visitar em Montevideo, outras cidades do Uruguay, etc, nos posts antigos...

      Abraço!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá Mile
    Eu andei lendo sobre o seu blog e fiquei encantado sobre o Uruguay principalmente quando fala sobre segurança. Moro em Natal e eu e minha noiva pensamos em nos mudar por causa da falta de oportunidades, baixos salários e insegurança. Voltar para casa depois das 21horas é um perigo agora! Bem eu gostaria de saber quanto é o salário de cozinheiro por ai(sou formado em gastronomia) e pelo que vi no seu post você fala sobre o site do Gallito para mais informações. Lá tem aluguel de tantos valores e você comentou sobre pagar 11mil pesos no seu mas já vi de todos os valores em montevidéu. Tem uns de 3mil pesos no caso. Porque essa diferença grande?

    Desculpe o mundarel de perguntas mas eu gostei bastante da ideia de ir para o Uruguay, tinhamos em mente ir para Gramado/RS já que a área para nós é ótima por lá.
    Meu email é tarcisiodantasrn@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tarcísio!

      Olha, no Uruguay não há tantas oportunidades e os salários em regra não são altos, recomendo que pesquise um pouco mais para não criar falsas expectativas.

      Como disse, meu apartamento foi um "achado" porque o valor normal do aluguel era a partir de 13 mil pesos.

      Seguramente o que você viu como 3 mil, era 3 mil dolares e não pesos rs.

      No mais a diferença de preços é o que ocorre em toda cidade, bairros periféricos custam menos que bairros nobres, por exemplo.

      Sobre o mercado laboral posso dizer que em alta temporada os profissionais do setor gastronômico migram para Punta del Este, lá está o movimento, lá está o dinheiro. No entanto é algo temporário, né? No resto do ano não sei como fica o mercado...

      A questão do idioma é importante também, se está pensando em mudar e ainda não tem domínio do espanhol, comece a estudar.

      Abraço!

      Excluir
  5. Olá Mile,
    eu e meu marido vamos no final de Maio conhecer Montevideo e de lá gostaríamos de ir a Punta num dia e em outro ir a Colonia.Você saberia me dizer se tem alguma empresa de turismo que leve de van ou micro onibus pra passeios nessas cidades ? Não queremos alugar carro e quando chega nessas cidades o turista fica meio perdido sem saber quais atrações são perto ,se dá pra ir andando entre uma atração e outra,
    Obrigada desde já,Lilian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian!

      Tem muitas empresas de turismo que fazem passeios, você pode buscar informações na central de informação turística, nas agências de turismo espalhadas pela cidade ou no próprio local onde estiver hospedada, geralmente eles tem folhetos com diversas opções.

      Abraço!

      Excluir
  6. Mile, em Punta, as casinhas têm nome sim, mas são as que ficam mais pra dentro da cidade, escondidas. Cada casarão lindo, todos com suas plaquinhas de nomes.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é isso, não disse que não tem, só que lá a gente costuma ver menos, estão mais afastadas do miolinho turístico, já em outras cidades as plaquinhas estão desde as casas da orla principal às casas das ruas mais escondidas.

      Eu quero uma casa com plaquinha! ;)

      Excluir
  7. Olá Mile!

    Acredito que eu já tenha lido 90% das suas publicações aqui no Blog (e o detalhe é que eu o descobri hoje de manhã, haha!), ele é FAN-TÁS-TI-CO!

    Eu sou estudante de guia de turismo e estive aí com um grupo de turistas não faz nem um mês e já quero voltar correndo. Estou simplesmente apaixonado pelo país, pelas pessoas educadas, pela gastronomia (do país) e principalmente pela ARQUITETURA (de Montevidéu)!

    Estudei arquitetura por dois anos, e a cidade é um paraíso para quem ama o assunto.
    Então, se eu tivesse que escolher um nome para a minha casa, escolheria: Salvo - em homenagem ao Palácio Salvo (no qual fiquei por mais ou menos duas horas só admirando a faixada antes mesmo de adentrar para fazer o Tour guiado). Quanto amor por aquela construção <3

    Obrigado por manter este blog, não desgrudo mais daqui!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir