5 destinos de verão no Uruguai

Nos últimos dias a temperatura esteve nas alturas, o país recebeu olas de calor e em muitas cidades os termômetros marcaram 40º ou mais! 

E com todo esse calorão o que as pessoas mais queriam era estar na praia, né?

O bacana é que desde Montevideo o acesso a vários balneários é rápido e barato, então dá para programar uma viagem curtinha no fim de semana, ou até mesmo fazer um bate-volta de poucas horas.

Como ainda teremos mais dias de verão pela frente, resolvi fazer uma lista com meus 5 destinos preferidos para curtir a estação no Uruguai. 


1- Cabo Polonio

Cabo Polonio Uruguai

Cabo Polonio definitivamente é a joia do litoral uruguaio. O lugar é único, pitoresco, tem belas paisagens e uma energia incrível.

Mas Cabo Polonio não é um destino para quem não abre mão de luxo ou conforto, tudo lá é mais artesanal, mais relaxado, mais natural. 

Não há complexos hoteleiros, restaurantes bacanudos, nada disso. Quem quiser passar a noite lá, ficará em alguma pousadinha simples, com pouco ou nenhum sinal de WiFi e talvez nem água quente para o banho. 

A simpática vila oferece aos seus visitantes um por do sol espetacular, muitas dunas, céu estrelado digno de cinema, caminhos de areia iluminados pelo farol e aquela sensação constante de estar num lugar especial. 

Mais informações aqui.

2- Parque Nacional de Santa Teresa 

Parque Nacional Santa Teresa Uruguai

Um destino que demorei a conhecer e quando finalmente cheguei lá, fiquei encantada.

O parque oferece várias atividades: trilhas, área para camping, praias e abriga a Fortaleza de Santa Teresa, um passeio para aprender um pouco mais sobre a história do paisito.

O entardecer é concorrido, muita gente que está nas cidades vizinhas vai à fortaleza para contemplar o fim de tarde.

Mais informações aqui.

3- Piriápolis 

Piriapolis Uruguai

É meu balneário queridinho, é onde tenho vontade de ter uma casa e ficar lá cuidando das plantas rs.

Está a poucos quilômetros de Montevideo, já na entrada o imponente Hotel Argentino nos dá as boas vindas, um olhar mais atento e vamos localizando os elementos do caminho mistico do alquimista Piria, fundador da cidade.

Subindo o teleférico (aero sillas) temos uma vista privilegiada da baía e quando chegamos ao cerro, encontramos uma capelinha de Santo Antonio. 

Em Piriápolis há bons restaurantes com preços acessíveis, uma oportunidade para experimentar os peixes e frutos do mar da costa uruguaia.

Mais informações aqui.

4- Punta del Diablo

Punta del Diablo Uruguai

É a punta badalada e com um toque hippie chic da juventude uruguaia. Um destino com boas atrações para o dia e para a noite. 

Mais informações aqui.

5- La Pedrera

La Pedrera Uruguai

Um por do sol fantástico e praias com surfistas é o que encontramos em La Pedrera. A vila é uma graça, tem vários artesãos e bares para aquele momento pós praia.

Mais informações aqui.


*****


Pode ser que alguém esteja se perguntando "e Punta del Este?", o destino mais badalado, com mais atrações e opções do Uruguay.

Punta del Este é "hors concours", desconheço turista que visita o país e não dá um pulinho na cidade. 

Tendo que escolher apenas 5 opções, quis mostrar  lugares menos conhecidos e não por isso menos interessantes.

E vocês, quais destinos colocariam nessa lista? ;)

Abraço!

26 comentários

  1. Muito show esses locais para curtir um verão! Realmente é um país onde tenho por planejamento morar com minha família!
    Me aguardem Uruguay!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jardel!

      Obrigada pela visita! Espero que possa aproveitar esses destinos em breve!

      Abraço! ;)

      Excluir
  2. Ah, não... Que vontade de ir passear por aí!!! Adorei o post e me apaixono cada dia mais pelo paisito! Quero muito!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs muito obrigada, Guilherme! ;)

      Que você possa conhecer o paisito logo, logo!

      Abraço!

      Excluir
  3. Sensacional o seu blog sobre o Uruguai. Como irei viajar para Montevideo na semana que vem gostaria de dicas suas sobre que dinheiro levar (dolar, real ou pesos uruguaios), alem de saber qual a melhor forma de passar o dia em Punta del Leste (eu e minha esposa ficaremos hospedados no Dasler). Abracos e obrigado.
    Sergio Luiz dosSantos Prior, email heatwave@uol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá sérgio!

      Muito obrigada pela gentileza! ;)

      Pode trazer reais mesmo que é super fácil fazer o cambio, tem um post chamado "Comprando pesos uruguaios" com mais informações.

      A melhor forma vai depender de quanto você quer gastar e qual comodidade espera, vocês podem contratar um tour, alugar um carro ou ir de ônibus.

      Abraço e boa viagem!

      Excluir
  4. Oi, tudo bem? Estou lendo bastante teu blog desde o final do ano quando comprei umas passagens pra ir a Montevidéu em março. Tem me ajudado bastante a montar um conhecimento prévio... hehehe

    Acho que vou acabar viajando sozinho, meio mochileiro, e queria umas dicas suas de lugares a que visitar. Quero uma viagem mais pro lado da história, sem muita badalação, mas com bons passeios e lugares interessantes.

    Outra coisa, queria te perguntar como estão os custos aí e que lugares você indicaria para ficar e comer.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlos! Tudo bem e você?

