O domingo em Montevidéu

Roteiro Montevideu no Domingo

O domingo em Montevidéu é uma polêmica antiga na blogosfera viajante, basicamente corre o boato que é um dia perdido sem muito o que fazer na cidade.

Eu já comentei em outras oportunidades que discordo dessa ideia, não por ser algo totalmente equivocado, de fato o domingo em Montevidéu tem poucas atrações abertas e restaurantes badalados funcionando, mas eu não acho que isso implica em falta do que fazer.

Pra mim domingo é quando Montevideo mais se veste de Montevideo, o dia da semana mais autêntico do jeitão uruguaio de ser.


O ritmo é mais devagar, tem feira, tem almoço mais tarde e demorado, tem mate (chimarrão) e roda de amigos, tem passeio na rambla, aconchego e confidências. 

Lembram que contei da rebeldia mansa dos dias de janeiro? Dá para aplicar de um jeito mais suave aos domingos também. 

Diariamente eu recebo e-mails pedindo dicas de lugares/atividades fora da rota tradicional para conhecer, cada vez queremos viver experiências mais próximas do cotidiano local e isso é maravilhoso. 

Mas ao mesmo tempo vejo também que é grande a frustração que as pessoas sentem com uma agenda aparentemente vazia, tem gente que tem uma aflição danada por ticar ponto turístico, por estar em todos os lugares, por dizer que viu/foi em tudo.

Se serve de consolo, foram mais de 4 anos vivendo em Montevidéu e eu não vi tudo. Acho que nem os montevideanos de nascença já viram tudo. 

Então relaxe, entre no clima paz e amor do domingão e vá ser feliz curtindo um dia de descanso, comilança, passeio em feiras, mercados e espaços públicos. 

Roteiro Montevideu no Domingo

Reparem como Montevidéu tem cheiro de lenha queimada aos domingos, há um fumaceiro pelas ruas, é a parrilla acessa nas casas, tenho uma teoria que o churrasco é mais gostoso aos domingos, tem gosto de reunião com amigos e família. 

Nesse post há uma lista com minhas 5 parrillas prediletas e nesse outro post vocês encontram as escolhas da Luísa, amiga querida e cozinheira profissional que me acompanha nas buscas dos melhores restaurantes. 

Se carne não te apetecer, não se preocupe, domingo também é dia de massas. Faça fila nas casas de pastas artesanais e leve o almoço quase pronto para casa. 

Minha preferida é a Fabrica de Pastas Blanes, cruzava a cidade de Malvín até o Parque Rodó só para garantir ravioles e sorrentinos frescos (dica para quem aluga apartamento ou fica em hotel com cozinha, se não for seu caso, eles têm um restaurante simples e bem familiar que vende as massas, mas o atendimento não é tão rápido nem sai tão em conta quanto comprar na fábrica).  

Observem como a rambla fica mais cheia nos finais de tarde de domingo (quando o clima está favorável, claro), as pessoas vão com cadeiras, garrafa térmica e mate e passam horas como se estivessem na varanda de casa. Alugue uma bicicleta e pedale o máximo que puder, não vá embora antes do por do sol.

Não tinha nenhum evento, era 'só' um domingo de sol.


Aproveite o dia para passear nos parques e feiras, aproveite a noite para ir tomar uma cervejinha (já viu nosso Guia de Montevidéu? Tem uma parte todinha com dicas preciosas de lugares para curtir a vida noturna na capital) ou experimente ir ao teatro, o belíssimo Teatro Solís tem programação intensa o ano inteiro, inclusive com apresentações aos domingos, não deixe de conferir a agenda no site oficial.

Outra opção para passar o domingo em grande estilo é fazer enoturismo, as vinícolas Bouza e Juanicó, por exemplo, oferecem visitas guiadas e degustações. Um passeio imperdível no seu roteiro qualquer que seja o dia da semana.

Viu quanta coisa? E ainda não terminei, queria fazer uma introdução para um roteiro de domingo e o assunto rendeu rs! 

Segura que vai ter a parte 2 com mais dicas e sugestões de atividades divididas em manhã, tarde e noite para ficar mais organizadinho e acabar com essa conversa que domingo é um dia perdido em Montevidéu, tá? :)

Abraço e até breve!

24 comentários

  1. Parabéns o blog está ótimo ! Estou aqui em Montevidéu lendo e aproveitando em tempo real . Obrigado pelo trabalho !

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Mille, primeiramente parabéns pelo trabalho,estou adorando conhecer a cidade através do blog.Entrei em contato com você pelo direct do instagram. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joana! Muito obrigada pela gentileza! Vou ver lá! :)

      Excluir
  4. Ola Mille Agradeço suas dicas! tem sido bem util para a preparação do meu roteiro para a Visita que farei em Montevideo em Junho. Esse me foi muito útil pois, como foi até Punta del Este e Colonia do Sacramento pensei o fim de semana para ficar em Montevideo mesmo. Será que fiz a escolha certa? :o) Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciane! Muito obrigada! É sempre uma alegria saber que o blog está sendo útil. Sim, tranquila que você vai curtir muito o finde na capital! Boa viagem! :)

      Excluir
  5. Oi! Estarei em junho em Montevidéu! Gostaria de saber quanto custa fzer escova e unha nos salões de beleza da cidade! Vc poderia me dar uma idéia preço! Muito obrigada! Adorei seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Danny.

