Passeio em Montevidéu: Puertito Buceo e Isla de Flores

Hoje foi um dia de saudade, de revirar o baú, sabem? Aí haja ver fotos no computador e sobrou até para os arquivos do blog! ;)

Foi divertido ler posts antigos e dei risada quando li o que escrevi toda empolgada sobre o nosso novo cantinho preferido da cidade, mas percebi que nunca tinha comentado sobre o cantinho velho.

Na verdade seria mais justo dizer que nunca comentei sobre os cantinhos velhos, no plural mesmo, porque tem muito lugar em Montevideo que considero um pedaço meu, onde gosto de ir para descansar, namorar, refletir, falar da vida...

Morava muito perto do Puertito Buceo e sempre ia dar uma volta no cais, ficava lá vendo os barcos de pesca chegarem e sairem, escutando as águas do rio batendo nas pedras e observando as pessoas sentadas conversando e tomando mate.


                                                  Puertito Buceo no inverno

As vezes aproveitava para comer um pancho (cachorro-quente) nos carrinhos de rua ou abrir mão do mate e tomar uma cervejinha no restaurante que está ali pertinho do cais.

Ir ao porto e fazer essas coisas já está valendo, mas é possível aproveitar mais, basta escolher algum passeio de barco e sair navegando pelas águas do Rio de la Plata.

Alguns passeios são exclusivamente para pescar, em Montevideo sempre tem alguém pescando na rambla, é uma atividade bastante comum. 

E há outras excursões com uma proposta mais turística, como a que vai a Isla de Flores. 


                                                    Foto por Descubriendo Uruguay

A Isla de Flores tem uma história interessante, os imigrantes que chegavam no século XIX eram obrigados a cumprir um período de quarentena nesse local antes de ingressar ao país.
Essa medida buscava garantir que pessoas com doenças contagiosas não entrassem na cidade, em épocas de pestes essa precaução poderia evitar que epidemias se alastrassem, por exemplo.

Devido ao grande fluxo de pessoas que chegavam, a ilha ganhou uma estrutura de mini-cidade, haviam edifícios que eram o hospital, oficina de correios, alojamento dos oficiais, capela, etc. 



Quando finalmente os avanços da medicina fizeram com que essa medida fosse algo desnecessário, o lugar passou a abrigar prisioneiros políticos que se rebelavam contra o sistema.

Após servir de prisão, houveram alguns projetos para dar uso à estrutura montada, mas não foram levados adiante e a ilha ficou abandonada até pouco tempo atrás.

Lá no ano 2011 um grupo de amigos criou uma ONG que conseguiu apoio do governo e recursos para revitalizar e reconstruir o legado histórico da Isla de Flores.


                                                                     Foto por Descubriendo Uruguay

Ok, me alonguei na conversa rs, mas tinha que contar essa história para vocês verem como esse passeio pode ser bacana. 

E não cheguei a falar da vista incrível da cidade de Montevideo desde o rio, né? O barco segue pela costa montevideana até o Hotel Carrasco, depois passa por uma ilhota habitada por lobos marinhos  e finalmente chega à ilha.

Quem quiser  consultar os horários e preços dos passeios de barco (que por razões climáticas ocorrem apenas durante os meses de outubro a maio), é só dar uma olhada no site da empresa Solo Aventura.

Ah, era também no Puertito Buceo onde ia comprar peixe fresco, pois com os barcos de pesca indo e vindo, nada mais natural do que ter algumas peixarias em volta.

Pronto, outro cantinho devidamente apresentado.

Abraço! ;)

13 comentários

  1. que legal o texto, qd cheguei em Montevideo fiquei alguns dias em Buceo, e passeava na Rambla... agora estou mais longe, perto do terminal três cruces! bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá, boa tarde e parabéns pelo blog. Vou ao Uruguai no final de outubro e começo de novembro, gostaria de saber se chove nessa época e se uma semana é o suficiente para eu conhecer alguns lugares por ai, gostaria também se voce puder, o que seria interessante para eu fazer ai, pensei em 3 dias em montevideu, ir a sacramento e pegar uma embarcação e ir a argentina ou interior da Argentina e depois voltar para montevidéu o que vc acha desse roteiro???agradeço desde já no que puder me responder, abraços, Ana Karina Minas gerais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Karina!

      Obrigada pelo comentário!

      Nessa época é metade da primavera, o tempo costuma ser bem agradável, não faz muito calor nem muito frio e não é comum chover.

      Uma semana dá para aproveitar bastante, você pode dar uma olhada nas atrações nos posts antigos, há muita informação do que fazer, visitar, restaurantes, bares, etc.

      É tranquilo ir a Argentina, se tiver tempo é um bom passeio. Eu gosto muito do país, então acho que vale a pena conhecê-lo também, mas se o tempo tiver curto acho melhor focar num país só e aproveitar as férias sem correria.

      Abraço!

      Excluir
  3. Olá Mile, seu blog continua charmoso e com ótimas dicas..
    Buceo é lindo demais =) uma ótima dica para conhecerem..
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabi! :)

      Obrigada, querida! Sim, o Puertito Buceo merece uma visita!

      Beijo!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Obrigada! Algumas fotos não são minhas, deixei a fonte no post! ;)

      Excluir
  5. Olá Mile, estou indo a Montevideo no final de Janeiro. As suas dicas são ótimas. Durante Janeiro não tem nenhum passeio de barco pelo Rio del Plata?
    Voce recomenda ir a alguma cidade próxima?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!

      Muito obrigada! ;)

      Esse passeio a Isla de Flores funciona no mês de janeiro.

      Tem muita coisa legal nos arredores de Montevideo. Recomendar algo vai depender da quantidade de dias que você tiver disponível.

      Algumas sugestões que estão a poucas horas de Montevideo: Atlantida, Piriapolis, Colonia, Carmelo.

      Abraço!

      Excluir
  6. Parabéns pelo blog. Já conheço Montevidéu e pretendo retornar à cidade neste ano. Gostei muito de suas dicas!

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde,

    Estou com viagem marcada para Dezembro e ficarei hospedado no bairro de Buceo, gostaria de indicação de algns pontos turísticos próximos

    ResponderExcluir