Doce de Leite Uruguaio: os melhores

Na última quarta - dia 11 de outubro - comemoramos o dia do dulce de leche, talvez a delicia doce mais amada - e famosa - do Uruguai. 


Até tem quem não goste - desconfio bastante dessas pessoas haha - mas a maioria tem essa memória afetiva que vem da infância, da hora da merenda, do recheio dos bolos de cumpleaños, como temos com o o brigadeiro.


Daí a singela homenagem desse bloguito vai ser a repaginada na lista de preferidos, o último texto exclusivo sobre os doces de leite nacionais escrevi em 2017.


Novas marcas surgiram, algumas desapareceram de vista, muitas ampliaram o leque de produtos - versão sem açúcar, sem lactose, tipo 'caseiro', tradicional, etc.


Eu não sei até que ponto é nostalgia minha ou realidade, mas sinto diferença no sabor do que encontro hoje no mercado. O doce de leite da Narbona antes me alucinava, agora já não tem esse efeito. Continuo comprando e achando delícia - afinal doce de leite, né haha - mas parece outra receita (menos emocionante que a anterior).


1. El Silente


Vem no posto 1 porque virou mesmo o preferido. Venho falando do doce de leite El Silente no instagram há anos e todo mundo que prova, entra no coro. 


Tem essa promessa de trazer o sabor do doce de leite de toda a vida feito pelas abuelas. O projeto nasceu quase ao acaso: Gonzalo, o proprietário, abriu um pequeno restaurante na chácara da familia com a ideia de fazer comida de campo, tradicional e no menu era óbvio que apareceria uma sobremesa com doce de leite. 


Foi quando resolveu experimentar uma receita caseira, comprou o leite fresco numa granja e pediu a receita a uma vizinha, a Elvira. Já na primeira tentativa ficou impressionado como o sabor não se assemelhava aos doces dos mercados, era mais saboroso e complexo. Detalhe que não passou despercebido pelos clientes.


Da receita original foi testando outras possibilidades ate chegar na própria versão: reduziu a quantidade e tipo de açúcar, substituiu a essência pela fava de baunilha, experimentou com diferentes fornecedores de leite. 




Em pouco tempo o restaurante já não funcionava e se dedicava totalmente a fazer doce de leite. O doce produzido ia vendendo em feiras, a fama e clientela crescendo até chegar no projeto atual com outro sócio, a marca consolidada, uma produção que prioriza - e fomenta - um mercado agroecológico.


Já é fácil encontrar o doce em Montevideo e Punta, a rede de supermercados Disco também comercializa, mas eu costumo comprar mesmo nos cafés ou lojas especializadas, como a DeGuarda, Mercado Verde, Madre Tierra, Café El Tesoro. 


No site deles vocês encontram todos os pontos de venda no Uruguai.



2. Tuku Tuku


Direto do norte uruguaio, da cidade de Salto, a terra do omi (vulgo marido hehe). 


Outro projeto que surgiu também quase por circuntâncias do destino: Fatima e Fernando já trabalhavam no setor de lechería, mas o negócio estava pouco animador, enfrentavam a redução do preço do leite que vendiam, outros inconvenientes por fatores climáticos e de repente uma panela imensa de 20 litros herdada da avó. 


Foi o cenário que levou Fatima a fazer doce de leite, sua receita agradou muito e logo passaram a uma panela com o triplo de capacidade para atender a demanda, aí o projeto foi tomando forma. 



O desafio logo apareceu: ao aumentar a produção, descobriram que o sabor se alterava mesmo usando a mesma receita. Eram necessárias outras habilidades técnicas para manter a qualidade, o casal foi atrás de conhecimento, cursos, outros profissionais e ajustaram todos os pormenores. O doce de leite seguiu encantando.

Quem também é de Salto é um moço chamado Edinson Cavani hehe (jogador da seleção uruguaia amado por 10 em cada 10 uruguaios), ele provou e se rendeu. Fez um post recomendando no instagram que foi furor imediato: todo mundo queria provar o tal doce de Salto. E foi um empurrão bonito para chegar mais rápido a capital. 

Muita gente - em especial os salteños hehe - garante que é o melhor doce de leite do Uruguai.


3. Narbona


O preferido de outrora segue aqui na lista. Vejo vantagens no potão de quase 1kg.




4. Conaprole


O mais popular, sempre tem em qualquer mercadinho de esquina. O mais firme, gosto dele para rechear bolos e alfajores. Alternava entre o clássico de sempre e a versão que se dizia 'receita caseira'.



5. Colonial e Manjar


Desde a última lista essas duas marcas cresceram bastante no mercado (me refiro pontualmente ao doce, eu sei que tem outros produtos - iogurte, leite, queijo, etc - e são nomes conhecidos há muito tempo). 


Vejo com frequência na geladeira dos amigos, eu costumo ficar entre os 4 primeiros, embora não recuse ou faça cara feia para nenhuma marca, não tem como esse negócio ser ruim, gente! Posso ter preferências de sabores, texturas, projetos e conceitos, mas uma doçura dessa não tem como falar mal hehe, então achei que valia a pena mencionar para quem quiser provar também.


Sigo achando que o melhor caminho é pegar pelo menos uns 3 diferentes para descobrir seu preferido.


Indo ali pegar minha cucharada - doce de leite é mais gostoso comendo de colherada, dizem - fiquei tentada hehe.


Abraço e até a próxima!

2 comentários