Estudar no Uruguai: Universidades - Parte 2 (Medicina no Uruguai)

Dando continuidade ao tema "universidades no Uruguai", apresento outra pergunta que figura bastante nos comentários: como é o ingresso à universidade pública?

O sistema de ensino no Uruguai é um pouco diferente do que conhecemos no Brasil. 

Aqui o ensino médio tem certas particularidades que permitem ao aluno optar pela área de ensino que deseja seguir, por exemplo. E são poucos cursos universitários que têm o acesso mediante prova de conhecimentos.

estudar uruguai medicina

Os uruguaios antes de começarem a faculdade fazem o bachillerato (2º Ciclo), no segundo ano de estudos o aluno escolhe uma orientação dentre as seguintes áreas: Ciências Sociais e Humanidades, Biológica, Científica ou Arte e Expressão.

No último ano terá que escolher novamente entre as opções relacionadas à orientação feita anteriormente, por exemplo, se uma pessoa no segundo ano optou pela área Biológica, no ano seguinte terá que optar entre Ciências Biológicas ou Ciências Agrárias.

Terminado o bachillerato é só apresentar-se no período de inscrições e matricular-se na faculdade, até hoje fico com uma cara boba - acho sensacional a ideia de todo mundo poder estudar - quando penso na simplicidade do ato.

Há alguns cursos que tem número de vagas limitadas e é necessário realizar uma prova nos moldes do nosso vestibular. Como exemplo, medicina e Direito não precisa fazer a prova,  se inscrever.

Ok, mas e como funciona para os estrangeiros

Como minha intenção sempre foi revalidar o diploma e não encarar uma nova carreira universitária, não tinha muita noção do que era necessário até conversar com a Mariana, uma gaúcha que cursa medicina na Udelar e foi super querida me explicando o processo que fez para estudar no Uruguai.

A Mariana concluiu o ensino médio no Brasil e precisou apresentar o histórico escolar para revalida no CES (Consejo de Educación Secundaria), logo depois precisou fazer o cursillo, que vem a ser um curso sobre sociologia, historia e geografia uruguaia. As aulas aconteceram na modalidade virtual.

Esse cursillo pode ser feito apenas quatro vezes ao ano, em 2013 iniciaram esses cursos nos meses de abril, junho e agosto, o último está previsto para outubro.

Na época que a Mariana estudou, a avaliação era feita da seguinte forma: as professoras encaminhavam perguntas e ela tinha que enviar as respostas num documento de Word cumprindo determinado prazo, como um trabalho escolar de pesquisa. 

Após aprovar esse cursillo, a CES entrega a revalida para inscrição na universidade.

Estudando há 3 anos na universidade pública uruguaia, quis saber o que ela achava da estrutura do curso e ela contou que o inicio foi complicado, como não há um limite de vagas, milhares de pessoas se inscrevem todos os anos, então é comum as turmas terem 300 alunos, ela chegava 1 hora antes do inicio da aulas para conseguir lugar na sala. 

No semestre seguinte o número de alunos é consideravelmente menor, muita gente desiste ou perde matérias que impossibilitam seguir o curso até aprová-las, esse é um dos maiores problemas dos estudantes para concluir os estudos num tempo razoável.

A Mariana contou como funciona em Medicina: "por exemplo, se você perde o primeiro semestre, não pode fazer o segundo ; se você perde uma matéria do segundo semestre, não pode entrar no terceiro, tem que esperar até agosto para poder fazer de novo o segundo semestre. Depois, nos seguintes semestres não, se você perde, pode seguir adiante".

Perguntei também se ela sentia alguma diferença ou preconceito, e como brasileira da fronteira com o Uruguai, ela já dominava o espanhol como língua nativa, então muitas vezes as pessoas não a identificam como estrangeira, mas pelo que ela observa, no geral não há diferença de tratamento por parte dos professores, funcionários ou estudantes.

No site da CES vocês podem consultar informações mais detalhadas acerca dos trâmites.

As faculdades também costumam responder os e-mails de consultas, claro que devem ser redigidos em espanhol. 

