Fazendo a mala: Como se vestir em cada mês no Uruguai

Todos os dias recebo mensagens perguntando sobre o clima, temperatura (pois é, tem muita gente que manda e-mail para saber quantos graus está fazendo rs), se está quente ou frio e quais peças são mais coringas para trazer na mala.

O Uruguai tem as estações muito bem definidas, a gente identifica facilmente quando é verão, primavera, outono e inverno. 

Quando me perguntam em pleno mês de julho se está frio não preciso nem conferir a temperatura, pois a resposta invariavelmente será sim, o que pode mudar é a intensidade do frio, pode ser uma semana absurdamente gelada ou mais amena, mas frio sempre estará, sempre haverá a necessidade de usar um casaco (com mais ou menos peças por baixo dele).

Se você for muito sortuda pode pegar um veranillo e escapar dessa regra, brinco que o veranillo é o fenômeno climático da esperança, quando estamos já cansados de tanto frio ele aparece trazendo uma onda de calor por um dia - as vezes se estende um pouco mais - e todo mundo fica mais alegre deixando as roupas mais abrigadas de lado.

Essas fotos tiramos tem duas semanas, no sábado Gabriela toda empacotada e no domingo de veranillo uma pessoa curtindo a belezura do Rio de la Plata de bermuda! Aí caiu a noite e todos resgatamos os casacos de volta! :)


Para ajudar quem está organizando a mala, vou contar como é cada mês e dar algumas ideias de roupas.

Queria fazer umas montagens, mas encontrei exemplos já prontinhos na fanpage da loja Lolita Uruguay e Thomaz Trent e achei que ficaria até mais legal para vocês conhecerem as peças (e preços) das lojas da cidade.

Vamos lá? Itens essenciais para a mala de inverno (segunda semana de maio, junho, julho e agosto):

  • Sobretudo ou casacão (de lã ou nylon)
  • Sweaters ou tricot (gosto sempre de usar uma camisetinha de algodāo por baixo como primeira peça)
  • Calça/ Legging (algumas pessoas mais sensíveis ao frio se sentem mais confortáveis usando meia calça ou calça térmica por baixo da calça, se for o seu caso, traga na mala)
  • Cachecol / Gorro ou chapéu
  • Bota + meias quentinhas e que cubram pelo menos o tornozelo
Mala inverno UruguaiO que levar na mala para o UruguaiComo se vestir no inverno no Uruguai

O período mais difícil para escolher as peças é o início/final de cada estação, em poucos dias (otimista rs) começa oficialmente a primavera, mas até a coisa engrenar de vez demora um pouquinho, então setembro tem mais cara de inverno do que primavera, ainda saímos com pés e pernocas cobertos.

Para quem vive aqui e encarou meses de frio e casacão nas costas, quando chega setembro rola uma gracinha de ousar saindo mais leve com meia calça, uma jaqueta de couro e tal, mas para quem vem do calor ou tem muita sensibilidade ao frio ainda é uma época de usar mais peças de inverno do que primavera.

Roupa frio Montevidéu

Outubro chega e infelizmente não dá para dizer que já faz calor, a primavera é quente mesmo lá na minha Bahia hehe, mas nesse mês o clima tende a ser muito agradável em todo Uruguai, você não morre mais de frio nem passa calor nas ruas, espere temperaturas médias de 18C.

Para quem pergunta se vale trazer sandália rasteira, vestidinhos leves, shortinhos e tal, acho que nessa época ainda não cabe nada inho, eu não gastaria espaço na mala trazendo essas peças porque a probabilidade de calor escaldante é bem baixa, o tempo só começa a esquentar  mesmo no final de novembro.

