Mirante Panorâmico: Montevidéu vista do alto

Costumo dizer que um dos segredos de Montevidéu está guardado no prédio da prefeitura (chamada de intendencia em espanhol): um mirante com vistas incríveis da cidade.

Vista de Montevideu desde o mirante

O acesso é gratuito e acho um ponto de partida excelente para armar o roteiro turístico pelo Centro/Ciudad Vieja. 

Encontrar o edifício da Intendencia é fácil, fica ali no coração da famosa Avenida 18 de Julio, mais especificamente no número 1360. 

Caminhando pela avenida, você logo verá a enorme fachada em ladrilho (tijolinho) e a réplica do David de Michelangelo. Não tem erro.

Prefeitura de Montevideu

Réplica David de Michelangelo em Montevideu

Um pouco menos chamativa é a Oficina de Informaciones Turísticas onde precisamos passar para retirar os tickets antes de pegar o elevador para o mirante.

É uma casinha que fica também nessa entrada principal sobre a Avenida 18 de Julio, nas escadarias do lado oposto ao David, na esquina com a rua Ejido.

A entrada é gratuita, mas - repito - não esqueça que é preciso retirar os ingressos. Basta chegar no centro de informações turísticas e dizer que deseja visitar o mirador (como dizem em espanhol), os funcionários entregarão os tickets e irão explicar como chegar ao elevador panorâmico.

Para chegar no elevador temos que seguir pela rua Ejido, logo virar à esquerda na rua San José e entrar no prédio da prefeitura. 

Lá no térreo é uma mistura de funcionários, turistas e locais que estão resolvendo pepinos tramites. Não tem ninguém pedindo os ingressos que retiramos previamente ou com cara de "estou aqui para ajudar turistas" e você pode ficar meio perdido.

Mas o elevador panorâmico é esse da foto:


E ele é uma atração a parte rs, é um tanto apertado, sempre fico com um frio na barriga quando vai subindo e vejo pelo vidro a cidade ficando pequenina, apesar do medo básico acho divertido e bonito, uma prévia das paisagens que vamos encontrar adiante.

Quando finalmente chegamos no andar 22 entregamos as entradas e temos todo o mirante para apreciar e explorar. 

Mirante de Montevideu

Num dia de sol a vista é espetacular, visualizamos vários pontos da capital, desde as construções importantes do centro à distante Fortaleza del Cerro, a imensidão do Rio de la Plata e o porto. 

Ganhamos belos postais da cidade.

Montevideu desde o mirante da intendencia

Montevideu desde o mirante da intendencia

É legal ler os quadrinhos com as informações dos pontos e tentar localizá-los, assim você já vai se familiarizando com a história de várias atrações que pensa em visitar. 

É legal também tentar procurar outros pontos da cidade que você já conheceu (mesmo que seja seu primeiro dia de passeio e você só tenha passado pelo aeroporto e hotel rs), eu por exemplo sempre fico procurando minha rua, os edifícios que gosto, etc.

O que fazer em Montevideu
Apresentando Montevideo ao baby! :)

Você pode ficar quanto tempo quiser curtindo a cidade do alto (até a hora de fechar, claro) e é possível fazer visitas guiadas. 

Está aberto diariamente das 10h às 16h. 

Saindo do mirador dá para ir andando até a Ciudad Vieja (já fiz esse trajeto algumas vezes, grávida inclusive rs), passando pela Fonte dos Cadeados, Palácio Salvo, Praça Independência, Teatro Solís, Portal da Ciudadela, Igreja Matriz e mais um monte de lugares interessantes.

Passem lá e me contem depois! Abraço! ;)

28 comentários

  1. Olá Mile!

    Parabéns pelo seu blog! Ele é muito lindo e muito bem escrito! Você é muito atenciosa em buscar sempre contar um pouquinho da história de cada lugar e, com isso, cativa e anima ainda mais seus leitores a viajarem ao Uruguai e fazer esses passeios!

    Quarta-feira vou para aí! Aproveitei bastante suas dicas e estou bem ansiosa rss

    Muito obrigada ;)

    Luiza

    ResponderExcluir
  2. Oi Luiza!

    Muito obrigada pela gentileza! Fico feliz em saber que pude ajudar um pouquinho e espero que aproveite bastante a viagem!

    Abraço! ;)

    ResponderExcluir
  3. Ola Mile, estou amando seu blog! Vou viajar em novembro e acho que são poucos dias para o tanto de coisas que já quero fazer...rs

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, flor! É bom que ficam coisas para outra viagem! :)

      Excluir
  4. parabéns pelo blog e obrigada pelas dicas! :)

    ResponderExcluir
  5. Nossa, adorei a dica! super útil e aqui foi o primeiro lugar que li sobre esse Mirante. Anotado!

    ResponderExcluir
  6. Irei em setembro e estou anotando tudo para que minha viagem seja a melhor possível.
    Obrigada pelas dicas e cuidado com que escreve o blog.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, estou indo agora dia 12 de julho, informaçoes preciosas pra quem esta indo pela primeira vez, ajuda muito a montar o roteiro, parabens

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do seu blog. Estamos com viagem marcada para a segunda quinzena de novembro. Estou aproveitando as dicas. Obrigada e Sucesso!

    ResponderExcluir
  9. Estivemos hoje lá, segundo as meninas das informações turísticas agora só abre aos finais de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, estava planejando ir na segunda-feira. Obrigada por compartilhar a informação!

      Excluir
    2. Muito obrigada pelo lembrete, Fabiano! Já atualizei o post! Por manutenção está temporariamente funcionando apenas aos sábados e domingos das 10h às 16h.

      Excluir
  10. Olá adoro o blog. Mas vi uma atualização sobre as visitas ao mirador, então pelo que entendi só ocorrem agora aos sábados e domingos? Uma pena, pois só estarei na cidade durante a semana, é isso mesmo? Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Olá Mile, obrigada pelas dicas; do mirante não tinha lido ainda! Um abraço

    ResponderExcluir
  12. Olá Mille, estive ontem no Mirante e a boa notícia é que ele voltou a funcionar todos os dias! É minha primeira visita a Montevideo e estou amando a cidade! Seu blog é muito legal. Me ajudou muito a planejar minha viagem. Abraço

    ResponderExcluir
  13. Olá, parabéns pelo blog. Dicas Maravilhosas... <3

    ResponderExcluir
  14. A cidade é linda, mas o Rio de Janeiro é mais belo.

    ResponderExcluir
  15. Oie! Muito prazer! Estou adorando suas dicas. No google mostra o mirante como fechado temporariamente. Está mesmo? Vou mês que vem! Obrigada!

    ResponderExcluir