Aliás, minha dica para quem pretende fazer graduação no paisito é investir no espanhol desde já, esqueçam esse mito que espanhol é fácil ou que 1 mês na cidade será suficiente para alcançar a fluência desejada. 


Na internet podemos encontrar vários cursos de espanhol grátis ou a preços acessíveis, vale a pena procurar (vou tentar colocar uns links de cursos aqui no blog, se alguém souber e quiser compartilhar nos comentários, será de grande ajuda).

Aproveito para agradecer a gentil colaboração da Mariana e desejar muita sorte aos futuros estudantes.

Abraço! 


P.S.: tenho recebido muitos e-mails solicitando o contato pessoal da Mariana e a verdade é que não posso comprometer outra pessoa a ter um trabalho que não assumiu. Uma coisa sou eu, blogueira, receber X consultas, faz parte do compromisso que assumi quando me propus a escrever publicamente, outra coisa é uma pessoa que tem sua rotina e atividades ter que parar para responder diariamente dúvidas de terceiros.

As informações que ela poderia ajudar já foram postas no texto, leiam com atenção (a maioria das pessoas seguem perguntando coisas que já foram esclarecidas, por exemplo) e persistindo as dúvidas, entrem em contato diretamente com as instituições responsáveis.

Esse post não visa detalhar todas as informações, e sim indicar um caminho, como sempre digo, a melhor fonte de informação é a instituição. 

Eu tentei ajudar e indiquei links para pesquisas e acho tão deselegante as pessoas apontarem o dedo julgando ou reclamando grosseiramente mais informações como se estivessem pagando por um serviço, faz favor, né?! 

Se você quer saber os requisitos de ingresso , período de residência que tem que comprovar no país, se é possível transferir curso do país X para o Uruguai, etc, é com a universidade que deve tratar, é no site deles que encontrará as normativas vigentes. 

Grata pela compreensão! :)

58 comentários

  1. Olá Mile
    Sou mais uma que ficou encantada pelo Uruguai assistindo o programa que passou no Brasil, inclusive foi no intervelo do referido programa que eu encontrei seu blogger e de lá para cá tenho acompanhado suas postagens, que são ótimas: super didáticas sem chatice, criativa, divertida e com um pouco de tudo. Parabéns! Gostei muito da entrevista com a Sabrina e aguardo as outras;
    Também sou da Bahia, moro em Jacobina, a cidade das lindas serras :D
    Um cheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô Edinilza, muito obrigada por tanta gentileza! Fico feliz que tenha gostado, em breve publicarei a história de outra brasileira! ;)
      Nunca estive em Jacobina, acredita? Mas sei que é linda, tenho uma amiga que nasceu e tem família aí.
      Cheiro!

      Excluir
  2. Olá, acabo de encontrar seu blog. Estava fazendo umas pesquisas, estou aprendendo espanhol, sou muito apaixonada pelo Uruguai, meu sonho é poder ter a experiência de morar aí.
    Estou adorando o blog. Vou continuar vendo as postagens. Você não tem canal no youtube?
    ...
    Sou muito curiosa sobre o Uruguai, obrigada pelas postagens, heheh. Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ianê! ;)

      Muito obrigada pela visita! Adoro 'encontrar' outros apaixonados pelo paisito, seja bem-vinda!

      Não tenho canal no Youtube, morro de vergonha e na real acho que ninguém aguentaria escutar minha voz hahaha!

      Beijo!

      Excluir
  3. Mile, tem dois sites de idiomas que uso, são muito legais e fáceis de usar. O primeiro é o Duolingo http://www.duolingo.com/, que mais se parece a um joguinho, você vai passando de fase de forma muito divertida. E o segundo é grátis só na primeira fase, mas depois se quiser continuar paga-se pouco e tem pacotes que viabilizam o curso, chama-se Babbel http://www.babbel.com/homepage. Os dois trabalham gramática, vocabulário e pronúncia, por isso é importante ter um microfone ou mesmo a webcam para ter acesso a tudo que curso oferece.
    Outra coisa que fiz e ainda vou terminar, são aulas com uma professora de espanhol, antes de entrar na Zonamerica fiz 2 meses de curso no ICUB, é a única escola reconhecida pelo Consulado e me ajudou muito. Mas agora meus horários não batem mais, então estou combinando de ter aulas particulares com a mesma professora que me dava aula lá. O preço é super acessível e te ajuda muito a se incluir na cultura uruguaya.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Van!

