Enoturismo em Punta: Bodega Alto de la Ballena

É fácil pensar em Punta del Este e logo imaginar praias, cassinos e festas, né?

O que pouca gente costuma imaginar é que na região mais badalada do paisito dá para fazer também enoturismo.

Enoturismo de qualidade, diga-se de passagem.

Lá pertinho do balneário há uma vinícola chamada Alto de la Ballena que oferece visitas guiadas e degustações.
                                                                               
Acho sempre um passeio imperdível para quem está viajando, não há quem não se renda ao charme dos vinhedos e uma degustação bem conduzida é sempre um prazer: são tantas as curiosidades interessantes que envolvem a produção da bebida e o jogo com os sentidos - olfato, vista, paladar, etc - é daqueles gostoso de jogar.

Outro ponto que vejo como positivo no enoturismo uruguaio é que a maioria das vinícolas são negócios de família, vemos pais, filhos e irmãos trabalhando juntos, o que torna o ambiente mais acolhedor.
E apesar do mundo do vinho ter lá suas frescuras, no Uruguay acho tudo muito acessível, chegamos nas vinícolas ou eventos especializados e sempre encontramos os proprietários dispostos a trocar figurinhas com os consumidores.

A bodega Alto de la Ballena possui uma ótima estrutura para receber os visitantes, os vinhos são excelentes, a vista da sala de degustações é belíssima e para os amantes dessa bebida que já sonharam em ter uma vinícola para chamar de sua rs, a história do casal dono do local é no mínimo inspiradora! 
                                    


Punta del Este é ainda palco de grandes eventos enogastronômicos durante todo o ano, como por exemplo, o Salón del Vino Fino no famoso Hotel Conrad e o requintado Food & Wine Festival.

Próximo a Punta del Este há também a Bodega Garzón, um empreendimento de alto padrão, sem esse toque familiar que comentei anteriormente, que promete além das tradicionais catas de vinhos e azeite de oliva, propostas de lazer que incluem até passeios de balão.

Uruguay é mesmo um destino cheio de surpresas boas, não me canso de dizer! :)


Mais informações sobre as visitas à bodega Alto de la Ballena:

Há 3 tipos de visitas que custam 30, 40 e 50 dólares (a diferença corresponde à escolha dos grupos de vinhos que serão degustados).

Todas incluem passeio pelo vinhedo de Syrah que fica na parte alta da propriedade e a degustação acompanha queijos e pães.

O horário depende da estação do ano e disponibilidade da vinícola,  portanto reservas são necessárias. Agora no inverno as visitas acontecem a partir das 11h.

Vocês podem telefonar (094 410 328) ou enviar e-mail para visitas@altodelaballena.com .

O pagamento é feito em espécie, eles não trabalham com cartões.

Endereço:

Ruta 12 - Km. 16
Sierra de la Ballena - Maldonado


Abraço! 

4 comentários

  1. Olá! Dá pra ir para a Bodega Garzon estando hospedado em Montevideo (bate e volta) ou fica muito longe? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Acho que é muito tempo para um bate e volta, recomendaria outras bodegas próximas a capital. Nesse post tem mais opções: https://www.viveruruguay.com/2018/02/vinicolas-perto-montevideu-enoturismo.html
      Abraço!

      Excluir
  2. Olá Mile!
    Muito legais suas dicas!
    Existem outras vinícolas próximas de Punta del Este além desta Alto de la Ballena?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada :)
      Sim, pertinho da Alto de la Ballena tem a Viña Edén (10min de carro) que vale muito a visita. Recomendaria também a Bodega Cerro del Toro e a Bodega Oceanica (uns 40min para um lado ou para outro, tomando a Alto de la Ballena como referência).
      E um pouco mais distante tem ainda a imponente Bodega Garzón...

      Excluir