Programação infantil em Montevidéu no mês de julho

De vez em quando aparece alguém pedindo dicas de passeios para fazer com crianças e costumo ficar um pouco perdida  porque infelizmente não tenho muito conhecimento sobre as atividades infantis em Montevideo.

Lendo os jornais nessa semana, encontrei uma série de artigos dedicados às férias escolares do mês de julho que prometem dar uma ajudinha aos pais que já estão sem saber como entreter a criançada em casa nesse período sem aulas.

Na hora pensei que precisava compartilhar aqui algumas das dicas que foram dadas rs.

Há várias atividades recreativas, muitas patrocinadas pela prefeitura da cidade, e o que mais me chamou atenção foi a quantidade de teatros apresentando peças infantis.

Ainda não tenho filhos, mas se tem um programa que penso em fazer é levar a prole ao teatro rs,  acho o máximo, é lúdico, interativo e emocionante. 

A oferta para esse mês é grande e ficaria muito extenso transcrever a sinopse de cada peça, então deixo o link do que está em cartaz.

Outro evento interessante é o que ocorre no Planetário, lá está acontecendo a exposição Ciência Viva que busca popularizar o conhecimento cientifico e também há apresentações teatrais. A entrada é gratuita.

Ainda na temática de aproximar as crianças do universo cientifico, há oficinas de robótica e análise sensorial em vários pontos de Montevideo: na biblioteca Felisberto Hernandez, Jardin Botanico, Centro de Exposiciones SUBTE, etc.

Também parece interessante a viagem de trem a vapor ao bairro Peñarol, a proposta é passear nos vagões antigos - devidamente restaurados, claro - e conhecer a estação que oferece uma visita guiada pela área patrimonial do bairro, passando pelo museu da Estação de Trens, as oficinas, as casas dos oficiais e funcionários que levantaram as linhas de ferro há pouco mais de 100 anos atrás.

Os trens partem às 15h da Nueva Terminal (Calle Paraguay y Nicaragua) e os ingressos custam 200 pesos uruguaios. Mais informações aqui.


Como não poderia deixar de ser, há atividades para os niños nos seguintes museus: Museo Fernando García, Museo de Arte Precolombino e Indígena, Museo de Historia del Arte e Museo Larrañaga.

Também conta com programação especial o Jardín Botánico que abre as portas do invernáculo para visitas guiadas por especialistas em botânica e o Castillo Pittamiglio que apresenta shows de ilusionismo e mágica.

O Parque Rodó já é um cantinho onde os pequenos se divertem todos os dias, mas agora em julho tem ainda mais opções de lazer na área do parque.

Ah, em Montevideo existem 3 bibliotecas especializadas no público infantil: a sala do MEC no bairro Goes, a biblioteca María Stagnero de Munar no castelo do Parque Rodó e a biblioteca José H. Figueira na Ciudad Vieja. 

Faz bem incentivar a leitura desde cedo, eu até hoje lembro de quando ia à biblioteca fazer minhas pesquisas nos livros, sem a preguiça rapidez dos tempos modernos de Google...

Quem quiser conferir a programação completa, dá uma olhada no site da prefeitura.

Abraço e boa diversão! ;)

15 comentários

  1. Oi Mile!! Você ainda está morando em Montevidéu?!
    Abraços,

    Laura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laura,

      Estou passando uma temporada na Irlanda, volto no final do ano.

      Li o texto novamente pra ver se tinha colocado algo como "aqui em Montevideo" hehe, é um vicio escrever como se estivesse aí... só tenho deixado essa expressão quando são textos antigos que ainda não tinham sido publicados no blog (tem bem uns 15 ainda).

      Abraço!

      Excluir
    2. hahaha Realmente eu tinha lido alguns textos com "aqui em Montevideo".
      Eu sou "Doble Chapa", como deves saber filha de brasileira com uruguaio, uma mistura muuuito gostosinha de se viver!! hehe
      Tenho andado um pouco lá e um pouco cá (Porto Alegre). Eu tenho família em Montevideo, primos, tios e avó então pra mim é minha segunda casa ou primeira, não sei bem hehehe.
      A verdade é que em 2011 larguei tudo em Porto Alegre e fui dar um giro na vida por lá, porque em questão de qualidade de vida, visual eu gosto muito mais de lá.. e fui!! Por questões familiares em POA tive que voltar em março de 2013, mas eu já tinha construído a minha vida lá.. inclusive.. me apaixonado! E viver longe sabemos que não dá certo ne.. então este final de semana ele veio a Porto Alegre e noivamos!! hehehe Siim.. estou muito feliz. Mas enfim, tudo isso.. era pra dizer que em outubro eu volto pro nosso paicito!! Será muito bom poder compartilhar mais algumas histórias com outra brasileira (também apaixonada por um uruguaio, hehe)

      Beijo!