      Muito obrigada pela colaboração! Vou dar uma olhada nesses sites, ainda não conhecia...

      Acho super interessante fazer esse acompanhamento com um professor, ajuda demais e dá uma segurança para falar, né?! Vou incluir essa escola no post sobre intercambio no Uruguay.

      Espero que esteja tudo bem por aí! :)

      Beijão!

      Excluir
  4. oi , tudo bem? estou pensando em fazer medicina ai no uruguay mas não encontro muitas informações, vi num pots seu que o aluguel e comida pesam bastante ai,mas pelo que percebi com 2 mil por mês da pra estudar e morar num apezinho, é isso mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo! Tudo bem e você?

      Olha, 2 mil no cambio de hoje seria o equivalente a 16 mil pesos.

      Dá uma olhada nos posts da categoria Viver no Uruguay que tem informações dos sites de aluguel de imoveis, supermercados, gastos médios de luz, condomínio, etc.

      Dividindo com outro estudante fica mais folgado. Morando sozinho num monoambiente, por exemplo, dá para viver com esse valor, vai cobrir os gastos, mas não vai sobrar para esbanjar (na minha opinião, claro).

      Abraço!

      Excluir
    2. 2mil hoje seria equivalente a 20 mil pesos Uruguayos, q é um bom dinheiro pra viver em Uruguay

      Excluir
  5. ola boa noite, ano quem vem vou morar no uruguai ,com minha filha de 14 anos,ela esta cursando o primeiro ano de ensino medio ,provavalmente no momento da mudança ela estara no segundo ano do ensino medio;bem minha duvida e como sera o seguimento dela nos estudos dai ,que ano ela tera que cursar ,e se e dificil vagas em escolas publicas para brasileiros;quais melhores escolas para brasileiros.deste ja agradeço !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thânia!

      Em realidade não existe melhor escolas para brasileiros, naturalmente as coisas são pensadas para atender às necessidades dos uruguaios.

      Neste post você pode ver uma tabela com os anos de estudos equivalentes no Brasil e Uruguai.

      Infelizmente não tenho como ajudar nessa questão de indicar escolas públicas, nunca passei por essa experiência.

      Abraço!

      Excluir
    2. Uma boa dica é o colegio http://www.latinoamericano.edu.uy/ , eles recebem muitos estrangeiros, ent{ao tem uma facilidade para lidar com a adaptação da criança que vem de outro sistema de ensino. O problema da escola pública é vaga, pois você tem que ir na que esta mais proxima ou lugar onde irá morar.

      Excluir
    3. obrigada samantha. esse colegio que voce disse e publico ou particular, deste de ja obrigada.bjs

      Excluir
    4. É difícil ir para uma escola pública do Uruguay, falo por experiencia própria, devido a metodologia de ensino e a língua, por exemplo. A adaptacao é algo dificil, mas recomendo que entre em uma pública assim se acostuma para a faculdade :)

      Excluir
  6. Oi, boa noite!
    Eu queria cursar medicina em Montevideo mas não acho nada sobre inscrições, faculdades, como funciona o ingresso de estrangeiros, a qualidade do curso... Se você souber de alguma informação poderia me ajudar?
    Muito obrigada! Se souber de alguém que cursa medicina ai e pudesse me contatar ficaria muito grata!

    Obrigada novamente!!
    ps: amei seu site! O seu desenho é sensacional!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniely!

      No conteúdo desse post há informações, dê uma olhadinha depois, você encontrará algumas respostas.

      Abraço e obrigada! ;)

      Excluir
  7. Oi,
    No caso de ir fazer medicina..com a família, casal e 2 filhos adolescentes..+- quanto custaria viver aí...e a faculdade custa qnt/m?
    Obg bjs
    itamar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Depende da realidade da família.

