Algumas propostas para o Natal e Ano Novo no Uruguai

Prometi trazer algumas opções de lugares para passar as festas de fim de ano no Uruguay, mas não pensei que seria tão difícil encontrar essas informações. 

Basicamente tem muita festa cheia de nome que não disponibiliza uma paginazinha atualizada, você entra e encontra a programação do Natal de 2010, aí manda e-mail solicitando dados e poucas vezes te enviam uma resposta.  

Como as festas já estão ali, vou publicar o que consegui averiguar e se receber novas informações, faço um update.

  • Para a ceia em Montevideo:

1) Restaurant Francis 

O restaurante costuma figurar na lista dos 10 mais da cidade, é um dos mais conhecidos e conceituados. Uma experiência gastronômica que vale a pena os pesos que custa.

Para a noite do dia 31 eles oferecem a "Cena 6 Pasos" a partir das 21h. 
O menu tem o selo de qualidade Francis e conta com "canilla libre" - como os uruguaios chamam a bebida liberada - de refrigerante, água, whisky Chivas 12 anos, espumante e vinho.
Preço: 140 dólares por pessoa (60 usd para crianças). 

Mais detalhes: francis@francis.com.uy


2) Las Carretas - Restaurante do Sheraton Hotel

Essa foi a opção que mais me agradou para o réveillon pelo pacote jantar + baladinha. 

O Francis promete música ambiente e o momento cotillón, aquela parte tradicional das festas no Uruguai onde todo mundo brinca e dança com acessórios carnavalescos. 
A proposta do Sheraton é mais festa, mais moderna. E já percebemos isso na temática do evento: uma noite na Times Square.

Os comes e bebes serão comandados por chef e bartender premiados. Não tenho detalhes do menu, mas das bebidas, o vinho, champagne, whisky e cocktails estarão à disposição toda a noite. Na pista terá dj e música ao vivo.
Preço: 210 dólares por pessoa.

Eles também oferecem a ceia do Natal a partir das 20h do dia 24/12. 
Preço 119 dólares (menores de 12 anos pagam a metade).

Mais informações: diego.padula@sheraton.com

3) La Carola 

Já comentei sobre o restaurante nesse post

Entrei em contato com eles porque gostei da comida, atendimento e preços quando estive lá. Comentei isso no e-mail, mas não deram a menor bola, acho descortês não agradecer o elogio de um cliente. Ok, perdi o foco rs.

A especialidade do lugar é a comida espanhola e para a noite do Natal e ano novo eles oferecem um serviço livre de buffet com saladas, paellas elaboradas no momento, variedade de pinchos e tortillas.
A bebida também será liberada: refrigerante, vinho e whisky.

Mais detalhes: lacarolatapas@gmail.com 

  • Para a ceia em Piriápolis:

1) Argentino Hotel 

2) Tratoria da Piero

3) El Ranchonda Punta Negra

  • Para bailar em Punta del Este:
Em Punta del Este se concentram as festas para a virada do ano. Muitas festas são feitas por brasileiros para brasileiros e os preços são altos. 

As festas mais procuradas são as que acontecem nos seguintes hotéis:


1) La Fiesta no Hotel Serena 
2) Mantra
3) Conrad

As entradas giram em torno dos 600 e tantos dólares por pessoa, e por essa bagatela - só que não - as bebidas, comidas e baladinha com banda ao vivo e/ou DJ estão incluídas.


Natal Ano Novo Uruguai

Quem quiser comer em algum lugar, ver a queima de fogos na praia e depois seguir para uma festa sem ter que desembolsar tantos dólares, há muitas boates para comemorar a chegada do novo ano bailando. Deixo aqui três opções:

1) Tequila Night Club - La Barra

2) Ocean Club - Parada 12, Playa Brava

3) Soho - Rambla General Artigas

  • Para bailar em Salto:
Comentei no post anterior que Salto era uma ótima - e pouco explorada - opção para o ano novo: as festas e animação correm solta, o custo é baixo, o clima é tranquilo durante o dia, bem de cidadezinha do interior, e tem boas atrações para os turistas: termas e parques aquáticos para relaxar, vinícolas para passear, etc.

