'Plugia Invita': Feira Gastronômica do Uruguai

Agora em novembro aconteceu o evento chamado por alguns meios de comunicação como a Feira Gastronômica do Uruguai, que na verdade levava impresso o nome de Puglia Invita - Experiência Gourmet.
Puglia é um chef uruguaio que apresenta um programa na tv aberta. A ideia da feira/convite me ganhou assim que escutei a respeito porque reunir comida e bebida em forma de festival é um negócio praticamente irresistível, né?

Feira Gastronômica em Montevidéu

E para me deixar mais animada, o local escolhido foi o Prado, aquele bairro mais afastado do centro de Montevidéu que todo mundo deveria incluir no roteiro de viagem.

A proposta do evento para as empresas participantes era promover uma rede de contatos e ganhar mais espaço no mercado, além dos locais de comida e bebida, tinham também representantes de destinos turísticos e hotéis. 

Para o público em geral a proposta era apreciar os caminhos dos sabores e do mundo gourmet. 

Na real eu não esperava nada muito gourmetizado, ficaria feliz apenas com muitas barraquinhas com comidinhas gostosas a um preço amigo, visto que a entrada já custava bons 300 pesos uruguaios.

Dentre os quatro dias de feira, escolhemos o sábado para visitar. Chegamos cedo pensando que seria a melhor opção para ir com a baby (quem tem filhos vai entender toda a operativa que é sair com os pequenos rs) e encontramos pouco movimento, uma delicia passear - principalmente com o carrinho - sem esbarrar nas pessoas.

Se por um lado foi bom o movimento tranquilo, por outro foi complicado lidar com o calor que ainda insistia em marcar presença às 16h da tarde e aí percebi que a feira estava pouco preparada para o clima: pouquíssimos sombreiros na área de comidas. 

Não chegou a ser um problema porque o Prado tem árvores por todos os lados, compramos nossas refeições e fomos com os pratinhos sentar na sombra, no chão mesmo sem frescura.

Esperava mais opções de comidas, que houvesse um número maior de expositores, mas fiquei satisfeita com o que comi encontrei. Em relação aos preços, achei tudo razoável, em alguns lugares era mais barato do que encontramos normalmente por Montevidéu. 

A essa altura apesar de estar achando o passeio bem agradável e tendo em mente que era a primeira edição, normal ter uns detalhes para ajustar, ainda não me convencia do investimento da entrada.

Vi rapidinho uma aula de culinária, mas fiquei com medo de Gabi chorar e saí do salão rs. Passei pelo mini Mercado Agrícola e depois pelo espaço de cervejas artesanais, era um dos locais mais concorridos, a casinha estava uma graça, bem como o ônibus-lanchonete e o vagão de trem-hamburgueria, haviam algumas opções para degustar e os preços das bebidas estavam mais em conta do que vejo nos bares e pubs da cidade.  

Feira Gastronômica em Montevidéu

Feira Gastronômica no Uruguai

Quando finalmente cheguei no salão de vinhos, percebi que era parte mais bem servida do evento. Participaram várias vinícolas e cada uma oferecia pelo menos quatro vinhos diferentes para degustação, e vendiam essas garrafas a preços promocionais. Estavam tão camaradas que dava para comprar e encher a adega de casa! 


Nessa parte também estavam os queijos, as marcas Maia, Talar e um produtor de queijo de cabra (adoro) e também azeite de oliva e massas. Aí do ladinho tinha um espaço do mate, a bebida inseparável dos uruguaios.

O dia foi lindo, tranquilo, levamos 4 horas comendo, bebendo e passeando, no final foi impossível não me convencer que valeu a pena os 300 pesos da entrada, mas fica a sensação que há trabalho a ser feito para deixar as próximas edições ainda melhores.

A proposta de feira gastronômica é tão gostosa que poderia ter todo mês, né? ;)


3 comentários

  1. Olá. Sim poderia se estender até o Natal.rsrs
    Pretendemos passar 10 dias Uruguai., sendo 3 em punta. Depois carrasco.

    ResponderExcluir
  2. Olá. Quais restaurantes comida caseira para almoço. Pode nos sugerir?

    ResponderExcluir
  3. Vc tem algum instagram com fotos do uruguai? Se tiver preciso seguir urgente!!

    ResponderExcluir