      Recomendo que leia os posts da categoria Viver no Uruguay para maiores informações sobre o custo de vida no país.

      Abraço!

      Excluir
  8. oi,Itamar!
    também pretendo me mudar com a família o mesmo que você.... podemos trocar ideias?!
    pretendo ir em dezembro de 2015 e vocês??!!

    ResponderExcluir
  9. Mile,gostaria de sua orientação a respeito desta grande mudança, como faço para colocar meu filho em escolas publicas aí ele está no ensino fundamental.

    ResponderExcluir
  10. Tu podedia me informar o valor da mensalidade da claeh maldonado( curso de medicina)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É 4000 reais mais ou menos..

      Excluir
    2. Cuidado com a faculdade CLAEH de Punta Del Este. NÃO É BOA! Eles estão cobrando hoje R$5.500,00 por mês e além de caro o curso tem muitos problemas, vou listar para você: 1. Só tem brasileiros estudando lá e os pouquíssimos uruguaios que estão nessa faculdade não pagam pois estudam por bolsa. 2. professores desqualificados (nenhum tem doutorado etc.) e com aulas muito superficiais. Apesar disso, eles tem grande exigência na hora da prova cobrando detalhes ridículos só para rodar o pessoal. 3. a Bedelia não funciona e muitas vezes você roda no módulo por falta de informação deles e eles não estão nem aí e afirmam que a culpa é sua. 4. o custo de vida em Punta Del este é altíssimo (dobro de Porto Alegre). 5. eles fazem de tudo para rodar os estudantes (não é incomum ver gente que já está a quase uma década e não sai de lá). 6. Você entra e não sai mais porque a grade deles é baseada em filosofia e não bate com nenhuma outra faculdade do planeta. Enfim, quem quiser estudar no Uruguai aconselho a ir pessoalmente na faculdade na hora do recreio, conversar com o pessoal que está lá (na cantina, por exemplo) e tirar suas próprias conclusões. Mesmo que não saiba espanhol pode ir de boa porque só tem brasileiros. Hoje compensa MUITO mais ir para outros países. Boa sorte!

      Excluir
  11. Bom dia! Meu filho está terminando de cursar o terceiro ano de medicina na universidade UPAL na cidade de Cochabamba - BOLÍVIA. Ele pode transferir o curso para o Uruguai? O que é necessário? Quais as faculdades no Uruguai que aceitam a transferência. Quanto a grade curricular o aluno é prejudicado? Responder para o e-mail joseraimundorios@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Mile, sou Enfermeiro há 10 anos e gostei muito do seu blog. Reuni uma reserva financeira e estou avaliando o Uruguai como uma opção para cursar medicina. Contudo, pretendo ir para uma universidade particular, que me pareceu ter um sistema de ingresso diferente do descrito aqui, e pelas informações há somente uma universidade chamada CLAHE. Pelo que entendi no site da instituição no processo de ingresso as pessoas simplesmente se inscrevem e eles analisam o currículo dentro do número de vagas. Achei estranho, mas procurei maiores informações na internet e nao encontrei nada. Por acaso vc nao conhece algum brasileiro ( ou outra pessoa disposta) que estude nesta universidade ou alguma forma tenha ingressado no curso de medicina na CLAHE? se tiver, meu email é nretka@gmail.com... obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A faculdade é boa, mas a mensalidade é 4 mil reais..

      Excluir
  13. Oi Mile .,
    sou brasileira e gostaria de estudar medicina fora do país , m interessei pelo Uruguay, quais são os tramites? é Acessivél?

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde Mile, poderia me dizer quanto que custa mais ou menos o valor de aluguel de casa ou apartamento com 3 quartos em bairro seguro aí em montevideo? estou programando me mudar com marido e 3 filhos mas não encontrei nada na internet sobre valor dos imóveis.
    Obrigada!! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 3,600 reais em 72 quotas!!