Itens para a mala na primavera e meia estação:

  • Blazer / Jaqueta jeans ou de couro / Casaquinho de linha ou tricot / Trench coat / Parka
  • Calças jeans e também calças de tecidos mais leves / Saias compridas / Meia calça
  • Malhas de manga/ Camisetas / Cardigan
  • Echarpe (diferente do cachecol, elas costumam ser feitas em tecido mais leve, são ótimas para proteger o pescoço do vento teimoso do Uruguai)
  • Sapatilha/ Mocassim/ Tenis Slip-on/ Alpargata ou bota de cano curto
O que levar viagem outubro Uruguai
O que levar viagem outubro Montevidéu

Na metade de dezembro até fevereiro é um calor de meu Deus durante o dia, gente!  E mala de verão é nossa especialidade, né? A dica mais importante é trazer sempre um casaquinho tipo cardigan, jaqueta ou moletom porque a noite pode esfriar bastante, principalmente nas praias do leste (Punta, La Paloma, etc).

Março e abril são meses bem gostosos, calorzinho bom no sol, fresquinho na sombra (sendo março mais quente).

Diria que em novembro (e também o início de dezembro) e abril (dependendo do ano incluiria aí o finalzinho de março por las dudas) a mala precisa ser especialmente mais versátil para encarar tanto dias quentes como dias frescos.

O segredo é pensar em camadas, trazer peças que combinem entre si e apostar em tecidos diferentes.

Por exemplo,  um vestido de manga curta ou manga 3/4 + tênis ou sapatilha que funcionam bem para um dia de sol e calorzinho agradável, daí pensar em outras peças para combinar caso esfrie: meia calça, uma jaqueta e echarpe. Pronto. Look transformado para a frescura que ocasionalmente pode pintar.



Os tecidos diferentes também ajudam bastante: trazer uma calça jeans comprida para um dia fresco, uma calça de tecido mais leve e num cumprimento mais curto para um dia quase quente hehe. 

Mais um cardigan, uma camiseta, uma malha de manga. E mistura tudo: dia de calor = calça leve e camiseta. Esfriou? Jeans, malha de manga e cardigan ou jaqueta por cima.

E assim uma mala fácil e versátil vai se formando! :)

Espero ter ajudado nessa tarefa de selecionar o que trazer na mala de viagem ao Uruguai! <3

Abraço e boas férias!

53 comentários

  1. Que legal esse post! Era o que precisava. Vou pela primeira vez pra Montevidéu no feriado de 7 de setembro e a dúvida é justamente essa: como é final de inverno, sempre fica a dúvida de qye roupa levar... obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanisan! Muito obrigada! Os dias foram lindos e pouco frios no feriado, espero que tenha aproveitado bastante! Abraço! :)

      Excluir
  2. Estivemos semana passada em Montevideo, Colonia e Carmelo. Muito obrigado pelas preciosas dicas que encontramos no seu blog. A viagem não teria sido a mesma sem sua ajuda. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fábio! Que coisa linda de ler (faz toda essa trabalheira de blog valer a pena rs), muito obrigada! Abraço!

      Excluir
  3. Muito bom o post! Assim como o comentário acima, estarei indo pela primeira vez no feriado de 7 de setembro e estava indecisa quanto às roupas... Esse post salvou hehehe Outra dúvida que tenho: mesmo com a alta do dólar ainda vale a pena levá-lo daqui? Ou é melhor levar reais? Se puder me ajudar seria ótimo! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marines! Muito obrigada! Espero que tenha se divertido por aqui! Eu acho que trazer reais é a melhor opção! Beijo!

      Excluir
  4. Marines, traga reais mesmo. Pois assim não se perde tanto com os cambios. Nos restaurantes convém pagar com cartão pelo desconto do imposto e muitos lugares aceitam reais como lojas, etc.
    Se precisar de dicas e informações...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Mile! Adorei seu blog. Já estou começando a por os casaquinhos na mala hahah :) Obrigada pela atenção mais uma vez, bjos

      Excluir
  5. Oi Mile, tudo bom?

    Estarei indo a Montevideo em outubro, e suas dicas tem me ajudado muito, principalmente essas de o que levar na mala, estava com bastante dúvidas! Não vejo a hora de conhecer um pouco do paisito!! Obrigada pelo tempo dedicado a nós, leitores, seu trabalho é excelente! Um beijo e parabéns pelo blog! P.S.: Adoraria poder conhecê-la. :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ticiana! Tudo bem e vc?

