O tal do futebol...

Escapei por quase 3 anos de vivenciar um jogo entre Brasil e Uruguay: das competições que ambos países participaram desde que comecei a dividir o teto com um charrua, a nossa seleção canarinho foi ficando pelo meio do caminho e eu pude seguir torcendo sossegada pela La Celeste, foi assim na Copa do Mundo e na Copa América.

Daí que nessa semana em meio às noticias dos protestos, uma espiadinha aqui e acolá nos jogos, recebi a novidade já naquele tom saudável de provocação "próximo jogo será Brasil X Uruguay". 

Não sou de generalizar, mas acredito que todos os uruguaios, inclusive os mais chiquitos, podem contar com riqueza de detalhes o triunfo conhecido como maracanazo, quando o Uruguay venceu a copa nos anos 50 e silenciou o Maracanã repleto de brasileiros.

Talvez não seja a mais aficionada pelo esporte e por isso não tenha tão presente a derrota da seleção brasileira de futebol na copa do mundo de 1950, ou talvez minha geração não ligou tanto para esse detalhe da história futebolística (memória seletiva?) como os uruguaios tendem a imaginar.

Há muitos videos desse momento no youtube para refrescar a memória de gente como eu, mas fiquei surpresa mesmo ao encontrar um curta estrelado pelo Antonio Fagundes.

O curta me fez ver a história sob uma perspectiva diferente e me emocionei envergonhada só de imaginar como o goleiro Barbosa teve sua vida massacrada por algo tão simples como não evitar o gol do time adversário. 

Assim como o personagem, tentei voltar no tempo e ponderar os acontecimentos de acordo a realidade da época,  não consegui e fiquei engasgada com um "não há justificativa". O fanatismo e o controle das massas é realmente uma combinação perigosa.

Para quem quiser assistir:


E desde que foi anunciada a sede da copa de 2014, muitos uruguaios voltaram a sonhar com um novo maracanazo

Eles me contam cheios de graça e eu não deixo barato, claro rs! Faço piadinhas com dados irrelevantes do mundo esportivo, eles revidam e todo mundo se diverte como deve ser nessas conversas sobre futebol.

Na verdade retruco só de birra, porque né? Aprendi a querer o paisito como meu lugar, e acho que levei essa coisa muito a sério porque até a seleção aprendi a querer também rs! 

Me acostumei a cantar as musiquinhas da torcida, a reconhecer os jogadores, a ficar ansiosa quando a partida está apertada e a vibrar com os gols marcados. 

E o coração agora fica meio perdido sem saber o que é deles, o que é meu ou o que é nosso

Sei que acompanhar o jogo nessa quarta-feira será muito estranho, gente! Sorte que essa quase rivalidade aqui em casa vai terminar literalmente em pizza! ;)

Abraços!

10 comentários

  1. Verdade! Amanhã a gente fica dividido. Tenho a bandeira do Brasil e do Uruguai em minha varanda, o que os vizinhos não irão dizer.
    De qq forma nasci no Brasil, a torcida amanhã será brasileira.
    Saudações!
    Fernando Magalhães

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem assim, Fernando!

      No primeiro tempo fiquei muito confusa, o que foi torcer para o Forlán errar o pênalti rs? Estranho, muito estranho... mas acabou dando certo, ganhamos rs!

      Abraço!

      Excluir
  2. rsrsrsrss Sim mile... Vamos assistir o jogo amanhã... e aqui vai ser muito divertido... o ruim é q só eu de brasileira.. no meio dos uruguaios rsrrs vai ser meio congelante, mas animado rsrsrsrs Vamo que Vamo! e que Vença o melhor, nada de rivalidades!!! Como sonhei com isso um dia ver Brasil x Uruguai! rsrssr bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha imagino como é ver o jogo com tantos uruguaios em volta, mas é divertido!
      Por aqui o namorado ficou de mau humor logo que acabou o jogo, depois passou e domingo vamos ver se ganhamos da Espanha, né? Diz ele que vai torcer pelo Brasil também, o que acho muito justo haha! ;)

      Excluir
  3. Olá! Parabéns pelo seu blog! Percebe-se a sua satisfação em ajudar as pessoas respondendo as dúvidas de quem vai passear ou deseja viver no Uruguai. Acabo de voltar de lá, é minha segunda vez fazendo turismo e gosto muito desse pequeno país e da cultura cisplatina. Moro em Salvador/BA, trabalho no serviço público e infelizmente não posso tentar a vida aí em razão do meu cargo, mas quem sabe depois da aposentadoria! Até lá, há muito tempo. Enquanto isso, quero sempre voltar e conhecer o interior e explorar mais cidades litorâneas. Um grande abraço! Continue com seu blog, pois é muito útil e agradável ler seus comentários de estrangeira vivendo no Uruguai, um país tão próximo, que poderia ser um estado brasileiro, mas de cultura tão diversa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriano! Muito obrigada pela visita e gentileza no comentário!

      Você é baiano também?

      Olha, é um projeto bem interessante esse de curtir a aposentadoria no paisito, o bom é que até lá terás bastante tempo para pensar e voltar para conhecer mais coisas.

      Não sei por onde já passaste nessas viagens, mas nas próximas recomendo muito uma visita a Salto, Carmelo e Villa Serrana (e demais serras no departamento de Minas) e no litoral acho o departamento Rocha incrível, La Paloma, La Pedrera, La Fortaleza de Santa Teresa e Cabo Polonio rendem ótimos passeios e por motivos que não compreendo, esses lugares não estão nas rotas mais turísticas (dos estrangeiros, porque os uruguaios aproveitam muito esses lugares) rs.

      Abraço!

      Excluir
  4. Parabéns pelo blog. Estou com vontade de mudar-me do Brasil para algum outro país da América do Sul. Este lugar provavelmente será o Uruguai.
    Como é a vida ai? Quero dizer... de quanto R$ por mês dá para pagar aluguel + comida + plano de saúde (se necessário) em Montevideo?
    Sucesso para você e estarei lendo seu blog!!!!!
    Você teria por um acaso Skype?
    Abraço!!
    Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael! Obrigada pela visita!

      Escrevi sobre esses temas nos posts Viver no Uruguay - Parte 1 e 2, e em breve sai a parte 3 porque esse papo rende rs!

      Dá uma olhadinha lá depois, se tiver mais dúvidas pode escrever!

      Abraço!

      Excluir
  5. Tenho ascendência italiana, mas tudo bem... Em respeito ao seu blog vou torcer pelo Uruguai – rs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha obrigada pela consideração! O namorado também é neto de italiano e ficamos aqui na torcida uruguaia, mas dessa vez não deu...

      Abraço!

      Excluir