      Excluir
    2. Bem,Mariana deve ser filha de diplomata,porque para entrar na UDELAR tem que morar pelo menos 3 anos no Uruguai ou alegar perseguição política ou ideológica.Tem tudo na página da universidade,não é tão fácil como fala no post,há uma relação de requisitos e se você não estiver inserido em um deles,infelizmente não poderá entrar!!

      Excluir
  15. OI SOU MARIA GOSTARIA DE ESTUDAR NO URUGUAI GOSTARIA DE SABER COMO TENS COMO ME AJUDAR? TENS UM E-MAIL PARA ME FORNECER

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Primeiramente, parabéns e obrigada pelo blog! Passei um mês em montevideo ano passado e me ajudou muito, só me arrependo de não ter lido mais.

    Tenho uma dúvida: já faço faculdade de história aqui no Brasil e gostaria de continuar o curso em montevideo (no caso, de humanidades), tu teria algum tipo de informação sobre uma transferência assim?

    Desde já, obrigada.

    ResponderExcluir
  17. Muito boa tarde Mile:

    Meu nome é mauricio e meu caso é muito singular devido a que sou uruguaio e atualmente me encontro morando em Porto Alegre.
    Estou concluíndo o Ensino Médio vía EJA e pretendo me encaminhar numa faculdade nos caminhos do Direito ou Historia na UFRGS....mas em realidade "pretendía", pois o sistema educativo no Brasil é muito excludente, perverso e sádico.
    Eu fico muito decepcionado com a quantidade de barreiras que o Brasil põe nos brasileiros que sonham em fazer faculdade , cultivar conheçimentos para um día poder viver deles e assim ter uma sociedade livre e soberana do seu propio destino.
    Sabe? Conversando com gente de aqui (POA), encontro alguns casos que justificam e até defendem a permanencia do vestibular dizendo que "O vestibular garante o ingresso as faculdades de individuos competentes"....bom...referente a isso observo que segundo o sistema aplicado na cidade de Porto Alegre para ingressar na UFRGS, se apresentam aproximadamente quase 50.000 candidatos sendo que apenas um pouco mais de 4.000 terão a "sorte" de ingressar...então...os restantes 46.000 são um "bando de incompetentes"? Daí que tudo justifica a existencia dos que lucram com um serviço tão essencial como o que é a educação. Bom, tenho conciencia das novas reformas aplicadas no governo PT para amenizar a dificuldade de ingresso as faculdades, mas mesmo assim não para de encher de dinheiro os bolsos dos empresarios-oligarcas da educação.
    É tão triste pra mim, tão decepcionante ver que um país pluriêtnico como o Brasil não aplique a ordem de plurietnicidade total e gratuita para todos os Brasileiros, sendo que o meu país não é plurietnico (predomina a raça branca e os nativos foram exterminados pelo 1ro presidente do uruguai, Fructuoso Rivera) e mesmo assim nas faculdades predomina , novamente a "plurietnicidade", devido a que somente é necessario apresentar o comprovante de conclussão do E.M para iniciar a faculdade.
    De certa forma vejo que o setor dos estudantes no meu país lutam para que não aconteça o que se vive no Brasil e ao qual infelizmente toda a sociedade está acostumada e diz AMÉM.

    Mile, comprenda que não pretendo de jeito nenhum criticar você ou algo semelhante, simplesmente quero que saiba o aperto que me dá no peito o fato de ficar pagando muito dinheiro a escolas privadas para concluir o E.M e logo ter que pagar mais de R$1000 para a mesma escola com o fim de adquirir os conhecimentos necessarios para poder passar num vestibular...o problema é que o CURSINHO NÃO GARANTE NADA, isso é perverso, depois a faculdade federal cobra aprx R$100 para poder fazer as provas....meus Deus...que nojo! Sei da existencia de cursinhos gratuitos...mas daí ninguem consegue passar num vestibular, ou melhor dito as chances são minusculas; cada aluno que se apresenta a fazer vestibular numa federal tem quase um 80% de chances de ficar fora...é demais e a exigencia das provas tem nivel SÁDICO...
    Aqui no RS e no Brasil em geral as faculdades são focadas para alemães, italianos e judeus, em fim focadas aos setores mais beneficiados financieiramente.