      Muito obrigada pelo carinho! Eu adoro conhecer vocês que lêem o blog, nem sempre dá porque a vida aqui é correria com a bebê (não tenho babá nem diarista, pensa hehe), mas seria ótimo poder encontrá-la! :)

      Excluir
    2. Oi Mile, só agora tive tempo de falar das impressões sobre o paisito.. hehe Bom, as impressões foram as melhores possíveis, os uruguaios são bastante atenciosos e dispostos a ajudar, realmente da vontade de ficar!! Uma pena que não pude te conhecer, onde eu ia ficava procurando alguem parecido com você.. kkkkk Um beeijo!! :*

      Excluir
  6. Obrigada pelas dicas!!! Viajaremos em outubro e estava perdida em relação ao que levar na mala, pois aqui no Brasil já está ficando quente, imagina em outubro então!? Estou curtindo muito seu blog, parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nádia! Muito obrigada pelo comentário e boa viagem! :)

      Excluir
  7. Oi Mile,
    Inicio de Dezembro devo levar roupas pesadas ou leves? Sou bem friorenta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Tem tudo explicadinho mês a mês no post, né? Um casaquinho sempre deve estar na mala, especialmente para quem é friorenta, como mencionei no texto, mesmo no verão pode sempre esfriar a noite...

      Excluir
  8. Oi Mile!
    Estamos indo para Punta na próxima semana. Poderia nos passar algumas dicas, inclusivo sobre o que levar para vestir?

    Obrigada, Nádia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! O post já está explicadinho com fotos e dicas do que levar na mala e sobre Punta é só procurar ali na barra 'Outros destinos -> Maldonado' ou digitando na lupa Punta del Este que tem bastante info! :)

      Excluir
  9. Bom dia....estou procurando contatos para exportar confecção para o Uruguai, teria alguma dica para me dar?

    ResponderExcluir
  10. Olá! Estou indo para Montevidéu no final do mês de Abril e sou muito friorenta. Me aconselha a levar casacos um pouco mais pesados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá vou em abril desse ano vc. pode me dizer como foi o clima ano passado? estou na dúvida do que levar.

      Excluir
    2. Sim, se a pessoa já sente frio normalmente, recomendo levar um casaco mais abrigado...
      Eu e a maioria das pessoas que vivem aqui não sentimos necessidade de usar casaco nessa época, mas cada um é cada um, né? Se a pessoa tem uma sensibilidade maior ao frio tem que ser precavida e levar, não tem mistério pq o máximo que pode acontecer é levar a peça de volta pra casa sem ter usado...

      Excluir
    3. Oi boa tarde meu nome é tatiana vou viajar para o Uruguai dia 8 de maio e queria saber se essa época da para pegar uma praia ai?

      Excluir
    4. Praia em maio não dá, não...

      Excluir
  11. Vou viajar para Montevideu, Punta Del Leste preciso saber o que levar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só ler o texto e ver as fotos das peças indicadas para cada mês! :)

      Excluir
  12. Vou agora no mes agosto pra montivideo e punta del leste o que levar na mala

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só ler o texto e ver as fotos das peças indicadas para cada mês! :)

      Excluir
  13. Oi Mile Cardoso li todos os seus conselhos. Vou agora em 6 de setembro de 2016 vc ainda acha melhor eu levar reais.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, reais ainda é a melhor opção para trocar no Uruguai.

