Carnaval em Montevidéu

E foi dada a largada para o carnaval uruguaio! 

O Desfile Inaugural acabou de começar na Avenida 18 de Julio e eu estou em casa assistindo pela tv e escrevendo esse post com cara de pamonha sem entender nada porque Natal foi ontem! Ainda não estava preparada para esse ziriguidum todo rs!

Mas as pessoas já estão colocando seus blocos nas ruas, coisa linda! :)

Se você também está meio perdido sem entender porque a festa já começou, explico que o carnaval uruguaio é o mais longo do mundo, o negócio aqui começa cedo e termina tarde.

Em Montevidéu o desfile inaugural marca o início da folia momesca, são dois dias de desfiles na principal avenida da cidade.

O desfile é uma pequena amostra dos ritmos que compõem a festa no Uruguai: murgas, candombe, revistas, lubolo, parodistas e humoristas no primeiro dia, e no segundo dia um especial com escolas de samba (sim, tem samba e samba bom). 

O trajeto vai desde a Plaza Independencia até a área da prefeitura. Cada grupo deve apresentar-se no tempo máximo de 54 minutos. Estima-se que 75 mil pessoas acompanham tudo ao vivo. 

O outro evento do calendário que toma as ruas é o desfile de llamadas que acontece no Barrio Sur e Palermo. Acho o mais animado e emocionante, se apresentam as comparsas de candombe, o ritmo percussivo de origem africana. 

As pessoas se preparam o ano inteiro, em vários bairros há grupos de candombe e até no inverno tem ensaios abertos, geralmente nas praças dos bairros. Mostrei no Instagram (@viveruruguay) esses dias o ensaio da comparsa de Malvín, sempre escuto de longe o toque dos tambores aos domingos.

Carnaval no Uruguai


O Desfile de Llamadas esse ano ocorrerá nos dias 4 e 5 de fevereiro.

O resto dos dias os eventos acontecem em arenas montadas especialmente para o carnaval e no Teatro Verano que fica ali pertinho do Parque Rodó. Vale muito a pena assistir os concursos de murgas.

Nesse link encontramos a programação dos concursos em diferentes pontos. E nesse outro link a programação da primeira rodada do concurso no Teatro Verano que acontecerá do dia 25/01 a 07/02. 

A festa não pára a cidade com multidões nas ruas, é um carnaval diferente e gostoso. Quem estiver chegando nessa época terá a chance de divertir-se com muita música e dança! :)

13 comentários

  1. Mile estou indo prai na madruga de hoje, chego ai de manhã e já estou super empolgada pra conhecer essa cidade linda! quem sabe te encontrar na rua e agradecer por ter me ajudado tanto com o blog que fiz meu roteiro todo por aqui praticamente :D

    Você é ótima, sou de Salvador também! Espero aproveitar muito ai, bjoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, muito obrigada! Uma pena não ter te encontrado nas ruas! :)

      Excluir
  2. Oi, tudo bem? Estarei nos dias 6 e 7 de fevereiro em Montevideu, olhei os links, mas não consegui entender muito bem, o que eu consigo encontrar de carnaval nesses ddias? Obrigada,

    ResponderExcluir
  3. Olá Mil e querida, eu e minha família estamos com um sério plano de mudarmos para o Uruguai,mas precisamente ele Montevideo. Mas muitas dúvidas nos vem. Principalmente com relação ao custo de vida. Temo uma boa renda no Brasil, o que não mudaria com nossa ida para Montevideo! O que vc acha sinceramente?
    Vc acha que pedem os viver bem? Tendo essa renda no Brasil e tbm o peso,já que tbm queremos montar algo aí? Me dá uma luz menina!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriane! Nesse texto fiz um resumo com tudo que penso sobre o tema: http://www.viveruruguay.com/2015/04/morar-montevideu-vida-uruguai.html

      Abraço!

      Excluir
  4. oi, Mile! parabéns pelo blog, que é muito bem escrito e recheado de dicas.
    vou ao uruguai e planejei estar em montevidéu de 30/01 a 03/02/2017 (de segunda a sexta). será que por não ser final de semana, não conseguiria ver nada de candombe, murgas, ou alguma coisa carnavalesca? Estou cogitando mudar as datas, mas envolveria mudar todas minhas reservas de hotel... Obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada pela gentileza! :)

      Nessa época os ensaios acontecem nas praças dos bairros das comparsas e sempre nas ruas do bairro Sur e Palermo. Recomendo ir na Plaza Fabini no domingo pelo fim de tarde e acompanhar, morava em Malvin e sempre ia ver os ensaios, é divertido!

      Excluir
    2. pois é. mas o problema é justamente que nao passarei nenhum domingo na cidade :(

      Excluir
  5. Oi Mile! Estou planejando minha viagem para Montevidéu, Colônia e Punta e seu blog é maravilhoso! Eu chegarei em Montevidéu no dia 10/02/2017 e vi que será no segundo dia das Llamadas, então vou conseguir aproveitar o segundo dia com meu namorado. Também vi que você citou das festas que acontecem no Teatro Verano, mas não achei nenhuma informação sobre essas festas. Como o carnaval de Montevidéu é muito famoso, você podia nos ajudar com as dicas para o Carnaval 2017?
    Agradeço desde já e continue com esse blog incrível! Adoro a forma que você escreve! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Mile, estarei em Montevideu entre os dias 10 e 16/janeiro/2017. Vou conseguir pegar o fim de semana, você sabe onde terá alguma prévia de carnaval legal nesses dias?

    ResponderExcluir
  7. Oi Mile!!!
    Sobre o carnaval de 2018, já há alguma programação definida? Passarei por aí o período do carnaval de 10/02 a 15/02. Sobre Punta Del Leste sabe me informar se compensa fazer um bate-volta nessa temporada?
    Abs!

    ResponderExcluir