O que fazer na Semana Santa no Uruguai

O feriado de semana santa é um feriado bem esperado no Uruguai, muita gente aproveita para viajar pelo país - muitos órgãos públicos ficam sem funcionar durante toda a semana, por exemplo. 

Muitos estudantes regressam às suas cidades de origem, já comentei em outros posts que Montevideo abriga mais da metade da população uruguaia, a maioria vem para a capital estudar e em busca de melhores oportunidades de trabalho, então em determinados feriados dá para ver um movimento grande de saída da cidade. 

Ontem a noite passei pela rodoviária e o fluxo já estava intenso, vejam só:

Semana Santa em Montevidéu

Uma curiosidade interessante é que não é raro ver a "Semana Santa" sendo tratada como "Semana de Turismo" no Uruguai, é um pequeno detalhe em referência - e respeito - ao estado laico.

Como o turismo interno fica em evidência, em paralelo aos festejos religiosos, as cidades do interior promovem diferentes eventos para atrair os visitantes.

Em Salto ocorre a Semana Termal, todo mundo vai relaxar nas piscinas de águas calentitas e a noite os bares da orla oferecem festas animadas aos que não querem só descanso.

Em Paysandú a programação da Semana de la Cerveza garante o agito, é um festival com várias barraquinhas vendendo cervejas, comidas e shows com artistas da região rio platense. 

Este ano estarão presentes as bandas Mala Tuya, Cuarteto de Nos, La Vela Puerca e Sonido Profesional: nomes do rock a cumbia uruguaia, ou seja, uma boa mescla que promete agradar distintos perfis. 

Em Colonia há propostas que envolvem turismo rural e espetáculos que vão de concertos de piano a apresentações de candombe. 

Em Rocha há eventos como a Cabalgata de Luna Llena e o Festival de Jazz nos dias 17 e 18 de abril em La Pedrera.

Mas se engana quem pensa que com tanta opção fora, Montevideo ficará caidinha, a prefeitura preparou uma lista cheia de atividades com opções para todos os dias da semana! ;)

A programação consta de 6 passeios guiados pela cidade:

  • Segunda-feira 14/04: "Peñarol y Melilla"
  • Terça-feira 15/04: "Vamos al Este"
  • Quarta-feira 16/04: "Vamos al Oeste"
  • Quinta-feira 17/04: "Paseo por Colón"
  • Sexta-feira 18/04: "Aguada y casco histórico"
Os grupos saem do cruzamento das ruas Buschental e Lucas Obes às 13:30 e cada passeio custa 150 pesos por pessoa. Os tickets podem ser comprados antecipadamente desde o domingo (13/04) na bilheteria da Rural do Prado, localizada na rua Lucas Obes das 9h às 13h.

Outro passeio que sempre recomendo é visitar o mirante panorâmico da prefeitura de Montevidéu (conhecido como Mirador Panorámico de la Intendencia), a vista é incrível!  

Nesse feriado estará aberto ao público de quarta-feira a sábado das 11h às 15h e no domingo das 11h às 12:30. As visitas guiadas de quarta-feira a sexta-feira ocorrerão às 11:15 e 14h; sábado e domingo apenas às 11:15.

A entrada é gratuita, mas tem que retirar o ticket no centro de informação turística que fica em frente a entrada da Intendencia (é bem fácil de achar a prefeitura, um prédio enorme na Av. 18 de Julio com uma réplica no David de Michelangelo nas escadarias).

O Teatro Solís também estará de portas abertas para receber os visitantes e com uma proposta diferente, nesse mês as visitas guiadas irão homenagear 4 grandes nomes da literatura uruguaia: Juan Carlos Onetti, Delmira Agustini, Felisberto Hernández e Marosa Di Giorgio.

Na Semana de Turismo funcionará nos seguintes horários:

  • Segunda-feira 14/04 a quinta-feira 17/04: 11h, 12h, 13h e 14 h.
  • Sexta-feira 18/04, sábado 19/04 e domingo 20/04: 11h, 12h, 13h, 14h e 16h.
A visita em espanhol custa 20 pesos uruguaios e demais idiomas 50 pesos uruguaios. Na quarta-feira a visita é gratuita.

Um breve resumo com o funcionamento de algumas atrações em Montevidéu no feriado:
  • Jardim Botânico (Av. 19 de Abril 1181):  Segunda a domingo das 7h a 18h. Entrada até às 17:30.
  • Museu Blanes (Av. Millán 4015). Terça a domingo das 12:15 às 17:45.
  • Museu Historia del Arte (Ejido 1360). Terça a sábado das 12h às 17:30. 
  • Museu de Arte Precolombino e Indígena (25 de Mayo 279). Segunda a quinta-feira das 11:30 às 16:30, sábado das 10h às 16h.
  • Museu do Carnaval (rambla 25 de Agosto 218). Todos os dias das 11h às 17h.
Definitivamente não dá para reclamar de falta do que fazer, né? 

