Bate e volta: Um dia em Piriápolis

A semana inteira foi de veranillo, como eles chamam quando o inverno vira verão. Comentei no Instagram que os viajantes que chegaram recentemente devem ter me achado super exagerada falando que agosto era um dos meses mais frios no Uruguai.

As temperaturas passaram dos 20 ℃ todos esses dias, declararam o inverno mais ensolarado dos últimos anos e o humor das pessoas registrou picos de alegria fora de época: todo mundo resgatando as roupas de meia estação e indo aproveitar o calorzinho na rambla.

Melhor do que isso só fechar o fim de semana com feriadão na segunda-feira. E não é que 25 de Agosto é feriado nacional? Nem o mais otimista imaginaria um cenário melhor. 

Todos os pensamentos nos levaram a planejar uma viagenzinha, mas não achamos sensato no alto das 36 semanas e meia de gravidez ir muito longe da maternidade rs. 

E aí para não ficar em casa vendo o feriadão passar, decidimos fazer um bate-volta para algum lugar pertinho de Montevidéu, pensamos logo em Piriápolis.

Acho a cidadezinha encantadora, um destino que sempre recomendo quando me perguntam quais lugares incluir na visita ao paisito

Recomendo tanto para passar alguns dias, quanto para desfrutar uma tarde ou simplesmente para fazer uma parada no caminho a Punta del Este: o balneário funciona bem para os diferentes tipos - e tempos - de viagem.

Então no sábado pegamos a estrada rumo a Piriápolis, demoramos um tanto a sair de casa porque a animação do veranillo se viu abalada pela possibilidade de chuva, só se falava da iminente tempestade depois da bonança. 

E quando finalmente chegamos lá, me desanimei de cara, não pela chuva que ameaçou cair, mas pelas obras na rambla. 

Tinha esquecido totalmente que estavam colocando em prática o projeto da nova orla e encontramos um quebra-quebra na avenida principal com trânsito desviado e tudo mais.

Não rolava andar pela orla nesse trecho, eu queria sossego e brisa de mar, aí resolvemos tentar a sorte nos afastando mais do centro e do porto de Piriápolis. 


Seguimos em direção a Punta Negra e escolhemos o restaurante El Ranchonda para almoçar: que alegria! 

O restaurante tem aquela simplicidade acolhedora que te faz sentir bem, há verde em todos os lugares, nas paredes, decoração e plantas que cercam a casa. 

Por casualidade ou não, entramos e começou a tocar Gilberto Gil, um clima mais chill out impossível ao som de Refazenda, Esotérico e outros clássicos. 

Faltava só a comida ser boa! E era, na verdade era uma delicia. Comemos lindamente e fomos muito bem atendidos. Os ingredientes são frescos, pedi um peixe com creme de finas ervas e vi o rapaz indo pegar as ervas na horta dos fundos, aquela coisa dos detalhes que fazem a diferença.

Onde comer e dicas de Piriápolis Uruguai

Vale muito a pena esticar o passeio a Punta Negra e almoçar no El Ranchonda, não é tão fácil de achar, mas seguindo sempre pela rua da praia vai chegar um momento que encontrará a placa indicando a rua que entra para o restaurante.

Passamos o resto da tarde na praia lá em Punta Negra mesmo, num lugar que era ponto dos surfistas. Admiro a coragem de entrar na água congelada rs. Fiquei satisfeita só por andar descalça na areia e conseguir tirar umas fotos exibindo o barrigão! :)


Voltamos antes do sol cair pensando no chá da tarde no belíssimo Hotel Argentino

Na verdade, me empolguei no relato do passeio e a coisa ficou subjetiva demais, mas se tem duas atividades que acho imperdíveis em Piriápolis, são essas:

  • Subir o Cerro San Antonio de teleférico (chamado aerosillas)
  • Tomar o chá da tarde no Hotel Argentino 
O Cerro San Antonio já comentei nesse outro post e se estas imagens não te convencerem da razão de ir lá em cima, palavras não serão suficientes.

Bate-volta em Piriápolis desde Montevidéu

O teleférico é seguro, dá impressão que balança loucamente e é super alto, mas acho tranquilo. Se você não encarar a subida de jeito nenhum, ou chegar num dia que estiver fechado (costumava ser às quartas-feiras), é possível chegar ao Cerro de carro ou andando.

E o chá da tarde é uma dica que pouca gente conhece, o Hotel Argentino é magnífico e tem dois salões com vista ao mar (e consequentemente para o espetáculo que é o por do sol), um funciona apenas para hóspedes e outro está aberto ao público em geral.

Dica e o que fazer em Piriápolis Uruguai

Você pode ir lá, conseguir uma mesa na janela e curtir todo o visual tomando um chazinho e comendo alguma coisa gostosinha com muito doce de leite. Parece coisa de filme rs.

Nos distraímos com tanta belezura no caminho e não chegamos para o fim de tarde no hotel, nos despedimos do sol em algum canto da rambla mesmo e voltamos para Montevidéu gratos pelo dia.

O que fazer em Piriápolis no Uruguai
Dicas de bate-volta desde Montevidéu
Lugares para visitar no Uruguai
Piriápolis numa tarde
                                                              Fotos do fotógrafo da casa! :)

Me excedi nas fotos, mas não dava para ser diferente, muita coisa linda nessa tal de Piriápolis rs. 

E vocês, topam fazer o bate-volta?

