Enoturismo em Punta

É fácil pensar em Punta del Este e logo imaginar praias, cassinos e festas, né?

O que pouca gente costuma imaginar é que na região mais badalada do paisito dá para fazer também enoturismo.

Enoturismo de qualidade, diga-se de passagem.

Lá pertinho do balneário há uma vinícola chamada Alto de la Ballena que oferece visitas guiadas e degustações.
                                                                               
Acho sempre um passeio imperdível para quem está viajando, não há quem não se renda ao charme dos vinhedos e uma degustação bem conduzida é sempre um prazer: são tantas as curiosidades interessantes que envolvem a produção da bebida e o jogo com os sentidos - olfato, vista, paladar, etc - é daqueles gostoso de jogar.

Outro ponto que vejo como positivo no enoturismo uruguaio é que a maioria das vinícolas são negócios de família, vemos pais, filhos e irmãos trabalhando juntos, o que torna o ambiente mais acolhedor.
E apesar do mundo do vinho ter lá suas frescuras, no Uruguay acho tudo muito acessível, chegamos nas vinícolas ou eventos especializados e sempre encontramos os proprietários dispostos a trocar figurinhas com os consumidores.

A bodega Alto de la Ballena possui uma ótima estrutura para receber os visitantes, os vinhos são excelentes, a vista da sala de degustações é belíssima e para os amantes dessa bebida que já sonharam em ter uma vinícola para chamar de sua rs, a história do casal dono do local é no minimo inspiradora! 

                                     Foto: altodelaballena.com



Punta del Este é ainda palco de grandes eventos enogastronômicos durante todo o ano, como por exemplo, o Salón del Vino Fino no famoso Hotel Conrad e o requintado Food & Wine Festival.

Próximo a Punta del Este há também a Bodega Garzón, um empreendimento de alto padrão, sem esse toque familiar que comentei anteriormente, que promete além das tradicionais catas de vinhos e azeite de oliva, propostas de lazer que incluem até passeios de balão.

Uruguay é mesmo um destino cheio de surpresas boas, não me canso de dizer! :)


Mais informações sobre as visitas à bodega Alto de la Ballena:

Há 3 tipos de visitas que custam 30, 40 e 50 dólares (a diferença corresponde à escolha dos grupos de vinhos que serão degustados).

Todas incluem passeio pelo vinhedo de Syrah que fica na parte alta da propriedade e a degustação acompanha queijos e pães.

O horário depende da estação do ano e disponibilidade da vinícola,  portanto reservas são necessárias. Agora no inverno as visitas acontecem a partir das 11h.

Vocês podem telefonar (094 410 328) ou enviar e-mail para visitas@altodelaballena.com .

O pagamento é feito em espécie, eles não trabalham com cartões.

Endereço:

Ruta 12 - Km. 16
Sierra de la Ballena - Maldonado


Abraço! 

Nenhum comentário