      Excluir
    3. Que ótimo, Laura! :)

      Acho mesmo que essa mistura funciona bem!

      rsrs espero que dê tudo certo na sua volta! Olhe, esses uruguaios têm alguma coisa porque a quantidade de guria que conheço que vive aí por causa deles hehehe...

      Abraço!

      Excluir
  2. Grande Mile!!!!

    Pesquisando blogs da internet para roteiros e dicas de viagens, não lembro de ter conhecido um tão legal quanto o teu. Que grande descoberta!!! Parabéns!!! Irei a Montevideo em setembro e ficarei quatro noites aí. Vou seguir várias sugestões tuas, como por exemplo me hospdedar em Punta Carretas.

    Já que estou aqui, vou aproveitar pra tirar umas dúvidas, hehehe!

    Conhece alugns bares/pubs que tenham uma boa música ao vivo??? Tipo, lugares em que tenha shows de jazz ou de blues???

    Fico no aguardo!!

    Att,

    Daniel!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, muito obrigada pelas palavras! :)

      Há um projeto de jazz bem interessante em Montevideo, recomendo que entre na página deles (https://www.facebook.com/JazzTour?fref=ts) e acompanhe a programação.

      Recomendo também que veja a programação musical no site www.cartelera.com.uy
      Há muitas apresentações de jazz e blues, mas os locais não são fixos, então é mais seguro entrar nas páginas e verificar.

      Capaz te digo vá a tal lugar e na semana que você viaje, esse tal lugar esteja com uma programação totalmente diferente, sabe? E não quero ser responsável por te mandar a um lugar tocando cumbia (exagero) rsrsrs.

      Abraço!

      Excluir
  3. Pode incluir na resposta bares com o bom e velho rock'n'roll!!!

    Daniel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A recomendação acima cabe para o rock também! ;)

      Tem um bar um tanto mais 'alternativo' que capaz te interesse, chama-se El Tartamudo (também tem página no facebook, dá uma olhada depois).

      As bandas que se apresentam no The Shannon Irish Pub são boas (tem rock, blues, música celta - vale a pena conhecer), veja a programação deles também.

      Abraço!

      Excluir
  4. Oi Mile!

    Você poderia me dizer aspectos ruins e pontos negativos do Uruguay?
    Coisas que lhe incomodam, talvez no jeito do pessoal ai.
    Se há muita violência, como são transportes públicos, como é o tratamento com pessoas homossexuais.
    Isso tendo em vista os bairros bons.

    Quero me mudar e procuro me preparar tanto para o melhor quanto para o pior, para evitar criar expectativas boas demais e acabar me frustrando muito...

    Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Recomendo que dê uma lida nos posts da categoria Viver no Uruguay e Curiosidades, aí conto sobre minha experiência, o que vejo como positivo e negativo na vida aqui e tem links para pesquisas de moradia, emprego, visto, etc.

      Abraço!

      Excluir
  5. Só uma informação que talvez já saiba... Hoje, nesta sexta-feira, o Globo Repórter será todo dedicado ao Uruguai... Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alex!

      Sim, fiquei sabendo pelo facebook rsrs.

      Assisti o programa e fiz um post aqui contando o que achei.

      Abraço! ;)

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá Mile, parabéns pelo blog em primeiro lugar.

    Em janeiro estaremos no Uruguai, e vimos aqui no blog esse post sobre o passeio de trem. Todo mundo se interessou, procuramos mais informações em outros sites, e não encontramos nem sinal. Nem em sites de mochileiros. Então fiquei na dúvida. É mesmo um passeio bacana para turístas? Poderia passar mais algumas informações sobre esse passeio? Estamos com vontade de colocar no nosso roteiro.

    Obrigado!

    ResponderExcluir