      Excluir
  14. Olá! 3estou indo pra aí dia 15 de novembro, então posso considerar friozinho? Disseram-me que o clima é preciso com o de Porto Alegre, mas fui agora pra lá e de dia estava quente de sandália rasteira hahahahahah dai fiquei meio perdida.
    Continua o friozinho de bota cano curto e jaqueta? Pra novembro? Dispensável a rasteira? Hehehehe brigadao bjusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então... hoje em dia tá bem complicado fazer essas previsões com certeza absoluta, é cada vez mais frequente eventos climáticos que alteram a ordem natural das coisas, é a bagunça que estamos fazendo no mundo.
      O melhor jeito é baixar algum app de clima e acompanhar diariamente uma semana antes da viagem para ter uma noção melhor das alterações de temperatura na cidade que vai visitar, dá uma olhada tb no Instagram fuçando pela localização o que o povo tá vestindo na semana hehe e fazer uma mala versátil! :)

      Excluir
  15. Olá! Esse post veio bem a calhar, mas a minha dúvida é a mesma da Thati 👆. Vou agora no próximo fim de semana/feriado 15/11 e fiquei em dúvida. Pode nos informar melhor, por favor? Bjs e obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O segredo é uma mala versátil e camadas, gente! Como falei no texto, o período mais difícil para escolher as peças é o início/final de estação, até a coisa engrenar de vez e adquirir finalmente um padrão demora um pouquinho.
      Metade de novembro é final de primavera, meia estação, podendo fazer um dia de calor ou ainda fresco na sombra ou a noite.

      O exercício é pensar em possibilidades, peças que combinem entre si, por exemplo, leva um vestido de manga curta ou 3/4 + tênis ou alpargata/sapatilha (eu não levaria rasteira nem roupas de alcinha ocupando espaço na mala esperando um dia de verãozão pq a probabilidade nessa época de calor escaldante ainda é baixa e eu viajo leve com mala de mão só) e daí pensar em outras peças para combinar caso esfrie: meia calça, uma jaqueta e echarpe. Pronto. Look para encarar a primavera.

      Apostem em tecidos diferentes também: uma calça jeans comprida para um dia fresco, uma calça trouser de tecido mais leve e num cumprimento mais curto para um dia quase quente hehe.

      Mais um cardigan, uma camiseta, uma malha de manga. E mistura tudo: dia de calor = trouser e camiseta. Esfriou? Jeans, malha de manga e cardigan ou jaqueta por cima. Uma mala fácil e versátil se formando! :)

      Excluir
  16. Olá. Estou indo agora em abril para o Uruguai, então é simples assim? Mala de verão? Moro no nordeste, quase fui sua vizinha, sou de Recife-PE. Posso levar apenas shorts, saias, blusinhas e ponto? Me dá umas dicas p o maridão tb. E à noite, é quente ou frio? Bjus e obrigada!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não hehe, como escrevi no texto, calor verão igual ao nosso só na metade de dezembro até fevereiro, ainda assim é essencial levar um casaquinho tipo cardigan ou moletom porque a noite pode esfriar bastante, principalmente nas praias do leste (Punta, La Paloma, etc).

      Abril já começa o esquema de meia estação.
      Março e abril são meses bem gostosos, calorzinho bom no sol, fresquinho na sombra.

      Excluir
  17. Olá, estou indo para o Uruguai agora em Abril, vc poderia passar algumas dicas do que levar na mala? Como está o clima esse ano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo amor de Deus, se alguém te responder, entre em contato comigo e me dê a dica. Estou indo na semana santa e até agora não descobri o que levar! (Zap 0157999976669)

      Excluir
    2. Anonimo e ai como foi a viagem?

      Excluir
    3. Olá!
      O segredo é uma mala versátil e camadas! Abril pode fazer dias quentes ou mais frescos.
      O exercício é pensar em possibilidades, peças que combinem entre si, por exemplo, leva um vestido de manga curta ou 3/4 + tênis ou alpargata/sapatilha (eu não levaria rasteira nem roupas de alcinha ocupando espaço na mala esperando um dia de verãozão pq a probabilidade nessa época de calor escaldante ainda é baixa e eu viajo leve com mala de mão só) e daí pensar em outras peças para combinar caso esfrie: meia calça, uma jaqueta e echarpe. Pronto. Look para encarar a primavera.

      Apostem em tecidos diferentes também: uma calça jeans comprida para um dia fresco, uma calça trouser de tecido mais leve e num cumprimento mais curto para um dia quase quente hehe.

