F.A.Q.: Top 20 Perguntas Frequentes

O blog tem recebido mais de 60 mil visitas por mês e é uma alegria imensa acompanhar o crescimento desse cantinho.

Desde que comecei a escrever, tento responder todos os comentários, e-mails e mensagens que pintam por aqui, mas ultimamente o volume de perguntas aumentou consideravelmente e estou com dificuldades para responder de forma personalizada.

E eu fico um tanto incomodada quando não respondo, sabem? Na minha cabeça funciona como se tivesse deixando alguém 'no ar', como se passasse pela rua, alguém falasse comigo e eu simplesmente olhasse para o outro lado rs. 

Observo que a maior parte das perguntas já foram respondidas nos posts, basta uma busca rápida pela página para encontrar a resposta.

Mas para facilitar a pesquisa e eu não ficar com a consciência pesada quando demorar um mês ou mais para dar conta da caixa de entrada das consultas do blog, resolvi fazer um apanhado geral das principais perguntas que aparecem.

Um top 20 com as dúvidas mais comuns e o que eu penso a respeito (que não é a verdade absoluta das coisas no paisito, obviamente. É apenas a minha visão sobre esses temas).

Perguntas Frequentes Morar no Uruguai

Então vamos lá! :)


1- "Vou viajar tal dia, me dá algumas dicas".

É difícil resumir tudo o que venho escrevendo há mais de dois anos no blog rs. E sempre fico sem saber exatamente o que cada um está buscando como 'dicas', seria um roteiro personalizado, atrações imperdíveis, lugares menos turísticos, comidas típicas, eventos culturais da semana? 

Com o layout novo tentei deixar as coisas mais divididas para que cada um possa ir buscando suas 'dicas'.


2- O que fazer?

Gosto mais de contar sobre os lugares/atividades do que fazer um roteirinho de vá aqui, vá ali

Muitas vezes um passeio que eu acho o máximo, você pode achar um tédio. É muito mais legal fuçar um pouco e ir descobrindo o que a gente acha interessante, e não necessariamente fazer o que todo mundo faz, ir aonde todo mundo vai, comer onde todo mundo come, etc.

Sei que as vezes não dá tempo de planejar a viagem e um texto que compile informações é uma mão na roda, então vou tentar escrever algo mais prático e resumido em breve.

Por enquanto, há um tópico com vários posts com atividades bem legais e variadas que podem ocupar seus dias de turista, dê um click no menu principal na parte Montevideo -> "O que fazer"! ;)


3- Como sair do aeroporto para o hotel?

Nesse post tem tudo explicadinho: como chegar de ônibus ao centro ou rodoviária, a opção de táxi e van.

Vale frisar a importância de acessar os links das empresas mencionadas para conferir a atualização de preços (tento manter atualizado, mas nem sempre é possível).


4- Em qual bairro ficar em Montevidéu? Centro ou orla?

É uma escolha pessoal, tanto o Centro quanto os outros bairros próximos a rambla têm suas vantagens e desvantagens. 

Escrevi um post contando mais sobre essa dúvida. E outros com opções de hospedagens nesses lugares.


5- Onde trocar dinheiro? Vale a pena levar reais ou dólares?

Há inúmeras casas de cambio em Montevideo, trocar dinheiro é fácil e rápido.

Sobre trazer reais ou dólares, minha opinião é que se você já tiver dólares na mão, é negócio trazer. Mas ir a uma casa de cambio no Brasil trocar reais por dólares para chegar aqui trocar por pesos uruguaios, não vejo muita vantagem.

Mais informações e links para conferir a cotação atualizada diariamente aqui.


6- O real é aceito em todos os lugares?

Não, definitivamente não. 

Já vi muitos blogs falando que sim, mas se você sair da bolha turística da Ciudad Vieja em Montevideo ou do agito de Punta del Este na alta temporada, pagar a conta em reais vai ser contar com a boa vontade do estabelecimento.