      Olha, unha eu nao recomendo fazer nos salões, vem com a unha feita ou traga um alicate e faça você mesma que é melhor negócio hehe.

      E preço da escova (brushing ou secado como eles chamam) depende muito do salão e cabelo. Eu não faço escova, então nao sei quanto custa exatamente, mas as vezes fazia hidratação que tinha escova no pacote e achava o preço bom, uns 60 reais no salões de Pocitos (hidratação com alguma linha básica que quebra o galho, nada de Kerastase por esse preço, claro).

      Abraço.

      Excluir
  6. Domingo é o melhor dia! Sem trânsito, dá pra andar na rambla tranquilo.. Nessa última vez fui numa segunda com tempo ruim. Não deu pra curtir muita coisa.hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo os domingos hehe! Que pena não deu para curtir muito dessa vez!

      Excluir
  7. Se não me engano, tem visita guiada também no teatro solis nao? Vou proxima semana e espero que sim rsrs

    ResponderExcluir
  8. Mile tudo bem? sabe que eu tenho vergonha do Brasil não admito morar em um país tão rico e ao mesmo tempo tão mesquinho e pobre... enfim não quero ficar falando aqui e lamentando, mas tenho vontade de conhecer e morar em outro país e penso na cidade de Montevidéu como uma cidade fantástica gostaria de saber como é os gastos vivendo ai e a aceitação dos Uruguaios com os Brasileiros...

    ResponderExcluir
  9. Mile, boa noite!! Tô aqui curtindo seu blog. Super legal, parabéns! Eu e meu marido já fomos 3 vezes a Montevidéu. Eu adoro essa cidade. É uma delícia passear pelas ramblas. Estamos com uma viagem marcada de 11 a 14 de junho/16. Vi que o tempo aí está bem frio. O que vc me diz sobre isto? Obrigada. Abs,

    ResponderExcluir
  10. Oi Mile, tudo joia?

    Já sigo o seu blog há muito tempo, e gosto muito do que você posta. Estive em Montevidéu três vezes, e amei, mas sempre por pouco tempo. Ano que vem pretendo passar um tempo maior no Uruguai, conhecendo outras cidades, como Punta, por exemplo.

    Você sabe me informar como está o custo de vida aí atualmente para se fazer turismo? O câmbio continua na razão de 1 X 8?

    Abraços,

    Celso

    ResponderExcluir
  11. Olá poderiainformar até que horas vai a feira no domingo? Vou chegar pir volta das 13:00 em Montevideo.

    ResponderExcluir
  12. Mile, obrigada por todo o site. Segui várias dicas na visita ao Uruguay e foi fantástico.
    Posso fazer uma pergunta? Vi em vários cartazes publicitários o uso do verbo no passado (como nesse da coca cola - "Sentí el sabor" http://www.coca-cola.com.uy/es/home/). Sabe explicar o uso desse tempo verbal?
    Abraço.

    ResponderExcluir
  13. Um meio para aliviar a família de pequenas dívidas e contas.
    Claudio TRANI am, eu conceder empréstimos a qualquer pessoa que queira ajuda financeira. Esta é uma dependência entre o pessoal indivíduo 5000-200000 € cada € percentual de 2% com boas maneiras simples para ajudar particularmente condições: viúvos e viúvas, pensionistas, desempregados e estudantes longe de pequenas preocupações da família e devolver o sorriso para os filhos de pais numeradas. Para assistir a todos os e-mail de contato: claudio.trani27@gmail.com para todos. Especialmente não temer seus registros e procedimentos e custos do contrato pode, que é gratuito.

    ResponderExcluir
  14. Parece ser legal as vezes da vontade de morar em um país assim.

    ResponderExcluir
  15. Parece ser legal as vezes da vontade de morar em um país assim.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde, gostei das dicas, e, pesquisando, pois vou na próxima semana, há 2 museus que abrem no domingo: Museu do Carnaval é o de arte contemporânea.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo blog e obrigado pela ajuda!
    Estive no Uruguai em setembro passado e basicamente segui as dicas do blog durante minha estadia.
    Eu e minha esposa estivemos em Montevideo, Colonia, Punta e Piriápolis (ótima dica).
    Valeu demais, adoramos o páis!

    ResponderExcluir
  18. Ótimas dicas! Estou agora, num domingo a tarde, no Mirador de La Independência apreciando uma linda vista panorâmica de Montevideo e lendo as dicas do blog pra decidir aonde iremos a partir daqui. Já aproveitamos as dicas da feira Tristan Navajo e Parque Rodó para minha filha. Parabéns!

    ResponderExcluir