      Mais um cardigan, uma camiseta, uma malha de manga. E mistura tudo: dia de calor = trouser e camiseta. Esfriou? Jeans, malha de manga e cardigan ou jaqueta por cima. Uma mala fácil e versátil se formando! :)

      Excluir
  18. Estou adorando o blog e as informações que vc passa, sempre de forma tão leve! Não estou conseguindo parar de ler... rs

    ResponderExcluir
  19. Estou adorando o blog , PARABENS!
    Estou indo para Montevideo dia 28 e retorno para o Brasil dia 06/01
    Como é o clima durante o dia e durante a noite ?
    A cidade tem muito pernilongo no calor ?
    Queria tambem dicas de locais para passar a virada do ano...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela gentileza! <3
      Costuma fazer muito calor nessa época, mas sempre pode esfriar a noite. Não é raro fazer 40 graus durante o dia e a noite cair pra 20, um moletom ou jaqueta sempre deve estar na mala...

      Excluir
  20. Estivemos no Carnaval em Punta Del Este e Montevidéu .
    O clima vai do frio ao calor. Leve casaco pois fez frio. No final da tarde deu praia. Um clima muito louco mesmo. Pegamos uma frente fria no dia 11/02. O vento de cortar a carne. rsrsrs
    Alugamos carro p Punta, fomos para Fabrica de Doce de Leite Lapataia. Maravilhosa e os outros pontos turísticos já conhecidos. No porto almoçamos no restaurante Artico que é a kilo e adoramos.
    Em Montevidel andamos de ônibus, 36 pesos. A maioria dos pontos turísticos são gratuitos então aproveitamos , Museu do Azulejo, do Automovel, Teatro Solís, etc
    Pedalinho no parque Rodó, 100 pesos.
    E claro que não resistir ao entrar na loja Indian na Av. 18 de Julho e tem 3 sendo uma outlet. Peça a nota fiscal e nota para isenção iva. A nota tem códico de barras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela colaboração, Andrea! <3

      É isso, sempre falo que um cardigan/moletom é imprescindível na mala para o Uruguai, a diferença de temperatura entre o dia e a noite pode ser grande! A gente sempre leva um moletom quando vai ficar na praia até o por do sol mesmo no verão e principalmente para as crianças pq todo mundo sabe que a chance do sol ir embora e esfriar é enorme hehe.

      Abraço!

      Excluir
  21. Olá, ia fazer umas perguntinhas, mas vi que vc não responde aos seus seguidores. Não seria melhor vc tirar seu blog, para a gente não perder tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh, mas eu acho muita cara de pau sua, viu?
      Fique aí bonita achando que tenho obrigação de te atender (a única coisa boa do seu comentário foi ter me dado a chance de rever essa página e atualizá-la respondendo as outras dúvidas que podem ajudar outras pessoas que caem aqui e tem um pouco mais de bom senso e interpretação de texto).
      Beijos de luz! <3

      Excluir
  22. OLA OTIMO O SEU POST SOBRE: FAZENDO A MALA: COMO SE VESTIR EM CADA MÊS NO URUGUAI.
    POREM VC NÃO FALA SOBRE ROUPAS PARA LEVAR NA MALA PARA QUEM VAI PARA O URUGUAI NO INICIO DE MAIO. VOU AGORA DIA 5 DE MAIO E FICO ATÉ O DIA 10. ME DÁ DICAS DO QUE LEVAR NA MALA! BJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Na primeira semana de maio pense no que foi dito para o mês de abril, mas se vc for friorenta (as temperaturas para a primeira semana estão oscilando entre 20C e 12C, se para vc isso é frio já pule para a mala de inverno), nesse esquema da mala versátil de abril capriche mais nas peças abrigadas para maio, por exemplo, troque a jaqueta pelo trench coat ou parka.

      Abraço!

      Excluir
  23. Boa tarde Mile
    Estou indo para Montevidéu agora em março dia 16, queria saber dicas do que levar na mala.
    Faz mais calor ou esfria
    Estou sem saber o que levar
    Me ajuda

    ResponderExcluir