Hotel "BBB" em Punta del Este

Reunir esses três elementos bom, bonito e barato em Punta del este não é fácil, acreditem!

Por sorte na baixa ou média temporada é possível encontrar melhores preços na hospedagem.

Quando vamos a Punta del Este já nem nos preocupamos em pesquisar mais hotel, sabemos que no Hotel Amsterdam vamos encontrar tudo que precisamos a um preço justo.


Não há luxo, mas o hotel é bem arrumadinho, limpo, confortável, o café da manhã é gostoso e até variado - coisa rara no Uruguay/Argentina.

Acho bem localizado, fica em frente a Playa los Ingleses, numa área tranquila com muitas casas, perto do porto, farol e igrejinha.

                                              Esquina da ruazinha do hotel

Viajamos no fim de semana passado e a diária custou 60 dólares. Já contei aqui que gosto de Punta no inverno, né? :P

Fomos no fim de semana passado para aproveitar o salão de vinhos finos do "Hotel Resort Cassino Mantra" (um dos hotéis tops que fazem concorrência com o Conrad) que aconteceu no sábado a noite. 

Não turistamos muito, o domingão amanheceu chuvoso, passeamos pelo porto e logo voltamos a Montevideo.

Então fica a dica para quem estiver procurando um lugar bacana e acessível para ficar em Punta del Este! ;)


Seguem fotos do namorado para deixar o post mais bonito rs e já já atualizo com as fotos do hotel que tirei do celular.







                                                            Área do café da manhã
                                             
                                                              Área do café da manhã


Hotel Amsterdam :

Endereço - Calle El Foque 759


Telefone -  (598 Código do Uruguay) 4244 4170



Abraços!


* Nosso blog é um projeto independente, não temos parceria com hotéis - aka pagamos a diária do nosso bolso assim como você, querido leitor. Nossas reviews são honestas e todo o conteúdo preparado com muito carinho ao longo desses quase 6 anos de papo sobre o Uruguai. 
Iniciamos agora em 2018 o programa de afiliados do Booking.com, isso quer dizer que fazendo a reserva no site deles através desse link - para qualquer hotel no mundo - você ajuda o blog a ganhar uma comissão sem pagar nada a mais na sua diária! Se você gosta do nosso trabalho, dá uma forcinha! Do lado de cá, prometemos continuar trazendo as melhores e mais originais dicas do paisito para tornar sua viagem mais incrível! Gracias! :)



10

A noite da nostalgia no Uruguai


Hoje é a noite mais movimentada do Uruguai.

Todo dia 24 de agosto o país inteiro celebra a famosa e esperada Noite da Nostalgia.

Resumindo a história da festa, lá pelos anos 1978 o uruguaio Pablo Lecueder que trabalhava numa rádio e tinha um programa de "old music" resolveu aproveitar a véspera do feriado (dia 25 de agosto é feriado nacional pela Declaração da Independência) e fazer aquela festança onde a ideia era se divertir e dançar ao som de muitos sucessos do passado, com o passar dos anos a festa se consolidou e integra o calendário de eventos do país.

No Brasil houve um tempo que estava na moda fazer festas temáticas dos anos 80, aqui é muito mais forte, é uma festa que ocorre em todas as cidades do Uruguai e é quase obrigatório sair essa noite: todo mundo tem alguma coisa programada, tanto os jovens como os não tão jovens.

No trabalho por exemplo todo mundo que me cumprimentava, perguntava "e hoje? vai pra onde?!", bem parecido a agitação que meus amigos ficam lá em Salvador na semana do São João, carnaval ou ano novo.

A proposta da noite é baile, boates funcionando até amanhecer o dia com muita música retrô, clássicos de décadas passadas cantados em inglês e espanhol, shows ao vivo com as bandas que marcaram época e ainda restaurantes que oferecem menu e repertório musical  especiais para a noite, claro.

