Turismo no Uruguai: Segurança em Montevidéu

Frequentemente as pessoas me questionam sobre a segurança em Montevidéu, é muito comum me perguntarem: "É tranquilo andar aí? É seguro mesmo? Não vai acontecer nada comigo se eu sair a noite?". 

E muitas dúvidas são coisas que eu não posso garantirnão tenho como dizer, por exemplo, em quais lugares da cidade as pessoas estarão seguras ou não.

O que realmente posso dizer é que Montevidéu é uma capital, um grande centro urbano, a maior cidade do país. E sim, existem problemas de criminalidade. Ainda que em menor escala, mas existem.

As estatísticas sugerem que há menos chance de acontecer um inconveniente em Montevidéu do que na maioria das capitais brasileiras, porém esse dado não é suficiente para eliminar toda e qualquer possibilidade de infortúnio, né? 

Outro ponto é que os turistas por diferentes razões costumam ser alvos fáceis aqui, em Paris ou Barcelona.

Eu vejo muitos brasileiros dando bobeira que jamais dariam em suas cidades de origem, canso de passar pelo centro e ver as pessoas deixando a bolsa no banco ou chão da praça e correndo para um monumento para tirar foto; pessoas andando com a bolsa aberta e fotografando distraidamente ou mexendo no celular; outros que saem das casas de cambio contando todo o dinheiro no meio da avenida; etc. 

No domingo passado voltava do centro às 19h, veja bem, centrão e já escurecendo. Vi um brasileiro andando tranquilamente com um mapa de 1 metro aberto e uma câmera dessas grandes pendurada no pescoço numa zona comercial que a esta altura já estava com todas as lojas fechadas, não tinha quase movimento e contava com alguns pedintes dormindo na calçada. 

Eu fiquei me perguntado se esse rapaz andaria assim pela Avenida Sete ou Baixa dos Sapateiros se estivesse em Salvador. Seguramente não.

Mas Montevidéu te convida a baixar a guarda, é muito difícil pra gente de fora enxergar a malandragem local e naturalmente ficamos com uma sensação de segurança e tranquilidade o tempo inteiro. 

Aliás, a malandragem e a pobreza em forma geral não são gritantes aos olhos no Uruguai. Um turista que passa 2 ou 3 dias na cidade dificilmente verá zonas menos favorecidas e provavelmente irá embora com uma ideia que é tudo muito uniforme por aqui.

Talvez isso justifique alguns comportamentos mais desatentos, não é que espero que a pessoa fique histérica com medo da sombra, não é isso, afinal trata-se de férias rs, a preocupação deve ser aproveitar ao máximo o que o lugar tem a oferecer, mas acho importante também não abrir mão de certos cuidados. 

Detalhes como evitar caminhar a noite por ruas escuras e desertas, não andar com todos os pertences a mostra, colocar a bolsa para a frente quando estiver no vuco-vuco do centro ou do ônibus são coisas básicas que podem fazer a diferença na sua viagem. 

Eu sempre busco tomar esses cuidados quando estou turistando por aí, não garante nada, mas também não facilita! :P

E no ponto de vista de moradora que vive uma rotina com variáveis que um turista não tem, posso dizer que a insegurança dá as caras em muitas oportunidades, não ando totalmente sem medo, mas não me sinto refém dele. 

Contraditório ou não, ainda encontro espaço para curtir meus cantos de paz em meio ao agito da cidade! 

Rambla Montevideu

Para concluir, vou deixar dois links de notícias que chamaram minha atenção nos últimos dias relacionados a segurança em Montevideo: o primeiro é sobre uma brasileira que teve seus pertences roubados na Ciudad Vieja e graças a conta do Dropbox sincronizada ao celular, ela tem acesso as fotos que as pessoas que estão em posse do aparelho andam tirando, na página Donde están los ladrones ela conta como tudo aconteceu. 

A outra matéria também vai nessa linha das tecnologias e a delinquência, recentemente criaram um aplicativo onde o usuário pode marcar no mapa da cidade o tipo de delito que sofreu e a sacada é usar esses números para tomar providências. Tenho minhas dúvidas de como o aplicativo poderia ser um retrato fiel, no sentido das 'denúncias' serem efetivamente reais quando basta alguns clicks para tornar o dado uma estatística, mas a ideia não deixa de ser interessante.

