Carnaval no Uruguai

Você sabia que o carnaval uruguaio é considerado por muitos o mais longo do mundo? 

Pois é, são cerca de 40 dias de folia. 

Quando descobri essa informação fiquei impressionada e me perguntando como as pessoas sobreviviam a tantos dias de festa até entender que o carnaval daqui era diferente daquele cenário de vuco-vuco e multidões das ruas no Brasil.

A coisa é mais organizada e bem menos ruidosa por essas bandas de Montevidéu, os eventos acontecem normalmente em teatros e arenas montadas para a festa, você compra seu ingresso, assiste o espetáculo e a rotina da cidade segue pouco abalada.

Então não espere ver as ruas principais cortadas para as pessoas brincarem por mais de um mês, isso acontece em algumas ocasiões, como na abertura do carnaval e no Desfile de Llamadas

Apesar do calendário marcar 40 dias, o feriado mesmo para quem trabalha vale apenas na segunda-feira e terça-feira de carnaval. 

[ Aproveitando para relembrar esse post que ajuda a entender os feriados uruguaios]

O ritmo da festa é marcado principalmente pelas murgas e candombe.

A murga é mais teatralizada, é interpretada por um coro acompanhado de instrumentos musicais e é comum que as canções tenham como tema questionamentos políticos e sociais.


Carnaval no Uruguai

Pode ser um pouco difícil de entender: primeiro pelo tom que é cantada, se você não tiver muita familiaridade com o espanhol não é tão simples decifrar a letra e depois porque comentam eventos que ocorreram durante o ano, por exemplo, na época do escândalo da empresa aérea Pluna várias murgas usaram esse tema como pano de fundo para fazer suas críticas.

E sempre há um humor levemente sarcástico, uma alfinetada aqui e ali a figuras importantes do cenário político e televisivo local, se a noticia não foi algo que saiu das barreiras do paisito é provável que você não entenda exatamente o que eles estão falando ou porque as pessoas em volta estão rindo tanto, mas ainda assim garanto que é uma experiência muito bacana assistir um espetáculo de murga.

As apresentações acontecem em teatros ou arenas armadas em vários pontos da cidade, especialmente no verão antecedendo a festa de carnaval. 

O candombe é um ritmo percussivo e contagiante, tem origem africana e é representado por grupos – comparsas – que desfilam na batida de três tipos de tambores – chico, piano e repique. Tem músicos e bailarinos com vestimenta tradicional, personagens africanos e coreografia.

Você pode ver as comparsas desfilando nas ruas do bairro Sur e Palermo no que eles chamam Desfile de Llamadas ou na abertura do carnaval que ocorre na Avenida 18 de Julio. 

Se puder assistir algum ensaio, não perca a chance de ver de perto uma 'cuerda de tambores', será difícil não entrar na dança.

Já li que o candombe seria a salsa uruguaia, mas na minha opinião não é uma comparação tão acertada. 

Além de pontos culturais questionáveis que essa afirmação carrega, musicalmente falando o candombe está mais para uma batucada do Olodum do que aquele toque de salsa e a dança é mais solta, não tem tantos passinhos ensaiados de casal.

Na capital as ruas não são invadidas por foliões, mas no interior do país, na fronteira com o nosso Brasil, o carnaval tem outra cara. Cara de samba, com escolas, passistas e baterias. Tem cidades que recebem até trio elétrico com bandas tocando axé music!

Nesse post mostrei um pouco do carnaval de Artigas e suas escolas de samba.

Outro lugar onde as ruas ficam cheias de gente é La Pedrera, conhecido como o destino de la joda do carnaval uruguaio, ou seja, aquele zumzumzum de paquera, agito, badalação, música alta e bebidas correndo solta. 

Olha só o festival We Color que promete agitar a cidade vizinha La Paloma:


A festa tem distintas formas e propostas a depender da região do país, com qual opção você fica? 

Eu cada vez gosto mais da coisa organizadinha, tranquila e divertida! #ficandovelhaechata :)


Abraço!


***

Update:

As datas para os desfiles de 2015 em Montevidéu já foram anunciadas, anota aí na agenda: no dia 22 de janeiro ocorrerá o Desfile Inaugural do Carnaval na Avenida 18 de Julio a partir das 21h e no dia seguinte será a vez dos desfiles das escolas de samba. 

Já as datas para os Desfiles de Llamadas estão previstas para os dias 05 e 06 de fevereiro nas ruas Carlos Gardel e Isla de Flores que ficam nos bairros Sur e Palermo. 

Há arquibancadas para assistir e as entradas estão a venda no Museo del Carnaval e Abitab (que tem em toda esquina de Montevidéu). 

Alguns moradores transformam a varanda de casa em camarotes e cobram pela entrada. 

É possível buscar um lugarzinho na rua e assistir sem pagar nada também, mas lembrem-se que é festa de rua, pode parecer tranquilo, mas não vai marcar bobeira fazendo selfie com seu Iphone 6, né?

Se você vem em janeiro ou fevereiro, mas os eventos não coincidem com as datas da sua viagem, toda terça e quinta feira no MAM há apresentações carnavalescas a partir das 20h, um motivo a mais para conhecer o simpático mercado agrícola de Montevidéu e os ritmos e cores do carnaval uruguaio! 

Divirtam-se! ;)


Foto Murga - El País Uruguay

4 comentários

  1. Olá Mile,
    Parabéns pelo seu blog!
    Eu e minha namorada estamos indo pra Montevideo nesse Carnaval 2015 (entre 13 e 18/02) e estamos com receio de encontrar os lugares (restaurantes, bares, museus, teatros, etc.) fechados e a cidade deserta...
    Como fica a cidade nesse período ? Alguma recomendação de programação ?
    Muito obrigado !
    Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo! Muito obrigada! :)

      Como toda cidade grande em feriado prolongado, muita gente aproveita para viajar, mas também muita gente de fora chega. Vai ter coisa para fazer, não se preocupe! :)

      Vou tentar fazer a agenda de carnaval (viajo, mas vou tentar rs).

      Abraço!

      Excluir
  2. Oi Mile,
    como os colegas dizem, Parabéns pelo seu Blog.
    Vou para o Uruguai, de moto, em Março, mais precisamente de 21/03 a 04/04 entrando por Chuy e saindo em Rivera, passando por toda a costa até Colônia e subindo para Rivera por Durazno e Tacuarembó. Encontro bastante informação sobre a costa mas pouca sobre o interior. Caso tenha alguma coisa sobre o interior eu ficaria muito grato pelas informações.
    Desde já, muito obrigado!
    Rafael, Campinas - SP.

    ResponderExcluir
  3. Oi Mile! Tudo bem ? Me diz uma coisa, pelo oq entendi dia 16 e 17 de fevereiro são feriados ne ? Tu sabe me dizer se os câmbios nesses dias funcionam ? Obrigada! Felicidades!

    ResponderExcluir