As festas, ou os bailes como eles chamam, ficam na região em frente ao rio e as entradas custam cerca de 50 reais.

Para comprar os ingressos não tem mistério, só escolher qual festa entrar - praticamente fica uma ao lado da outra, chegar na porta e pagar, de preferência antes de começar o movimento da noite. 


Boa viagem! Boas festas! :)

20

Natal e Réveillon no Uruguai

Muita gente tem perguntado como se celebram as festas de fim de ano no Uruguai.

E em alguns casos percebo uma certa preocupação nos que estão com viagem marcada ao paisito entre o período do Natal e ano novo, as dúvidas mais frequentes são as seguintes:

- Afinal o que funciona ou não? Vale a pena ou é muito desanimado?

Acho que a primeira coisa para aproveitar as festas fora de casa é desapegar da comparação com o Brasil, digo no sentido de estar preparado para abraçar uma celebração levemente diferente.

No Uruguay, por exemplo, as pessoas não vestem branco nem pulam 7 ondinhas, mas nada te impede de trajar branco e dar seus pulos no mar rs. 

Não tem farofa nem rabanada na ceia, mas você pode descobrir outros quitutes igualmente saborosos.

É importante também definir o que cada um está buscando, se é badalação, descanso ou um meio termo e a partir daí procurar o destino que oferece a proposta mais coerente.

Tendo em mente esses pontos, as chances de diversão são grandes em qualquer lugar.


Natal Réveillon Uruguai

Sobre o funcionamento dos serviços na capital é verdade que os mesmos são afetados nas festas, assim como o movimento nas ruas. 

Para citar alguns: as linhas de ônibus encerram mais cedo na noite de 24 e operam reduzidas no dia 25. A coleta de lixo é suspensa nos dias 25 e 01. Os shoppings também têm horário reduzido nos dias 24 e 31, e ficam fechados nos dias 25 e 01. 

Em outras palavras, nada de outro mundo ou difícil de lidar.

Quanto ao movimento, metade da população do país vive em Montevideo, mas nesse período a cidade fica mais vazia mesmo. 

Apesar de não ter dados estatísticos, atribuo isso ao número considerável de pessoas que são do interior e vivem na cidade - onde há mais oportunidades de estudos e trabalho, então quando chega essa época do ano o que a maioria quer é passar as festas com a família. 

Pois bem, agora que já me estendi respondendo as perguntas rs, vou resumir alguns destinos para você que está com viagem marcada e ainda não decidiu onde passar o natal/ano novo no Uruguay! ;)

Mapa Uruguai

A grosso modo poderia recomendar Punta del Este (no departamento de Maldonado) ou Punta del Diablo (no departamento de Rocha) para quem procura agito no réveillon. 

É sabido que Punta del Este proporciona ao visitante a maior estrutura turística do país, há hotéis e restaurantes com mais estrelas que o céu, muitas opções de lazer e festas. As baladinhas são mais cool, mais caras e moderninhas. 

Em Punta del Diablo o esquema é mais hippie chic. Há muitas festas também, repertório musical mais variado, o que quer dizer: vá preparado para ouvir e bailar cumbia também.

Outra opção pouco explorada pelos viajantes é o interior do país, nesse sentido Salto pode ser uma boa surpresa. 

A cidade é uma graça, para aplacar o calorão do verão os parques aquáticos são os melhores lugares para estar durante o dia. Quando a tarde cai, lá pelas 22h, o movimento vai lentamente seguindo para a costanera - a orla do rio.

É lá onde estão concentrados os bares e baladas. Por volta das 2h da manhã o local se transforma em pura festa: muitos jovens, carros, música. E vai até raiar o dia.

Para quem procura algo no meio termo, não muito agitado, não  muito tranquilo, Piriápolis e La Paloma são ótimas opções.