Não sei se o post responde o que as pessoas esperam escutar quando perguntam sobre a segurança na hora de viajar, mas é a forma como enxergo o tema e não conseguiria simplesmente decretar se é seguro ou não é. 

Aproveitem o que o paisito tem de bom, já sabemos que a lista é grande rs.

Abraço! ;)



P.S.: os comentários estão atrasados, os e-mails uma bola de neve e eu de férias na Bahia, nas próximas semanas as coisas voltarão ao normal, espero rs.

7 comentários

  1. Não andei pelo centro à noite, mas confesso que me encaixo no grupo dos que baixaram a guarda. Eu me senti tão seguro que fiquei andando com a câmera pendurada no pescoço (cansei de ficar guardando toda hora) e ainda parei em uma praça na 18 de Julio para mexer um pouco no celular sem propósito algum. JAMAIS teria feito isso aqui no Rio.

    ResponderExcluir
  2. Olá Mile! Eu estive três dias em Montevideo no último feriadão de 1º de Maio. Me surpreendi com a naturalidade como as pessoas vão às ruas à noite, tomar um mate, uma cerveza; vi jovens, famílias com filhos, casais mais adultos às 22hs, coisa que você jamis vai ver numa capital brasileira. Me surpreendeu positivamente. Caminhamos ao logo da 18 de Julio desde a Intendencia até a Praça Independência. Numa outra noite seguimos pela 18 até a Ciudad Vieja, retornando às 4 da manhã, super tranquilo com movimento nas ruas e nenhum indício de insegurança. Acompanho teu post aqui tirei várias dicas muito úteis para minha viagem. Em Junho teremos novo feriadão no Brasil, minha ideia é conhcer as praias de Rocha e voltar pelo interior, passando por Minas e Treynta y Tres. Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estêvão, não sei de que cidade brasileira você vem, mas, em BH, às 22h, ainda tem muita vida noturna na cidade. Para dizer a verdade, praticamente todo fim de semana, já passando da meia-noite, divido ponto de ônibus no centro da cidade com famílias, mulheres, jovens e pessoas mais velhas. BH é violenta; muito violenta. Mas isso não quer dizer que alguém 'jamais verá' uma família passeando à noite pela cidade. Só há que se ter precaução. Peço desculpas pela sinceridade, mas creio que essas afirmações categóricas e falaciosas só refletem um certo complexo de vira-lata e um encantamento ingênuo e romântico por tudo que é estrangeiro.

      Excluir
  3. Olá Mile!! Eu e minha esposa amamos o Uruguai e pelo menos 1 vez por ano vamos para aí, confesso que com olhar treinado de policial brasileiro vejo muito turista "dando sopa" principalmente em Montevidéu. Já fomos no estádio centenário em dia de jogo e a única violência que vi em volta foram brigas isoladas de torcedores com a polícia. O único lugar mais "tenso" é a feira de domingo por causa do número de pessoas e se você reparar mais atentamente o pessoal das bancas tem um código de gestos entre eles e algumas pessoas que transitam por lá. Um fato engraçado aconteceu conosco nessa feira: minha esposa parava nas bancas e eu seguia atrás quando uma senhora parou para falar com ela, olharam para mim e começaram a rir, a senhora achou que eu estava seguindo minha mulher para assaltá-la ou algo do tipo mas ela nos disse que ali é frequente o furto de bolsas e carteiras. Centro é centro e turista é turista em qualquer lugar do mundo mas como você disse: não abrindo mão de certos cuidados a gente não passa por sufoco. Em novembro estamos aí de novo!! abração e parabéns pelo site

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vicente? Pela sua experiência, qual a melhor região em Montevidéu para ficar hospedado que me facilite visitar os pontos turísticos da cidade? Quem quiser responder, fique à vontade. Abraço!

      Excluir
  4. Eu sempre que viajo fico tenso no primeiro dia, mas aos poucos vou relaxando, senão fica difícil curtir. Questiono às pessoas que trabalham nos hostels, e fico "ligado" como se estivesse na cidade em que moro, Rio de Janeiro. Dessa vez, vou até tentar uma coisa diferente: pretendo ficar um ou dois dias usando o Couchsurfing. Espero que minha experiência valha à pena.
    Mais uma vez, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  5. Ola, alguem sabe um site q eu possa ver um apto pra alugar? obg.

    ResponderExcluir