Montevidéu, o que fazer e roteiros

Dias atrás li um relato dizendo que Montevidéu era legal, mas tinha pouca coisa para o turista brasileiro fazer, era um blog com um bom número de seguidores que comentavam e curtiam o texto. 

Cada vez que eu vejo coisas assim fico num siricotico danado e preciso desabafar rs. 

Primeiro porque afirmações desse tipo são falsas ignoram todas as galerias, museus, teatros, cinemas, livrarias, cafés, passeios, feiras e otras cositas más que a cidade tem a oferecer.

Segundo porque levo anos morando na cidade e ainda tenho uma lista boa de lugares a conhecer, muitas vezes pela correria do dia a dia vou deixando para depois ou então vou tomando conhecimento sobre certos lugares com o tempo mesmo.

Terceiro porque Montevidéu é uma cidade que se revela aos poucos, você não chega e dá de cara com aquele turismo escancarado cheio de atrações pops na manga: super monumentos, torres e prédios que são figurinhas batidas em cartões postais,  ou aquela coisa de zona gourmet, zona de balada, zona de compras e outlets, etc. 

Não há aquele mundo de pontos turísticos famosos para os visitantes correrem freneticamente fazendo check in nas redes sociais. Mas não dá para confundir isso com falta do que fazer, gente. Com disposição para descobrir os encantos dessa cidade, você encontra opções maravilhosas e pode voltar ao Brasil suspirando de saudades do paisito.

Eu poderia seguir enumerando e argumentando, mas pensei que poderia responder com uma série de posts com roteiros mastigadinhos sobre o que fazer em Montevidéu porque acho uma pena quando as pessoas que nunca viajaram compram esse discurso do 'é legal, mas' e acabam desistindo previamente do destino ou então se limitando a fazer as mesmas coisas que o autor do texto fez por acreditar que é só aquilo que tem a ser feito.

E quando digo que vou trazer roteiros mastigadinhos é porque já temos no blog uma categoria cheia de sugestões de atividades, é só clicar na barra principal 'Montevideo -> O que fazer' que aparecem vários posts com dicas para montar um roteiro com as atrações que parecem mais legais para cada um.

Sempre achei mais bacana desse jeito, talvez porque amo personalizar meus roteiros de viagem, não seguir a risca o itinerário de alguém me faz sentir mais livre ou rebelde rs. 

Mas vou tomar a liberdade de compilar algumas informações e espero que colabore para evitar essa conversa de que a cidade tem pouco para mostrar.

Amanhã publicarei um post com um passeio que fiz pelo Centro e Ciudad Vieja com uns amigos que nos visitaram no mês de maio. 

O que fazer na Ciudad Vieja em Montevidéu

Se vocês gostarem do formato, aparecerão mais sugestões nessa linha. 


Até breve! ;)

31 comentários

  1. Quero ler tudo mastigadinho hahaha. Adorei a ideia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mastigadinho é melhor!! hahah

      Excluir
    2. hahaha ótimo, o primeiro já foi publicado, logo teremos mais novidades por aqui... e mastigadinhas porque vocês gostaram! ;)

      Excluir
    3. Mais um voto para mastigadinhas... Um roteiro detalhado de quem conhece e gosta da cidade não tem preço...

      Excluir
  2. To ligado aqui então amanhã! uhuuuuuuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba! Consegui cumprir o prazo e publiquei meia noite rs! :)

      Excluir
  3. Tô indo pra Montevidéu em agosto, espero que daqui pra la já tenha muitos posts desses roteiros mastigadinhos, rsrsrs! Sendo dessas pessoas que viajam bem antes da viagem, já vi que os 4 dias que passarei na cidade serão pouco pra tudo que quero ver! Parabéns pelo blog, parada obrigatória pra quem quer conhecer o Uruguay! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Né? Também fico retada! Se eu visse um cidadão desse falando isso, rodaria logo a baiana na cara dele! Rs rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha êêê baiana! Fico danada também, Rê! Eu até hoje me surpreendendo com a cidade...

      Excluir
  5. Falta mais incentivo ao turismo. Estaremos por aí em julho. Rsrs

    ResponderExcluir
  6. Estou chegando aí dia 09 de julho!! Já conheço a cidade, mas foi uma visita rápida, para um congresso, agora vou a passeio e estou super animada!! Toda e qualquer sugestão que vc traga será bem vinda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana, Andréa! Torcendo para que aproveite bastante a viagem e se encante com o paisito! :)

      Excluir
  7. Já conversamos muito disso e tô totalmente de acordo - também já falei disso lá no blog. Dublin é parecida nesse aspecto porque não tem grandes atrações, mas muita coisa charmosa e escondida, leva um tempo pra conhecer e curtir...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Bá! Lembra muito Dublin nesse sentido, não são cidades 'fáceis' com mil atrações famosas na manga, mas com um pouco de disposição é uma delícia ir descobrindo os cantinhos e histórias.

      Excluir
  8. Adorei encontrar o seu blog, estarei acompanhando!

    ResponderExcluir
  9. Oi Mile!
    - Ouvi dizer que o comércio fecha no sábado ao meio-dia. É isso mesmo?
    - Pensei em 2 dias de passeio em Mtvd , 1 dia passeio p/ Punta e outro p/ Colonia. mas não alugaremos carro. Pensei em pegar excursão pque seria mais interessante do que irmos sozinhos e sem explicação cultural...É possível ver alguma vinícola no meio do caminho desses passeios?
    - Teremos 4 dias inteiros para aproveitar (4f a sábado e iremos embora no domingo depois do almoço...).
    Obrigada pelas dicas!
    Patrícia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia, nós oferecemos estes serviços: traslados, passeios em grupo ou privado, show de músicas típicas, vinícolas...se ainda não tiver vindo entre em contato! Boa viagem!

      Excluir
    2. Oi Patrícia!

      Sim, o comércio no Centro fecha às 13h aos sábados e domingos permanece fechado.

      Há muitas vinícolas no meio do caminho rs, poder parar vai depender do acordo que fizer com a agência.

      Espero que aproveitem muito a viagem! Abraço!

      Excluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosangela! Muito obrigada por voltar aqui e compartilhar sua experiência!

      Reproduzi seu comentário sem a menção dos contatos de serviço por uma política da página. Como o blog tem um forte caráter pessoal, não divulgo aqui serviços que não conheço ou tenha utilizado.

      Grata pela compreensão! ;)

      -----------------------------------

      "Olá, cheguei ontem do Uruguai. Segui muitas dicas deste e de outros sites super legais. Quero contribuir com algumas dicas:

      Vale demais caminhar pelas ruas (calles) e observar devagar os locais, as edificações históricas e conversar com os uruguaios. São super afetivos, adoram uma prosa e a simpatia é contagiante, com exceção dos taxistas: não gostam muito de turistas ou brasileiros. Saímos sem saber. Mas sempre muito educados.

      MOEDA:
      - trocar no Uruguai é melhor do que no Brasil. Em Guarulhos, o melhor foi 8 pesos. Em Montevidéu, conseguimos 9,70 ; 9,40 . Na Rua (Calle) 18 de Julho.
      Em Colônia do Sacramento, conseguimos até por 10 !!!

      TÁXI:
      - no aeroporto de Carrasco, 1.320 pesos para Montevidéu. Mas se você , com antecedência, fizer contato com o hotel, ou motorista de táxi, você consegue um taxi que cobrará 700, 800 pesos. O taxista Emilio nos ofereceu o retorno para o aeroporto por 800. Pode ser uma boa pedida ;

      Excluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. "ROSANGELA MACHADO PARTE 02

    VINÍCOLA BOUZA – VISITA DE ÔNIBUS - próxima de Montevidéu, 25 km
    - agências cobram 65 dólares por pessoa. Se for no cartão crédito, 70 .
    Eu e meu marido fomos de ÔNIBUS e gastamos a metade do valor, incluindo a degustação.
    Ônibus " G - LA PAZ " , na rua Mercedes (Centro de Montevidéu) , até o terminal Colon ( 45 minutos) e lá, o bus L-11 . Deixa na porta da Vinícola. Na volta, não quisemos esperar o ônibus. Pegamos um táxi até o Terminal Colon, por 15 reais. E por mais 20, eles levam até o Centro.
    Enfim, gastamos a M E T A D E !!!

    COMIDA
    Para duas pessoas. Começamos pedindo dois pratos e sempre sobrava. Passamos a pedir um prato, com entrada, além do “serviço” , que tem pães e patês maravilhosos !!! Saíamos super satisfeitos !!!! Experimentem !!!
    E se preparem para os cafés da manhã e almoços. Os uruguaios comem bem e muito !!! Caminhem muito.

    Montevideo
    No Hotel Europa, além do café muito gostoso, tem um piano, ao vivo e a cores, com repertório de primeira. E quando o pianista sabe que se trata de um brasileiro, ele capricha na bossa nova !!!