      É bom saber que o blog tem ajudado! ;)

      Há muitos passeios interessantes em Montevideo, você pode visitar vários museus, como por exemplo o Museu Blanes, Museu Torres Garcia ou Museu de Arte Decorativa.
      O bairro do Prado tem o jardim botânico e rosedal. Você pode ir ao MAM e Palácio Legislativo. Há vários teatros e a programação é intensa, assistir uma apresentação no Teatro Solis é maravilhoso.

      São muitas coisas para resumir aqui rs, vai olhando mais os posts antigos e selecionando o que te parece interessante.

      Não acho aqui barato, geralmente no Centro é onde há opções mais econômicas de restaurantes e hospedagem.

      Abraço!

      Excluir
    2. Certo. Obrigado .Já to montando um roteiro e tentando incluir Colonia TB.

      Excluir
  5. Oi, li muito seu blog antes de ir para Montevídeo agora em dezembro e infelizmente a viagem não foi exatamente como esperávamos. Sofremos um acidente de táxi (eu e meu marido) e batemos fortemente com a cabeça na cabine blindada o que nós deixou com inúmeros edemas e alguns pontos nos olhos.
    Então dou 2 alertas aos brasileiros, os taxistas dirigem como loucos, coloquem o cinto de segurança! e viagem com seguro viagem, pois não fizemos e dependemos do atendimento público, demoramos da 1h da tarde às 20h da noite para conseguir suturar!!! Tirando isso, o pouco que conseguimos conhecer gostamos muito e as pessoas são muito amorosas e gentis.
    Pretendemos voltar!!! kkkkk loucos, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Gabri, que pena!

      Viajar com seguro é essencial! A gente costuma vacilar quando não é requisito de entrada ao país, por exemplo para ir a Europa é obrigatório apresentar o seguro, então todo mundo se preocupa em fazer, mas quando é para viajar na América do Sul é comum não dá muita bola a esse 'detalhe'.

      Os taxistas dirigem mal mesmo e contar com o sistema público de saúde é uma loteria, pode chegar e ser atendido rápido ou não.

      Que bom souberam separar as coisas e ver o lado bom, espero que da próxima vez possam aproveitar sem surpresas assim rs.

      Abraço!

      Excluir
  6. adorei, espero um dia poder conhecer :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Bruno! ;)

      Espero que possa conhecer em breve!

      Abraço!

      Excluir
  7. CUIDADO!! Vim pro Uruguay cheio de vontade e expectativa!! fui acusada de cometer infrações de transito e tive que pagar multas!! se vc vier com seu carro tome cuidado com a policia do Uruguai!! pegaram meus documentos,tive que ficar colados neles pra não ser acusada de outras infrações e ter meus documentos de volta!! Uruguai nunca mais!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito estranho ler isso!
      Dirigi por 2 anos em Montevideo, pegava estrada de segunda a sexta para ir trabalhar e NUNCA tive nenhum problema!
      E não, não tenho a 'libreta de conducir' uruguaia, o que poderia complicar já que não sou turista e ando com a habilitação brasileira.
      Nunca cometi infração, nunca tive problema e se tivesse cometido, teria que pagar multa como acontece em qualquer lugar no mundo.

      Excluir
    2. Eu e meus amigos, dirigimos por 15 dias no Paisito, e não tivemos problemas nenhum. É uma delicia dirigir no Uruguay!

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Mile, eu Incluiria um pôr-do-sol lá na LAGUNA NEGRA na estrada que vai ao Chuy, próximo da ruta que segue para Punta del diablo. É simplesmente Perfeito!!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Mile. Obrigada pelas dicas. Tenho 8 dias para passar no Uruguai, do dia 22 a 30/12, sendo que este último vou embora pela manhã. Vou para Montevideo, Colônia Del Sacramento, Cabo Polônio (1 dia) e Punta Del Este (1 dia) ó pra tirar a foto no monumento da mão. Quantos dias sugere para Montevideo e Colônia? Dá ainda para reservar um dia para Piriapolis ou vai ficar muito corrido? Alugar carro é barato ou dá para fazer tudo de ônibus? Vou com uma amiga. Quero saber também a ordem que coloco neste roteiro, como volto dia 30 para Montevideo, não sei se é melhor já chegar e viajar e deixar Montevideo por último. Tem dicas de hospedagens baratas? Eu e minha amiga estamos acostumadas a ficar em hostel, mas queria hostels bons, bom boa infraestrutura. Como faz bastante calor, de preferência com ar-condicionado ou ventilador. Obrigada por tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patty! Obrigada pela visita!

      Infelizmente não deu para responder antes da sua viagem começar, espero que esteja aproveitando bastante.

      Abraço!

      Excluir
  11. Oiiii! Post bom é aquele que ainda é informativo três anos depois, né? hehehe... Pretendo visitar vários desses lugares no ano que vem (março ou abril, ou seja, fora da alta temporada) e queria saber se dá pra fazer de ônibus (saindo de Chuy, provavelmente). Tem pinga-pinga que vai parando pela Ruta 9? Bjsss

    ResponderExcluir
  12. O Uruguai é realmente maravilhoso.
    Mas o Guarujá, com suas praias também é um lugar que merece uma visita.
    Esperamos você aqui no Hotel Pousada Iracemar http://iracemarhotelguaruja.com.br/ para conhecer nossa cidade.
    Parabéns pelo blog.
    Um abraço.

    ResponderExcluir