Eu, por exemplo, já não tenho uma rotina de turista e no meu cotidiano é difícil imaginar a vida com reais. Se eu perguntar ao verdureiro ou ao padeiro da esquina se posso pagar a conta com reais vai ser estranho. Se eu pedir para abastecer o carro ou pagar o bus com reais também será esquisito.

As pessoas podem até dizer que sim porque em Montevideo não há drama para trocar moedas, há casas de cambio em todos os lugares, mas daí aceitar ou não vai depender sempre da disposição delas em quebrar meu galho.

Você vai precisar de pesos para pagar o ônibus, o táxi, a conta do supermercado,  então trocar o mínimo de dinheiro é necessário, sim.


7- Um real equivale a 8 pesos, então nosso dinheiro vale 8 vezes mais.

Os números se multiplicam, mas o poder de compra não. Você vai trocar um real por 8 pesos e uns quebrados, mas vai ver que uma simples garrafinha de água mineral custa 30 pesos e não 3 pesos.


8- Quero ir estudar aí, como faço?

Dá uma olhadinha nos posts Estudar no Uruguai.


9- E para revalidar meu diploma?

Comentei sobre o processo nesse post.


10- Vou poder trabalhar na minha área sem revalidar o título?

Em regra precisamos revalidar o título estrangeiro para exercer a profissão legalmente, mas há casos e casos. 

Seguramente para uma pessoa da área de TI - onde existe uma demanda maior no país, diga-se de passagem - pesa mais a experiência e é possível burlar essa exigência do título, mas para profissionais da saúde, por exemplo, conseguir uma vaga numa clínica ou hospital sem atender este requisito é algo praticamente impossível. 


11- Quero estudar espanhol

Ótima decisão! Nesse post há mais informações.


12- Como é viver aí?

Nos posts entitulados Viver no Uruguai divido meu ponto de vista sobre a vida no país, há muita informação sobre alugar imóvel, documentação, trabalho, custos, etc.

São textos grandes, mas se você está pensando em mudar, vale a pena ler esse material.

Há também outra série de posts com entrevistas com outros brasileiros que vivem aqui, é uma boa forma de conhecer e comparar distintas opiniões.


13- O custo de vida aí é baixo?

Não, eu acho alto, inclusive. 

Vejo pessoas afirmando que depende se você vem do RJ ou PB, mas se a ideia é viver no Uruguay eu acho que é preciso cuidado nessa comparação. 

Eu já vivi em Salvador, Buenos Aires, Montevideo, Dublin e cada lugar tinha suas próprias particularidades.

Se você vai viver e trabalhar para se sustentar aqui é com a realidade local que você tem que contar para avaliar o custo de vida e não adianta calcular, por exemplo, se o kg do arroz ou o aluguel é mais barato/mais caro em Montevideo ou em Tabocas do Brejo Velho. 

Você vai ter que avaliar a remuneração que consegue alcançar e os gastos que possui no Uruguay e não em outro lugar, e por enquanto a minha calculadora aponta um valor alto a pagar em relação aos valores que entram na minha conta rs. 

Uma coisa é a pessoa ser turista, outra coisa é ser moradora. Quando somos turistas os preços praticados não são tão diferentes do que costumamos pagar nas nossas cidades no Brasil.

Viver aqui tendo a fonte de renda oriunda do mercado de trabalho local é outra história. Mas se você vier com uma renda do Brasil, seja mesada dos pais, aposentadoria ou investimentos, talvez ache tudo meio parecido mesmo. 


14- Se é desse jeito por quê você fica aí?

Olha, acho que nem Freud explica rs. 

Mas se posso explicar de alguma forma, tem relação com a sensação que tenho vivendo aqui, me identifico com o jeito das coisas, me sinto bem com a rotina e laços que construí e aí a balança vai se equilibrando.  

Não sei dizer se vou viver aqui para sempre (para esperança da minha mãe rs), mas no momento estou satisfeita, entendi que a realidade de trabalho não é aquela dos meus sonhos, diminui o ritmo um bocadinho, vou conquistando meu espaço aos poucos e aproveitando todo o resto que me encanta. 