Já contei em várias oportunidades que sou apaixonada por Piriápolis, né? Acho um lugar lindo! Oferece uma boa estrutura de lazer e serviços.

La Paloma é uma cidadezinha muito frequentada por famílias, o ambiente é agradável, também tem uma boa estrutura e a localização é excelente para explorar o departamento de Rocha, atrações como Cabo Polonio, La Pedrera e Bosque de Ombúes estão a pouquíssimos km de distância.

Quem busca tranquilidade pode ir sem medo a Montevideo, como disse antes a cidade costuma ficar mais vazia. Espere ver menos trânsito, mais turistas nas ruas e alguns estabelecimentos fechados. Mas não se desespere porque a cidade continua funcionando - num ritmo mais devagar, mas funciona. Sempre haverá algo aberto!

Lá dá para ver a queima de fogos na orla de Pocitos, ir a feira Ideas+ que acontece no Parque Rodo e tem artesanatos, livros e shows ou assistir os festejos da chegada do natal no Mercado del Puerto.

No dia 24 as pessoas tomam medio y medio, cidra e também jogam essas bebidas - e água - umas nas outras. Começa ao meio dia perto da fonte do mercado e qualquer um que passe por aí está sujeito ao banho, não adianta fazer cara feia, quem está na chuva é para se molhar!


Festa Mercado Puerto
                                                        Foto fonte: Flickr - Google Imagens

Vou tentar fazer outro post com sugestões de festas e lugares para a ceia nesses destinos, já enviei e-mail a vários lugares, mas até agora pouquíssimos têm a programação definida - preço, horários, menu, etc. Fico aguardando mais informações. 

Quem quiser saber outras curiosidades sobre os costumes natalinos no Uruguay, nesse post contei como foi meu primeiro natal no país.

Abraço! ;)

47

Destino: Costa de Oro - Atlántida

Sabem aquele ponto que vivo batendo de que existe mais Uruguay fora dos limites de Punta del Este/Montevideo/Colonia? Funciona bem para contar um pouco mais sobre os balneários que compõem a Costa de Oro.

Numa faixa de aproximadamente 70 km que margeia o Río de la Plata encontramos pequenos vilarejos e cidadezinhas cheias de graça e tranquilidade, são exemplos Atlántida, Parque del Plata, La Floresta e Costa Azul.

O custo na Costa de Oro tende a ser o mais convidativo do litoral, tanto para comprar ou alugar imóveis como para comer em restaurantes, ir ao supermercado ou feira, etc. 

E vamos combinar que isso já confere uma posição de destaque, mas a região oferece atrativos ainda mais interessantes.

A maioria das localidades servem de destino de férias para os uruguaios, na alta temporada o movimento é intenso e as opções ficam mais concorridas. 

O ambiente é bem família, nos balneários menores chega a parecer um grande condomínio onde todo mundo se conhece, muitas vezes não só parece, as pessoas efetivamente se conhecem de outros verões.

Quase não se vê turistas estrangeiros, os uruguaios estão em todas as partes com suas cadeirinhas de praia, tomando mate no maior calorão e jogando tejo


Costa Oro Atlántida Uruguai

                                    Aprendi  a jogar em Costa Azul! ;)


Tejo Praia Uruguai
                                               
O destino que oferece maior estrutura na Costa de Oro é Atlántida, lá há uma boa oferta de restaurantes, algumas opções de hospedagem (campings e hotéis), cassino, atividades de lazer e bailes que animam a noite.

Em Atlántida o visitante também encontra construções de grande valor para a arquitetura do país, algumas obras mexem com a nossa imaginação, como o ex hotel Planeta Palace que é um edifício em forma de navio. 

Hotel Barco Atlántida

Tenho a divertida impressão que o prédio vai 'navegar' a qualquer momento, fico pensando na reação das pessoas  em 1937, ano em que o hotel de luxo foi inaugurado. Contam que por ali passaram nomes da aristocracia argentina e uruguaia e personalidades influentes da época.

