Estudar no Uruguai: Universidades - Parte 3

Como combinado, nesse post irei contar um pouco sobre as universidades privadas no Uruguay, há um número razoável de opções se levarmos em conta o fácil acesso ao ensino público e o tamanho do país.


O ensino privado é caro em Montevideo, quando mudei estava decidida a fazer uma pós-graduação e desanimei um pouco quando vi que custava o dobro do que pagaria no Brasil.

Ainda assim deixei esse detalhe do preço de lado e fui em busca de mais informações, fiz entrevista na ORT e Católica para as especializações em Recursos Humanos, e na UM para o mestrado em Comercio Internacional e Integración.

Na ORT a coordenadora ficou surpresa quando viu minha cara jovem, aparentemente no Uruguay as pessoas terminam a faculdade um pouco mais tarde e com mais experiência profissional, e ela foi muito enfática apresentando as dificuldades do curso, talvez esperando que eu saísse correndo assustada. Não é comum ver um recém-formado numa sala de pós-graduação.

Na Católica minha pouca idade não pareceu ser um problema. Já na UM sai encantada com a estrutura do curso e a atenção que recebi (desde as trocas de e-mails já tinha uma imagem bastante positiva), me convidaram para assistir aulas e encontrei uma brasileira que estava concluindo o mestrado, foi ótimo para esclarecer várias dúvidas.

Mas vocês perceberam que Comércio Internacional e Recursos Humanos não tem muita conexão, né? Eu estava mesmo era em dúvida sobre qual área seguir estudando rs.

Achava também que deveria melhorar o domínio do idioma antes de ir defender uma tese e precisava adquirir mais conhecimentos sobre a nova área de interesse (no caso Recursos Humanos), então a opção de estudos que se encaixou melhor para atender essas necessidades iniciais foi o curso técnico.

Fiz a inscrição no curso de recursos humanos da Ude (não foi necessário revalidar nenhum documento, me matriculei com a identidade brasileira mesmo). 

Há muito curso técnico interessante disponível nas universidades. O custo, de novo, não é baixo. Paguei por um curso técnico o que na época (3 anos atrás) pagaria por uma especialização lá em Salvador: sete mil e quinhentos reais.

Muitos institutos oferecem cursos similares a preços acessíveis, mas sinceramente não sei se o mercado leva a sério esses títulos. Preferi investir num curso técnico que tivesse o respaldo de uma universidade.

Das faculdades privadas, talvez a Ude seja a menos conhecida em Montevideo, porém é uma das que mais participam de convênios e projetos de bolsas internacionais. 

Eu gostei bastante do curso, para uma pessoa que não tinha estudos na área (salvo nas matérias de Direito Trabalhista e Seguridade Social, claro), o curso foi abrangente, a qualidade dos professores no geral foi satisfatória, a turma era composta por pessoas com diferentes perfis (jovens e profissionais que passavam por uma reciclagem, o que enriquecia o conteúdo das aulas) e ao final me senti preparada para investir numa especialização e atuar no mercado, mas aí conta também meu interesse fora da sala, comprei livros, li artigos, fui a palestras, etc.

O ponto negativo mesmo era a organização administrativa, digo sem dó que era uma zona! Nos 12 meses de contrato com a Ude, tive problemas com mensalidades pagas sendo cobradas indevidamente, segunda chamada de prova marcada que não pude fazer porque não constava meu nome na lista, cadastro no banco para pagamento errado, etc. E solucionar esses pepinos era sempre tenso, cansei e não estudaria lá novamente. 

Terminei o curso, mas não consegui nenhum trabalho na área, pensava que o curso técnico somado a minha graduação iria abrir muitas portas, infelizmente não foi a realidade, coisas do Uruguay rs. 

No geral a qualidade de ensino no paisito é muito boa, recomendo o investimento e a experiência.

Em todas as faculdades que busquei informações para especialização e mestrado, era permitido iniciar o curso sem apresentar o diploma brasileiro reconhecido, mas antes de concluir e defender a tese é essencial apresentar toda a documentação requerida, claro. 

Abraço! ;)

14 comentários

  1. Charles Ricardo Rodrigues18 de janeiro de 2014 às 00:25


    Olá!

