As mudanças que virão no blog

O Viver Uruguay completou três anos de vida agora em março e eu fico verdadeiramente muito feliz vendo que cada vez mais pessoas se unem a nossa comunidade de amantes e curiosos da vida no Uruguai.

O blog surgiu sem nenhum interesse comercial, numa época onde o paisito não vivia esse furor pop nas mídias, o Mujica não era tema nos noticiários e o interesse das pessoas no país basicamente se restringia a Punta del Este. 

Eu como expatriada queria mais informação e aí comecei a escrever despretensiosamente, nunca pensei em aproveitar o espaço para fazer uma grana no futuro. Até porque se me falassem que após 3 anos o Uruguai passaria por esse frisson todo, eu jamais acreditaria rs.

Mas a verdade é que muita coisa mudou, inclusive minha forma de encarar essa possibilidade de ganhar dinheiro na internet. Tinha preconceito mesmo, achava que aceitar uma proposta qualquer me deixaria atada, sem liberdade para dizer o que pensava e com pouca credibilidade, coisas que sempre prezei por aqui e não compensava arriscar.

Foi então que percebi que durante todo esse tempo, dos 150 textos publicados houve apenas um post que eu falei mal de uma empresa, na verdade do atendimento. E visualizei que realmente prefiro gastar energia com o que vale a pena, perder duas horas editando um texto de um lugar que não é bacana vai acrescentar o que na vida das pessoas? Posso dedicar esse tempo compartilhando bons momentos na expectativa que outros possam ter experiências agradáveis também e a história do blog seguiu nessa linha. 

Outro ponto que levei mais tempo para entender é que não importa como explique determinado tema, sempre haverá alguém buscando algo mais personalizado. Posso indicar todo o caminho das pedras num post e ainda assim vão perguntar "como é mesmo?" ou "você pode fazer isso pra mim?", juro. 

Eu costumava julgar pela minha experiência, já fiz 3 intercâmbios e muitas viagens para lugares famosos, exóticos e remotos no Brasil, Uruguay, Ásia e Europa. Minha opção é sempre fazer tudo por minha própria conta, sem assessoria ou agência. Levo mil horas pesquisando, arquivando, escrevendo tudo que preciso sobre acomodação, como ir, o que fazer e comer, qual transporte usar, vistos, etc.

Acho tão legal que não entendia porque todo mundo não fazia o mesmo rs! Meu pensamento muquirana é "pagar por que? Posso fazer sozinha, ué!". Hoje já aprendi que as pessoas são diferentes, as prioridades e necessidades também. 
Não importa se é fácil ou difícil, sempre haverá alguém disposto a pagar por um serviço que facilite a viagem - seja de lazer, férias, trabalho - ou os tramites da mudança de país.

Durante esses anos na blogosfera, fui me esquivando de qualquer responsabilidade e toda proposta que envolvia dinheiro pelo meu trabalho, indicação, dica, ajuda ou como você queira chamar. Muitas pessoas - físicas e jurídicas - já me contactaram buscando assessoramento e fui passando adiante, recomendei profissionais, brasileiros inclusive, recebi "gracias" e segui a vida com meu trabalho de verdade.

E as coisas continuaram mudando, das 100 visitas diárias, passamos a 1500 sem nenhum trabalho de marketing ou SEO, sem nenhuma publicidade no Google ou Facebook. Aliás, era tão ignorante que já comecei a página errando: coloquei o domínio ".com" e Uruguay com Y como se escreve em espanhol, qual brasileiro faz pesquisas usando a grafia com y, gente?

Mesmo assim crescemos e aparecemos nas primeiras páginas de buscas, isso é um orgulho que agradeço a vocês e o mais bacana é que nunca precisei fazer sorteio, dar presente, descontos, nada disso. Nossa troca sempre foi de tempo, atenção, palavras e gentileza, é por isso que respeito esse espaço que construímos juntos e achei digno contar sobre essas mudanças que ocorrerão.

Ando conectada todo o dia com o blog e venho me virando como posso, respondo uma mensagem enquanto a comida está no fogo, um e-mail enquanto espero o médico, um comentário no intervalo do almoço e por aí vai. 

Mesmo sendo um hobby e eu amando fazer isso, já não tenho como negar que tem sim cara de trabalho e já não encontro desculpas para não aceitar propostas que acho interessantes ou começar a oferecer serviços a empresas que acredito ou comento frequentemente por aqui, afinal quantas vezes indiquei hotéis, restaurantes, lojas, viagens, etc? Não acho que vai mudar minha opinião se chegar a receber algo em troca, feio mesmo é dizer que a empresa não presta porque não me paga para falar dela, né?