Outra obra que merece ser vista é a Parroquia Cristo Obrero, a igreja integra o patrimônio histórico nacional e foi construída em 1958

Ela é toda em ladrilho estruturado, as paredes são curvas e não há colunas sustentando a abóbada, tampouco há janelas, a entrada de luz natural ocorre através dos vidros coloridos nas paredes, o que gera um efeito espetacular.

Atlántida Igreja Uruguai

Atlántida Arquitectura Uruguai
                                       Foto - fonte: El Pais / Google Imagens

Há ainda uma construção que desperta controvérsias e a curiosidade do viajante, conhecida como  El Aguila, em breve dedicarei um post só para contar os boatos e a história real dessa obra.

Vale a pena uma visita ao Paseo de Neruda, uma grata surpresa para as férias de verão.

Não fazia ideia que o Pablo Neruda passava temporadas no paisito, mais especificamente em Atlántida, muito menos que ali havia um pequeno museu em homenagem ao poeta chileno.

O museu apresenta um acervo interessante, encontramos livros, fotografias, a administração constantemente recebe exposições itinerantes e promove leituras de poesias, há também documentos e objetos pessoais do período em que ele viveu na cidade.

Foi lá no balneário que ele encontrou um refúgio para viver o amor até então proibido com Matilde Urrutia, sua amante na época,  anos mais tarde ela se tornou sua terceira esposa. 

Neruda se referia a Atlántida usando o anagrama Datitla:
Y cuando/ de regreso/ brilló tu boca bajo los pinares/ de Datitla y arriba/ silbaron, crepitaron/ y cantaron/ extravagantes/ pájaros/ bajo la luna de Montevideo, entonces/ a tu amor he regresado/ a la alegría de tus anchos ojos;/ bajé, toqué la tierra/ amándote y amando/ mi viaje venturoso.
São tantas coisas legais que já estava esquecendo de comentar da praia. A areia é branca e fininha, o mar se perde no horizonte celeste. É bem verdade que o mar é rio, mas juro que a gente nem lembra desse detalhe.


Por do sol Uruguai

Completando o leque de atividades, vale também uma caminhada pela orla, uma parada para o sorvete, ver o fim de tarde na arquibancada do anfiteatro e passear na feirinha de artesanato a noite.

Atlántida Uruguai
                                                        Plaza de los Fundadores


Atlántida Uruguai

Para terminar, um dado curioso: Atlántida apareceu nas telas no filme Miami Vice. Se você se perguntou o que tem a ver o paisito com o roteiro, a resposta é nada rs.

As filmagens ocorreram em Montevideo e Atlántida na tentativa de recriar o cenário da cidade cubana La Habana, a produção americana obviamente não conseguiria permissão para gravar em terras cubanas.

Como chegar:

A Costa de Oro vai desde La Barra de Carrasco em Montevideo ao córrego Solís Grande em Jaureguiberry. Ou supostamente onde termina o rio e começa o mar.

A Ruta Interbalnearia rumo ao leste passa por toda a costa, ou seja, no caminho a Punta del Este você pode - e eu recomendo rs - parar em alguma cidadezinha ou vilarejo.

Atlántida, por exemplo, fica apenas a 45 km de Montevideo. Um bate-volta é super viável, a viagem de ônibus leva menos de 1h e custa menos de R$15 a passagem de ida e volta.

As empresas Cot, Cutcsa e Copsa fazem esse trajeto desde a capital. 

Quando ir:

Preferentemente de novembro a abril. Mesmo havendo uma população fixa razoável morando na Costa de Oro, que garante o funcionamento de serviços básicos durante todo o ano, muitas das opções para os turistas fecham na baixa temporada.

Leve em conta que a tranquilidade tão pregada na Costa de Oro fica abalada em Atlántida no período da alta estação, muitos atribuem às festas de verão e a proximidade com a capital, são vários jovens circulando, bailes com diferentes estilos e público.

Apesar disso, nunca tivemos inconvenientes, mais do que esperar para sermos atendidos nos lugares ou disputar mesa rs. 


Boa viagem! ;)

25