Desafio 7on7: Placas

O tema do mês de abril do desafio 7on7 foi placas. 

É curioso como as placas podem dizer sobre os lugares que visitamos, são pequenas mensagens que muitas vezes mostram tradições e detalhes do cotidiano. 

Num primeiro momento não tive muita ideia de placas interessantes para comentar, mas logo comecei a lembrar de várias que mereciam o registro, como as placas nas estradas uruguaias que indicam que a cidade é um balneário, tem sempre desenhado 3 símbolos: uma onda, um guarda-sol e uma bola, acho fofo, me dá nostalgia das férias em família, quando era criança durante a viagem ia pensando exatamente nesses três elementos.

Depois lembrei da mais clássica que encontrei: a placa do Chuí na fronteira do Uruguai, fiquei empolgadíssima e com aquela frase do Oiapoque ao Chuí gritando na cabeça, sempre tive como o ponto final, mas a placa me dizia o contrário, ali começava o Brasil, porque tudo na vida é mesmo uma questão de perspectiva, né?

Placa Chuí

Por fim, pensei em mostrar também as placas que fazem parte do dia a dia e fui dar uma volta no bairro para ver o que encontrava e o resultado foi o seguinte:

Placa 1 - 5 de Oro

O 5 de Oro é a loteria deles, sempre me dá um nó na cabeça tentando entender quanto dinheiro será sorteado, é muito zero, gente! Na propaganda na tv dizem tantos milhões de pesos uruguaios e em seguida falam mais ou menos tantos mil dolares, e aí sinto que estão falando comigo rs. 

Dá para fazer uma fezinha em postos como nossas lotéricas ou em armazéns, mercadinhos de rua. Vou contar que de vez em quando jogo, ja acertei 2 números, quem sabe um dia acerto os 5? Comparada com a mega sena a grana é pouca, quase nunca passa de 3 milhões de reais, mas né, tô aceitando mesmo assim rs.

Placas uruguaias


Placa 2 - Plan Ceibal

No Uruguai há um projeto muito bacana de inclusão social e digital chamado Plan Ceibal, cada criança matriculada em escolas da rede pública (e professores) recebe um computador portátil que possui conexão wifi na escola e em espaços públicos como praças.

Placas uruguaias

Há críticas a efetividade do projeto no desenvolvimento educacional dos alunos, particularmente eu acredito que há objetivos e funções a serem corrigidas, mas a ideia como um todo é algo genial, garante acesso a informação e ferramentas de comunicação a milhares de estudantes.

Placa 3 - Nomes das ruas

Em Montevidéu essas são as placas que indicam os nomes das ruas (algumas são de cor verde, nesse mesmo formato e apenas com o nome da rua, não tem a publicidade).

Placas em Montevidéu

Eu sou péssima com mapas, me perco até com GPS, mas aqui acho super fácil encontrar os lugares, as placas estão em todas as esquinas.

Placa 4 - Parada de ônibus

A placa pode ser bem discreta e difícil de enxergar (há paradas com teto e banco também, outras tem só essa placa presa no poste e a pessoa espera em pé na calçada). 

Não é todo ônibus que pára em todo ponto, há paradas específicas para cada linha (na placa tem também os números dos ônibus que param ali). 

Placas em Montevidéu

Até onde lembro em Salvador se pegasse o ônibus X, ele ia parando em cada ponto, aqui os ônibus vão saltando algumas paradas, no início me confundia bastante porque nunca sabia onde esperar, mas hoje já tiro de letra.

Placa 5 - Cuidemos nossos espaços públicos

Frente e verso da placa que ajuda a lembrar que a caquinha do cachorro é responsabilidade dos humanos. 

A resolução da prefeitura prevê multa para quem esquecer de recolher, mas a realidade é que eu nunca vi ninguém controlando e já vi muita gente esquecida na pracinha.

Placas em Montevidéu

Para terminar o desafio, deixo meu bairro e trago a última foto com uma colagem das casas com nomes. 

Já escrevi um post contando essa curiosidade dos uruguaios batizarem as casas e colocarem placas na entrada, é uma tradição que acho super divertida, não vemos com frequência na capital, mas é só chegar nos balnearios  para encontrarmos muitas placas e nomes diferentes.

Placas casas Uruguai


***

Estou adorando participar e trazer temas mais comuns para o blog. Logo mais espero publicar as fotos do tema do mês de maio: street art em Montevidéu, tem muuuita coisa linda nessa cidade! :)

Abaixo os links das meninas que participam da blogagem coletiva:

Bárbara do Barbaridades (Irlanda)
Carol do Ideias Sortidas (Holanda)
Bia do Um Fabuloso Destino (Brasil)
Ana do This German Life (Alemanha)

Abraço!


4 comentários

  1. Mile, en los balnearios el cartel con el nombre de la casa además de ser algo típico y pintoresco sirve para que te lleguen las cartas, las facturas, las entregas de paquetes...y los parientes; recuerda que las casas no tienen número.
    Saludos

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Essa placa do Chuí... sensacional, né?
    Acho estranho ter propaganda nas placas de ruas, mas enfim... E essa do ponto de ônibus é meio perdida, né? Tipo, não é bem chamativa nem nada. Em Buenos Aires fiquei boba que às vezes só tinha mesmo um adesivo no muro indicando que ali era um ponto de ônibus....

    ResponderExcluir










  3. Parabens pelo teu blog. Legal esse teu amor pelo Uruguai que parece ser mesmo um país encantador. Eu e minha esposa temos uma viagem marcada em setembro para Montevideo, onde passaremos dois dias e depois vamos à Colonia de Sacramento para atravessar para Buenos Aires. Uma pergunta: podemos ocmprar as passagens do trecho Colonia/Buenos em Montevideo? tenho outras perguntas a te fazer depois se não for incômodo. Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Adorei! Num dia de ventania já procurei uma placa numa esquina e ela estava caída!!! Nem as placas resistem ao vento de Montevidéu! hehehe Já doida pra ver o post de street art!

    ResponderExcluir