Programação Festival da Vindima 2017 no Uruguai

O mês de março é marcado pela colheita das uvas nos vinhedos aqui do hemisfério sul. 

É um período maravilhoso para fazer enoturismo: as parreiras todas cheias de uva formam um cenário deslumbrante e a energia nas vinícolas é bem especial, um misto de satisfação com um ciclo terminado e a expectativa com o resultado que virá - em forma de vinhos - dessa colheita.

Vindima 2017 no Uruguai

É um momento para  celebrar, são muitos os desafios até chegar nessa etapa da colheita, diferentes estudos e técnicas empregadas que muitas vezes o consumidor final nem imagina. 

Produzir uvas para elaboração de vinhos finos requer muito trabalho e dedicação, a danada é tão sensível que fatores imprevisíveis - como um ano de muita ou pouca chuva em determinados meses - influenciam diretamente no resultado final. 

Sabe aquela história de diferentes safras, diferentes vinhos? É bem real, nesses eventos sempre ouvimos causos da colheita espetacular do ano 'x' e do sufoco que foi alcançar níveis de qualidade com a colheita do ano 'y', acho o maior barato essas conversas de bastidores.

Para quem ama esse universo do vinho, nada mais gostoso do que acompanhar in loco o início desse outro ciclo, ver as uvas saindo do pé e serem selecionadas para passarem aos tanques de fermentação é simplesmente mágico. 


Vindima 2017 no Uruguai

O Festival da Vindima é a festa que celebra esse momento, várias vinícolas promovem eventos recebendo visitantes com atividades bem divertidas, comidas e claro, vinhos.

A festa esse ano ocorrerá nos dias 11 e 12 de março e eu estou ainda mais animada que o normal porque caiu bem no meu aniversário! Yeah! Festejar a chegada dos 31 fazendo enoturismo, como não amar?

Compartilho as propostas e recomendo que reservem já (hoje mesmo) porque as vagas são limitadas e acabam rápido! Já garanti meu lugar no domingo com a Lu e nossos respectivos hehe, vem com a gente! :)





  • Domingo - 12/03






Para quem não estiver na capital nessas datas (as vinícolas citadas acima ficam em Canelones, do ladinho de Montevidéu), calma que tem vindima também em Colonia, Carmelo e Maldonado (perto de Punta del Este)! ;)

  • Vindimia em Colonia e Carmelo




  • Vindima em Maldonado




***

Tá lindo, né? Contando os dias para pisar uvas e tomar vinhos, por supuesto

Detalhes das propostas nos links indicados ou no site Bodegas del Uruguay (que está sempre mais atualizado do que a página de muitas vinícolas, diga-se de passagem. Espero o dia que deixarei de me queixar da leseira dos bodegueros para publicar as atividades hehe).

Nos acompanhem no Instagram - @viveruruguay - que mostraremos tudinho no domingo dia 12! :)

Abraço!


4 comentários

  1. Mile, seu blog é ótimo para dicas de quem pretende ir ou morar no Uruguai, mas há algo que, mesmo procurando muito, ainda não entendi direito. O IVA é cobrado em todas as contas de restaurantes, bares e similares, ao ser pago em dinheiro local?
    Agradeço desde já e parabéns pelo excelente blog !

    ResponderExcluir
  2. Puxa vou chegar dia 30/3

    ResponderExcluir
  3. Olá, Estarei a partir de 15 até 24 de março no uruguai.Sabe de algum evento/festa de vindima neste período? Grato, ALberto

    ResponderExcluir
  4. Aí Mile,poderia atualizar sua informação de 2 a 3 anos atrás, referente a restaurantes de abriram para cena de réveillon de 2018, inclusive com os preços atualizados. Grato

    ResponderExcluir