3 vinhos tintos uruguaios por menos de 25 reais

Escrevi esse post no feriado de 25 de agosto depois de garimpar uns vinhos no supermercado e acabei não publicando, foi um feriado no meio da semana e com visita da Bahia em casa, a deixa perfeita para um almoço demorado regado a vinho.

Vinho daqui da terra, é claro. Bato sempre nessa tecla de consumir produtos locais durante as viagens, na minha cabeça não faz muito sentido ir num restaurante em Montevidéu e pedir marcas estrangeiras que encontramos com facilidade em qualquer prateleira de supermercado no Brasil, a surpresa de provar algo diferente é tão mais gostoso, né?

Sei que a escolha do vinho é muito pessoal, mas também sei que muita gente fica perdido na hora de escolher o que levar quando se vê entre tantas opções, então pensei que poderia dividir meus vinhos uruguaios preferidos e começo com rótulos que custam menos de 200 pesos, provando que dá para beber bem gastando pouco.

O primeiro da lista é um tannat, a cepa de origem francesa que se adaptou perfeitamente em terras uruguaias, é o vinho que se pensa quando falamos do Uruguai.

1- Tannat Brisas de Garzón 2012 - Bodega Garzón - Preço: 179 pesos uruguaios.

vinhos uruguaios tannat garzon

E seguindo com outras opções porque não só de tannat vive a viticultura do paisito.

2- Syrah Reserva Familiar 2015 - Bodega Montes Toscanini - Preço: 149 pesos uruguaios

Seleção vinhos uruguaios 2015

3- Merlot Reserve 2011 - Bodega De Lucca - Preço: 178 pesos uruguaios

vinhos uruguaios merlot de lucca


***

Lembrando que esses valores são para compra em supermercados ou vinotecas, em restaurantes as garrafas acabam custando o dobro ou triplo do valor original.

Algumas dicas de locais para comprar vinhos em Montevidéu: Las Croabas um armazém de vinhos na Avenida Rivera com longa trajetória no ramo, na loja Los Dominguez (tem no Montevideo Shopping e é bom para comprar azeites  de oliva também),  na redes Iberpark (encontramos várias no Centro e Mercado Agrícola) e na Esencia Uruguay que além de lojinha, oferece degustações de vinhos nacionais.

O free shop do aeroporto Carrasco costuma ter boas promoções - geralmente do tipo compre 2, leve 3 - sempre compramos quando voltamos de viagem porque realmente compensa.

Os próximos posts serão com sugestões de vinhos até 500 pesos e outro até mil pesos. E mais um sobre os brancos e espumantes. Me empolguei e já estou pensando num post similar para as cervejas artesanais.

Bons drinks, bons vinhos, saúde! :)

10 comentários

  1. Adorei! Arrasou! Faz toda uma seleção de sugestões de vinhos que é certeza que vai ser sucesso! :)

    ResponderExcluir
  2. Hoje amanheci com muita saudade dai, que pena que eu não comprei vinho, pensei que fosse muito caro, pois eu achei as parrilhas muito caras eu almocei em vários lugares no El fogon, mercado, locos de asar o valor muito alto, mais amei Montevideo !

    ResponderExcluir
  3. Jamile, gostei muito do seu Blog.Estive no Uruguay apenas uma vez por 3 dias. Conheci alguns pontos turísticos da capital. Fiz um tour de carro de passeio de Montevideo a Punta Del Este pela Interbalnearia. Tudo um pouco corrido.Mas muito legal. Amei este país pelo pouco tempo que visitei. Estou ansioso pelo seu post de cervejas artesanais.

    ResponderExcluir
  4. Amei as dicas, fiquei desesperada pq ficava longe p comprar, então entrei no shopping Punta Carretas e eis que encontrei todos eles exatamente com os preços que vc falou.
    Feliz de mais. Bjus 21/03/201622

    ResponderExcluir
  5. Há complementando, mais exatamente no super mercado Fresh Market

    ResponderExcluir
  6. Além do vinho e da carne, o melhor do Uruguai são os uruguaios.
    Povo simples, de bem com a vida. (compartilhamos da mesma opinião eu e amigos que estivemos em dias diferentes no ano passado)

    ResponderExcluir
  7. Acabei de chegar do Uruguay amei àquela terra e seu povo.

    ResponderExcluir
  8. Ainda se comprar com cartão de crédito ou visa travel money você ganha 18% de desconto. Acredito que vale a pena.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Mole,

    Tambem sou Baiana.
    Adoro suas dicas.
    Estou indo a Montevideo no dia 12/11, como está essa abertura do turismo?

    ResponderExcluir