Quem quiser conferir direitinho os serviços que funcionarão ou não na capital, pode acessar este link e este outro que encontrará informações mais detalhadas.

Boa viagem aos que estão chegando! Vou turistar também, quem sabe nos encontramos por aí! ;)

16 comentários

  1. Se alguém tinha dúvida do que fazer aí neste feriadão, seu post esclareceu tudo. Muito bom. Boa Semana de Turismo para vc.

    ResponderExcluir
  2. Ai, meu Deus, se eu estivesse aí, me jogaria à Paysandú, fácil... ou à Colonia, ou à Salto... Rocha??? Quanta dúvida!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Mile!

    Queria acrescentar que também tem a "Semana Criolla" no prédio da "Expo Prado" Lucas Obes 1011. Montevideo. - Bairro Prado, bem pertinho do "Jardín Botánico"
    Deixo aqui o link do portal MontevideoComm para mais informações: http://www.montevideo.com.uy/nottiempolibre_231172_1.html

    Quem for no Prado em algum dia da semana pode dar um pulinho até o "Paso Molino", é uma área comercial com lojas de roupas, calçados, eletros, restaurantes (tem "La Pasiva" também), etc.
    Fonte: eu morava no bairro "Belvedere" (fica do lado)

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Encontrei seu blog totalmente por acaso (buscando no Google por coisas a fazer em Montevideo, já que vou na semana do primeiro de maio), e em vários textos lágrimas vieram aos meus olhos.... Eu fiz o caminho contrário ao seu: vim (criança ainda) para o Brasil. Mesmo amando o Brasil (mais do que muito brasileiro), não tem jeito, meu coração é uruguaio! Parabéns pelo espaço que só serve para engrandecer o "paisito"! :-)

    ResponderExcluir
  5. É bom lembrar tambem que, muitos uruguayos viajam aqui pro brasil na semana santa. Sao milhares por aqui. Abracos! : )

    ResponderExcluir
  6. Mile, sabe dizer se a feira tristan navaja funciona inclusive no domingo de páscoa, sendo feriado? Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Ola, Mile, tudo bem? Ja falei com vc antes, inclusive por e-mail e vc foi mto atenciosa. Estou em Montevideo, Aluguei um apto em Pocitos mas acho q não fiz bom negocio. Alem de caro, não tenho telefone, nem guia, nem consigo falar por e-mail com brasileiros no uruguai. Sera q vc me indica alguem para me dar um auxilio? Obrigada. Mayra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mayra, no Uruguai não é como no Brasil que normalmente os aptos já tem luz, água, internet incluso no valor do aluguel. Se vc não tem telefone, vai ter que fazer o tramite em Antel, ou seja, solicitar uma nova línea.
      No centro tem a casa brasileira ou algo assim, fica do lado da loja multi ahorro hogar, ali na plaza del entrevero, ou vai na casa da cultura brasileira ai em pocitos, fica em bulevar españa esq bulevar artigas, bem antes de chegar na facultad de arquitectura, mas permita-me lhe dar minha opinião, se vc vai morar em montevideu, relacione-se com os locais, não mordem, não machucam kkkkkk (sei o q é sentir falta da "tua gente", leve meu comentario na brincadeira.)

      boa sorte

      Excluir
    2. Obrigada por me responder! Ja estou "desbravando" e vou seguir suas orientações que foram mto importantes. Bj

      Excluir
  8. Mille,

    Estrei em viagem do dia 13/04 à 19/04.

    O que posso esperar desse ano no feriado?

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oie! Td bem? Estou planejando uma viagem para o Uruguay em abril e já tinha encontrado alguns posts bem interessantes aqui no blog, mas esse me chamou atenção! Não sabia sobre essa "semana do turismo". Mesmo o post sendo antigo, achei muito útil para poder planejar minha viagem esse ano ;)

    ResponderExcluir
  10. Ola..tem programação da semana de turismo deste ano 2017?

    ResponderExcluir
  11. Boa noite! Estou em Montevidéu e ficarei na semana Santa. Podes me informar o que estará aberto?!

    ResponderExcluir
  12. Faz um post sobre o próximo fim de semana! É feriado de Tiradentes aqui e muitos brasileiros vão!

    ResponderExcluir
  13. Vc recomenda visitar o Uruguai na semana do turismo ? Não é muito movimentado ? Não há falta de hotel ?

    ResponderExcluir