Todo esse texto para esclarecer que o blog não irá se transformar num mural de avisos nem casa da mãe Joana naquele esquema 'pagando bem que mal tem?'. Se houver algum conteúdo patrocinado, estará devidamente sinalizado. As empresas chamadas parceiras terão seu espaço no cantinho de "anunciantes". E o blog seguirá sua rotina normal.

A primeira parceria será com a Uruguias, uma agência de turismo que já vinha recomendando há tempos sem nenhum interesse mais que ajudar as pessoas que perguntavam por translado e passeios. 

Estou desenvolvendo várias ideias, estudando bastante e logo publicarei uma página com os serviços que tenho pensado, mas já adianto que terá assessoramento para pacotes de intercâmbio, documentação de residência legal, compra de imóveis, informações de viagens e otras cositas más

Pesquisando tudo com muito cuidado e carinho, buscando estruturar um assessoramento coerente, que trabalha as estatísticas, dados do mercado e da sociedade de forma essencialmente realista.

Por enquanto muita coisa é só projeto, mas queria deixar claro que o blog vai passar por essas pequenas mudanças.

O conteúdo gratuito continuará aqui sendo atualizado mensalmente e à disposição de quem tiver tempo e paciência para pesquisar! ;)

Abraço!

12 comentários

  1. Seu blog, seu jeito de escrever e descrever o Paisito, sua paixão, envolve a gente. Fico feliz que as coisas venham melhorando pra você! Parabéns por tudo que tens conseguido conquistar de forma tão alegre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ow Guilherme, fico muito agradecida pelas palavras de carinho e apoio! Abraço! :)

      Excluir
  2. Acho super digno você ter benefícios financeiros com o blog, Mile. Tenho certeza de que sua sinceridade não está a venda e que continuará dando as melhores dicas daqui. Beijo enorme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Van, muitíssimo obrigada pela confiança e apoio! Abraço! ;)

      Excluir
  3. Mile, antes de tudo meus parabéns. Não é crime receber por ótimos serviços prestados, o americano do sul, todos nos, temos uma ideia tosca de que quem está ganhando dinheiro trabalhando é um capitalista sujo e nojento. Se uma pessoa ganha dinheiro é porque ela simplesmente merece porque lutou por isso. Moça você faz um trabalho maravilhoso, e fico muito feliz em saber que ele vai ficar ainda mais prazeroso para ser feito. Não se envergonhe, pois você não faz nada de errado. Muito sucesso, para ti e toda sua família principalmente os novos membros...
    Abraço, de um admirador de seu trabalho e sua inteligência.
    Diego Borges

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego, obrigada pelo incentivo e gentileza de sempre!

      Abraço! ;)

      Excluir
  4. Mile o que eu ia escrever já escreveram, continue assim que seu blog só tem a crescer, parabéns e boa sorte, e lembrando mata a minha curiosidade fazendo um poste do bairro Carrasco de Montevidéu, eu tenho um amigo que só fala bem desse bairro, eu já procurei na internet e percebe-se que é um bairro muito bonito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Muito obrigada pelo apoio! :)

      Pode deixar que escreverei algo, na realidade estou sem fotos e como não gosto de copiar da internet, estou buscando um tempo para dar um pulinho lá no bairro e fotografar.

      Abraço!

      Excluir
  5. Mile,

    fico muito feliz com o sucesso do seu blog, sou uma brasileira, nordestina como vc me aventurando nas terras charruas mas precisamente em Punta del Este, seu blog me ajudou bastante com as dicas e curiosidades, estamos montando aqui uma loja de cupcakes e doces, incluindo nossos amados brigadeiros! vou continuar acompanhando seu blog que adoro!

    beijos

    Mireille Gama

    ResponderExcluir
  6. Também tomei simpatia com o blog, especialmente com o estilo despojado e acolhedor dessa baiana graciosa. Sou baiano também. Parabéns, Mile Cardoso, pelo formidável trabalho e encantadora generosidade para com o paisito, bem como para com os brasileiros curiosos por conhecer mais a fundo Uruguai -- terra mater daquele contista que adoro, Quiroga.
    Hoje faz dois dias que descobri seu blog, seu lar, e estou amando. Beijos mil !!

    ResponderExcluir
  7. Fico muito feliz por suas conquistas!! Acho essa ideia sensacional,desta forma podemos pedir sua ajuda sem nos preocuparmos se estamos te enchendo o saco...rsrs! precisamos mesmo de alguém que nos dê assessoria à esses serviços que você citou "pacotes de intercâmbio, documentação de residência legal, compra de imóveis, informações de viagens". Gostei muito,quando você começar por favor me avise,principalmente sobre compra de imóveis,não vejo a hora de ir morar aí!!! beijos!!!!

    ResponderExcluir
  8. Estarei em montevidéu no mês de maio/16, devo ficar 10 dias, você poderia me passar a programação cultural desse mês ou me indicar onde encontrar (musica, teatro, exposições...)

    ResponderExcluir