    Em primeiro lugar parabéns pelo blog, está muito bom, bastante esclarecedor.
    Vou lhe fazer uma pergunta que talvez você saiba me responder.
    Estive olhando as regras para admissão de estudantes estrangeiros na Udelar e refere-se a tempo de residência no Uruguai mínimo de 3 anos como requisito.
    Será que esta informação procede, ou tem alguma entrelinha que não entendi.
    Gostaria de mudar-me no ano que vem e no mesmo ano já começar a cursar, tendo feito já antes é claro a revalida e o cursilllo.
    Se souberes algo e puder me indicar lhe agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Charles!

      Muito obrigada pela gentileza! ;)

      É a informação que consta no edital deles, mas só entrando em contato com a instituição para averiguar se cabem exceções.

      Abraço!

      Excluir
  2. PUTA Q PARIU! FALA QUANTO CUSTA! NAO QUERO SABER DA SUA VIDA E SIM QUANTO VOU PAGAR PRA ESTUDA! NAO ME AJUDO DE NADA ESSE POST! VALEU!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha que docinho! E por que você não pergunta o valor da mensalidade diretamente a instituição de ensino do seu interesse (os links das universidades estão no post, fica a dica rs)?

      Isso é um blog pessoal, não é uma agência com prestação de serviço online! O caminho para conseguir as informações está aí, deixe de preguiça e vá pesquisar! A pessoa fica com a bunda sentada esperando tudo cair do céu, tenha paciência! Eu tenho o que fazer para pesquisar de GRAÇA a informação que você grosseiramente exige.

      Valeu! :)

      Excluir
    2. Nossa, a menina faz o post, ajuda com a informação.. É por preguiçosos e mal educados Como esse Pessoa convarde, Que nem coragem de mostra o rosto tem, Que o Brasil está do jeito Que está! Adorei o seu post, já me deu o caminho para correr atrás da informação.

      Excluir
  3. Oii! Tudo bem?! Sou baiana tbm, mas atualmente eu moro em Rondônia e estou querendo ingressar na área de hotelaria ou turismo, estou pesquisando as regiões, mas quero muito ir para o uruguai, será que tenho dificuldade de conseguir uma graduação aí?! Na pública, pq a particular se for no mesmo preço da pós, terei que me programar mais tempo. Você conhece o procedimento em outros paises da america latina tbm?! Muito obrigada! Sorte na sua caminhada. Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sylvia! Tudo bem e você?

      Dá uma olhada na parte 2 que tem informação sobre ingresso a faculdade pública e o mais importante, consulte os requisitos (como período minimo de residência no país) diretamente com a instituição.

      Boa sorte na pesquisa! Abraço!

      Excluir
  4. Oi,

    Não achei caro o seu curso técnico, estou verificando a pós na Udelar, e tenho visto o valor mais baixo, sendo que cursos técnicos aqui é 1,5 dependendo da área no senac que é referência custa algo em torno de R$ 8.000,00 e faculdades ruins tem aos quilos no Brasil, por isso nem comparo o valor da faculdade Uruguaia mas Uni9,Unip e outras da vida, mas sim com as grandes, e pela grade percebo que são equivalentes. mas enfim eu fico ETERNAMENTE agradecido por seu blog e sua visão realista sem falar de coisas ilusórias! Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre! Obrigada pela visita!

      Eu ainda acho caro rs, paguei sete mil e quinhentos há três anos atrás num curso técnico de Recursos Humanos, por apenas um pouquinho mais - nessa mesma época - eu teria feito uma especialização em Direito na Bahia em ótimas faculdades (não me formei em faculdade de beira de esquina rs, portanto há um critério na comparação qualidade).

      Boa sorte na busca! Abraço!

      Excluir
  5. muito boa sua informação tenho parentes no uruguay e estou querendo morar lá, estou preocupado com o financeiro,hoje estou desempregado e se eu conseguisse algum trabalho lá seria o ideal,sou formado em geografia e quero fazer uma pós na area.e quero que seja no uruguay,valeu por sua dica um grande abraço!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi, fiquei pensando se todas as pós graduações no uruguay são pagas. Não existe os mestrados nas univerdades públicas como temos no Brasil?

    ResponderExcluir
  7. Oi joa noite vc sabe me informar qual a melhor faculdade barata para fazer mestrado no uruguay? Quero cursar ano q vem com bolsa ou uma mais barata.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Sou brasileira e estou no terceiro ano do ensino médio. Quero cursar direito na Universidade da Republica. Você pode me ajudar? Obrigada!!

    ResponderExcluir