Fácil não é, mas não deixa de ser uma questão de escolha, né? :P


15- Quanto custa o aluguel de um apartamento 'normal - sem luxos' num 'bairro legal'?

Ih, complicou. O bairro que eu acho legal pode não ser tão legal para você, seu conceito de 'normal - comum - sem luxo' pode ser diferente do meu. 

Recomendo conferir o site do classificados Gallito e conferir as opções que se encaixam no seu gosto e orçamento.

Lembrando que gastos comunes correspondem ao que entendemos por condomínio.

E alugar apartamento requer garantias que já comentei nesse post.


16- Quais bairros você recomenda?

Eu morei 2 anos em Pocitos Nuevo e não tenho do que reclamar.

Estou procurando outro apartamento agora e os bairros que estou olhando são os seguintes: Pocitos, Punta Carretas, Villa Biarritz, Puerto Buceo e uma área que compreende o Parque Rodo e Parque Batlle.

Esses são os melhores lugares? De jeito nenhum, são apenas os que atendem as minhas necessidades nesse momento.

Comentei um pouco mais sobre preços e garantias de aluguel nesse post, logo mais vem a Parte 4 com dados mais atualizados! ;)


17- Sou atriz, modelo, dançarina, professora, como é o mercado de trabalho e a média salarial aí? 

Não conheço de perto a situação de todas as áreas no mercado de trabalho uruguaio, quando muito possa dar pitaco fundamentado no "acho que". 

Muito mais confiável cada um conferir as oportunidades nos sites de ofertas laborais (BuscoJobs, Computrabajo, Gallito Luis) e nas consultoras de recursos humanos (Adecco, Manpower, Advice, etc).

Estimar quanto cada um pode ganhar é ainda mais subjetivo e complicado. Novamente vale a recomendação de verificar essa informação nas fontes citadas acima.


18- Faz frio, faz calor? O que levar na mala?

O tempo anda mudando tanto que é difícil prever como será em determinado mês. 

No geral o inverno é frio, salvo se temperaturas entre 0°C e 10°C são papas para você! :)

Faz mais frio que SP, faz mais frio que Porto Alegre. Os meses mais gelados são julho e agosto. 

E no verão, deus do céu, faz muito calor, muito mesmo. Há cidades no norte do país que a temperatura passa dos 40°C! Geralmente esse calorão chega nas últimas semanas de dezembro e fica até as primeiras de janeiro. 

Antes de terminar o verão as vezes fica quente de novo, é o que eles anunciam como olas de calor (no inverno quando a coisa fica feia é o momento das olas de frio polar).

Sobre o que trazer na mala vai depender do tanto de frio que você sente, eu por exemplo, só costumo usar botas, cachecóis e casacões da metade de junho ao final de agosto. 

E no verão toda sorte de 'inhos/inhas': vestidinhos, shortinhos, blusinhas e sandálias, tudo muito leve, mas aconselho também trazer um cardigan porque a noite sempre fica fresquinho, principalmente nos balneários.

Há um link com a previsão do tempo aqui no blog - na barra lateral - para acompanhar a temperatura atual.


19- Quanto custa a passagem de ônibus de Montevideo a Punta del Este/ Cabo Polonio/ Colonia/etc?

No site da rodoviária (Terminal Tres Cruces) você consegue calcular o valor da passagem. 

É só colocar o destino e aparece os horários, empresas que fazem o trajeto e o preço (calculado por km rodado, então independe se é pela empresa X ou Y).


20- Quero empreender, como faço para abrir um negócio no Uruguai? Qual a melhor área de investimento?

Gente, se eu soubesse qual negócio infalível para abrir aqui eu já estaria ryca com isso funcionando há tempos. 

Não fiz pesquisas específicas para apontar negócios efetivamente rentáveis, seria no minimo leviano da minha parte sair dando pitacos sobre o mercado têxtil, alimentício, de construção, etc, sem estar respaldada por um estudo sério. 

