Blogagem Coletiva: Ceia de Natal no Uruguai

Foi tão gostoso participar da blogagem coletiva sobre gastronomia típica que entramos no clima natalino e decidimos fazer uma edição especial contando um pouco sobre as delicias da ceia nos países que vivemos.

Há muitos elementos da festa que são comuns aqui, no Brasil, na Irlanda ou Alemanha, é uma discussão que dá pano pra manga ver ainda hoje neve artificial caindo sob um calor de 40ºC, né?

Mas vamos lá falar de comida! :)

Dezembro é um mês super corrido, é sempre muita atividade acontecendo ao mesmo tempo e as vezes a rotina escapa. Essa semana, por exemplo, não consegui ir a feira nem pude preparar com antecedência a receita que iria trazer para representar a ceia uruguaia.

Desde o início eu sabia que tinha que ser algo prático e fácil porque eu queria colocar a mão na massa de novo. Encarei a blogagem coletiva como um do it yourself rs! Quis ir para a cozinha e mostrar que as receitas davam para reproduzir em casa numa boa.

Porque vejam bem, se eu consigo fazer, todo mundo consegue. Só que falar de receita de Natal tem todo um significado especial e amor envolvido com a família toda reunida.

O prato principal é caprichado. No Uruguai não há um menu fixo, as comidas variam muito em cada família, mas a estrela da noite costuma ser o leitão ou cordeiro, pode ser também o já tradicional asado a la parrilla (churrasco) e até mesmo peru ou frango assados.

E de acompanhamento muita salada, faz calor em dezembro, é preciso compensar com pratos mais frescos. Aí existe uma variedade enorme e bem puxada para o agridoce, muita coisa colorida na mesa: ensalada rusa, ensalada griega, ensalada primavera, vai da criatividade de quem está preparando a ceia.

Saí ontem às 21h para comprar os ingredientes, não rolava preparar um leitão ou cordeiro, mas também não queria trazer uma saladinha, queria algo diferente, que não tivesse parecido na ceia lá da Bahia e aí cheguei no vitel toné.

Natal no Uruguai

É um prato de origem italiana, porém popular na Argentina e Uruguai, países com forte influência de imigrantes dessa nacionalidade. 

É simples de fazer e diferente. Eu jamais pensaria em juntar carne e peixe num mesmo prato, mas quem criou o vitel toné pensou e o resultado ficou bom, juro.

Se você achar a mistura exótica demais, vale anotar a receita do molho e usar em outras preparações de massas ou peixes. Aqui em casa sobrou molho e vou aproveitar em outras comidinhas.

Antes de indicar o passo a passo, aviso que como toda receita clássica há muitas variações, imagine nosso salpicão que todo mundo tem um segredinho e faz de um jeito. 

Eu tenho dificuldade em seguir receitas de qualquer tipo, geralmente busco várias e vou adaptando, mesclando referências de uma e outra. 

Com o vitel toné eu tirei as anchovas que fazem parte dos ingredientes básicos, mas acho que deixa o sabor muito forte, não gosto, vou só no atum e fico feliz.

Ingredientes

Para a carne:

- 600g Peceto (um corte de carne que você usaria para fazer lombo assado)
- Verduras (para cozinhar a carne, vai da sua preferência, depois irá usar um pouco desse caldo no molho. Na receita recomendam cenoura, cebola, alho poró, folha de louro)

Para o molho:

- 1 lata de atum
- 2 gemas cozidas (a receita falava em 4, mas achei muito gordo e com 2 funcionou bem).
- Maionese (coloquei a olho como 3 colheres de sopa)
- Mostarda (usei a mostarda dijón porque era a que tinha em casa e acho mais gostosa, coloquei duas colheres de sopa rasas)
- Azeite de oliva (duas colheres de sopa)
- Alcaparras para decorar
- Salsinha ou coentro para decorar
- 4 filetes de anchovas (se quiser seguir a receita clássica que inclui as anchovas)

Modo de preparo:

Condimentar a carne (sal e pimenta) e cozinhar com as verduras escolhidas. Aqui leva uma hora no fogo porque o povo não usa muito panela de pressão, mas você pode usar e reduzir esse tempo. Eu morro de medo, vou me sentir adulta no dia que preparar as coisas rapidinho na pressão rs.

Esperar esfriar e cortar a carne em rodelas não muito grossas.

No liquidificador colocar aproximadamente 1/2 xícara do caldo da carne (aí entra o gosto do freguês, tem gente que coloca também os pedaços das verduras e a quantidade vai depender se prefere o molho mais espesso ou líquido, eu fui colocando o caldo aos poucos sem as verduras até atingir a consistência que me agradava), o atum, as gemas, mostarda e maionese. Bater até formar um molho homogêneo.

Em um prato colocar as carnes e o molho por cima. Para decorar, colocar as alcaparras e salsinha. Pronto, vitel toné na mesa! ;)

Natal no Uruguai

***

A parte doce na ceia uruguaia é recheada de torrones, pan dulce que são os panetones e budines, que são bolos com uvas passas, nozes, etc. As padarias ficam ainda mais tentadoras nessa época do ano!

Vejam também o que as meninas contaram sobre a ceia de Natal, participam dessa blogagem coletiva:

Damares do KeViagem (ceia alemã)

Dani do Dicas de Roma


Gabrielle do Minha Turquia


Boas festas! :)


Nenhum comentário