Tango no Uruguai

Sim, porque o tango também é uruguaio! :)

Tango Montevideu Uruguai
                                                      
O tango nasceu nas cidades portuárias de Montevidéu e Buenos Aires nas últimas décadas do século XIX.

Tratava-se de uma música de cunho altamente popular, desprezada e proibida pelas classes altas e pela igreja católica, sendo cultivada nos bairros pobres dos subúrbios, nos portos, prostíbulos, lugares onde se encontravam os imigrantes e a população local, descendente em sua maioria de indígenas e escravos africanos.

Nesse ambiente as formas musicais mais diferentes eram misturadas: candombe, milonga, tango andaluz, sainete e valsa, provenientes das mais diversas origens como africana, espanhola, italiana, judaica, polonesa, cubana, etc.

Foi desse processo artístico e cultural que surgiu o tango, estima-se que a transição durou cerca de 40 anos até ser marcado como um novo gênero musical com características próprias. 

O tango começou a adquirir ampla difusão na Europa na década de 1910, foi o início de uma nova era para o gênero, contava com o apoio de músicos mais preparados, incorporação de letras que falavam do cenário do subúrbio, da infância e dos amores contrariados. 

A dança teve papel de destaque, os passos sensuais e coreografados revolucionavam o modo de dançar da época. E tamanha sensualidade levou autoridades do velho mundo a julgarem a dança indecente, houveram inclusive proibições declaradas ao baile.

Não obstante, o tango seguia ganhando força, o movimento acumulava composições marcantes e de alta qualidade musical. 

A canção La Cumparsita, um dos hinos do tango, foi composta em 1916 por Gerardo Matos Rodríguez, um montevideano de apenas 19 anos. 

                                       Maravilhoso, emocionante, um presente assistir!

Um ano depois surgia Carlos Gardel revolucionando e popularizando o cenário do tango, desde então o gênero ganhou o mundo.

Aliás, há uma polêmica sem fim na Argentina e Uruguay no tocante à nacionalidade do Gardel: muitos dizem que ele é argentino; outros juram que ele é uruguaio com registro civil de Tacuarembó (a imagem de Gardel figura na entrada do Teatro Solis compondo o grupo de personalidades locais); e colocando mais lenha na fogueira, há a turma que garante que o grande símbolo do tango nasceu na França rs.

Carlos Gardel Uruguai

Carlos Gardel gravou filmes e acumulou um repertório que incluía 800 canções, verdadeiramente um fenômeno do gênero que é lindo, emocionante e marca a identidade do povo rio platense. 

É bem verdade que o mundo costuma atribuir a origem do tango apenas ao país hermano, que talvez sabe aproveitar melhor, turisticamente falando, essas raízes e identidade. 

Lá vemos uma quantidade enorme de souvenirs, casas de shows e casais dançando nas ruas onde os turistas costumam passear.

Mas aqui do outro lado do rio esse movimento tanguero também se mantem vivo e pulsante, só precisamos saber aonde encontrar os bares, bailes, tanguerías e milongas.

No próximo post farei uma lista de locais em Montevidéu para os amantes do tango, há locais para ouvir, dançar, assistir apresentações e até aprender uns passinhos básicos para fazer bonito na pista.

Abraço! ;)


Fotos: Google Imagens

11 comentários

  1. Poderia fazer um post só sobre o bairro de Carrasco...

    ResponderExcluir
  2. Lembrei de outro assunto polemico que você poderia descrever para nós brasileiros, sobre a lei que autoriza o uso da marihuana...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já comecei a escrever algo, mas é polêmico (a legislação em si, a opinião das pessoas daqui, como o tema é passado no resto do mundo, etc) e ainda encontro muitas lacunas, então vai demorar um pouquinho a sair, tempo de ir processando as ideias rs.

      Abraço! :)

      Excluir
  3. Excelente texto, Mile! Muito instrutivo. :)

    ResponderExcluir
  4. Aposto que o Gardel é tacuaremboense, rs! :)

    ResponderExcluir
  5. Mile
    de verdade que há muito lixo nas ruas do país?? Tomará que possas responder.
    Beijo grande,
    Nona

    ResponderExcluir
  6. Onde podemos assistir um espetáculo de tango em montevideo? Obrigada Mile.

    ResponderExcluir
  7. Olá Mile!
    O Fun Fun é um bom local para assistir a um espetáculo de tango?
    Poderia ir na 5a a noite.
    Já li um pouco sobre o local e me pareceu uma boa pedida.

    Mande notícias. Irei em 31/05/17.

    Beijos

    ResponderExcluir