Enoturismo em Carmelo: El Legado Bodega Boutique

Tradição familiar, paixão por vinhos, uma bodega boutique, um sonho feito realidade.

Poderia começar destacando a qualidade dos vinhos ou o charme do lugar, mas não seria justo com o enredo dessa história que começou muitos anos antes: Bernado Marzuca cresceu no campo, seu pai era apaixonado por vinhos, tinha terras e vinhedos na região de Carmelo. 

Nos anos 80 os negócios da família nao iam nada bem e eles tiveram que arrendar essas terras a uma grande vinícola da cidade. Foi só em 2005 que Bernado tomou o controle de parte dessas terras e iniciou, junto com sua esposa María Marta Barberis e filhos, o projeto de fazer vinhos, em memória ao pai, chamou a vinicola de El Legado (o legado, em português).

Plantaram uvas tannat e posteriormente syrah, a primeira colheita ocorreu em 2011 e originou mil garrafas. Todo o processo foi feito de forma artesanal entre amigos e família. 

Os vinhos agradaram críticos e consumidores, nos anos seguintes a produção passou a 3 mil garrafas. Mas se engana quem pensa que o casal Marzuca Barberis espera seguir multiplicando exponencialmente esses números, eles esperam a médio prazo produzir cerca de 10 mil garrafas por ano, mais do que isso acreditam que seria inviável manter as características do projeto como é hoje, uma bodega boutique onde cada etapa passa pelas mãos e olhos atentos da família. 

É visível a dedicação e amor que há em cada detalhe: desde a restauração da antiga casa instalada na propriedade - registrada em fotos para os visitantes - que se transformou num espaço super agradável e acolhedor, passando pelo cuidado em elaborar bons vinhos, experimentar técnicas novas nos vinhedos, terminando com um atendimento personalizado e simpático aos turistas.

Enoturismo em Colonia

Enoturismo em Carmelo

As visitas guiadas incluem passeio pelos vinhedos e sala de barricas, além da degustação de vinhos acompanhada de tábua de queijos e frios. No momento, a degustação conta com 2 rótulos, um tannat reserva e um syrah reserva que são um prazer para os sentidos.

Vinicola em Colonia
Vinícola em Carmelo
Bodega Boutique El Legado em Carmelo
Bodega Boutique El Legado em Carmelo

Na nossa visita encontramos uma pequena e elegante bodega e pessoas apaixonadas pelo que fazem, tem coisa melhor do que ser recebido por gente que trabalha feliz? Era domingo, não tinhamos reservas, já era um pouco tarde, mas resolvemos arriscar e foi maravilhoso! 

Bodega Boutique El Legado em Carmelo

Bodega Boutique El Legado em Carmelo

Bodega Boutique El Legado em Carmelo

Não façam o mesmo que nós fizemos de aparecer sem avisar rs, façam a reserva antes de baterem na porta para garantir que os donos estarão lá para recebê-los. O lugar é tao gostoso que não dá para pensar em deixar Carmelo sem ter conhecido.

O Uruguai é ou nao é uma caixinha de surpresas? Vamos espalhar para todo mundo que dá para fazer enoturismo também no departamento de Colonia? 

Boa viagem e boas descobertas! Salud! ;)

10 comentários

  1. Amei! Acho que vou fazer da minha missão conhecer cada bodega do Uruguai! Uma mais linda e encantadora que a outra!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sucesso essa missão, Lu! As bodegas uruguaias são demais! ;)

      Excluir
  2. Fica a que distância de Montevideo? É fácil o acesso? Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline! Fica em Carmelo, mais ou menos umas 3h de Montevideo.
      Na categoria Outros Destinos há posts com mais info de como chegar, onde comer, hospedar-se na cidade.
      Abraço! ;)

      Excluir
  3. Mile, você tem alguma sugestão de vinícola no caminho para Colonia del Sacramento?

    ResponderExcluir
  4. Amei o seu blog, estou planejando um mochilão para o Chile, Argentina e Uruguai. Qual a melhor época do ano para visitar Carmelo? Será se final de março inicio de abril chove/faz muito frio?

    ResponderExcluir
  5. Estou no Uruguai, e seu bloco está sendo muito útil!!!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei suas dicas! Estou programando uma viagem para Buenos Aires, Colônia e Carmelo, em maio. Moro em Bagé/RS e iremos de carro até Colônia, indo pra BsAs de buquebus. O que tu me sugere: ir pra Carmelo antes de Buenos Aires ou na volta? Estou pensando em ficar no Resort do Hyatt.

    ResponderExcluir
  7. Alguém tem dica de hospedagem charmosa em Carmelo para uma noite abaixo de 300 reais?

    ResponderExcluir
  8. Ola, tem almoço nesta bodega também? vc indica?

    ResponderExcluir