Abraço! ;)

21 comentários

  1. Eu amei esse lugar e agradeço muito você ter nos levado até lá! Não rolou o teléferico (medo), mas valeu a pena demais! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que linda! Adorei levar vocês lá e uma pena que chegamos no único dia que a aerosillas não funciona rs! :)

      Excluir
  2. Nossa que legal, iremos na nossa próxima ida a Montevideo , as fotos estão lindas parabéns! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Ethiene!

      Vocês vão gostar, super acho que tem uma energia diferente lá! :)

      Excluir
  3. Mile!!! Tudo lindo, lindas dicas e vc e a Gabriela estão super fotogênicas! decidimos passar o reveillón em Piriápolis este ano e irmos pra Punta só depois do dia 3 de janeiro. Com certeza vou conferir tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wal! Muito obrigada, querida! :)

      Que bacana, eu adoro Piriápolis, espero que se divirtam!

      O almoço no El Ranchonda vale a pena, depois me conta o que achou!

      Beijo!

      Excluir
    2. Olá, Wal! Como foi o reveillon em Piriápolis? Estou pensando em passar por lá, este ano...

      Excluir
  4. Mile, Passei treinta días en enero El Uruguay! eu amei, e estou amando seu BLOG! Quando fui aluguei carro e tudo pra conhecer. Fui a Punta del Diablo (Paraíso), depois desci para Cabo Polonio, depois fui ao Chuy. Estava hospedado na casa de uns parentes de um amigo meu em Pando. Alquilamos uma casa em Atlántida. Eu Amei. Depois fui conhecer Piriápolis, Rocha, e Salto. Foi uma maravilha. Pretendendo sim em passar mais de 03 meses no Uruguay. Obrigado por proporcionar essa alegria de matar um pouco de saudade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vilson! Muito obrigada pela gentileza! :)

      Que maravilha, conheceu muitos lugares especiais, uma viagem assim deve dar muita saudade mesmo!

      Espero que possa voltar em breve! Abraço!

      Excluir
  5. Oi mile! Tb sou baiana e encontrei seu blog por acaso. Ainda bem! Segui várias dicas suas e estou amando. Agora estou em piriapolis e achei a cidade linda demais! So vamos embora dia 11. Ja passamoa por Montevideu, punta e agora piriapolis. Tem alguma outra dica bacana nesta época de frio (estou congelando)? Beijão e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela! Muito obrigada! :)

      Outra baiana por aqui rs, que bom saber que está gostando da viagem!

      Tem muita cidadezinha bacana de praia, como ainda está frio, não sei se vocês querem seguir por aí pelo Leste ou conhecer mais o interior (se ainda estiverem em Piria, podem dar um pulo em Atlantida, dê uma olhadinha no post da cidade).

      Eu recomendaria nessa época um passeio em Salto, no norte do país, se tiverem tempo. Aproveitar esse friozinho nas termas é uma delicia! Na seção 'Outros Destinos' tem mais informação da cidade.

      Colonia é um destino bem conhecido e acho uma graça, um pulo na vizinha Carmelo também vale a pena.

      Boa viagem! Abraço!

      Excluir
  6. Que delícia de relato, Mile. Dá vontade de ir lá agora!!! Tive que adiar minha viagem (iria em setembro) em função de problemas de saúde na família, mas já remarquei as passagens para 16 de outubro. Gostaria de agradecer as dicas do seu blog. São realmente maravilhosas. Mas, me diga, Mile, há possibilidade de ir a Pirinópolis de ônibus?
    Abs,

    Ana

    ResponderExcluir
  7. Oi Mile, nos vamos sempre no fim de ano em familia (minha esposa e meu filho de 3 anos), e uma cidade que mistica, adoramos, muito tranquila, seria bom que voces pesquisassem sobre o construtor da cidade Piria, era um alquimista, e a cidade tem muitos pontos energeticos.aqui deixo pra voces um link que explica um pouco. http://www.pedrogava.com.uy/blog/index.php

    ResponderExcluir
  8. Oi Mile, comecei a acompanhar seu blog há pouco tempo e já estou adorando!

    Estarei no Uruguai por 6 dias. Como chegar em Piriápolis a partir do aeroporto de Montevidéu? Pensei em passar 1 noite em Piriápolis, 2 em Punta del Este e 3 em Montevidéu. Acha legal?

    É fácil se locomover de Piriápolis para Punta del Este? (Levando em consideração que não irei alugar carro, farei tudo de transporte público).

    E principalmente, dá pra aproveitar bem essas cidades litorâneas no mês de abril?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Sugiro que vá ao terminal de atenção ao turista. Assim que você desembarca e sai do estacionamento, é só virar à esquerda e em poucos metros você encontrará o edifício.

    ResponderExcluir
  10. Moro em Salvador - Ba e estarei de Ferias em Setembro. Estou pensando em ir ao Uruguai e conhecer Montevidéu, Colonial Del Sacramento, Piriapolis e Punta Del Leste. Estou solteiro e vou sozinho, sabe dizer se é legal, para pessoas solteiras essa viagem?

    ResponderExcluir
  11. Vou para Montevideu em Dezembro próximo e no caminho a Punta vou parar nessa cidade. Já está nos planos. Estou adorando seu blog e anotando todas as dicas. Minha viagem será incrível. Bjos

    ResponderExcluir
  12. Vou para Montevideu em Dezembro próximo e no caminho a Punta vou parar nessa cidade. Já está nos planos. Estou adorando seu blog e anotando todas as dicas. Minha viagem será incrível. Bjos

    ResponderExcluir
  13. Oi Mile. Quanto tempo de Montevidéu para Piriapolis? O que vc diz da ideia ir de onibus e pegar ao guia pela cidade?

    ResponderExcluir