Acreditem, tem gente que pensa em mudar para cá, possui um capital, mas não tem a menor ideia em qual ramo investir e me pede orientação nesse sentido. Sinto que muitos esperam que eu diga: 'venha, abra sua lojinha de qualquer coisa e seja feliz'. 

Mas não acho que é assim que funciona, para começar sempre recomendo que conheçam o país, pesquisem dados de mercado e verifiquem o passo a passo dos tramites junto a DGI, pelo site mesmo já é possível esclarecer várias dúvidas em relação à burocracia local. 

---------------

Para terminar essa seleção, segue um pedido comum:

- Mande a resposta para meu e-mail, tá?

Infelizmente não consigo atender os pedidos de envio de resposta ao e-mail tal.


Eu tento responder todos os comentários do blog, não é fácil com a rotina de trabalho de 8h, casa, marido, família e amigos, mas a relação que tenho com esse espaço é tão bacana, me faz bem, me diverte, me emociona e por isso levo adiante esse projeto com muito carinho e seriedade.

As respostas sempre estarão aqui, as vezes com um pouco de atraso, outras em tempo hábil, mas sempre estarão aqui.


--------------


Ok, ficou enorme o post rs! 

Me excedi para ser um guia de consulta rápida, mas aí vocês encontrarão as principais dúvidas e espero realmente que o post ajude a esclarecê-las pelo menos em partes.

Abraço! ;)


31 comentários

  1. Mile parabéns seu blog é realmente muito bacana...

    ResponderExcluir
  2. Olá, Mile. Apesar de nunca ter comentado, seu blog me foi muito útil quando fui ao Uruguai em outubro. Em especial, agradeço a recomendação do Guga Chivitos. Fiz questão de pedir lanches deles no primeiro e no último dias.

    Venho observando o Gallito há vários meses, mas noto que o piso é de taco na grande maioria dos apartamentos. É incomum achar apartamentos com piso de porcelanato, por exemplo, no Uruguai ou isso é mera casualidade dos anúncios?

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nilton, tomo a liberdade de te responder esta pergunta, também sou brasileira e moro aqui em Montevidéu. É incomum encontrar apartamento com piso porcelanato, geralmente são em taco..E mais, os banheiros, a maioria tem bidê! Rs...By Raida Campos (www.uruguias.com)

      Excluir
    2. Olá Nilton!

      Muito obrigada pela mensagem! Fico feliz em saber! :)

      Não é mesmo muito comum encontrar porcelanato nos apartamentos, geralmente essa opção está nos imóveis mais novos, em construções dos últimos 2 anos.

      Eu acho que vai muito pelo gosto pessoal deles, viu? Acabamos de alugar um apartamento com porcelanato na sala e cozinha (nunca vi nos quartos) e meu companheiro se queixava porque preferia piso de madeira rs...

      Raida, obrigada pela colaboração! ;)

      Abraço!

      Excluir
  3. Olá Mile ,tudo bom !!
    Estive em Montevideo no mês de fevereiro e como sempre a cidade estava muito bacana,fiquei no Hotel Cala di Volpe e achei muito bom !!!! Mas achei os preços da coisa tipo alimentação ,eletrônicos e outros muitoooo caros !!!! É uma pena ,pois tinha esperanças de ir de vez pra Monte ,mas com os preços muito caros e tudo em dólar não sei como as pessoas mais simples se viram por aí !!!!!! Deixa eu te contar,adorei o supermercado Disco no shopping em Punta Carretas,ele é excelente rssss,tem de tudo ,só os preços são tão caros como em SP rsssssss,mas amei !!!
    Um beijão e boa sorte por aí
    Margarete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá mile! Como faço para ir de punta del este para cabo polônio?

      Excluir
    2. Oi Margarete!

      O Cala di Volpe parece muito bacana mesmo, acho a localização excelente!

      Olha, eu também não sei como o povo vive, aqui em casa a gente vai dando um jeito rs. Compro muito na feira e isso ajuda bastante.
      O Disco e Tienda Inglesa são as redes de supermercado que mais gosto.

