Tango no Uruguai

Sim, porque o tango também é uruguaio! :)
                                                     
O tango nasceu nas cidades portuárias de Montevidéu e Buenos Aires nas últimas décadas do século XIX.

Tratava-se de uma música de cunho altamente popular, desprezada e proibida pelas classes altas e pela igreja católica, sendo cultivada nos bairros pobres dos subúrbios, nos portos, prostíbulos, lugares onde se encontravam os imigrantes e a população local, descendente em sua maioria de indígenas e africanos escravizados.

Nesse ambiente as formas musicais mais diferentes eram misturadas: candombe, milonga, tango andaluz, sainete e valsa, provenientes das mais diversas origens como africana, espanhola, italiana, judaica, polonesa, cubana, etc.

Foi nesse processo artístico e social que surgiu o tango, estima-se que a transição durou cerca de 40 anos até ser marcado como um novo gênero musical com características próprias. 

O tango começou a adquirir ampla difusão na Europa na década de 1910, foi o início de uma nova era para o gênero, contava com o apoio de músicos mais preparados, incorporação de letras que falavam do cenário do subúrbio, da infância e dos amores contrariados. 

A dança teve papel de destaque, os passos sensuais e coreografados revolucionavam o modo de dançar da época. E tamanha sensualidade levou autoridades do velho mundo a julgarem a dança indecente, houveram inclusive proibições declaradas ao baile.

Não obstante, o tango seguia ganhando força, o movimento acumulava composições marcantes e de alta qualidade musical. 

A canção La Cumparsita, um dos hinos do tango, foi composta em 1917 por Gerardo Matos Rodríguez, um montevideano de apenas 19 anos. 

                                       Maravilhoso, emocionante, um presente assistir!

Um ano depois surgia Carlos Gardel revolucionando e popularizando o cenário do tango, desde então o gênero ganhou o mundo.

Aliás, há uma polêmica sem fim na Argentina e Uruguai no tocante à nacionalidade do Gardel: muitos dizem que ele é argentino; outros juram que ele é uruguaio com registro civil lavrado em Tacuarembó (inclusive, a imagem de Gardel aparece na entrada do Teatro Solis compondo o grupo de personalidades locais); e colocando mais lenha na fogueira, há a turma que garante que o grande símbolo do tango nasceu mesmo foi na França.

Carlos Gardel gravou filmes e acumulou um repertório que incluía 800 canções, verdadeiramente um fenômeno do gênero que é lindo, emocionante e marca a identidade do povo rio platense. 

É bem verdade que o mundo costuma atribuir a origem do tango apenas ao país hermano, que talvez sabe aproveitar melhor, turisticamente falando, essas raízes e identidade. 

Lá vemos uma quantidade enorme de souvenirs, casas de shows e casais dançando nas ruas onde os turistas costumam passear.

Mas aqui do outro lado do rio esse movimento tanguero também se mantem vivo e pulsante, só precisamos saber aonde encontrar os bares, bailes, tanguerías e milongas.

No próximo post farei uma lista de locais em Montevidéu para os amantes do tango, há locais para ouvir, dançar, assistir apresentações e até aprender uns passinhos básicos para fazer bonito na pista.

Abraço! ;)

18 comentários

  1. Poderia fazer um post só sobre o bairro de Carrasco...

    ResponderExcluir
  2. Lembrei de outro assunto polemico que você poderia descrever para nós brasileiros, sobre a lei que autoriza o uso da marihuana...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já comecei a escrever algo, mas é polêmico (a legislação em si, a opinião das pessoas daqui, como o tema é passado no resto do mundo, etc) e ainda encontro muitas lacunas, então vai demorar um pouquinho a sair, tempo de ir processando as ideias rs.

      Abraço! :)

      Excluir
  3. Excelente texto, Mile! Muito instrutivo. :)

    ResponderExcluir
  4. Aposto que o Gardel é tacuaremboense, rs! :)

    ResponderExcluir
  5. Mile
    de verdade que há muito lixo nas ruas do país?? Tomará que possas responder.
    Beijo grande,
    Nona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nona,

      Na minha concepção, há bastante lixo, sim. Não vou nem entrar em mérito de comparar se é melhor ou pior que as grandes capitais brasileiras (para a realidade uruguaia, Montevideo é a maior cidade do país).
      Vemos lixo principalmente em horários prévios a coleta, tanto como fruto da falta de educação de cidadãos que jogam no chão e outros temas mais delicados como as pessoas que vivem em situação de rua e diariamente mexem nas lixeiras em busca de alimentos e materiais.
      Não é simples, são problemas e desafios de grandes centros urbanos de países que têm um longo caminho para trabalhar...

      Excluir
  6. Onde podemos assistir um espetáculo de tango em montevideo? Obrigada Mile.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Nesse post tem info das milongas: https://www.viveruruguay.com/2014/02/onde-dancar-tango-em-montevideu.html

      :)

      Excluir
  7. Olá Mile!
    O Fun Fun é um bom local para assistir a um espetáculo de tango?
    Poderia ir na 5a a noite.
    Já li um pouco sobre o local e me pareceu uma boa pedida.

    Mande notícias. Irei em 31/05/17.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana,

      É um local clássico, 10 em cada 10 turistas acabam indo lá hehe, o que não quer dizer que é ruim, apenas é o mais conhecido entre os turistas e há outras opções, como contei nesse post: https://www.viveruruguay.com/2014/02/onde-dancar-tango-em-montevideu.html

      Abraço!

      Excluir
  8. Olá, poderia me especificar qual País Hermano se refere no texto, Argentina ou Uruguai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Arthur, me refiro a Argentina, o texto fala sobre o tango no Uruguai, quando me refiro ao hermano é ao outro país...

      Excluir
  9. Olá poderia me dizer se existe alguma loja de sapatos de tango em Montevideo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Nesse outro post tem info: https://www.viveruruguay.com/2014/02/onde-dancar-tango-em-montevideu.html

      Excluir