    Bom...acho melhor parar por aqui porque sinto uma mistura de sensações muito ruims.
    Em resumo, vc podería me orientar os passos a seguir para entrar na UDELAR?

    Um grande abraço e muito obrigado pela tua função social neste blog.

    Mauricio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauricio, como tem passado? Tem estado mais tranquilo? Em resumo, você conseguiu ingressar na UDELAR, teria informações para me passar?

      Obrigado, agradeço desde já

      Excluir
  18. Boa tarde:
    Esqueçí de mencionar que liguei para o consulado do Uruguai em Porto Alegre e o funcionário não soube me informar corretamente, improvissou.
    Espero , se for possivel contar com a sua ajuda , na medida das posibilidades.

    Sem mais lhe mando um abraço.
    Mauricio

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde, queria saber se é possível fazer transferência de uma faculdade brasileira para uma do uruguai?

    ResponderExcluir
  20. Ola Mile. Gostei do seu artigos e haters é complicado, né? Dar uma dica sobre isso e aquilo, normal, mas parece que as pessoas procuram criticar de maneira nada construtiva, só pelo ato mesmo, enfim. Gostei do eu artigo e pelo que eu entendi, ingressar na Udelar é simplesmente fazer o passo de validação do diploma, enviar pra universidade, escolher o curso, se mudar e pronto, é isso mesmo? Pois bem, eu me formo ano que vem aqui no Brasil e estou pensando em cursar o meu sonho, mas aqui já não da mais, já mal lembro das matérias do colegial a nível de vestibular (tenho 27) e então, a udelar está sendo uma opção pra mim.Se poder me ajudar, eu gostaria de lhe perguntar se é exatamente só isso pra ingressar na UDELAR e caso não for se poderia falar quais outros passos. :) Obrigado e sucesso no blog.

    ResponderExcluir
  21. Oi Mile, nossa, to muito feliz em encontrar o seu blog, to pensando em voltar pro Uruguay pra cursar Arquitetura e não fazia ideia de como e por onde começar,morei em Carrasco e estudei na Scuola Italiana dos 10 aos 14, voltei pro Brasil e agora com to 18 e pensando e voltar, só que sozinha! Você acaba de conquistar uma leitora!

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Como estais?
    Sou estudante do curso de história aqui no Brasil, saberia me dizer o que ue preciso pra seguir estudando numa universidade pública uruguaia?
    Sabe se posso dar aulas por lá sem estar formado?

    ResponderExcluir
  23. Olá, sou Uruguaia e quando tinha 5 anos fui estudar no Brasil, após realizar meus estudos no Brasil até o segundo ano de ensino médio tive que fazer a reválida e realizei o mesmo proceso como voce mencionou no post, esse cuersillo se chamma "Cursillo de Integración al Uruguay", é realizado a través de uma plataforma virtual. Após a realizacao do cursillo é entregue um certificado. E, após o proceso de reválida dos meus estudos, pude me matricular em um Liceo (2013) e decidi fazer a orientacao biológica... Em fim, atualmente estou cursando o primeiro ano da carreira de Medicina na "Universidad de la República" (UdelaR) que é uma faculdade pública localizada em Montevideo. Posso dizer que é exatamente como diz no post. :) Amei! Saludos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi boa noite anonimo,
      sou brasileira casada no brasil com um uruguaio. eu quero saber se eu tenho que requerer a cidadania uruguaia para fazer medicina na udelar?
      desde já agradeço!
      jussara

      Excluir
  24. ola mile tudo bem . desculpe incomodar sou do parana meu sonho é fazer medicina mas como aqui no brasil é tenso demais estou a 5 anos ja na luta me deparei com seu blog fantástico pretendo ir para argentina , mas algumas pessoas disseram que há muito preconceito com o brasileiro no país gostaria de saber se foi muito dificil pra vc se acostumar no uruguai e se é muito caro o custo de vida
    bjs se tiver instragran passai pra te seguir bjs marlon maximo