Entro no clima e deixo meu mini set list! Todo mundo bailando também, hein? ;)


Uma das melhores para se jogar bêbada feliz na pista:




Sucesso absoluto a banda argentina Los Autenticos Decadentes formada em 1986 - quando eu nasci! rs - com o clássico dos clássicos por essas terras, a canção "Los Piratas":


Digam que vocês também fazem passinhos toscos, vai! :P



Porque essa todas as chicas cantam juntas rs! Oh girls just want to have fun...



E um pouquinho de cumbia uruguaia que também toca nas festas:





Boa noite nostálgica a todos! ;)

3

Culinária Uruguaia: Guiso de Lentejas

Esqueçam o churrasco, esqueçam a milanesa e até o doce de leite: o melhor do Uruguai é o guiso de lentejas rs!


Brincadeiras a parte, morro de amores, talvez porque seja o mais similar ao feijão nosso de cada dia que encontrei por estas terras.

O guiso de lentejas é feito com lentilha, chorizo, pedacinhos de batata e cenoura, algumas receitas agregam ainda milho e boniato (batata doce laranja), além dos temperos básicos: cebola, alho, pimentão e salsinha.

Aqui em casa a versão do uruguasho leva ainda bacon e depois de pronto um pouquinho de queijo ralado por cima.

Tem quem prefira o guiso com mais caldo e mais sequinho, eu gosto dos dois jeitos.


É uma delícia, gente! Vale a pena fazer em casa ou para os que estão com viagem marcada para o Uruguai experimentar em algum restaurante.

Pena que é considerado  "comida de inverno", o pessoal aqui tem dessas coisas de comida de inverno X comida de verão, sabe? E levam a sério essa divisão. 

As comidas mais pesadas são feitas para o friozinho do inverno e as saladas, grelhados para o calor do verão, até faz sentido, mas quem disse que eu aguento? 

Choco a sociedade comendo feijão e ensopado o ano inteiro, de onde eu vim faz calor o tempo todo e ninguém nunca morreu por comer tudo quente, com pimenta e pesado hehe! :P

O guiso de lentejas começou sendo a especialidade do namorado, hoje já cozinho também, segue a receita que fazemos.

Ingredientes:

1 cebola grande
3 dentes de alho
1/2 pimentão vermelho
2 tomates pera (cortados na metade e ralados na parte grossa do ralador)
3 cenouras médias (corto em diagonal)
1 batata (cortada em cubos médios)
1 boniato grande  (também cortado em cubos médios)
2 chouriças ou linguiça 
1 + 1/2 xícara de lentilha
1 espiga de milho (corto em 4 pedaços)
Salsinha, sal, folha de louro e pimenta a gosto
Caldo de verdura ou água

* Como licença poética da minha cozinha, uso cominho, paprika, cúrcuma (no olhometro, coisa de 1 + 1/2 cc de cada) e tomilho desidratado.

Preparo:

Deixar as lentilhas de molho de um dia para o outro ou por pelo menos 2h.

Refogar a chouriça cortada em rodelas por 2 minutos. Incorporar a cebola picada + sal, pimenta, folha de louro e as especiarias (a salsinha fresca vai no final, se usar erva desidratada coloco já nesse início). 

Depois o pimentão e cenoura (se tiver alho poró na geladeira também uso porque gosto, vai na receita original? Não. Algum uruguasho que já provou lá em casa reclamou? Jamais. Então tudo certo hehe). Logo, agregar o alho e o tomate ralado. 

Adicionar a lentilha (escorrida) mais a batata, boniato e milho. Agregar o caldo até cobrir (conforme necessidade, se secar muito durante o preparo, vai agregando água quente aos poucos).


A lentilha cozinha rápido (especialmente quando fica de molho), gosto de desligar o fogo quando está al dente, se desligar já no ponto acaba passando e virando uma papa porque ela segue cozinhando no calor da panela, desligue antes, normalmente com uns 15-20min já começo a ficar de olho (fogo médio).

Então, finalizo com salsinha picada, acerto o sal e deixo repousar uns minutos, daí é só servir! :)


Bom apetite!



*Foto: Reprodução Google


7

Destino: Salto

Situada no norte do país, Salto é o segundo maior departamento e é também a cidade que mais visitei aqui no Uruguai! ;)

Salto ainda é pouco conhecida entre os turistas brasileiros, os destinos mais visitados são Punta del Este e Colonia do Sacramento, mas o norte do país também reserva boas opções de lazer.

É nessa região que se concentram as águas termais! E vamos combinar que é uma boa pedida para descansar, né?

Muitos acreditam no poder terapêutico das águas termais, que cura, renova e transmite energia! Se produz todos esses efeitos em todo mundo eu não sei dizer, mas garanto que sai de lá com as energias renovadas e zero stress.

Dicas de Salto no Uruguai

Salto também é conhecida como a terra das laranjas, as melhores que já provei na vida! Na verdade tangerina, mas jamais entenderei o que eles efetivamente chamam de tangerina e laranja rs! Só digo que vale a pena provar a tangerina, naranja, mandarina ou san zuma de lá.


Salto é ainda a terra dos jogadores da seleção celeste que atualmente dão as caras em todas as publicidades do país: Luis Suárez e Edinson Cavani - que com esse nome juro que desconfio que a mãe é brasileira, porque abusar assim da criatividade no ato do registro civil é coisa nossa rs.

É também a terra do meu namorado, explicado porque visitei tantas vezes! <3

Voltando as atividades turísticas, os principais centros termais são Daymán e Arapey.

As termas de Dayman estão apenas 10km do centro da cidade e tem parada de ônibus própria para quem vem de Montevideo ou do Centro de Salto. 

As termas de Arapey ficam mais distantes - 90km - e ainda não conheço.

Acho uma graça a area das termas de Daymán, é como uma vila com infra-estrutura própria, tem vários hotéis, camping para barracas e motorhomes, comércio de coisas para turistas, restaurantes, e claro, o parque termal com as piscinas de água super quente, um spa e o parque aquático: opções para todo o ano!



O centro de água termal é de propriedade municipal e a entrada é bem acessivel: 80 pesos  - mais ou menos 8 reais - para não residentes. Dá direito a usar todas as instalações até às 22h, há piscinas e mesas ao ar livre onde muitas famílias aproveitam para fazer um piquenique.

Tem uma piscina coberta - ideal para os dias frios - e outras 2 ou 3 piscinas abertas, algumas mais quentes que outras, uma destinada a descanso onde não esta permitido pular, jogar água pra cima nem brincar com bolas, bóias, etc.

O spa fica ao lado, a entrada também custa 80 pesos, as piscinas são bem menores. E cada tratamento tem um preço determinado. A sauna é disponível com o bilhete de entrada.


Difícil mesmo é tirar a roupa, estamos no inverno e para ficar de biquíni com a temperatura a 10 graus é preciso coragem rs! Aí quando a coragem chega o difícil é querer sair de dentro da piscina! 

O item indispensável para o look nas férias em Salto é o roupão de banho, traje onipresente ao redor das termas, apesar de não ser a coisa mais prática para trazer na mala.

Aproveitamos a viagem para cruzar a fronteira e ir na cidade de Concordia em território argentino comprar coisinhas como vinhos, roupas, produtos de higiene pessoal, etc que têm um preço mais camarada por lá.

                                                   Cruzando a fronteira...

A viagem dura apenas 40 minutos e passamos pelo principal centro gerador de energia elétrica do país: a represa binacional de Salto Grande que tem uma ponte que une o Uruguai a Argentina.

Salto preserva ainda o ar de cidade do interior, mas tem vida noturna interessante no fim de semana, as baladas - ou baile como dizem aqui #anos60feelings - costumam terminar com o sol raiando.



A  costanera nas margens do rio da cidade é um local concorrido nos finais de semana, tanto a noite - é onde se concentram os bailes - como durante o dia.


Acho muito legal que na área em frente ao rio tem um bosque com várias churrasqueiras públicas! Muita gente aproveita mesmo o espaço e passa o dia fazendo o churrascão, tomando mate e proseando... o que não falta são paisagens hermosas.


                                 Na primavera jogando pedrinhas no rio: sou dessas rs!


Abraços! ;)
18

Festival da Poda e Turismo Enológico no Uruguai

Já havia comentado sobre o caminho do vinho no Uruguai e volto a tocar nesse assunto porque apoio mesmo o enoturismo uruguaio, há muito vinho de qualidade sendo produzido no país e pouca gente na nossa região conhece.

Sempre que pensamos - nós meros leigos, claro - em vinhos na América do Sul tendemos a imaginar nossos vizinhos Chile ou Argentina, mas posso garantir que viajar pelo mundo do vinho aqui no paisito também revela ótimas surpresas.

Daí que próximo sábado acontece um dos eventos anuais do Caminhos do Vinho: o Festival da Poda e da Comida Criolla.

Poderia até falar da importância da poda para a viticultura, mas como não tenho conhecimento suficiente para reproduzir com minhas próprias palavras, foco mesmo na diversão porque disso eu entendo! :P

Já visitei muitas vinícolas aqui no Uruguai e em outros países, apesar de todas terem a dinâmica de visitas mais ou menos parecidas, acho sempre uma experiência diferente e gostosa que vale a pena experimentar.

O enoturismo no Uruguai tem a comodidade de permitir ao visitante conhecer várias bodegas que ficam distantes apenas poucos quilômetros da capital do país.

Para os que se interessam pela produção e cultivo é sempre uma oportunidade para aprender coisas novas e passar momentos realmente agradáveis num ambiente tranquilo e acolhedor.

Nesse festival cada bodega apresentará o processo da poda, os visitantes receberão instruções de como realizar a poda e poderão aventurar-se nos vinhedos. Eu me empolgo mais que criança com essas coisas, juro! :)

Depois é servida a comida, cada bodega oferece seu menu para o dia e os preços variam entre 690 e 1100 pesos uruguaios. 

São 8 bodegas participantes: Viña Varela Zarranz, Marichal Wines, Bodegas Carrau, Bodega Filgueira, Viñedo de los Vientos, Bodega Spinoglio, Bodega Bouza Boutique, Establecimiento Juanicó.

Mais informações sobre as propostas no site das vinícolas.

Fotos emprestadas do namorado em 2 anos distintos, um na Bodega de Lucca e outro na Marichal Wines:







Abraço!
6

Plantão meteorológico 2 - O clima em Montevidéu

Não está frio aqui em Montevideo.

Os dias mais curtos e cinzas de inverno ganharam um toque misterioso com uma neblina que volta e meia resolve aparecer.


E vou contar que eu gosto! Porque lá de onde eu vim não tem isso não, gente! E eu gosto de novidade, pode até ser novidade climática! :P

Da mesma forma que saí toda prosa para tirar foto rodopiando quando vi neve caindo do céu pela primeira vez lá em Dublin, sai toda serelepe para tirar foto na super neblina de Montevideo.


Hoje foi o dia que tivemos menos visibilidade nas ruas, fomos para a rambla de Pocitos e desde a areia da praia não podiamos ver direito os edifícios!

Parece que a cada esquina a gente vai encontrar a galera do clipe  Thriller.

Digam se não dá vontade de fazer o remake do clipe ou arriscar a coreografia nas calles dessa cidade? ;)


Chato é só chegar em casa ou no trabalho com um balaio na cabeça, porque essa umidade deixa as madeixas bem assanhadas, sabem? 

As mocinhas habilidosas arrasam com lindas tranças embutidas, mas eu que não consigo fazer nem seguindo tutorial do youtube rs, dou o ar da graça fazendo cosplay do Rei Leão mesmo! :P

Bom domingão!

P.S.: não se assustem rs! Ontem e hoje (08/08) o dia estava lindo de viver, céu celeste e solzinho! ;)
6