Doces uruguaios

Quando viajo adoro provar comidas típicas do lugar, geralmente os pratos quentes são os mais tradicionais, mas como formiguinha assumida, fico atenta também as opções que vem depois do almoço/jantar.

No Uruguay a maioria das sobremesas levam doce de leite, o que já é basicamente uma garantia de sucesso, né? Difícil alguma receita não ficar boa tendo esse ingrediente poderoso como recheio.

Já comentei aqui no blog das masitas, bizcochos e medialunas que estão presentes em todas as padarias uruguaias, geralmente fazem nossa alegria logo no café da manhã. 

As masitas são biscoitinhos doces recheados ou cobertos de doce de leite, chocolate, geleia, etc. Pode ser também um pedacinho de massa de bolo com recheio e frutas ou nozes decorando.


As medialunas e bizcochos são tipos de pães, alguns se assemelham ao croissant e encontramos com recheio doce ou salgado e sem recheio. É bom demais para acompanhar o café, chá ou mate.


E depois dessa dose de açúcar matinal, vamos seguir para as tortas e bolos comuns do paisito, vou listar meus preferidos:

1- Torta Alfajor

A torta alfajor é composta por várias camadas de uma massa folhada - fina e crocante - e doce de leite. No topo da torta vai muito merengue para enfeitar.  


2- Arrollado de Dulce de Leche

Esse lembra o rocambole, mas no caso uruguaio o recheio é de doce de leite, claro. É uma delicia! Há a versão com cobertura de chocolate ou apenas a massa polvilhada com açúcar. 


Gosto mais com a cobertura: chocolate + doce de leite, como resistir?

3- Chajá

Receitas com pêssegos me conquistam rs! Comentei sobre essa torta há um tempinho atrás, continuo achando a mistura uma maravilha quando bem preparada. 


Para terminar, passo à categoria de receitas caseiras, rápidas, gostosinhas e fáceis de fazer, daquelas que salvam a tarde, sabem? 

Destaco o salsichón de chocolatepasta frola e os panqueques de dulce de leche.


A pasta frola é uma massa como a de um quiche doce que leva recheio de dulce de membrillo - doce de marmelo, lembra o nosso doce de goiaba, só que um pouco menos doce - é muito simples de fazer. 

O salsichón de chocolate parece um salame rs, uma mistura de chocolate (acho que a receita fica melhor quando é usado chocolate em barra meio amargo), açúcar e bolacha maria. 

E os panqueques não tem segredo, nunca dá errado, o tchan é colocar esse doce de leite uruguaio que é de comer rezando. 

Fico por aqui desejando todos esses doces...

Abraço! ;)

14 comentários

  1. Olá, adorei o seu blog! Estou lendo todo o arquivo... rs
    Vou para Montevideu no final do ano, você tem indicação para o réveillon?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila!

      Muito obrigada, fico feliz! ;)

      Ainda não tenho novidades sobre o réveillon, mas irei selecionar algumas opções e fazer um post nas próximas semanas...

      Beijo!

      Excluir
  2. Mile, vi seu comentário lá no blog da nossa querida amiga Inaie e vim conhecer seu blog. Dei um passeio por aqui e gostei muito. Nós aqui no Brasil estamos começando a conhecer melhor o Cazaquistão do que o nosso vizinho Uruguai. Vou seguir seu blog para me atualizar mais.
    Um grande abraço,

    Manoel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manoel!

      Que bacana, gosto muito da Inaie! ;)

      Fico feliz em saber que gostou do blog, acho que nosso vizinho Uruguai tem muita coisa linda para mostrar e realmente ainda conhecemos pouco de lá.

      Bom contar com sua companhia! Abraço!

      Excluir
  3. Olá vc tbm poem receitas de salgados do uruguai aqui ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Coloquei uma de 'guiso de lentejas' que é um prato quente, na verdade.

      Também já comentei sobre chivitos e empanadas, mas não tem receita.

      Você me deu uma ideia, apesar de achar a variedade de doces melhor, vou fazer meu top 3 de salgados em breve! ;)

      Abraço!

      Excluir
  4. Pode colocar a receita dos panqueques? Adoraria.

    ResponderExcluir
  5. Oi!!! To adorando suas dicas!!!!

    Vc tem algum lugar, para alguem que esta indo turistar em breve por ai, para comer essas delicias?

    ResponderExcluir
  6. Nossa !!! Aonde acho essa delícia de torta alfajor ???? Obrigada, Eliana.

    ResponderExcluir
  7. Oi Baiana. Obrigado por seus comentarios. Fiquei 15 dias em Montevideo e adorei, fiquei no teu bairro Malvin exelente. estive na feira do bairro sensacional. fui em todas as feiras inclusive de piedras blancas. Sempre de onibus, sem nenhum problena. já o serviço de taxi sem comentario.Um abraço e felicidades para sua familia. Em tempo pretendo voltar.

    ResponderExcluir