    No mercado agrícola, o restaurante Parrila Pericer. Maravilhosa cozinha. A garçonete e o barman super simpáticos e atenciosos.
    Não deixem de ir ao Café Brasileiro. Chivito, prato típico do Uruguai, é servido no prato, sem pão (é tipo um bauru mais caprichado – delícia !!!! ). As massas são muito boas também !!
    A rede do LA PASSIVA também serve muito bem . Para duas pessoas, com tranquilidade. Comemos um contrafilé com salada, batata, e o bacon mais delicioso que eu já experimentei!!!
    Imperdível em Montevideo é ir aos bares da Rua Bartolomé Mitre na Ciudad Vieja. Todos com música ao vivo : Rock, salsa, cumbia, murga !!! Informem-se nos sites dos bares Tony Pisador, 1414, Shannon. Também na Ciudad Vieja no quarteirão atrás do Teatro Solis está o imperdível Fun Fun. Bar tipo botequim carioca com apresentações de tango e candombe.
    Empanatta’s – casa que vende as tradicionais empanadas, para lanches rápidos. Muito gostosas. Esquina da rua Paraguai com Mercedes.

    COLÔNIA DO SACRAMENTO
    Em Colônia, todos os restaurantes são maravilhosos !!!
    A conservação histórica da colonização portuguesa dá um charme irresistível. Tudo lá é lindo. Em geral, as pessoas saem de Montevidéu e passam um dia em Colônia. Ficamos dois. Os museus, as ruas, os restaurantes no meio das “calles”, o pôr do sol é lindíssimo. Queremos voltar !!! Romântico demais !!!

    PUNTA
    Não somos fãs de excursões. Mas fomos informados que a melhor maneira de se chegar à Casa Pueblo, seria com city tour. E não nos arrependemos. Fizemos com Luiz, motorista e guia, ao mesmo tempo. Ele é SENSACIONAL, adora o que faz, tem prazer e o cuidado de mostrar tudo , comentando o modo de vida do local. City tour diferente dos demais que não fica só nos pontos turísticos. Conhecemos as mansões, relatadas cada uma com sua história.
    O restaurante Isidora tem comida, conforto e charme de primeira !!! Experimentem o inhoque. O melhor de nossas vidas.
    Para quem quer balada em Punta, só verão. Em julho, as boates estão fechadas. Mesmo assim, é muito gostoso passear no frio, na beira do porto. Super romântico !!!
    Enfim, amamos o Uruguai e voltaremos !!!
    Um abraço."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo relato.

      E sim, trocar moedas no Uruguai sempre é mais vantajoso. Dá para acompanhar a cotação nos links disponibilizados aqui no blog no post de Cambio e já viajar com uma ideia do que seria uma boa cotação ou não.

      O táxi do aeroporto já comentei como funciona, basicamente a operadora que está autorizada a funcionar lá é apenas aquela dos carros brancos e novinhos, obvio que eles cobram mais caro.
      Para voltar ao aeroporto você pode entrar com qualquer táxi comum que circula na cidade, aqueles pretos com listras amarelas mesmo, e eles também tem uma tarifa tabelada para a corrida, porém que custa menos do que o oferecido pelo táxi oficial do aeroporto.
      Nesse caso o taxista Emilio não fez preço especial, qualquer corrida em táxi comum para voltar ao aeroporto vai custar mais ou menos esse preço que vocês pagaram.

      Quanto a comida servir duas pessoas, depende muito. Eu sempre saio e fico satisfeita com o prato, dividir não seria uma opção para o meu apetite, por exemplo.

      Espero que voltem em breve! Abraço!

      Excluir
  13. Oi Mile, estou aqui tentando ler tudo o que vc já escreveu e já estou ansiosa pelo que ainda não foi escrito (o tal mastigadinho) rs
    Estarei indo em setembro com meus filhotes pequenos e gostaria de saber sobre a legislação de trânsito. Eles têm 5 e 7 anos, será que ainda precisam de cadeirinha?
    Obrigada,
    Ana Luisa - de Salvador/BA

    ResponderExcluir
  14. Apaixonada pelo blog, seus textos e suas dicas! Parabéns e sucesso! Já estou ansiosa pela minha viagem pra esse país! Beijo

    ResponderExcluir
  15. Oi Mile, adoramos Montevideo. E também acho que tem muitos lugares para visitar. É a terceira vez que vamos e sempre tem um lugarzinho que conhecemos. Dessa vez ficaremos 7 dias no 1.4 merit em pocitos pois adoro cozinhar e preparar uma deliciosa carne. Depois vamos para Punta e ficamos mais 8 dias. Amamos as feiras daí.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir