Parrillas: Onde comer carne em Montevidéu

O post é para indicar minhas parrillas preferidas na cidade, mas antes vamos conversar um pouco sobre esse lance de churrasco aqui em Montevidéu.

Começando pelo nome parrilla que é aquela base com tiras de ferro onde se coloca a carne para assar, é também como chamamos os restaurantes que vendem carnes a la parrilla. 

Se vocês tiverem alugando uma casa e na descrição aparecer fondo con parrillero, quer dizer que no fundo da casa tem uma churrasqueira, prioridade de 10 em cada 10 uruguaios rs.

A experiência de ir numa parrilla no Uruguai é bem diferente de ir numa churrascaria no Brasil, apesar da carne ser a atração principal em ambos lugares.  

Aqui não rola o sistema de rodízio (só conheço o La Casa Violeta que trabalha nesse esquema), então desapegue da ideia de ir comer carne e ter um buffet com comida baiana, italiana e japonesa fazendo uma graça. 

Os acompanhamentos são reduzidos, geralmente arroz, batata frita, boniato (a batata doce laranja e delícia das bandas de cá) ou uma saladinha básica. 

Nunca esqueço a primeira vez que minha mãe veio me visitar, fomos para o Mercado do Porto almoçar, a comida chegou, comecei a comer e ela olhando a paisagem. Perguntei o que tinha acontecido e ela respondeu que estava esperando o resto dos acompanhamentos chegar rs.

A porção de carne é enorme, no preparo não existe a possibilidade de espetá-la, tudo é colocado inteiro na grelha e assado deitadinho no fogo a lenha, o que dá um gosto todo especial. 

Um prato que aparece muito nos cardápios é o brasero para dos, que vem a ser uma seleção de carnes levada à mesa numa chapa quente.

Preparar um asado (como eles chamam o churrasco) é quase um ritual, como não se usa carvão, o processo é mais demorado. Todo grupo tem um 'asador oficial', aquela pessoa que fica responsável por preparar as carnes, temperar - eles usam bem menos sal - e assar, não é legal todo mundo meter a mão na churrasqueira rs. 

Nas reuniões de amigos e família quando a comida é servida, o asador recebe calorosos - e merecidos - aplausos, acho o maior barato. 

O ponto da carne é outro detalhe que merece ser mencionado para que você não se decepcione com o prato mais famoso do Uruguai, aprendi que a noção deles de mal passada e ao ponto é um tanto diferente da nossa. 

Nunca peçam a carne mal passada ou jugosa, vem crua, sério. Prefira a carne al punto que chega uma beleza só, macia e suculenta. Agora se você não pode ver nenhum pedacinho vermelho na carne, vá de bien cocido e seja feliz.

Dito tudo isso, vamos as dicas de parrillas em Montevidéu!

As preferidas: La Otra e La Criolla

As duas valem cada peso deixado. O La Otra não aceita cartão, o que é uma desvantagem na hora de descolar aquele desconto amigo do turista e os pratos não são baratos, mas o que falar das carnes? Perfeitas!

Também servem uns acompanhamentos interessantes, umas saladas mais elaboradas e lembram que falei que as porções são enormes? Lá é possível pedir meia porção, ideal para quem come pouco.
Churrasco uruguaio

O La Criolla está no bairro de Punta Carretas e Carrasco e é outra ótima opção para provar o autêntico churrasco uruguaio. Aceitam cartão (eba!).
Dicas onde comer carne em Montevidéu



O empreendimento é relativamente novo e altamente elogiado, um casarão pertinho do Shopping Punta Carretas que promete - e cumpre - levar à mesa carnes da melhor qualidade.

O ambiente é sofisticado, o atendimento super correto e os pratos muito saborosos. Não é barato, acho a parrilla mais cara da cidade, a carne + acompanhamento custa bons 650 pesos, mas aceita cartão e com o desconto termina sendo uma opção viável.

Destaque para as sobremesas, eu geralmente não curto muito as sobremesas das churrascarias, mas as propostas da Uruguay Natural são simples, tradicionais (muito doce de leite, amamos!) e deliciosas.


A famosa: La Pulpería

É um clássico entre locais e turistas, acho que é a parrilla que mais aparece nas dicas de blogueiros de viagem. 

O local é bem pequeno - tem que chegar cedo para conseguir lugar - e super simples, a fama toda é justa, carnes com sabor diferenciado e bom preço. 


A BBB: Pitanguero

O asado é preferência nacional, é fácil encontrar vários restaurantes especializados em carnes espalhados por toda a cidade, são as tradicionais parrillas de bairro, lugares simples sem muita firula ou gourmetização, sabem? 

Onde comer carne em Montevidéu

O Pitanguero é um bom exemplo, uma casa no coração de Pocitos com uma parrilla honesta, gostosinha, bom atendimento e um pouco mais econômica.


***


Coisa boa é viajar e comer bem, né? Espero que essas dicas ajudem nas escolhas de vocês, são tantas parrillas que as vezes não sabemos por onde começar! :)

Acompanhem nossas andanças pelo Uruguai também no InstagramYoutube.

Abraço!

15 comentários

  1. Olá, Mille!
    Ótimas dicas! Aproveitando para lhe dizer que seu blog foi hipermegaútil na nossa viagem pelo Uruguai, baseando-me por ele fomos de Colonia a Cabo Polonio, muito bom. Fiquei muito bem impressionado com o paisito.
    Ah! Fomos a La Pulperia, bom demais.
    Parabéns, mais uma vez, pelo site.
    Abraço
    Orlani Júnior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Orlani! Muito obrigada pelo comentário, fico feliz em saber que o blog ajudou na sua viagem!
      La Pulperia nāo tem erro, né? :)
      Abraço!

      Excluir
  2. Posso dizer que suas dicas tem credibilidade garantida!!!
    La Otra e La Pulperia são extraordinárias!!! A verdadeira carne!!! A melhor da vida, com pouca vantagem (cabeça a cabeça) para La Pulperia. Conversando com o motorista que realizou nosso transfer aeroporto/Hotel, esses dois foram indicados por ele. Sempre peço dicas às pessoas da região, principalmente aos taxistas.
    Acrescentando, comer no Mercado Del Puerto é completamente dispensável. Ir lá só vale realmente para conhecer o local, tão comentado em blogs e que desperta, por isso, a curiosidade (não achei nada demais). A carne lá, dentro do meu paladar, não é das melhores, e o seu tamanho (comparando com La Otra e La Pulperia) é bem menor. O preço então, é altíssimo, pois lá só tem turistas. Os taxistas confirmaram que nenhum "nativo" come lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anderson! Muito obrigada pela gentileza! :)

      Acho que numa primeira viagem a visita ao Mercado do Porto é válida, é bacana ver aquele tanto de parrillas cheias de carnes e tal, mas acho importante saber que há outras opções que valem a pena, a ideia do post foi justamente mostrar esses lugares, tanto que o Mercado nāo aparece na lista rs.

      Está para sair outros dois posts com meus restaurantes preferidos na Ciudad Vieja (no meu top 3 de restaurantes queridinhos da cidade, 2 ficam lá), acho que vai ajudar muita gente que chega e nāo tem muita ideia de onde comer por ali.

      Abraço!

      Excluir
  3. Olá ! Você sabe se em 2015 segundo semestre irá continuar a isenção do IVA para estrangeiros em restaurante? É para poder me animar a comer uma parrillada como esta !!! Obrigada !

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Gostaria de agradecê-la pelas suas dicas no blog. Recentemente estive com minha esposa no Uruguai (Montevidéu, Punta e Colonia) e suas dicas foram fundamentais para montarmos o nosso roteiro.

    Quanto ao assunto do post, a minha preferida foi a Uruguay Natural Parrilla, nas proximidades do Shopping Punta Carretas. Foi a melhor carne que comemos por aí. La Pulperia é boa, mas no quesito qualidade da carne, a UNP foi muito superior.

    Seu blog é muito bacana! Mais uma vez, lhe agradeço.

    Abs,

    Cesar

    ResponderExcluir
  5. Olá! Quais os restaurantes que você indica na Ciudad Veja?

    ResponderExcluir
  6. Olá! Ddevo ir com minha mulher e casal de filhos (8 e 13) a Montevideo em meados de abril. Vc poderia de dizer se seria mais conveniente alugar um carro ou taxis e trasnporte publico são OK? Obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post, obrigado! Apenas para acrescentar que o La Otra já aceita cartão. Fomos lá ontem (14/3/2016), pagamos com cartão e conseguimos o desconto do IVA.

    ResponderExcluir
  8. Ótimo post, obrigado! Apenas para acrescentar que o La Otra já aceita cartão. Fomos lá ontem (14/3/2016), pagamos com cartão e conseguimos o desconto do IVA.

    ResponderExcluir
  9. Ótimas dicas. Eu incluiria o El Palenque no Mercado, com ótimos cortes e carne saborosíssima.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns, estou adorando o blog. Gostaria de deixar uma sugestão/pedido: um guia explicando como pedir carnes, ou seja, quais os nomes dos cortes, para não correr o risco de pedir algo que eu não gosto, sabe? Obrigada pelas dicas maravilhosas!

    ResponderExcluir
  11. Olá Mille parabéns pelo blog é fantástico.
    Estou indo agora em novembro, passar 4 dias em colonia e e 5 em Montevideo.
    Mas pelas pesquisas que fiz é extremamente caro comer por aí. Ficarei em hotel portanto terei que comer fora.
    Olha fiquei bem desanimada com os precos.

    ResponderExcluir