    ResponderExcluir
  25. ola mile tudo bem . desculpe incomodar sou do parana meu sonho é fazer medicina mas como aqui no brasil é tenso demais estou a 5 anos ja na luta me deparei com seu blog fantástico pretendo ir para argentina , mas algumas pessoas disseram que há muito preconceito com o brasileiro no país gostaria de saber se foi muito dificil pra vc se acostumar no uruguai e se é muito caro o custo de vida
    bjs se tiver instragran passai pra te seguir bjs marlon maximo

    ResponderExcluir
  26. Oi! Eu so Ciudadano uruguaio e brasileiro. Atualmente eu moro no uruguai e estudo Engenharia Mecanica na Universidad de la Republica.
    Este ano, 2016, estou querendo morar no Rio de Janeiro e quero pedir transferencia para estudar na UFRJ. Issto e possivel? Alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá para fazer o processo de transferência sim, mas como tudo é muito difícil no Brasil em se tratando de Ensino Superior, você precisaria fazer uma prova de Transferência Externa. Não é disponibilizada todos os semestres. Você precisa entrar em contato com as Universidades Públicas aqui no RJ. UERJ / UNIRIO / UFRJ / UENF / UFF

      Excluir
  27. Como funciona pos graduacao ou mestrado em universidade publica no uruguai?

    ResponderExcluir
  28. Olá queria saber sobre a questão de faculdades.. se são realmente grátuitas e de qualidade aí no Uruguai, e se oferece gratuidade para todas as áreas ou apenas para áreas específicas.. queria me mudar para o Uruguai para estudar, cursar Engenharia ambiental.. e sobre isso, tem vagas para todos, é dificil entrar? e se vale realmente apena me mudar para lá p fazer a faculdade.. sei que será difícil pois irei sózinho.. um dos problemas que eu iria enfrentar é a saudade da família etc.. obrigado pela atenção, ótima iniciativa. paz e luz!

    ResponderExcluir
  29. Estou pensando me mudar para Uruguay por causa da buraucracia Brasileira que inviabilisa meu emprendimento que tem portanto um enorme successo. Tambem estou com dois filhos adolescentes que acham otimo a opçao da universidade livre no Uruguay. Quem pode me ajudar com dicas, seja bem vindo

    ResponderExcluir
  30. Olá!estou querendo estudar na udelar, mas eu não entendi : não pode reprovar nenhuma matéria no primeiro semestre? Se não vc perde a matrícula? Não entendi..

    ResponderExcluir
  31. Bom dia,
    Sou graduada em Zootecnia e meu sonho é me tornar Médica Veterinária, sei que aqui no Brasil se ingressar em uma faculdade como portadora de diploma, me graduo em Medicina Veterinária em 2 anos devido ao aproveitamento de matérias, isso ocorre no Uruguay, estou com planos de mudar para lá ano que vem e queria saber se existe essa possibilidade?

    ResponderExcluir
  32. Olá! Gostaria de saber mais informações sobre o mestrado na UDELAR. Venho à algum tempo tentando entrar em contato com a universidade, mas até agora eles não responderam nenhum e-mail. Queria saber se a universidade oferece bolsa ou algum tipo de auxílio financeiro como temos aqui no Brasil?

    Descobri agora o seu blog e estou adorando! Estou cada dia mais apaixonada por este país!

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde!

    rivera existe faculdade de medicina para mora mesmo no brasil e ficar proximo uruguay p estudar que nao vejo nada falando sobre medicina por aiii

    ResponderExcluir
  34. Bom eu queria agradecer imensamente esse post! Tô adorando conhecer tudo! Pretendo me mudar pro Uruguai no próximo ano e as informações estão muito úteis!

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde!
    sou Grace baiana de feira de Santana, estudo medicina no Paraguai mas sou formada no brasil em biomedicina especialista em estética, vc sabe me falar como seria pra trabalhar e morar ai no Uruguai e fazer transferência de faculdade o que eu precisaria.

    ResponderExcluir