Uruguai no Globo Repórter

Finalmente consegui assistir todo o programa sobre o Uruguay que passou na última sexta-feira e já posso dar meus pitacos rs.

O especial do Globo Repórter falou muitas verdades, mostrou lindas imagens, mas também foi notório que não houve nenhuma observação crítica do cotidiano real, o que me deixou com a sensação de estar assistindo um programa de turismo ou lendo algum folheto de agência de viagens.

Tudo certo se levarmos em conta que o programa é entretenimento, ocorre que muita gente viu a descrição do paraíso ali tão ao alcance e naturalmente começou a fazer comparações e até planos de mudança.

Aprendi a querer o Uruguay como minha casa e a ideia do blog surgiu para compartilhar com outras pessoas as coisas maravilhosas que vou descobrindo nesse país incrível, mas é preciso ter senso crítico e entender que há muitas realidades diferentes e problemas também.

O país tem tudo aquilo que passou na tv e que costumo comentar: paisagens fantásticas,  o céu celeste encantador, um clima mais devagar, o velho e o novo convivendo em harmonia, boa comida, excelentes vinhos, pessoas amáveis, etc.

E há problemas que preocupam as pessoas que vivem lá, óbvio. 

Talvez quando comparamos certas estatísticas com a realidade brasileira, parece pouca coisa, mas estamos falando de um país com pouco mais de 3 milhões de habitantes e posso citar que os impostos são altos, o custo de vida definitivamente não é baixo, a segurança pública e a carência na educação são temas recorrentes nos jornais (sim, o projeto dos computadores para as crianças é ótimo, mas é necessário trabalhar outros fatores para elevar a qualidade da educação).

Enfim... no meu ponto de vista as vantagens superam as desvantagens e guardo as coisas boas da vida no paisito, mas não posso falar que foi fácil conseguir me estabelecer lá.

Para quem vai viajar o programa foi uma mão na roda, passou vários lugares interessantes para conhecer, curiosidades da cultura, etc.

Já para quem está com planos de mudança, recomendo pesquisar mais antes de ir, há muita informação disponível na internet. Os jornais locais (EL Pais, EL Observador, La Diaria, etc) são boas ferramentas de busca.

Deixo aqui uma matéria produzida pela tv uruguaia que mostrou uma perspectiva mais real de estrangeiros que optaram viver em Montevideo:


Nesse outro link há um programa chamado 'Españoles por el mundo' e esse episódio mostra a história de espanhóis vivendo no Uruguay.

Para terminar o post, preciso dizer que a mulher tinha toda razão quando afirmou que o doce de leite uruguaio era o melhor do mundo rs! 

P.S.: depois do programa o número de visitas aumentou muito e não estou dando conta de responder todos os e-mails e comentários com a rapidez que gostaria, mas aos poucos vou respondendo...

Abraços! ;)

13 comentários

  1. eu não assisti.
    já te falei q minha professora de espanhol é uruguaia? ela vive no Brasil há mtos anos, acho q mais de 20.

    Beijosssssssssssssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, tem o programa disponível no site do Globo Repórter!

      Que legal, aprende o espanhol uruguayo! ;)

      Beijos!

      Excluir
  2. Oie! Estou indo morar em Montevideo agora final de agosto/setembro. Meu marido foi transferido e teremos que morar no paisito. Sou de Fortaleza-CE e atualmente moramos aqui, mas ele é argentino. Um tema que me preocupa muito é o trabalho, pois já andei pesquisando e vi que é meio complicado, você mesma teve um começo complicado né? Sou farmacêutica. Você conhece brasileiros que abriram negócios e são bem sucedidos? Porque até a questão do consumo aí é complicada, não é uma sociedade muito consumista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Sim, tive um começo difícil mesmo... espero que você tenha um pouco mais de sorte, talvez a área de farmácia seja melhor, recomendo que comece logo o processo de revalida do seu diploma, irá te ajudar demais!

      Também sempre que pensava em montar algo, parava na barreira do "isso não vai dar certo aqui" por causa do jeitão uruguaio, custo, etc. As vezes penso que poderia ter arriscado mais, mas enfim...

      Aparece de novo e me conta como está a vida em terras charruas! ;)

      Abraço!

      Excluir
  3. Olá Mile, Tudo bom !!

    Vi o video que postou e concordo com vc que nada e nenhum lugar é perfeito,mas pode melhorar,não é mesmo!!No caso do vídeo,é unânime a reclamação referente ao lixo nas ruas,é assim mesmo !!
    Mas qto a reportagem da Globo,foi muito superficial,falou-se muito mais do interior uruguaio do que das gdes cidades,mas de qualquer forma é bem mais otimista do que viver em SP ,por exemplo ,que está acontecendo coisas absurdas e assustadoras.
    Um abraço como de sempre
    Marga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Margarete!

      Sim, o vídeo cumpriu com a função de entretenimento, mostrou belas imagens e um destino interessante para turismo.

      Abraço! ;)

      Excluir
  4. Ai Mile! Eu passei minha lua de mel no Uruguai, e seu blog foi ótimo para eu me guiar.....e vendo o programa da Globo eu senti muitas saudades! Quero voltar! Ainda bem que você continua a postar dicas do uruguai!!!!
    parabéns!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fefa! Bom te ver por aqui de novo! ;)

      Imagino que deve ter ficado com saudades, eu também fiquei rs!

      Sabe que na semana que você estava lá encontrei com uma amiga que trabalha na bodega Bouza e comentei que tinha ido um casal brasileiro que 'conheci' pelo blog, ela me disse que sabia quem era e que pareciam 'muy enamoraditos' rs!

      Beijo!

      Excluir
  5. Olá
    passarei o reveillon 2013/2014 ai em montevideo
    vc poderia me indicar festas de reveillon?
    obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Ainda não sei a programação, assim que souber posto aqui.

      Mas já adianto que se espera grandes festas, o melhor destino é Punta del Este.

      Abraço! ;)

      Excluir
  6. Olá Mile! Adorei seu Blog, Parabéns!
    Eu assisti o Globo Repórte e foi bem do jeito que você escreveu, me deixou com vontade de morar aí! A cabeça achei de planos :)
    Mas tem que ter o pé no chão para ao invés de sonho ser um pesadelo né... Por isso estou pesquisando na internet tudo sobre o assunto de moradia, custo de vida, emprego etc.. e tentar fazer a comparação com o Brasil.
    Enfim, achei seu blog por um acaso (ainda bem hahaha).. assim vou acompanhando também as suas dicas.
    Beijo e Sucesso!

    Kei
    http://heurebeaute.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kei!

      Muito obrigada pela gentileza! ;)

      Que bom, o melhor caminho para evitar surpresas desagradáveis é pesquisar e organizando direitinho dá para ter uma experiência bem interessante lá no paisito.

      Boa sorte com os planos!

      Abraço!

      Excluir
  7. Olá Mile! Então, já tinha visto esse Globo Reporter em 2013 quando passou e agora que estou indo ao Uruguai lembrei de assistí-lo novamente. Numa consulta aqui outra ali cheguei ao seu blog. To gostando muito. Queria saber se você sabe qual é o restaurante que aparece na reportagem que a repórter come a batata assada, logo no início do programa, quando ela fala do assado. Será que você sabe qual é o restaurante que ela está?! Obrigada pela atenção e pelas informações.

    ResponderExcluir