      Abraço! :)

      Excluir
    3. Anônimo,

      Te respondi no outro post! ;)

      Excluir
  4. Boa noite!
    Estamos chegando em Montevideo no dia 07/03/2014 e vamos ficar até dia 11/03/2014
    como está o clima por ai nessa epoca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil prever, mas em tese ainda será verão! Abraço! ;)

      Excluir
  5. Seu blog é ótimo e VC uma simpatia =)

    ResponderExcluir
  6. Legal, blog muito útil pois as informaç ões sobre o Uruguai são poucas se, comparadas com a que temos para outros destinos.
    Estou indo para ficar a primeira quinzena de abril em Atlántida, Primeira viagem só e espero aplicar nuita coisa do blog lá, ou ai, se preferir,rs.
    Só queria esclarecer uma curiosidade que tenho sobre pesca (Acho que forcei né ?! :)) É tão bom mesmo com dizem ? Você pode falar algo nesse sentido ?
    Já Agradeço e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Washington! Atlântida não é o melhor lugar para pescaria no Uruguay, apesar de ter lindas praias.
      O forte da pescaria mesmo é Rocha, um departamento que fica na divisa com o Brasil, onde predomina as águas do oceano. Mas acredito que o passeio vai valer muito a pena, pois o lugar é tranquilo e propício para descansar..By Raida Campos

      Excluir
    2. Washington, muito obrigada! Espero que aproveite bastante a viagem!

      Não sei que tipo de pescaria você está pensando em fazer, se seria algo mais profissional ou só para passar o tempo.

      Como a Raida comentou, Atlantida não é o local mais indicado, mas se a ideia é só pescar como lazer, acho que o país inteiro é bom porque em todo lugar sempre tem alguém pescando rs!

      Inclusive em Montevideo, você pode passar pela rambla, principalmente ali depois do Parque Rodo, que vai ver muita gente sentadinha na calçada com o termo e mate pescando no rio.

      Raida, obrigada pela colaboração!

      Abraço!

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Mulher, super gostei desse blog. Ajuda e ajudou muito.
    Eu queria te perguntar uma coisa, se tu puderes responder:
    Para um abri um negócio aí é muito caro, tipo prédio pra comprar, parte burocrática, equipamentos, etc.?
    Eu e meu namorado gostaríamos de ir praí,morar e depois de um tempo, montar uma padaria. O que você me diz sobre o assunto?

    ResponderExcluir
  9. Por favor quero passar o feriado no Uruguai com meu esposo e filha algemado pode me informar se ela que tem sete anos precisa de identidade pois ela só tem a certidão não acho essa informação em lugar algum por favor preciso saber o mais rápido possível obrigada

    ResponderExcluir
  10. Por favor quero passar o feriado no Uruguai com meu esposo e filha algemado pode me informar se ela que tem sete anos precisa de identidade pois ela só tem a certidão não acho essa informação em lugar algum por favor preciso saber o mais rápido possível obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim precisa ;) se não tiver n passa na imigração. Bjo

      Excluir
  11. Adorei seu blog Mile, parabéns!

    Sou paulista e estou residindo em Salvador faz 1 ano. Gosto daqui, porém a violência é quase epidêmica, confesso que tenho medo até de sair de casa! O serviço público aqui não funciona como na maioria das grandes cidades brasileiras, mas aqui é pior...Fiz algumas pesquisas sobre o Uruguai e gostei muito do que vi, equilibrando os prós e contras vejo mais vantagens do que desvantagens. Me simpatizei com o bairro de Pocitos, não achei os valores tão caros por se tratar de uma região quase que litoranea...é um bairro seguro? como está o transporte público em geral? Um abraço e novamente parabéns pelo Blog.

    Gabriel Franciscatto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Gabriel, sou baiana, também moro em Salvador há três anos, pois nasci em Itabuna (a 450km) e vivi em MS, MT, RJ, PE e no interior da Bahia. Concordo com você, aqui é tudo muito complicado. Estou indo pela segunda vez ao Uruguay e desta vez quero estudar a possibilidade de um dia ir de vez, para morar. Quero envelhecer em paz, em local que eu possa andar sem medo. Salvador, definitivamente, não é meu sonho de cidade. Também adorei o blog da Mile. Eu queria muito poder conhecê-la de perto.

      Excluir
  12. Mile,

    Queria sugerir um tema para um próximo tópico. Não sei se é difícil, se você já falou antes, nem se você já tem as informações, mas o assunto moradia no Uruguai é algo que eu gostaria de ler a respeito.

    Por exemplo, aqui em Belo Horizonte é extremamente difícil alugar residências. Pedem um locatário com imóvel em BH além de dois fiadores, também de BH, com renda de no mínimo o dobro do aluguel. Se eles não forem daqui a chance de você conseguir alugar se reduz drasticamente. Mas por outro lado, existem algumas pousadas/hotéis/hospedarias que alugam quartos pra mentalistas num preço acessível, com direito a quarto mobiliado, banheiro privativo (suíte) e cozinha comunitária.

    Quando fui pra Nova Zelândia, eu não quis dividir apartamento numa cultura tão diferente, e acabei descobrindo que lá os albergues alugam para mensalista também e foi a melhor opção pra mim.

    Enfim, e por aí? Como é alugar moradia? Existe uma cultura de dividir apartamento como em uma república? Existem pousadas/hotéis/hospedarias/albergues/residências estudantis que alugam pra mensalista e que possuam boa estrutura? Existe alguma outra possibilidade que eu desconheça?

    Obrigado pela atenção e pelos excelente posts até hoje. Espero não te dar muito trabalho rs.

    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentei um pouco mais sobre preços e garantias de aluguel nesse post, logo mais vem a Parte 4 com dados mais atualizados! ;)

      Excluir
  13. Muito interessante o que vc escreve! é tudo bem prático.Adorei cada dica!

    ResponderExcluir
  14. hahahahahahaha...adorei.

    ResponderExcluir
  15. Olá Mile, tudo bem?

    Eu venho fuçando o seu blog a algumas semanas... rsrs (que por sinal é SENSACIONAL, meus parabéns! :D) porque tenho ENORME interesse em morar no Uruguai, mais precisamente em Montevidéu... Tenho esposa e dois filhos pequenos portanto tenho que ver tudo com muito cuidado antes de irmos para não nos darmos mal não é mesmo? rsrs Mas enfim, andei pesquisando umas casas pelos sites, alguns inclusive que você mesmo passa e surgiu uma duvida que nem mesmo o São Google me ajuda e não vi você falando nada assim por aqui... Eu pretendo comprar uma casa/apartamento ai e não alugar e eu achei MUITAS casas/aptos por ai porém todos os preços estão em dólar, então eu queria saber se por ai esse tipo de negocio não costumam aceitar em Reais ou até mesmo em Pesos, não estranharei se não aceitar Reais mas achei estranho Pesos porque né... É a moeda deles... rs Então queria uma orientação sua, de como é, se é tudo em dólar mesmo, se tem lugares/pessoas que aceitam pesos/reais... Porque se for em Pesos ou Reais poderei pagar até a vista e iremos bem antes do previsto, agora se for em dólar, fica um pouco mais complicado...

    Grato!

    PS.: Comentei de novo porque não sei se o primeiro comentário foi... rsrs)

    ResponderExcluir
  16. Olá! Vou a Montevidéu no final do ano e já chequei a previsão do tempo. O que me assusta é a amplitude térmica (previsão de 24° a 16° no mesmo dia). Queria saber como está o tempo ai por esses dias. Já dá para sentir calor ou vcs também estão sentido a loucura do El Niño? Obrigada

    ResponderExcluir
  17. Tem uma coisa que até hoje não achei em blog nenhum, sobre a água, argentina e chile tem a água salobra e uruguay também? vou viajar mês que vem e to na duvida se levou ou nao agua rsrs

    ResponderExcluir